quarta-feira, 29 de junho de 2011

Espante a palidez: saiba como aplicar o blush e qual a cor indicada para cada tom de pele

Para o formato oval passe o blush nas maçãs e espalhe na diagonal indo para as têmporas
Foto:  Andre Penner 

Pinceladas são indispensável no make de inverno


O blush é um dos queridinhos das mulheres. O item é indispensável no inverno, quando a pele fica mais branquinha. O segredo para um efeito natural está no tom e no jeito de aplicar o produto.

Confira as dicas e arrase no make:

:: Cores de pele

BRANCA: pele branca e rosada com cabelo loiro, moreno ou ruivo natural. Aposte nos tons de rosa, pêssego, coral e bronze rosado.

Para espantar a palidez: use blushs rosados, que imitam o corado do sol

MORENA: pele clara queimada ou jambo, cabelo escuro e olho verde ou castanho. Rosa queimado, cereja, terracota e bronze são os melhores tons.

Para aquecer a pele oliva: use um blush rosa ou pó com efeito bronzeado, que deixa o tom da pele mais quente

ORIENTAL: pele branca e amarelada, com cabelos e olhos castanhos ou negros. O rosa clarinho, rosa queimado e ameixa caem bem.

Para equilibrar o amarelado da pele: aplique pinceladas e blush rosa queimado.

MULATA: pele morena escura, cabelos castanhos, olhos castanhos ou cor de mel. Vá de coral dourado, bronze, terracota, rosa escuro e cereja

Para uniformizar a pele: invista em tons alegres para trazer frescor ao visual.

NEGRA: pele escura, cabelo natural castanho ou negro e olhos escuros. Ameixa, cenoura e cereja são os mais indicados

Para colorir a pele escura: arrisque os tons vibrantes como cereja e até pink.

:: Formato do rosto

Outro truque é respeitar o formato do rosto. Os quadrados, por exemplo, podem ser afinados com a aplicação nas laterais do rosto. Já os redondos ficam mais finos quando o blush é passado na diagonal.

TRIANGULAR: aplique no centro da maçã e vá até a têmpora. Contorne testa e queixo com uma cor mais escura para tirar o comprimento.

QUADRADO: vá da têmpora para a boca. Use um tom bronze na testa e na mandíbula para afinar.

REDONDO: trace da têmpora para a boca, esfumando em círculos. Se tiver muita bochecha, aposte nos tons escuros. Assim, as áreas claras se destacam.

OVAL: passe nas maçãs e espalhe na diagonal indo para as têmporas.

CORAÇÃO: aplique na parte inferior da maçã e puxe para a têmpora. Para ampliar a parte inferior do rosto, use pó iluminador nas bochechas.
 
por DONNA DC (www.clicrbs.com.br)

MAC anuncia coleção inspirada em pedras semipreciosas brasileiras

 Semi Precious é à base de tons metalizados, brilhantes e mais frios


A MAC anunciou neste mês o lançamento de uma linha de maquiagem inspirada no Brasil. Mas nada de Amazônia, carnaval, futebol, Bossa Nova, cachaça ou supermodelos esculturais. As estrelas da coleção Semi Precious são, como o próprio nome diz, as pedras semipreciosas.

Jennifer Balbier, vice-presidente da marca, descobriu no último verão "maravilhas" extraídas de Minas Gerais e Bahia. Seu objetivo era encontrar novos pigmentos para enriquecer a coleção que criou quatro anos antes, à base de uma mistura de 77 minerais. Ela se deparou com um catálogo de pedras semipreciosas para fazer os experimentos.

– O primeiro impedimento técnico foi que não sabíamos que as pedras não estavam aprovadas para uso cosmético pela FDA (a agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) – contou ela.

Da sua seleção prévia de 14 pedras, o material de trabalho foi reduzido a quatro: bronzita, turmalina preta, pirita dourada e lepidolita lilás. O resultado é uma linha com tons metalizados, brilhantes e mais frios. Os produtos devem desembarcar por aqui em setembro.
 
por AGÊNCIA O GLOBO

domingo, 26 de junho de 2011

Os benefícios do silício orgânico

 Conheça os benefícios da reposição de silício orgânico como tratamento para amenizar os sinais do envelhecimento da pele


O silício orgânico é um elemento presente no corpo humano que tem como função regenerar as células da pele, estimular a síntese das fibras de sustentação (colágeno, elastina e fibroblastos) para manter a firmeza da pele e também repor os minerais perdidos pelos ossos para que se mantenham fortes.

Com o processo natural de envelhecimento, que geralmente se inicia por volta dos 25 anos, o corpo da mulher pode perder naturalmente até 80% deste importante rejuvenescedor natural. A falta de silício no organismo deixa a pele mais fina e mais frágil, daí a importância de repor o componente.

A reposição de silício pode ser feita por meio de cremes ou pela ingestão de cápsulas de silício por via oral, opção mais indicada por permitir uma absorção mais rápida e eficaz. O tratamento com as cápsulas de silício age diretamente nas células dos tecidos alterando os níveis do silício no corpo todo e não apenas em um local específico, como no caso dos cremes rejuvenescedores de uso externo. A recomendação é ingerir 150 microgramas de silício orgânico, duas vezes ao dia
Estabilizar os níveis silício no organismo pode amenizar os prejuízos em mais da metade e recuperar até 40% da firmeza da pele, que também fica mais luminosa e tem marcas de expressão, manchas e acne suavizadas.

Os benefícios do silício orgânico também podem ser percebidos nas unhas com maior resistência e nos cabelos, que ficam mais fortes e brilhantes.

