sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pesquisa revela cuidados dos brasileiros com mãos e pés

 
Ter unhas bonitas e bem tratadas está na moda. Pelo menos foi isso que constatou uma pesquisa inédita, realizada pelo Instituto TNS e a empresa Mundial Impala. Um grupo de 600 consumidores de todas as classes sociais e residentes nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre foram ouvidos.

O resultado mostrou que os cuidados com as mãos e pés, especialmente com as unhas, estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. "Com a pesquisa, tivemos a confirmação de que esse mercado vem crescendo, e a tendência é crescer ainda mais", afirma Luciana Laurito, gerente de marketing da Mundial Impala pra área de Personal Care. 

Isso foi comprovado em números. Segundo o estudo, 56% das mulheres em nosso país fazem as unhas toda semana, e 86% pintam as unhas pelo menos a cada sete dias - sendo que 14% delas já usam esmalte duas vezes por semana. Além disso, a mulherada não fica mais de dois dias sem uma cor nas garras. Então, não é à toa que o segmento de esmaltes tenha crescido mais de 30% só em 2010.

Mas um ponto fundamental para a conquista de novos consumidores foi uma estratégia diferenciada. "Inovação é a chave. Hoje, as indústrias de cosméticos estimulam o consumo, trazendo novidades focadas não só em necessidades básicas dos clientes como também no design dos produtos", diz Luciana.

E, como era de se esperar, as novidades atraíram pessoas mais jovens - de 16 a 19 anos. 25% das mocinhas preferem cores inusitadas, como azul, verde e amarelo. Mais do que isso, para elas, o esmalte já virou um acessório, parte importante do look. 40% combinam a cor das unhas com as roupas que estão usando e 29% passam esmalte duas vezes por semana.

No entanto, não foram só as mulheres que apareceram na pesquisa. Os homens também estão entrando na onda de cuidados com as mãos e os pés: 35% deles fazem as unhas no mínimo a cada 15 dias, 20% passam cremes nos pés todo dia, 28% afirmam lixar a sola dos pés e - pasme - 14% dos rapazes aplicam até esfoliante.

Agora, quando o assunto é saúde, ainda falta informação para algumas pessoas. 92% dos entrevistados possuem alicates próprios, mas apenas 30% deles levam esses itens para a manicure - o que poderia evitar a contaminação com doenças como a Aids, transmitidas pelo contato com sangue de um portador, quando o alicate não foi devidamente esterilizado. Aliás, embora 70% dos brasileiros saibam como acontece a higienização - por meio de altas temperaturas -, 29% ainda confiam em métodos ineficientes, como álcool e 70% em acetona. 

por Redação Bonde (www.bonde.com.br)

A beleza de seus cabelos começa com a limpeza


Não pense que ter um cabelo de arrasar é difícil. Bastam apenas alguns cuidados criteriosos e pronto: cabelos saudáveis que atraem olhares e elogios!
 
Muitas mulheres batalham para descobrir como deixar seus cabelos como quando saem dos salões de beleza. Muitas vezes a missão é realizada sem muito sucesso, e, aí, a dúvida é inevitável: o que fazer para ter cabelos lindos e exuberantes? Dar atenção ao processo de lavagem é o principal responsável para garantir madeixas maravilhosas. Confira as nossas dicas e arrase com cabelos totalmente de bem com você!

Além de escolher o xampu mais adequado é preciso estar atenta a temperatura da água. O ideal é lavar com água morna ou fria, pois a água muito quente abre as escamas que formam o fio, tornando-o ressecado e espetado. A primeira lavagem deve remover as sujeiras e o óleo do couro cabeludo. Faça massagens circulares suaves com a ponta dos dedos, até sentir que o xampu atingiu toda a extensão dos fios.

Enxágue com bastante água, até perceber que o xampu saiu completamente, e repita a lavagem. Desta vez, concentre-se nos fios. Jamais os esfregue com força. O correto é segurar os cabelos entre as mãos, massageando-os suavemente. Enxágue.

Transforme o secador no seu melhor aliado para alisar e modelar os cabelos. O mito de que usar secador estraga os cabelos nasce do fato de que muitas mulheres usam o aparelho de modo errado. Quando for usá-lo, lave e condicione os cabelos com produtos termoativados, ou seja, formulados com ingredientes ativados por calor. Eles formam uma película protetora sobre os fios, que funciona como um escudo contra a agressão do ar quente do aparelho.

Vale a pena dizer que a hidratação é um beneficio extra proporcionado por tais produtos. Se for fazer escova, aplique antes um creme especial termoativado para brushing; com ele a escova desliza melhor, os fios não arrepiam e ganham brilho: o efeito dura muito mais.

Mantenha o secador a, no mínimo, 20cm de distância dos cabelos.

Por falar em hidratação, é importante saber que o cabelo necessita de nutrição diária e nem sempre o xampu e condicionador conseguem a reparação dos nutrientes essenciais para a cabeleira saudável. Por isso é indicado que, semanalmente, se faça uma hidratação no cabelo. Como o tempo é fator decisivo, não há necessidade de deixar o conforto do lar para ir aos salões. Hoje existem máscaras de nutrição recomendadíssimas de uso caseiro. Seus efeitos podem ser potencializados com touca térmica ou laminada.

Dica: nem sempre as máscaras mais caras são as melhores, da mesma forma com que as que prometem muita coisa podem deixar a desejar. Procure especificar o resultado que deseja e peça dicas à sua cabeleireira.

por Redação Bonde com informações da Niasi (www.bonde.com.br)

Conheça os benefícios do levedo de cerveja para a saúde da sua pele

Suplemento combate a acne e o envelhecimento precoce
Foto:  divulgação  /  Divulgação

Levedo é indicado para atletas por ter ação energética

 
É da produção da cerveja que se obtém a fermentação do levedo de cerveja. Segundo a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, esse suplemento alimentar contém alto valor nutricional e é capaz, entre outros benefícios, de melhorar o aspecto da pele.