Estima-se que um tratamento de três meses seja possível perceber os resultados da reposição de silício orgânico. Porém, por se tratar de um medicamento o uso das pílulas de silício orgânico deve ser recomendado e orientado por um médico, já que a quantidade e a frequência da utilização variam de pessoa para pessoa.

por Andressa Dias  (www.dicasdemulher.com.br)

Fio emana é a nova promessa para reduzir celulite

Nova tecnologia foi a sensação do último Salão Moda Brasil
Foto:  divulgação  /  My Lady

Material é usado em calcinhas, bodies, bermudas e tops e já foi aprovado pela Anvisa


Na hora de escolher a lingerie, as mulheres querem conforto e beleza, mas se puderem usufruir de um benefício a mais, como diminuir a celulite, por exemplo, fica perfeito. É o que prometem as peças produzidas com o fio emana, da Rhodia. Grandes marcas apostam em uma variedade de calcinhas, bodies, bermudas, tops. Tudo para ajudar a reduzir o famigerado efeito casca de laranja na pele. A promessa é redução de um grau de celulite a cada 60 dias. Mas pra isso é necessário usar peças fabricadas com o fio milagroso durante 6 horas diárias, no mínimo.

O processo no organismo parece simples. O calor emitido pelo corpo ao entrar em contato com o tecido faz com que sejam emanados cristais bioativos. O calor é devolvido ao corpo na forma de raios infravermelhos longos, ativando a microcirculação e diminuindo os sinais de celulite.

E não foram poucas as peças apresentadas no maior evento voltado ao mercado de roupas íntimas, o Salão de Moda Brasil, em São Paulo. Grande parte delas deve chegar ao mercado em agosto, mas já tem uma legião à espera da tecnologia que promete milagres.

Embora não haja toxidade, porque o processo desencadeado é físico, e nenhum material estranho à pele é expelido, o fio entra na área da cosmética e foi submetido à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outra presença forte no salão foram as peças que deixam o corpo com as curvas marcadas e colocam cada gordurinha em seu lugar. O apelo estético fica por conta do que não se vê, como cortes a laser e ausência de costuras.

por Donna DC (www.clicrbs.com.br)

sábado, 25 de junho de 2011

Truques de maquiagem


SOMBRA

Ilumina
 
Sombras peroladas em tons claros, como rosa ou bege, podem fazer as vezes de iluminador. Crie pontos de luz pincelando o produto sobre o nariz, nas têmporas ou na dobra acima dos lábios.

Vira blush
 
As cores rosa e pêssego garantem resultado mais natural. Se o produto for em pó, aplique com pincel de blush. Se for em creme ou musse, use os dedos.

Corrige as sobrancelhas
 
Para retocar falhas, alongar ou engrossar as sobrancelhas, use sombra em tons de marrom, aplicada com pincel fino e chanfrado, respeitando a direção natural dos pelos.

Disfarça as entradas
 
Escolha sempre tons opacos e semelhantes à cor dos fios. Loiras e castanhas devem optar por bege ou marrom; morenas, por chumbo ou preto. Para as ruivas, nuances de cobre e avermelhadas. Aplique com pincel.

RÍMEL

Define as sobrancelhas
 
Para controlar os pelos rebeldes, passe máscara para cílios incolor nas sobrancelhas. Só não exagere na dose para evitar que o produto, quando seco, comece a craquelar e cair no rosto.

Esconde os fios brancos
 
Com o cabelo seco, pincele máscara para cílios preta ou marrom nos fios brancos para disfarçá-los. Também dá para esconder a raiz enquanto ela ainda está discreta.

BATOM

Colore as maçãs
 
Aplique o produto direto no rosto e depois espalhe com os dedos ou vice-versa. A única recomendação é que o batom não seja gloss. Senão, as bochechas ficam meladas.

por Bruna Bittencourt (www.claudia.abril.com.br)

Produtos de beleza: descubra o que realmente precisa

Para ficar linda não é preciso usar muitos cosméticos
Foto: Getty Images

Vivemos em uma época de alto consumo e diversas propagandas estimulam as mulheres - jovens e mais velhas -, a adquirirem cada vez mais produtos, serviços e, claro, cosméticos. Como consumidoras vulneráveis, estamos sempre nos comparando com celebridades e tops e acabamos acreditando que algo não está legal na nossa aparência. E com isso, compramos cosméticos.

O site Totalbeauty divulgou nesta quinta-feira (23) que há cerca de 10 mil empresas de cosméticos tentando convencer mulheres em todo o mundo de que elas precisam de cremes distintos para cada parte do corpo. Não significa que estes produtos não sejam eficientes ou que seu uso deva ser proibido, mas em tempos de contenção de gastos, menos é mais e é possível deixar a nécessaire mais leve e o bolso mais cheio ao dispensar produtos supérfluos.

O dermatologista norte-americano Harold Lancer ajudou a determinar quais produtos são desnecessários. Segundo o médico, todas as mulheres precisam mesmo de um sabonete para rosto e corpo e um protetor solar com hidratante. "O modo como usa os cosméticos é mais importante do que o produto em si", disse.

Cremes diferentes para face, pescoço e colo
 
Segundo o médico, o produto usado no rosto pode ser aplicado no colo e pescoço, sem medo!

Cosméticos supercaros
 
Preço não significa necessariamente qualidade. Segundo o dermatologista, muitos destes cosméticos com preços lá em cima usam ingredientes que costumam causar irritações e alergias por ter ingredientes além dos que sua pele precisa. Um bom exemplo são as vitaminas: se você é uma pessoa saudável, não vai precisar de uma dose extra de vitaminas nos seus cremes. Assim, hidratantes, loções e filtros solares simples são os mais indicados para todas as pessoas.

Tônicos
 
Os tônicos são indicados para pessoas com poros dilatados e excesso de oleosidade na pele. Mulheres com tendência a rosácea também podem usar um tônico mais suave. Para as demais mulheres, é só gasto de dinheiro, segundo Lancer.

Serum hidratante
 
"Para uso diário é besteira", disse o dermatologista, "porque basicamente é algo que não é muito necessário". O médico explicou que o serum "fecha" a pele depois de um processo invasivo, então deve ser usado em um pós-tratamento, por exemplo. Todavia, quem tem pele sensível vai se beneficiar do uso do cosmético para preservar a pele das agressões do ambiente.