— O levedo melhora o aspecto da pele especialmente nos casos de acne, eczemas e psoríase, e também auxilia a saúde das unhas e dos cabelos. Além disso, ele combate o envelhecimento precoce — explica.

Conforme a especialista, o levedo é obtido através da levedura Saccharomyces cerevisiae, um fungo responsável pela fermentação do açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte e o lúpulo. O levedo é geralmente extraído após o processo de fermentação da cerveja.

Bruna esclarece que o complemento é popular por causa do seu alto valor nutricional e por ser rico em minerais como ferro, fósforo, magnésio, potássio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B5, ácido fólico, biotina).

— As vitaminas do complexo B estão envolvidas em vários processos metabólicos e principalmente na síntese (formação) de carboidratos, importantes para fornecer energia ao organismo mantendo seu equilíbrio e bom funcionamento — Diz.

— Com esses valores nutricionais, o levedo combate a fraqueza muscular e a dificuldade de concentração — complementa.

Por ter ação energética, o seu consumo também é indicado a praticantes de atividades físicas, atletas, crianças em fase de crescimento, idosos, gestantes e doentes em fase de recuperação.

Precauções

Bruna alerta, no entanto, que é preciso ter cuidado com o consumo do complemento pois ele pode afetar a saúde do intestino. Isso porque o levedo possui leveduras que podem competir com bactérias probióticas (bactérias benéficas) no intestino, que causa um desequilíbrio da microbiota intestinal.

— É importante que as pessoas saibam que o levedo de cerveja não pode ser utilizado por pacientes com doença celíaca, por pessoas com fungos como candidíase e micoses de repetição e desequilíbrio na microbiota intestinal— diz Bruna Murta.

— Por isso, antes de consumir, é importante que a pessoa saiba como está sua saúde intestinal já que é o principal órgão que produz nossas células de defesa — destaca.

Como consumir

O levedo de cerveja é encontrado em flocos e pó, que podem ser acrescentados a vitaminas, sucos de frutas, iogurtes e saladas de frutas. Em comprimidos, deve-se tomar com líquidos, de acordo com a orientação do fabricante. O consumo indicado do levedo é de uma colher de sopa ao dia.

Receita

Vitamina energética

Ingredientes:

— uma fatia de mamão
— uma banana média picada
— um copo (200ml) de bebida de arroz (gelado)
— uma colher (sopa) de levedo de cerveja
— mel orgânico a gosto

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.

Rendimento: 1 porção
 
Valor calórico aproximado: 250,8 Kcal

por Bem-Estar (www.clicrbs.com.br)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Feira em São Paulo debate mercado da beleza masculina em abril

Men´s Beauty Show tem eventos sobre bem estar, coméstica, estética e saúde de homens


Desde que a escolha da roupa deixou de ser a única vaidade masculina, a indústria da beleza contribui diariamente com vastas opções para o conforto e a estética deles. Anualmente chegam às prateleiras milhares de novos hidratantes, anti-rugas ou massagens modeladoras, rotuladas especificamente para esse segmento. 

Através desta expansão industrial nasceu a Men´s Beauty Show. Uma exposição e congresso direcionados à qualidade de vida, atitude, inteligência e funcionalidade de serviços e produtos, que serão discutidos e expandidos a todos profissionais da área. A primeira edição acontecerá nos dias 28 e 29 de abril.

O mercado brasileiro de produtos masculinos já movimenta bilhões, atingindo a segunda colocação no ranking mundial e sendo considerada uma das categorias com mais possibilidades de expansão nos próximos anos.

por Clic RBS (www.clicrbs.com.br)

Maquiagem de festa pode irritar os olhos: confira os cuidados necessários

  Às vésperas do Carnaval, pegue leve na composição do look no rosto


Algumas mulheres costumam usar maquiagem diariamente. Outras usam mais em ocasiões especiais, como em festas como as de Carnaval. Mas existe um risco que geralmente passa despercebido quando o assunto é maquiagem: irritação nos olhos.

Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, mesmo as maquiagens que apresentam o selo “produto dermatologicamente testado” devem ser utilizadas com cuidado, evitando o contato direto com a vista.

— Sombras purpurinadas ou com glitter podem arranhar o cristalino ou ainda se alojar nas pálpebras, causando irritação. Até mesmo na aplicação do rímel a vista pode ser arranhada por falta de habilidade ou descuido. Caso aconteça um incidente semelhante, o ideal é seguir diretamente a um pronto-socorro oftalmológico. Se não for possível, recorra a um médico de confiança — diz Neves. 

De acordo com o oftalmologista, xampus e sprays para cabelos também inspiram cuidados, já que podem provocar inflamações.

— A conjuntivite tóxica costuma ser causada por xampus que escorrem pelo rosto e penetram nos olhos. Já a conjuntivite química é provocada por cremes que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução, acabam afetando a retina. Quando a vista começa a arder e a pessoa sente dificuldade para enxergar é importante lavar os olhos abundantemente com água fria.

Se o sintoma persistir, ou mesmo se agravar, nunca espere para resolver o problema sozinha. Procure ajuda especializada imediatamente.

por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mário Lopes eleito o melhor cabeleireiro do mundo

 
Na sexta edição do prêmio "Hairdressing Awards", que aconteceu no último dia 09 deste mês  de fevereiro (domingo), em Paris, o português Mário Lopes foi eleito o melhor cabeleireiro do mundo entre 500 candidatos. O profissional natural de Ourém tinha já alcançado o mesmo feito no ano passado e em 2005.

A consagração deve-se aos cortes vanguardistas e ao grande domínio da técnica de coloração que o cabeleireiro pratica no salão que detém no número 88 da Avenue Mozart, na capital francesa, perto da casa da primeira-dama Carla Bruni.

Desde os 13 anos que Mário Lopes reside em Paris. Começou a carreira como aprendiz de barbeiro e em apenas um ano completou a formação de três. Aos 21 anos abria o seu primeiro espaço, nos arredores da cidade. Um ano depois casou. Hoje tem duas filhas e a mais velha já segue as pisadas, ou melhor, tesouradas do pai.

Um dos seus principais objetivos futuros passa pela criação de uma academia onde possa ensinar os seus conhecimentos e implementá-la depois em Portugal.

por Mónica Silvares (Diário Económico)

Cabeleireiro dá dicas de penteados para o Carnaval

 Flores podem enfeitar os fios para noites de festa neste verão


 Flores são a dica do cabeleireiro Antônio Jorge para o carnaval deste ano. Em tranças trabalhadas, coques ou no cabelo solto, as margaridas, rosas e crisântemos de tons cítricos estão em alta e prometem fazer sucesso em bailes, desfiles e blocos de rua.

— As flores usadas como acessório trazem harmonia ao penteado simples e bonito — diz o cabeleireiro do salão HBD Spa, de Ipanema. Com um gel e um pente de cabo fino, Antônio garante que qualquer mulher consegue fazer a produção, não importa o tipo de cabelo. Para a trança, a dica é passar gel nos fios quase secos, pentear a frente do cabelo incorporando-a ao penteado e dividir a parte de trás em três. Na modelo Fernanda Diniz, o cabeleireiro trançou o cabelo e foi apertando em três partes ao longo do comprimento.

— Vai descendo e segurando o cabelo em três partes para dar volume. Mas não pode apertar muito senão dá o efeito contrário e o cabelo perde o volume — diz. — No final, é só prender o cabo das flores entre os fios do penteado, sem grampos mesmo.

Já nas produções de cabelo solto, o cabeleireiro fez um baby liss grosso nas pontas dos fios, penteou o cabelo e prendeu as flores na lateral. Aí sim com muitos grampos.

por Clic RBS com AGÊNCIA O GLOBO

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tira - Teima


Certas crendices passam de geração para geração. Quando se trata do couro cabeludo, a lista delas é realmente extensa. Os dermatologistas Luciano Barsanti e Ademir Jr. desfazem mitos a respeito do assunto.
 
Dormir com o cabelo molhado faz o couro cabeludo mofar ou permite a proliferação de fungos?
 
O pior que pode acontecer é a pessoa ficar resfriada ou o cabelo se embaraçar ainda mais.
 
Lavar o cabelo muitas vezes por dia faz mal à raiz?
 
O couro cabeludo pode se ressecar, o fio pode perder o brilho e o frizz pode aumentar. O ideal é que o cabelo seja lavado no máximo uma vez por dia, após alguma prática esportiva ou antes de um evento social.
 
Para hidratar o cabelo, é necessário utilizar cremes da raiz até as pontas?
 
A hidratação deve ser feita ao longo dos fios. O contato de produtos oleosos com a raiz estimula o surgimento de seborreia e pode até alterar o pH do couro cabeludo.
 
Xampu que contém sal prejudica o couro cabeludo e o cabelo?
 
O sal desidrata o fio e dificulta o pentear, o que não quer dizer que deve ser excluído. Em excesso, pode provocar coceira no couro cabeludo, por isso existem princípios ativos nas fórmulas de alguns produtos capilares que inibem a ação do sal.
 
A coloração afeta o couro cabeludo?
 
Não. Utilizando produtos reconhecidos pela Anvisa, o risco de ter alergias é o mesmo caso um produto seja aplicado no couro cabeludo sem ter sido testado em uma região menor da pele.
 
Usar gel na raiz traz danos ao couro cabeludo?
 
Antes de aplicá-lo, é preciso verificar se a fórmula contém álcool ou silicone. Na ausência desses componentes, não há problema nenhum.
 
Usar boné por muito tempo prejudica o couro cabeludo?
 
O boné protege o couro cabeludo dos raios solares. Mas, quando usado por muito tempo ou em lugares fechados e abafados, pode aumentar a oleosidade e a caspa.

por Maria Fernanda Gomes (Revista Cabeleireiros.com)

Máquina zero

 

Sucesso no exterior, a moda dos cabelos parcialmente raspados promete fazer a cabeça das brasileiras mais modernas

Rihanna, Kelly Osbourne e Guilhermina Guinle se renderam a ele e até David Beckham já usou. Mas o undercut – corte que deixa a cabeça parcialmente raspada – ganhou fama em território nacional ao fazer parte do estilo da modelo brasileira Alice Dellal.

À primeira vista, o estilo parece ser destoante, e para os desavisados pode até parecer um erro. Mas erro não é o caso dessa tendência. Ela nada mais é do que raspar uma ou ambas as laterais da cabeça (undershaved) ou cortá-las rente ao couro cabeludo (undercut), deixando os fios do topo mais compridos. O toque especial fica por conta do tamanho dos cabelos restantes.

A ousadia não vem de hoje. Ela foi inspirada no visual do cantor inglês David Bowie, que fez sucesso nos anos 1970 e 1980. Agora, os looks deixaram de ser contestadores para se tornarem refinados. Daniella Issa Helayel, estilista da grife Issa London, também aderiu à tendência, como se pôde ver no desfile de sua coleção de outono de 2010, em Londres.
 