Cremes para diferentes partes do corpo
 
Apenas um bom hidratante é suficiente para hidratar todo o corpo, segundo o dermatologista. Assim, não é preciso comprar um para as pernas, outro para os cotovelos, outro para as mãos e assim por diante.

Produtos age-reversing
 
Eles são diferentes dos anti-aging, que previnem os sinais do tempo, porque eles prometem reverter as rugas que aparecem com a idade. Quem já tem linhas finas e rugas terão menos de 2% de chances de ver algum resultado com o uso de anti-aging, segundo Lancer. Para essas pessoas, o dermatologista recomenda cirurgia ou tratamentos prescritos com ácido retinoico.

Produtos para firmar a pele
 
A flacidez no bumbum e coxas é comum em 99,9% das mulheres, segundo o médico, e não há produtos no mercado capaz de torná-los mais firmes ou com menos celulite. Apenas dieta e exercícios darão jeito na flacidez.

Filtro solar com fator de proteção superior a 30
 
O FPS 15 protege contra 95% das incidências de raios solares, enquanto o fator 30 chega perto da proteção completa. Segundo o dermatologista, os protetores acima deste número funcionam como um velocímetro de carro: você nunca vai ser capaz de ir tão longe sem riscos, então é supérfluo adquirir um fator de proteção tão alta. "Mas todo protetor deve ser reaplicado a cada duas horas, após suor intenso e após nadar", recomendou Lancer.

Máscaras faciais
 
Elas são divertidas, mas segundo o médico, assim como os serums, elas não são necessárias e não é preciso fazê-las com regularidade.

por Redação (Portal Terra)

Truques para o esmalte durar mais

Foto: Fotoarena
Polimento ajuda a fixar o esmalte e a camada grossa não é recomendada

Arredondar as pontas das unhas e caprichar no extrabrilho são alguns segredos


Alguns cuidados e truques podem preservar o esmalte por mais de uma semana e manter as unhas bonitas. As manicures Carmen Luiz, do salão MG Hair, e Ana Cristina Machado, do Jacques Janine Perdizes, dão dicas preciosas para o dia a dia.

Use pontas redondas
 
As pontas quadradas aumentam a possibilidade da unha enroscar e, assim, quebrar com facilidade. Lixe bastante os cantinhos e prefira as pontas arredondadas. “A unha redonda vem com tudo no verão”, conta Carmen.

Lixe com paciência
 
Um dos principais inimigos das unhas bonitas é a descamação, aquela pontinha que levanta e traz junto todo o esmalte. Para isso não acontecer, a dica é lixar as unhas com muita paciência até que elas fiquem bem lisinhas. Não pode arranhar a pele nem ter pequenas ondulações. Use o lado mais fino da lixa para dar o acabamento.

Capriche no polimento
 
Alinhar a superfície das unhas com uma lixa polidora retira as imperfeições e auxilia na fixação do esmalte. “Mas é indicado fazer isso só uma vez por mês, pois o polimento desgasta a queratina das unhas”, ensina Ana Cristina.

Mantenha as unhas curtas
 
Esse é mais um item para evitar que a unha fique presa acidentalmente em roupas, cabelo, etc. Além disso, unhas compridas são mais propensas a quebrar na lateral e estragar a produção toda. “Quanto mais curta, mais vai durar”, ensina Ana Cristina. Segundo Carmem, para quem usa computador diariamente, as unhas mais curtinhas também são indicadas porque o teclado tende a desgastar o esmalte.

Use base, sempre!

A base sempre foi uma grande aliada de quem faz a unha constantemente. Ela é aplicada antes do esmalte. Além de formar uma camada que protege a unha dos corantes – evitando assim que fique amarelada –, ela ajuda a fixar melhor o produto. “É indispensável. Se tiver formol na fórmula, ajuda a deixar a unha mais forte e saudável”, conta Carmen.

Aplique camadas finas
 
“Esmalte grosso vira uma plataforma na unha e começa a levantar”, conta Carmen. Sendo assim, prefira camadas finas para não ter o perigo de ficar arrancando lascas de esmaltes antes daquele evento importante.

Aplique extrabrilho
 
O produto é transparente e forma uma proteção por cima do esmalte, evitando as famosas “lascadas”. A dica é ter um vidrinho em casa para situações de emergência. “Com apenas uma camada por cima, o brilho volta”, ensina Ana Cristina. Carmen concorda que o produto é indispensável: “Não fico sem, todas as clientes passam e é meu principal segredo para a unha parecer sempre nova”, entrega.

Limpe o excesso da frente
 
Dar aquela passada rápida com o palito na frente da unha é indicado. “Evita descascar. Só não pode tirar uma quantidade grande”, explica Ana.

Use luvas para limpeza
 
O contato com produtos de limpeza é inevitável no dia a dia, mas são eles que desbotam a cor do esmalte, tiram o brilho e ajudam a lascar as pontinhas. “As reclamações são sempre com relação ao álcool e detergente. O ideal é usar luva porque o manuseio acaba polindo as pontas e fazendo o esmalte sumir”, conta Ana Cristina. Carmen finaliza: “Deu algum problema? Corra pra hidratar a cutícula com um óleo e passar extrabrilho. Isso prolonga bastante a vida do esmalte”. 

por Andrea Giusti, iG São Paulo (www.delas.ig.com.br)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Inverno 2011: as tendências em make e as cores que combinam com cada tom de pele


Intensa e com um toque de sensualidade. Assim pode ser definida a maquiagem do outono-inverno 2011. Para os olhos, especificamente, a temporada traz uma variedade enorme de tonalidades.