Fazer ou não fazer?
 
Não existem restrições a essa moda. Tudo depende da estilização do corte. Os homens geralmente o fazem mais marcado, as mulheres preferem pontas mais compridas. Em relação à idade, a diferença está no comprimento da faixa maior: para as mais novas, longuíssimo; para as maduras, comportado.
 
Feitas as devidas ressalvas, o cabeleireiro inglês John Santilli, coordenador educacional da BSG, diz que aderir ao visual é mais uma questão de estilo do que de idade. Para ele, o look é ideal para quem quer algo diferente. A ousadia também depende da técnica. Com uma tesoura texturizadora, o corte fica limitado; com uma máquina de corte, o fio fica curto; e com uma tesoura navalhada, consegue-se um efeito “positivo-negativo”.

Tiago Parente, hairstylist e apresentador do programa Por Um Fio, da GNT, se rendeu à moda e também motivou a atriz Guilhermina Guinle, a Luisa, da novela Ti-ti-ti, a mudar. “A finalização do topo da cabeça determina se a proposta será romântica ou agressiva. Dou preferência às mulheres que têm fios lisos. O resultado fica melhor”, diz Tiago, que não recomenda a tendência para quem tem pescoço curto, orelhas de abano ou rosto muito redondo ou longo.

Apesar das restrições feitas por Tiago, o corte é versátil o suficiente para combinar com diversos tipos de franjas e formatos de rosto. De acordo com Ricardo Chamorro, profissional que faz parte do seleto grupo de artistas da Redken,  em faces quadradas, deve-se deixar uma mecha vertical sobre o lado raspado para harmonizar o conjunto. “Além de comercial, é um estilo que inspira possibilidades. Se, em vez de raspar, a gente aparar as laterais com uma tesoura texturizadora, o look para o dia a dia está garantido. Para a noite, dá para montar um moicano chique e provocativo com pasta modeladora”, diz. Outra forma de dar um toque pessoal ao corte é brincar com texturas e cores. “O ideal é optar por colorações monocromáticas que acompanhem a cor natural do cabelo. Por ser um corte de impacto, não convém chamar a atenção com a cor”, explica Tiago. Para quem tem a intenção de chocar, o mercado está cheio de colorações temporárias e permanentes.

Decisão tomada, corte feito, e agora? Para manter o cabelo em ordem, é necessário estabelecer uma rotina. As laterais devem ser aparadas a cada 45 dias, para que não ganhem volume ou percam a linha de corte. Já a parte superior pode ficar de dois a três meses sem ver a tesoura. Maurício Morelli, cabeleireiro do quadro Toda Mulher é Uma Diva, do programa Tudo é Possível, na Rede Record, lembra que é preciso manter a hidratação para que os fios não fiquem eriçados. “A pessoa tem de optar por um xampu antifrizz, um condicionador para o seu tipo capilar e resguardar as madeixas com um protetor térmico antes de usar secador, prancha ou modeladores”, afirma.

Se mesmo assim a adaptação for difícil, nem tudo está perdido! Além da opção de deixar os fios crescerem, existem outras, como mudar o comprimento ou o tipo da franja, fazer luzes ou tingir o cabelo completamente. No caso dos cabelos longos, diminuir a diferença de comprimento entre o topo e a parte raspada é uma ótima ideia.
 
Dicas preciosas
 
John Santilli ensina como amplificar o poder do corte parcialmente raspado.

“Para fazer o corte, é necessário considerar a estrutura óssea da cabeça, tendo como base o osso que divide as laterais e o topo.” “Um dos segredos é ter as laterais muito bem aparadas e mantê-las assim.”

“Cabelos presos no alto concedem jovialidade à proposta.”

“Para inovar, basta fazer desenhos com o auxílio da máquina de corte.”

“A parte raspada deve ter a mesma cor ou ser mais escura que o cabelo.”

“Com um lindo coque banana, o visual vai ficar tudo, menos básico!”

por Maria Fernanda Gomes (Revista Cabeleireiros.com)

Vocabulário das mechas: saiba mais sobre as novas técnicas de coloração



Fique por dentro dos nomes e efeitos de cada uma das técnicas mais atuais para colorir as madeixas. Diga adeus ao cabelo chapado e saiba investir na fusão de tons! Quem explica tudo e não deixa dúvidas sobre os novos procedimentos que estão bombando por aí é o terapeuta capilar Wagner Lisboa, do salão carioca Ophicina do Cabelo. Acompanhe:
 
Mechas tridimensionais
 
Sobreposição de cores para um efeito de profundidade e um resultado sofisticado.
 
Mechas em degradê
 
Aspecto de luminosidade, mantendo o tom natural dos fios em gradação.
 
Californianas
 
Reproduz  a luminosidade do verão no comprimento dos fios, expressando sensualidade.
 
Ombré hair
 
Lembra as californianas, mas com as pontas claras e um efeito menos acentuado.
 
Highlight invisível
 
Mechas finas espalhadas por toda a cabeça, como as da atriz Paola de Oliveira.
 
Mechas em três tons
 
Mechas espalhadas por toda a cabeça em ton sur ton e com efeito de loiro natural.
 
Luzes terapêuticas
 
As tradicionais luzes com ativos que não agridem os fios, isentos de amônia.

por Rebeca Alcoba (Cabeleireiros.com)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Em 2011, cores fortes e formato quadrado são as preferências das mulheres para unhas



Até não muito tempo atrás, os cabelos e a maquiagem recebiam a maior parte da atenção das mulheres na hora de se produzir. Tratamentos, penteados, novos produtos, marcas e cores roubavam toda a atenção delas no salão. Mas agora essas preferências dividem espaço com outra: as unhas. Além dos cuidados rotineiros com elas, a cada dia as mulheres se rendem com mais entusiasmo às tendências de moda dos esmaltes e chegam a trocar de cor até três vezes por semana.