Conforme aponta Isabel de Andrade Souza, gerente de treinamento da Jequiti Cosméticos, os olhos esfumados não são novidade, mas seguem em alta. Para sair do óbvio ela dá a dica: “diferencie usando duas sombras para esfumar. Elas se misturam e criam um efeito lindo”. Entre as cores sugeridas estão o marrom, o cinza, o grafite, o preto, o perolado, o areia e o nude.

As cores escuras podem ser destacadas com cores metálicas e cintilantes, como o verde, o violeta e o azul, que estão com tudo.

Temperatura fria, cores quentes


No rosto, os tons de vinho, avermelhados, rosados e o bege queimado continuam sendo os “bambambans” para o blush.  Batons em cores intensas e vibrantes são ótimos para dar o complemento nos lábios, sempre acompanhados do imbatível gloss. Durante o dia, no entanto, a produção deve ser mais clean. Aí entram em cena os tons de marrom, rosados e perolados para os olhos e a face. Para acompanhá-los, a boca ganha vem nude ou só com o gloss.
 
Confira abaixo as dicas de tons conforme seu tipo de pele:
 
- Ruivas: combina com cores escuras. Sombras nos tons azul marinho, verde oliva ou marrom são os ideais. Já as sombras rosadas não ficam boas, pois a tendência natural da pele ruiva tende para o rosado. Escolha batons nas cores coral, laranja e vermelho. Blush pêssego e alaranjado revelam ainda mais a beleza.
 
- Loiras: destaque os olhos para que eles fiquem intensos ou marcados. Porém, fique sabendo que o azul celeste deixa a pessoa loira com uma aparência mais velha. Todas as cores de batons estão liberadas. No caso do blush, opte também pelo rosado ou pêssego.
 
- Morenas: escolha sombras com tons marrom, preto e dourado. Também prefira finalizadores de efeito bronzeado visto que dão um aspecto saudável à maquiagem e podem ser usados como blush.
 
- Negras: escolha sombras em cores quentes, como rosa, dourado, laranja ou vermelho e tons acetinados, que deixam as negras ainda mais atraentes. Opte por batons escuros como o vinho, marrom ou vermelho. Para encerrar, escolha um blush marrom ou pó de efeito bronze nas maçãs do rosto.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Ruivas famosas apostam no tom como a cor oficial dos cabelos deste inverno

Marina Ruy Barbosa: tom é natural
Foto:  João Miguel Jr  /  tv Globo, divulgação

Veja dicas para manter as madeixas, naturais ou não, sempre saudáveis


Com o poder de deixar a aparência sexy ou angelical (dependendo do tom) daquelas que caem sob suas graças, o vermelho é a aposta para os cabelos desta e da próxima estação entre as famosas. De celebridades internacionais – como Rihanna, Scarlett Johansson e Drew Barrymore – a estrelas brasileiras, o universo das beldades globais vem sendo dominado por ruivas supercharmosas.

Por aqui, a cor faz as cabeças de Marina Ruy Barbosa, Mariah Rocha, Carolinie, Débora Lamm, Letícia Colin e, mais recentemente, também Luana Martau e Maria Clara Gueiros. Isso só para citar algumas...

– As ruivas estão arrasando! – garante a atriz Marina Ruy Barbosa, que traz no DNA o tom acobreado que exibe há anos na tevê.

Para viver a patricinha Alice, em Morde & Assopra, a moça quase precisou tingir seus lindos e, até hoje, virgens fios de louro. Mas, por sorte, a ideia foi deixada de lado pela equipe de caracterização da novela das sete da Globo:

– Depois, acharam melhor só repicar meu cabelo e manter a cor natural mesmo. Foi tranquilo! Adoro a cor original dele – conta, aliviada. – Alice é muito mimada e temperamental, a cor do cabelo combina com esse temperamento forte e a deixa com um visual ainda mais marcante, bem de patricinha arrogante.

Compartilhando da mesma nuance e do mesmo temperamento, Lady Carlota, interpretada por Luana Martau, é a representante das ruivas no horário das seis, em Cordel Encantado. O tom, no entanto, não lhe é "original de fábrica", mesmo parecendo ser.

– Nunca esperei ser ruiva na minha vida, mas estou curtindo muito. Pareço ruiva de verdade! Combinou demais com a minha pele branquinha – afirma Luana, que ainda está se acostumando com a rotina de retoques da cor, pelo menos uma vez por mês, e com os cuidados especiais que ela exige:

– Tento fazer hidratações toda semana ou de 15 em 15 dias. Também passo creme semi di líno e gosto de usar um RD como finalizador nas pontas. Na opinião do embaixador da Koleston e expert em cabelos Julio Crepaldi, apesar de os vermelhos sempre estarem em alta nessa época mais fria do ano, desta vez eles vêm ganhando mais adeptas.

– Boa parte das morenas brasileiras estão começando a colorir parcialmente seus cabelos, com reflexos puxados para o cobre e marrons avermelhados. Esse é o primeiro passo para a mudança total da cor, apesar de a grande maioria das mulheres ter certa resistência em colorir neste tom. É uma cor que revela muita personalidade e poder, chama muito a atenção. Além de deixar a mulher mais sexy – comenta Julio, salientando que existe uma grande variedade de tinturas vermelhas no mercado.

– Vermelho acaju, vermelho violeta e cobre avermelhado são as colorações de maior destaque no momento.

Outra tendência, segundo ele, é o efeito tridimensional, supernovidade que mistura três cores nos fios e deve ser feita apenas por profissionais especializados em salões de beleza.

– As clientes me pedem o tom da Maria Clara Gueiros - diz o hairstylist Wagner Lisboa. – É um bom exemplo de um vermelho bem fechado.

Maria Clara Gueiros está feliz com a repercussão e conta que também adorou o tom do cabelo de sua personagem.

– A tinta usada no meu cabelo é uma mistura de três tons de vermelho. Já fui ruiva outras vezes, mas esta é a cor que eu mais gostei até hoje. Acho muito chique e bem mais elegante do que os tons abertões.

É importante escolher bem o tom de vermelho a ser adotado nos fios para não cair no erro.

– Costumo dizer para minhas clientes que as peles mais escuras casam bem com tons puxados para o dourado, enquanto as peles mais claras combinam melhor com os avermelhados mais fechados – explica Wagner.

Cuidados especiais para manter a cor também são fundamentais.

– Para a manutenção da coloração, é necessário utilizar um sérum capilar de brilho e fazer hidratação semanal com máscara capilar para cabelos tingidos, além de aplicar sempre um filtro solar específico para os cabelos na extensão dos fios.
 
por DONNA ZH (www.clicrbs.com.br)

Fotodepilação: método indolor é uma das novidades para acabar com os pelos

Tratamento ainda ajuda a clarear manchas e eliminar foliculite


Quanto menos dor, melhor. Essa é a máxima quando se fala em depilação. Quem acompanha as novidades do mercado de cosméticos fica de olho nos métodos indolores ou menos agressivos. A fotodepilação — que utiliza luz pulsada para eliminar os pelos — é uma novidades. 

O método é frequentemente confundido com a depilação a laser. Uma das principais diferenças entre elas é o comprimento da onda, que intefere diretamente na sensibilidade da pele.

— O laser emite uma luz de comprimento de onda contínua e unidirecional. Assim, a concentração de energia é maior no local, o que torna o tratamento mais doloroso. A fotodepilação emite uma luz que contém vários comprimentos de onda, é não direcionada e dispersa. A aplicação é feita com a tecnologia de refrigeração sub-zero, que ameniza a dor — explica a fisioterapeuta dermatofuncional Lia Leardini.

A fotodepilação pode ser feita em diferentes tipos de cores de pele e todas as texturas do pelo, do mais grosso ao mais fino. O tratamento ainda ajuda a clarear a pele manchada e eliminar os problemas da foliculite. Apenas sobrancelha, região de mucosa, couro cabeludo e região testicular devem ser evitados.
 
por DONNA DC (www.clicrbs.com.br)

sábado, 18 de junho de 2011

Aprenda a cuidar da região mais sensível do rosto durante o inverno

Área dos olhos merece um cuidado especial
Foto:  Divulgação

Saiba como evitar olheiras, pés de galinha e bolsas debaixo dos olhos



A pele ao redor dos olhos é muito fina, vascularizada e com poucas glândulas sebáceas — as secretadoras da substância oleosa conhecida como sebo. Por isso, é a mais delicada do rosto.

— Além de sensível, essa região da musculatura orbicular (que movimenta as pálpebras)  é bastante ativa. Movimenta-se quando rimos, choramos e fazemos outras expressões — explica a dermatologista Luciana Vasconcelos.

Por esses motivos, a área merece cuidados especiais. Para fazer um tratamento que recupere totalmente a beleza da região dos olhos, o dermatologista  Erasmo Tokarski recomenda o uso de cremes regeneradores, peelings químicos e laseres, além de manter a pele sempre hidratada.

Olheiras

Basta uma noite maldormida e lá estão elas.

— Além da insônia, a genética é um fator determinante para o surgimento das olheiras, com maior incidência nas pessoas de pele morena — explica o dermatologista  Erasmo Tokarski.

O problema, de acordo com o médico, nada mais é que a má circulação sanguínea. Para amenizar a situação, ele ensina que, primeiro, é preciso tratar os pequenos vasos sanguíneos, pois são eles os responsáveis pela coloração escura.

— Em seguida, investigamos se não há alguma atrofia de colágeno na área para, então, tratá-la, em uma ação combinada de laser e ácido tioglicólico. Após o procedimento, a região passará por um processo de clareamento, usando associação de cremes, de ácido tioglicólico e de peelings da mesma substância.

Bolsas debaixo dos olhos

Mais uma situação que acaba com a imagem de saúde da face. O dermatologista Erasmo Tokarski explica que elas ocorrem porque há, ao longo dos anos, na região dos olhos, um acúmulo de gordura, que ganha esse formato de "bolsa" com a atrofia natural da pele.

— Há duas maneiras de tratá-las: a primeira é com laser de modulação, o mesmo usado para os "pneuzinhos". A outra é a microcirurgia, sem cortes, na qual a gordura do local é retirada pela conjuntiva — membrana mucosa que reveste a  arte interna da pálpebra e a superfície exposta da córnea — esclarece.

Pés de galinha

Esse não é mais um problema sem solução. A dermatologista Luciana Vasconcelos afirma que hoje os profissionais contam com muitos aliados no tratamento, tais como o botox, o preenchimento com ácido hialurônico, o laser fracionado e também um laser novo chamado Tulium. Outra novidade é o Plasma Rico em Plaquetas (PRP), processo que extrai e processa os fatores de crescimento presentes no plasma do próprio indivíduo e injeta na região. Mas a dermatologista alerta: o procedimento não deve ser confundido com a auto-hemoterapia. Os pés de galinha aparecem por causa da movimentação intensa da musculatura da região dos olhos, mais propensa por ser a parte mais sensível do rosto.

— As rugas podem chegar mais cedo em peles que não são cuidadas e em pessoas que têm expressões faciais exageradas — explica Luciana.

Também há maior  ocorrência em pessoas de olhos claros, que, por conta da maior fotossensibilidade, forçam muitas expressões para se proteger da claridade.

— É muito difícil evitá-las, pois são um processo natural. Mas podem ser amenizadas com exercícios faciais e mantendo a pele sempre saudável e bem cuidada.

Hidratação

O dermatologista Erasmo Tokarski ensina que para fazer uma hidratação na região ao redor dos olhos é necessário que a pele esteja bem limpa, sem maquiagem e impurezas que a ressecam. Depois disso, é preciso usar cremes regeneradores para devolver a vitalidade na região.

— Esse processo deve ser feito duas vezes ao dia, de manhã e à noite, mas com produtos adequados para o tipo específico de pele — ressalta.