E falando em tendências, as manicures Luzia de Oliveira e Vânia da Silva, do salão Vimax Art Hair Beauty, de São Paulo, listam o que as frequentadoras do salão mais procuram atualmente.

“As unhas ganharam visibilidade. Antes, a visita ao salão tinha como objetivo apenas a higienização. As mulheres escolhiam uma base ou esmalte clarinho para dar um ‘ar saudável’ às mãos, sem necessidade de ousar. Hoje, entretanto, os esmaltes compõem o look dos mais variados estilos”, avalia Luzia.

Francesinha segue em alta para as discretas


Vale lembrar que mesmo alterando a cor do esmalte, a remoção da cutícula deve ser feita, basicamente, uma vez por semana. Assim, deve-se alertar também para a utilização de produtos de boa qualidade e à manipulação destes, a fim de livrar as unhas de qualquer ferimento.

No Vimax, as unhas mais pedidas são as de formato quadrado. Já as clientes mais discretas fizeram da francesinha um estilo imbatível e em permanente primeiro lugar.

Para evitar as temidas quebras, são necessários diversos cuidados por parte das clientes com a saúde, desde a alimentação às atividades domésticas. “Quem tem problema com a tireoide, tende a ter unhas mais frágeis, por exemplo,” explica Vânia.

Tradicional vermelho mantém seu destaque


Mas gostem ou não, o hit é mesmo usar as unhas intensamente coloridas, com tonalidades como azul, amarelo, verde, rosa, pink, laranja e fluorescente. “Mesmo assim, os diversos tons de vermelho ainda são preferência de muitas clientes”, completa.

Para evitar que as unhas descasquem, um trunfo é usar o extra brilho em casa, ajudando a conservar o esmalte bonito por mais tempo.

Mas atenção: a ousadia nas cores dos esmaltes deve caminhar para um equilíbrio de tonalidade. Por isso, vale atentar a cliente sobre combinações com sapatos e demais acessórios para que o resultado não seja exagerado.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Maquiagem e ambiente corporativo: o que pode e o que não pode



Sempre que estou em algum ambiente diferente, gosto de observar como as pessoas se vestem, como estão maquiadas... É um vício de profissão! Além desses momentos de observação, também convivo frequentemente com mulheres que fazem aula de automaquiagem para aprender a se maquiar.

Baseada nas duas fontes de observação, percebi que uma mulher só não se maquia se tiver pouca habilidade com as mãos, pincéis e afins, ou se possuir zero de conhecimento de como usar os produtos. Tirando isso, não há mulher que não se encante ao ver o efeito que uma maquiagem produz, por mais simples que seja!

A maquiagem tem a função de um acessório, podendo somente complementar ou até mesmo ser o ponto principal de atenção do look, dependendo da ocasião.

Para o ambiente corporativo, a maquiagem deve apenas complementar e dar um ar de bem acabado ao rosto. Algumas mulheres vão trabalhar de “cara lavada”, com grandes olheiras, pele oleosa brilhando, sem batom; já outras optam por sombras verdes, rosas, azuis, máscara para cílios generosamente aplicada e gloss nos lábios.

Discrição não significa anular-se


Nenhum dos extremos é adequado ao ambiente corporativo e é nesse ponto que muitas mulheres erram! A maquiagem deve ser a mais suave possível, a ponto das pessoas terem uma boa impressão ao olhar para seu rosto, mas não necessariamente identificar de maneira isolada a cor da sombra ou batom ou, ainda, que a pele tem uma grossa camada de base ou pó. Deve ser algo sutil e que impacte no acabamento geral, não em um ponto específico.

Além da escolha dos produtos corretos para a pele, a técnica de aplicação também influencia de maneira determinante no resultado final da maquiagem.
Segue uma pequena lista do que é adequado (e nem tanto) usar no trabalho:

- Base: deve ter cobertura suave, bem da cor natural da pele. Não pode ficar aparente uma “crosta” sobre o rosto.

- Pó facial ou compacto: é indispensável para o controle de oleosidade e durabilidade da maquiagem. Mas não o exagero deve passar longe e privilegie a cor natural da pele.

- Sombras: escolha cores neutras, como bege, marrom, grafite e suas nuances. Algumas empresas não permitem uso de cor, outras aceitam rosa, lilás, verde ou azul, desde que bem claros e suaves (sem cintilância). Cores fortes devem ser usadas para passeio.

- Delineador/lápis: faça um traço delicado, o mais estreito possível, sem “rabinhos” ou “gatinhos” no final.

- Blush: evite os de cor fantasia, como laranja, rosa bem juvenil ou cores com cintilância. Esfumace o blush para não parecer que tem uma faixa de cor nas maçãs do rosto!

- Máscara para cílios: preta é mais formal que marrom. Máscaras coloridas no trabalho nem pensar! Aplique no máximo duas camadas e não deixe cílios grudados por acúmulo de produto.

- Batom: Opte sempre por um batom comum, com pouca cintilância. A transparência e o efeito molhado do gloss transmitem uma mensagem de jovialidade e sensualidade que não se encaixa em ambientes mais formais, onde transmitir credibilidade é importante.

por Marcele Goes (Cabeleireiros.com)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Finalizadores: saiba escolher o melhor para seu cabelo, sem se confundir com tantas opções

Reduzir volume, definir cachos, domar fios rebeldes, dar volume, reparar pontas duplas, ativar o brilho ou produzir um efeito mais liso. Essas, entre outras, são tarefas fáceis para os finalizadores, aqueles produtos sem enxágue – como o próprio nome sugere – idolatrados pelos cabeleireiros e que estão cada vez mais em alta também nas bancadas e prateleiras dos banheiros das mulheres, como cosmético imprescindível do dia a dia. Não é para menos, as grandes marcas – e as menores também – estão investindo pesado no poder desses produtos que surgem cada vez mais elaborados e eficientes. 

Prova disso é que eles evoluíram tanto, que além de efeitos visuais e sustentação de penteados, os finalizadores hidratam, protegem do sol e do calor do secador e chapinha, mantêm a cor por mais tempo e até nutrem os fios durante a noite, entre outros benefícios. No arsenal de opções, a grande novidade é a pomada em pó, sob o apelo de dar textura mate, deixar os fios irregulares e levantar a raiz, tudo isso sem o risco de emplastrar. O único problema dessa categoria de cosméticos é que conseguem produzir tantos efeitos e benefícios que o consumidor corre o risco de se confundir na hora de comprar e de usar.

Mas para tirar proveito desses produtos, que promovem verdadeiros milagres nos cabelos, o segredo é escolher o mais adequado para o tipo de fio, utilizar a quantidade certa e de maneira correta. “Caso contrário, o cabelo fica pesado, emplastrado e o produto não atua como deveria, podendo até ter efeito contrário, como aqueles casos em que pesa nos fios por ter sido aplicado com exagero”, diz o cabeleireiro Sandro Cassolari, do salão Cassolaris, de São Paulo. “O erro mais comum das mulheres é usar um produto que não é indicado para seu tipo de cabelo. Uma boa dica para não errar é seguir as recomendações do fabricante e principalmente do cabeleireiro”, sugere Sandro.

É tão bom que não tem enxágue

Resumindo: a proposta dos finalizadores é deixar os fios bonitos e bem tratados. Seja para dar sustentação a um penteado, vida longa a uma escova ou complementar um tratamento de hidratação após uma boa lavagem com xampu e condicionador. “Esses produtos são protetores e seladores dos fios, esta é sua maior função. De nada adianta ir ao salão, fazer um tratamento potente e cuidar regularmente, se não fizer o uso diário de um bom finalizador – o principal agente de manutenção e recuperação de um cabelo. Isso vale para qualquer tipo de fio, liso, ondulado, crespo, repicado ou fio reto”, enfatiza Luciana Nilo, cabeleireira e uma das proprietárias do salão Clip Imagem, de Belo Horizonte (MG). 

Algumas mulheres comprovam a teoria da especialista. “Não sei o que é sair de casa sem leave-in. Com ele, os cachos ficam mais bonitos, definidos. Uso todos os dias. Quando lavo, aplico um creme para pentear com os fios ainda úmidos e quando não lavo, e os cachos amanhecem amassados e disformes, aplico um leite para pentear nos fios secos mesmo e os cachos renascem. É incrível”, conta a atriz Taís Araújo, dona dos cachos mais invejados da televisão brasileira. “Meu cabelo é muito fino, por isso tenho os cachos frágeis. Há mais de dez anos uso diariamente leave-in e nem preciso me preocupar. É concreto o benefício: além de cachos mais definidos, sinto os fios bem tratados. Experimento todos os lançamentos, não deixo de testar nenhum. O que estou usando agora parece um tratamento de salão, de tão adequado para o meu cabelo”, conta a diretora de marketing Lúcia di Lorenzo, de Brasília.

Pomada em pó: a bola da vez

Não existe um só salão badalado das principais capitais do Brasil que não esteja utilizando a pomada em pó. A novidade é unanimidade entre os experts, principalmente nos curtíssimos. “É um espetáculo, funciona mesmo. Ela dá um volume incrível na raiz, é perfeita para cabelos curtos”, revela Luciana, do Salão Clip Imagem, de Belo Horizonte. “É muito bacana, o efeito nos fios do cabelo é mais seco que uma pomada comum, sendo ideal para estilizar cabelos curtos, mais modernos, desarrumados”, complementa Sandro Cassolari.

por: Isabela Leal colaboração para o UOL

Empreendedor se diferencia no mercado de beleza



Com atendimento 24h, SOS Loiras tornou-se sucesso entre as donas das madeixas descoloridas; carteira de clientes do salão saltou de 600 para 3 mil

Criatividade foi a receita de sucesso para Michel Vidal. Com uma idéia aparentemente simples, ele conseguiu diferenciar o seu salão de beleza dos demais, criando o SOS Loiras, serviço 24h de atendimento a clientes com cabelos descoloridos.

Foi no dia a dia de seu trabalho e observando o mercado, que Vidal conseguiu enxergar a oportunidade de negócio. “Tinha várias pessoas que me ligavam em horários não convencionais implorando para que eu arrumasse o cabelo delas”, conta.

A saga do empreendedor começou quando ele tinha 17 anos e descobriu que sofria de dislexia e, por isso, tinha dificuldade nos estudos. Nascido em Londrina, Paraná, Vidal foi adotado pelo tio cabeleireiro e mudou-se com a nova família para a cidade de São Paulo. Foi então que o jovem decidiu seguir os passos do tio. Aos 22 anos, porém, ele sofreu um grave acidente que deixou seqüelas por todo seu corpo, inclusive nas mãos.

“Eu trabalhava de cadeira de rodas, o único trabalho que conseguia fazer no salão eram mechas. Não fazia para agradar nem a mim, nem a cliente, tentava fazer de um jeito e um tom que as amigas dela morressem de inveja e logo me procurassem também”, afirma Vidal. Esta foi uma das estratégias que ele lançou mão para conquistar espaço no mercado competitivo de hair stylist.