Para hidratar, o médico indica produtos à base de glicerina, que também lubrificam, ceramida, que ainda regeneram a pele, ou ainda com bugrane em sua composição — extrato natural de plantas que estimula a produção de elastina e prolonga o efeito lifting.

Entre as novidades, estão os nanocosméticos, que agem mais profundamente na pele com a tração de íons.

por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Governo americano manifesta-se contra o uso de formol em produtos de beleza

 
O formol voltou a ser notícia na América do Norte nesta semana. Desta vez, foi a vez do governo americano se manifestar sobre a substância formaldeído (base de formol), usada em alguns produtos para alisamento de cabelos, esmaltes para as unhas entre outros, como potencial causadora de câncer. Em 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS), já havia classificado a substância como agente cancerígeno.

Além do formaldeído, o relatório preparado por uma equipe de toxicologistas do Instituto Nacional de Saúde, apontou o estireno, conhecido como benzina de vinil, como outro possível causador da doença. Outros sete produtos químicos foram listados como prováveis cancerígenos, entre os quais o ácido aristolóquico, encontrado em plantas usadas em fórmulas contra artrite.

O relatório de 2011 apontou riscos maiores às pessoas em contato frequente com o formaldeído e o estireno, como funcionários de salões de beleza. Porém, recomendou-se aos consumidores americanos a diminuição da exposição a essas substâncias e lhes sugeriu observar a presença de formaldeído em suas fórmulas antes de comprar e usar um produto.

Dor de cabeça, asma e câncer estão associados ao formol


Os relatórios do Departamento de Saúde dos Estados Unidos têm sido avaliados com respeito. O 12º, este mais recente, teve o cuidado de atrasar a divulgação em um mês para antes informar os setores industriais afetados.

Pelo menos em dois Estados americanos - Illinois e Oregon - e um organismo federal já haviam emitido alerta sobre o produto Brazilian Blowout Acai Professional Smoothing Solution, fabricado por uma empresa da Califórnia, por seus níveis de formaldeído acima dos recomendados.

Trata-se de um composto usado para alisamento temporário de cabelos, em um processo similar ao da popular "chapinha japonesa". O relatório apontou efeitos como dor de cabeça, vômito e ataque de asma em funcionários de salões expostos ao produto. Também registrou casos de câncer na passagem nasal e de leucemia em embalsamadores de corpos - prática comum antes de funerais nos EUA.

por Redação (Cabeleireiros.com)

pH: por que todo mundo só fala nele?


Nos últimos anos, por exemplo, muito se falou em fórmulas sem sal para cabelos com algum tipo de tratamento químico. Recentemente, um novo termo passou a cercar o tema “cabelos”: pH.

O pH, potencial hidrogeniônico, determina o grau de acidez e alcalinidade de todo produto que possua água em sua formulação, assim como o corpo humano e os cabelos. Sua escala vai de 0 a 14 (o índice 7 é o neutro. Ao se deslocar na escala, os valores inferiores a 7 estão caminhando para o índice ácido e os valores superiores ao índice alcalino). Tanto o pH da pele (entre 5,5 e 6,5) quanto o do cabelo (entre 4,5 e 5,5) são ligeiramente ácidos. Estudos mostraram que um produto com pH baixo penetra mais na fibra capilar, entregando nutrição e hidratação aos fios.

E quando o assunto é alisamento químico, o cuidado com os fios precisa ser redobrado. O pH balanceado de um xampu deve ser similar ao da fibra capilar (em torno de 4,5 a 5,5), mas também deve ser capaz de abrir as escamas do fio e promover a limpeza, sem agredir a cutícula capilar.

Os condicionadores e cremes em geral, principalmente os de tratamento e de tratamento de choque, devem ter pH mais baixo para que os ingredientes ativos possam penetrar na fibra capilar, proporcionando uma ultra hidratação, facilitando a selagem das escamas e o realinhamento da fibra capilar.

 

Seda cria linha especial para fios alisados

Seda lança nova linha de tratamento pós alisamentoA Seda cocriou, juntamente com o hairstylist Mauro Freire, a nova linha Seda Pós Alisamento Químico, que conta com a tecnologia Escova Protect, com pH baixo, desenvolvida especialmente para garantir que a fibra capilar recupere a nutrição e a hidratação. Sua fórmula exclusiva com pH baixo devolve vitalidade, reduz o frizz e mantém a sensação de cabelo recém-alisado todos os dias, até a próxima ida ao salão. 

Formada por xampu, condicionador, creme de tratamento e tratamento de choque, a linha só deve ser usada a partir da realização do tratamento químico.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Shakira: fique por dentro dos looks da colombiana mais sexy do planeta!

 
Desde 1997, quando ficou conhecida no Brasil com seus cabelos pretos, até hoje, loira e mais sexy do que nunca, a colombiana Shakira é uma daquelas figuras hipnóticas, onde é impossível encontrar algo errado. Sua energia nos palcos, suas coreografias e sua música contagiante chamam tanto a atenção quando sua beleza.

Seja morena, loira, com fios lisos ou cacheados, Shakira sempre é motivo de atenção. E para falar um pouco sobre alguns de seus muitos visuais, batemos um papo com o hairstylist Rodrigo Motta, do salão gaúcho Hair Trendy.

Loiro frio para contrastar com o tom de pele e ondas para deixar o look supersexy
 
Loiro frio contrasta com a pele

Aqui as madeixas estão bem claras e em um tom frio, contrastando com os olhos e o tom de pele. O volume do corte nas laterais ajudou a deixar o semblante mais delicado, mas também sedutor. Um cabelo sexy definitivamente tem muitas camadas e ondas!
 
Mechas castanhas quebram o loiro e dão um ar rebelde
Mechas castanhas rock'n'roll

Desta vez a opção foi um cabelo longo com mechas loiras bem marcadas, que transmite a mensagem de uma mulher rebelde e de atitude. As mechas em tom castanho, estrategicamente espalhadas, podem ser facilmente colocadas com megahair.

Para quem adora um cabelão e para as discretas, a dica é optar por repicados até as pontas, evitando assim uma aparência pesada nos fios.

Penteado alto para alongar o rosto e sublinhar a elegância
Alto e chique

Um penteado semipreso é sempre uma boa escolha para um evento social. Além de chique, é fácil e rápido de fazer. O truque está no volume no alto da cabeça, que alonga o rosto, conferindo elegância e sofisticação ao visual.

O tom dourado combina com a pele de Shakira, e o leve repicado do corte ajuda a sublinhar a beleza do look.

 

O cacheado bem volumoso em tom de loiro bem claro e raízes escuras é outro tiro certeiro para uma produção sensual
E dá-lhe cachos!

Novamente o volume é o artifício usado para compor uma produção sexy. Aqui, ele é usado em abundância. E embora o cabelo liso ainda seja o preferido das mulheres, os cacheados estão na moda.

Na coloração, loiro superclaro com a raiz escura dá um toque moderno e promove um bonito contraste com o tom de pele.

Caracterização selvagem feita com dreadlocks falsos em tom loiro caramelo
 
Dreads para fugir do lugar-comum

Uma caracterização ousada e selvagem, feita com dreadlocks falsos. Esta é uma forma simples de dar uma guinada na mesmice do dia a dia. O tom caramelo dourado e o comprimento dão um toque especial. 





  
Créditos
Hair Trendy
Tel. (51) 8207-7952

por Eder Garrido (Cabeleireiros.com)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Saiba como arrasar no make de outono/inverno

Aproveite para usar cores escuras e destacar os olhos à noite
Foto:  divulgação  /  Mariana Vieira

 Marrom nude é uma das apostas para o dia



Um dos desafios da mulher contemporânea é estar sempre antenada às tendências de moda e maquiagem. Huellython Coelho, da Vânia Estética, que ensinou algumas técnicas durante o Workshop Make Up, no Shopping Ideal, dá as dicas de maquiagens.

De maneira simples, ele mostra como preparar a pele e aplicar a maquiagem. Confira!

:: Você vai precisar de:

 corretivo

- base

- pó ou duo cake
- batom cor de boca, nude ou rosa claro

- sombra na cor marrom ou café

- sombra pérola

- lápis preto e branco

- máscara para cílios

- potencializador de sombra

- delineador

:: Dicas

- O duo cake pode substituir o pó, a base e o corretivo. A pele fica aveludada e com apenas uma camada fina de produto. O duo cake deve ser passado com o queijinho (esponja).

- Caso a maquiagem borre e seja necessário fazê-la novamente basta usar um demaquilante ou tônico para retirá-la.

- Antes de passar o delineador, treine em um papel. É necessário que a mão esteja muito firme. E, após passá-lo, aguarde uns minutos antes de prosseguir na maquiagem para dar tempo de secar.

- À noite são utilizados muitos pontos de iluminação no rosto. Isto fará com que ocorra um efeito photoshop realizado com a própria maquiagem. Onde, por exemplo, o flash da máquina fotográfica bater iluminará mais.

:: Para o dia

O make outono-inverno tem a maquiagem molhada durante o dia com ênfase ao marrom e nude.

- Limpar, hidratar e tonificar a pele. n Passar o duo cake com a esponja para espalhar uniformemente. n Aplicar o potencializador de sombra na pálpebra superior sempre no sentido ponto lacrimal para fora.

- Fazer um fundo em toda a pálpebra superior com uma sombra bege. Fica mais fácil para esfumaçar a outra cor. O ideal é passar do ponto lacrimal para fora.

- Agora entra a sombra cor de pó de café - a coringa da estação. Passar apenas um pouco próximo à sobrancelha para levantar o olhar.

- O segredo da maquiagem, para dar o efeito molhado, é passar o lápis branco por entro do olho.

- Passar o batom com um pincel para preencher bem os lábios, além de ajudar na fixação. Vale a pena apostar nos tons de rosa claro.

:: Para a noite

As cores mais fortes poderão figurar no rosto. Aposte nos tons nude, que estão em alta.

- Passar o pó translúcido, sem pigmento, bem distribuído. Ideal deixar um pouco de pó mais concentrado sobre as bochechas, pois a maquiagem nos olhos será preta e poderá sujar alguma parte do rosto. O excesso poderá ajudar a consertar os borrados.

- Aplicar a sombra preta. Além desta, estão em alta as cores cobre e marrom café. Tirar o excesso de maquiagem debaixo dos olhos com um pincel.

- Aplicar o lápis preto, com ponta gasta, bem no canto dos olhos para aumentá-los. Aplique também a máscara para os cílios delicadamente.

- Usar o delineador na pálpebra, do ponto lacrimal para fora, engrossando o risco. Passar o lápis branco por dentro dos olhos.

- Aplicar o blush de uma cor mais marcante, como o marrom. Finalizar com o batom, que deve ser passado com um pincel.

por DONNA DC (www.clicrbs.com.br)

sábado, 11 de junho de 2011

Saiba por que a queda capilar aumenta nas estações frias

Quando a quantidade de cabelo que cai aumenta, queda pode ser sinal de problema de saúde
Foto:  Ricardo Duarte  /  Agencia RBS

Alta temperaturas da água do banho e do secador são algumas das causas

O cabelo passa por três fases básicas: o crescimento, o período estacionário e a queda, normalmente nesta ordem. A queda capilar é, portanto, natural e acontece em todas as "cabeças". No entanto, segundo a dermatologista Carolina Feijó, em função de algumas atitudes comuns no outono e inverno, ela pode acabar aumentando no frio.

— Às vezes, pode ser apenas uma coincidência da fase do cabelo com o período do ano, porém, não é mito que a água quente provoca alteração no couro cabeludo, ocasionando a queda — afirma.