Mesmo frente às adversidades, enquanto poucos acreditavam nas chances de Vidal se tornar um profissional de sucesso. O “arquiteto dos cabelos”, como gosta de ser chamado, dava seus primeiros passos de empreendedor. “A cadeira de rodas me deixou inteligente. Contratei ajudantes para exercer as funções que eu não conseguia. Foi assim que aprendi a coordenar a minha equipe e sei que alguém sob o meu comando pode fazer o serviço. Hoje tenho 30 pessoas que me ajudam a atender”, diz.

Há dois anos, quando decidiu abrir o seu próprio salão de beleza, o Michel Vidal Studio, o empreendedor recorreu a um empréstimo de R$ 5 mil e colocou a mão na massa. Confiante no jeito de trabalhar, Vidal optou por não usar placa de identificação no salão. Ele acredita que o boca a boca e a satisfação dos clientes é o que de fato garante uma boa propaganda.  A estratégia parece ter dado certo porque, o hair stylist saltou de 600 para 3 mil clientes.

“Invisto muito no meu salão, toda semana tem algum detalhe novo na decoração, o cliente cansa de ver sempre a mesma coisa. Tenho também um menu gastronômico de primeira, às quartas-feiras tem Jazz com prosecco, sirvo comida japonesa e, claro, dou muita atenção, quero que meu cliente sinta que é tratado com carinho. Quem vem no meu salão não tem vontade de ir embora, nem mesmo os próprios funcionários”, ressalta Vidal.

Outro diferencial do negócio do hair stylist é o serviço que oferece aos associados: clientes pagam R$ 1.400, que pode ser parcelado, e tem este crédito para gastar no que quiser. O salão de beleza atende, principalmente, os públicos da classe A e B, mas Vidal esclarece: “gosto mesmo de atender pessoas de atitude, bonitas”.

Responsável por inventar um modelo de negócio que foge dos padrões comuns, além de ser dono de uma criatividade rara, Vidal acredita que há alternativa para o empreendedor não tão ousado e pouco inovador. “Se não é criativo, copie as boas idéias, espelhe-se naquilo que admira, tenha boas referências. Se detectou um atendimento diferenciado em algum lugar ou notou funcionários bem vestidos, transfira isso para a sua empresa. Só o fato de investir em um bom atendimento e valorizar os colaboradores já é ser diferente”, finaliza.

por Portal PME   

Mês do voluntário

Marca faz homenagem ao 100º Dia Internacional da Mulher.  

De 08 de fevereiro a 08 de março de 2011, milhares de pessoas da família Mary Kay em mais de 35 países se unirão para emprestar seu tempo e seu trabalho a quem precisa de ajuda. A campanha promovida pela empresa tem o desafio de somar um milhão de horas de trabalho voluntário em todo o mundo. 


Além de colaboradores e força de vendas, parentes, amigos, consumidores e todas as pessoas que se identificam com as causas defendidas pela empresa também podem unir esforços e participar da campanha, que nasceu em homenagem ao 100º aniversário do Dia Internacional da Mulher.

Os voluntários poderão realizar desde atividades com Organizações Não-Governamentais (ONGs) até ações relacionadas a hospitais e instituições beneficentes ou sem fins lucrativos ligadas a diferentes causas. Iniciativas pessoais que sejam dedicadas a outras pessoas ou ao meio-ambiente também contam.

Para registrar a iniciativa, os interessados devem acessar o site www.marykay.com.br e clicar no botão “Eu participei!”. Dessa forma já estarão contribuindo para a contagem global.

por redação Cabelos & Cia

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Shampoo sem sal: um mito?



Uma dúvida permeia as mulheres que buscam produtos para tratar suas madeixas com qualidade: shampoo sem sal, na verdade, é mesmo melhor que aqueles "com sal"? "Os produtos sem este componente têm a finalidade de serem menos agressivos aos cabelos, principalmente para aqueles que estão debilitados por processos químicos ou colorações, bem como por agressões externas, como sol, poeira, umidade, entre outros", diz Jann Zampiroli, farmacêutica bioquímica da Biotropic Cosmética.

Porém, os shampoos sem sal não se diferenciam muito dos outros. Segundo Marcos Coraza, hairstylist do Gilberto Cabeleireiros, "quando um shampoo vem escrito nos rótulos ‘sem sal’, significa que você não vai encontrar o cloreto de sódio (sal de cozinha) na formulação, mas tem lauril que também é um sal." A desvantagem que o shampoo com sal pode causar é que, se usado em excesso, pode irritar os olhos, a pele e o couro cabeludo.

O sal, na verdade, é usado para produção de espuma no cabelo. "Os fabricantes de shampoo sem cloreto utilizam outro tipo de agente espessante, responsável por dar a consistência e ajudar na formação de espuma." Afirma Jann.

Em suma: shampoos sem sal são recomendáveis para quem já utilizou alguma química - como progressiva ou tintura -, mas não fazem muita diferença em relação aos shampoos comuns. De qualquer forma, a recomendação continua a mesma, conforme recomenda Jann: "Após a lavagem, é importante aplicar os demais itens que compõem a linha, como condicionador, creme para pentear, outros finalizadores e as máscaras de tratamento, pelo menos a cada 15 dias."

Por Bárbara Ariola (MBPress)

Tem mais novidades chegando



Não entre em pânico, mas 2011 é o ano em que a chapinha sai de férias! É tempo de se despedir dos cabelos lisos como tendência fashion e abrir espaço para as ondas, sejam originais ou moduladas no salão.

Para quem não tem tempo ou é dona de uma cabeleira de fios bem fininhos, vale apostar em ondulações menos agressivas, efeitos remanescentes de coques torcidos e tranças frouxas. "A trança veio para ficar porque é um penteado elegante e cai bem para todas", ensina Inês. Valem tranças despojadas ou bem estruturadas.

A professora diz ainda que a coloração em um ou mais tons deixa o penteado mais bonito, com efeitos de luz e sombra. E a trança fica ainda mais linda com flores, em versões mais fininhas, compondo arcos no alto da cabeça ou na nuca", diz.

por Juliana Fontanella (odiario.com)

De olho nos cuidados



Apesar de todas as vantagens oferecidas pela dermopigmentação, antes de recorrer ao serviço os interessados devem tomar alguns cuidados importantes.

O primeiro passo é pesquisar. Vale a pena pedir a opinião de pessoas que já se submeteram ao serviço e escolher locais que utilizem apenas materiais descartáveis. Além disso, é importante, ainda, conferir o trabalho do profissional de perto para ver se ele de fato é qualificado.

"Antes de marcar um horário para fazer a maquiagem definitiva vá pessoalmente e converse com o profissional. Peça fotos de trabalhos concretizados por ele e sugira que ele faça o desenho que faria no seu caso. Isso é fundamental para que a pessoa analise se ele entende do assunto e se as promessas que ele faz podem ser efetivadas", orienta Michelle.

Possuir materiais e pigmentos de qualidade são outros fatores indispensáveis para bons resultados. Entretanto, é possível que reações alérgicas a estes produtos sejam verificadas. Para evitar qualquer complicação o aconselhavel é realizar testes antialérgicos.

por Fábio Castaldelli (odiario.com)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Especialistas revelam os segredos de beleza das celebridades

Lady Gaga usa fita crepe para tirar o excesso de purpurina.










Pequenos itens ajudam a salvar um look na hora da emergência


Além de dieta e muita malhação, outros truques -muitos inusitados - são responsáveis pela beleza das estrelas. A atriz Gwyneth Paltrow, por exemplo, costuma combater os fios arrepiados que atrapalham o penteado com uma escova de dentes e um pouquinho de gel, revelou o cabeleireiro David Babaii à revista americana InStyle.

Confira outros aliados das celebridades:

CATCHUP 

Parece estranho, mas acredite. O tempero é um excelente antídoto para aquele tom de verde que costuma colorir as madeixas louras após um mergulho na piscina. Segundo o cabeleireiro Darren Fowler, que cuida dos fios da atriz Juliette Binoche e da cantora Tori Amos, o pigmento vermelho neutraliza os pigmentos verdes e o cabelo volta à cor natural. Para isso, basta deixar o catchup nos fios secos por dois minutos. Depois é só lavar normalmente.

PAPEL ALUMÍNIO 

O stylist de Victoria Beckham decidiu apostar neste truque depois que os cabelos da ex-spice girl estavam ficando frágeis com tanto baby liss. Ben Cooke ensina que basta torcer as folhas nas mechas e usar o secador na temperatura média por cerca de três minutos para moldar os fios.

COLHER DE CHÁ 

Exagerou na máscara para cílios? Pegue uma colher de chá, apóie os cílios e penteie-os com um pente próprio para a região. A dica é de Kabuki, maquiadora de Madonna e Gwen Stefani, e é indicada especialmente para mulheres que usam cílios postiços.

HIDRATANTE 

Além de deixar o corpo mais macio, o hidratante facial pode ajudar a remover a maquiagem e diminuir os fios arrepiados. Experimente: espalhe um pouco de hidrante nas mãos, passe na região com frizz e depois penteie os cabelos.

FITA CREPE 

Exagerou no brilho ou na purpurina? A solução é a fita crepe. A maquiadora Kabuki usou o truque quando maquiou Lady Gaga para o MTV Movie Awards. A fita não machuca a pele e não contém álcool, por isso pode ser usada em volta dos olhos.

Foto: Evan Agostini, AP
por AGÊNCIA O GLOBO com Clic RBS (www.clicrbs.com.br)

Óleos essenciais para fortalecer os cabelos e combater a queda


 Para quem busca um algo a mais na recuperação dos cabelos ou gosta de tratamentos com características mais naturais, a terapia com óleos essenciais é uma opção que agrega muitas vantagens. Os óleos essenciais são extraídos diretamente da planta na sua forma mais pura. 

Dentre os seus benefícios, eles promovem o crescimento dos fios, a redução da caspa, o controle da psoríase de couro cabeludo e a minimização da oleosidade dos cabelos. Além disso, eles são fortes aliados nos tratamentos de dermatites do couro cabeludo e no controle da queda capilar.

A forma de utilização dos óleos varia de acordo com a necessidade da pessoa. Eles podem ser utilizados em cremes de aplicação no couro cabeludo, xampus, condicionadores, diluídos em óleos base para massagem, compressas, bandagens ou para lavar a área que apresente o problema. Como os benefícios em problemas capilares são gradativos, seu uso acaba por ter papel importante quando realizados em conjunto com as técnicas tradicionais prescritos por médicos.

Em sessões realizadas de uma a duas vezes por semana, o uso dos óleos essenciais no tratamento dos problemas capilares traz resultados cientificamente comprovados, similares aos efeitos das massagens tradicionais.


Fonte: Dr. Ademir Júnior, médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Assistência a Problemas Capilares – GAPCA e Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos – GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz – SP/SP. Autor dos Livros: “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus.
Tel. (11) 3864-3967/ 5051-2568

por Karla Precioso (M de Mulher)