A médica afirma que a temperatura da água deixa o couro cabeludo mais oleoso e a oleosidade é um dos fatores que motiva a queda capilar.

— No frio, as pessoas costumam abafar mais o cabelo e lavá-lo com menos frequência, deixando-o mais sujo e oleoso. Além disso, o secador com ar quente é outro vilão — explica.

Outro mito desfeito por Carolina é o de que lavar as madeixas todos os dias pode estragá-lo:

— Isso não existe, tem que lavar quando está sujo. As pessoas que têm o cabelo mais oleoso tem que lavar todos os dias, já as outras, não precisam.

Como no período no qual estamos é muito difícil tomar banho com água morna, conforme o indicado para evitar a queda, a dica é não usar o secador com ar quente, para não duplicar o problema. Outra recomendação da médica é maneirar nos condicionadores, já que o acúmulo pode prejudicar os fios.

E quando a queda não é normal?

A queda aumentada no frio não é anormal, porém, há situações em que ela pode ser um sintoma de problemas de saúde. Conforme a dermatologista, nestes casos a quantidade de cabelo que cai é bem mais considerável, assim como as consequências, que se tornam visíveis.

— É preciso estar atento às chamadas "entradas" do cabelo (área onde o cabelo começa depois da testa). Elas podem aumentar de repente, ou ocorrem mudanças nos fios: eles podem afinar ou encrespar, por exemplo, e se percebe nesta região — alerta.

De acordo com ela, cerca de 80% dos casos de queixa de queda não são sinal de doença, porém, é bom estar atento.

— A queda intensa normalmente tem forte associação com os hormônios. Ela pode ser um dos sintomas de doenças da tireoide, disfunções ovarianas, etc. As dietas alimentares também podem resultar em uma queda anormal, pois podem causar deficiência de alguns nutrientes, como o ferro, por exemplo — finaliza.

por BEM-ESTAR (www.clicrbs.com.br) 

Madeixas platinadas: saiba como manter o cabelo grisalho saudável e brilhoso



Christine Lagarde desfila com seus cabelos brancos sedosos e platinados
Foto:  Remy de la Mauviniere,AFP


Cor virou tendência entre mulheres maduras e elegantes

Cotada para ser a primeira mulher a presidir o Fundo Monetário Internacional (FMI), a francesa Christine Lagarde desfila com seus cabelos brancos sedosos e platinados. Quem diria, o grisalho virou tendência entre mulheres maduras e elegantes.

Mas cuidar das madeixas brancas não é uma tarefa tão simples. Assim como o loiro claro, o branco absorve poluição e fumaça de cigarro facilmente, ficando amarelado. Eles também não têm melanina, que pode deixar os fios mais opacos e ressecados.

A tintura dos fios brancos também é complicada. Como a fixação dos tons é menor, os fios ficam 'transparentes'. As cutículas também são mais fechadas, o que dificulta a penetração e a fixação das cores.

Saiba como manter as madeixas em dia:

Use produtos específicos para cabelos grisalhos, que geralmente têm maiores níveis de vitaminas, aminoácidos e emolientes. O mais indicado é o xampu 'silver', com pigmentos que tiram o aspecto amarelo. Ou capriche na hidratação e use xampus menos agressivos, com condicionador.

— Aposte nas tinturas específicas para madeixas prateadas, com maior poder de pigmentação.

— Se não quiser aderir a tintura, o reflexo é uma boa saída para suavizar os brancos. Mechas descoloridas e depois tingidas com tons naturais ajuda a disfarçar os fios grisalhos.

— Como os fios ficam mais ressecados, controle a exposição ao sol e use xampus com protetor solar.

por DONNA DC (www.clicrbs.com.br)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Médico recomenda tratamentos que podem ajudar a modelar as curvas


Técnicas diminuem centímetros
Foto:  Divulgação 
 

Apesar de tratamentos ajudarem muito, emagrecimento depende de esforço do paciente


Alguns tratamentos estéticos prometem esculpir as curvas e, ao mesmo tempo, tirar alguns centímetros sem ter que fazer o paciente passar por cirurgia. De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas, esses tratamentos podem ajudar muito, mas o emagrecimento depende do esforço do paciente. Apesar dos centímetros perdidos, essas técnicas fazem apenas uma remodelagem corporal.

Confira os tratamentos que o médico selecionou, que podem ajudar a esculpir suas curvas:

:: Indermoterapia:

A Indermoterapia é um tratamento que constitui uma drenagem linfática similar à manual, porém feita com um equipamento eletrônico. A diferença entre a Indermoterapia e a drenagem manual se dá pelo grau do problema do paciente. A primeira age com uma sucção que promove pressão negativa, a qual traz o sangue para a superfície, oxigenando o tecido. O resultado é a melhora do aspecto da pele, além de ajudar a modelar o corpo, coisa que a massagem não faz com tanta precisão.

:: Ultrassom:

O ultrassom é um aparelho de radiofreqüência, utilizado para a redução de inchaços e para potencializar os resultados da Drenagem Linfática e da Indermoterapia, tratamentos que combatem fibroses, celulite e reduzem medidas corporais.

:: Eletro-estimulação:


Equipamento de contração muscular por meio de choques. Aumenta o tônus dos músculos e promove a oxigenação do tecido. Indicam-se no mínimo 10 sessões. Duas vezes por semana.

:: Manthus:

O Manthus é uma técnica de ultrassom associada a um estímulo elétrico capaz de reduzir medidas e melhorar o aspecto de ondulação da pele, como celulites e estrias. O Manthus age na pele combinando ultrasssom, correntes elétricas e eletroporação. O Manthus pode ser utilizado para redução de gorduras e celulites, no tratamento pré e pós-operatório acelerando a absorção de hematomas e também tratamentos fisioterápicos.


por BEM-ESTAR (www.clicrbs.com.br)