sábado, 26 de novembro de 2011

Saiba qual franja combina com seu formato de rosto

Reese Witherspoon tem franja sem volume e em camadas
Foto: Getty Images

As franjas estão na moda mais uma vez. O site InStyle.com listou seis diferentes tipos de cortes que se encaixam perfeitamente para o tipo de rosto. Veja qual mais combina com você.
 
Nicole Richie: Rosto quadrado
 
A franja é longa, está quase na altura dos olhos, de forma repicada e um pouco mais comprida no final dos olhos. Este é o modelo ideal para rostos quadrados.

Franjas pesadas como essas precisam estar no comprimento certo para não sobrecarregar o rosto. É necessário pedir para o cabeleireiro cortar os fios logo abaixo da sobrancelha, deixando a parte mais pesada nas laterais da face. Os fios do centro podem deixar a testa aparecendo em algumas partes.
 
Jennifer Hudson: Rosto redondo
 
O corte da franja está levemente arqueado, sem repicados e acima da sobrancelha, o que deixam o rosto de Hudson leve e com características femininas.

Esse tipo de corte pode deixar o rosto ainda mais redondo. Por isso, é necessário um corte perfeito. A franja tem que estar em um gráfico curvo para favorecer a estrutura óssea e ser bastante volumosa. Versões mais finas não terão o mesmo efeito.
 
Reese Witherspoon: rosto em forma de coração
 
Um rosto em forma de coração pode ser um pouco pesado na parte de cima. Franjas mais ralas podem deixá-lo mais equilibrado e chamar a atenção para a parte de baixo e para os olhos.

É importante pedir para o cabeleireiro cortar os fios em camadas. Os menores devem bater no arco das sobrancelhas e os mais longos devem ir até os cantos externos dos olhos.
 
Lea Michele: rosto oval
 
Franja irregular combina com um rosto oval. Os espaços entre os fios - em linha reta - destacam as partes mais bonitas da face e a deixam menos oval.

A franja deve estar com comprimento entre as sobrancelhas e os cílios, e os fios mais longos devem estar nas laterais. Assim, você pode usar os fios para frente ou de forma mais bagunçada.
 
Taraji P. Henson: testa pequena
 
A franja para este tipo de rosto funciona se cortada de forma assimétrica e jogada para o lado. Esse corte faz a testa parecer maior.

Você deve pedir para o cabelereiro cortá-la para a lateral e com um comprimento que vá até a altura das maçãs do rosto.
 
Claudia Schiffer: testa grande
 
Esse tipo de franja tem um efeito duplo: a espessura trabalha para esconder parte da testa e o ângulo gradual amplia o rosto.

Os fios retos começam no centro da testa e alguns vão na direção diagonal em direção ao fim dos olhos. O modelo começa quase no centro da cabeça, atrás da linha natural da franja. 

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Batom vermelho: veja erros e acertos das famosas e inspire-se

O batom vermelho dá um 'up' ao visual e pode ser combinado de diversas formas, basta saber harmonizá-lo com o tom de pele e o look como um todo
Foto: AgNews/Getty Images

O batom vermelho é um clássico que nunca sai dos lábios das famosas, aqui no Brasil e no mundo. Seja para um compromisso mais casual ou para trazer ainda mais glamour a um traje de gala, o batom é um verdadeiro acessório, e, por isso, deve ser planejado de forma inteligente para não comprometer o look.

De acordo com o maquiador Zezinho Mello, da Koloss, o batom vermelho é mais do que um simples item que preenche as nécessaires femininas. "Quando a mulher passa o batom vermelho, ela está armada, fica fatal", opina.

Embora seja associado à noite, o tom também pode ser usado no dia-a-dia, desde que esteja em equilíbrio com o visual como um todo. Para Orlando Rosseto, maquiador do Salão 1838, o segredo é saber se atentar aos detalhes. "É preciso estar com a pele em dia e usar tons de vermelho menos vivos. Pode ser até um gloss vermelhinho", explica.

Um outro fator que não pode ser ignorado são os acessórios. "Para combinar com batom vermelho, é preciso evitar os itens muito coloridos", afirma Mello. Ele explica que as pedras brasileiras em joias são uma tendência, mas é preciso saber combinar para que as cores não entrem em atrito. Para a noite, ele recomenda o strass como parceiro do batom vermelho. "É chique, glamouroso e super neutro", conclui.

Aposte no vermelho sem medo

O formato dos lábios e a cor da pele têm influência direta na escolha do tom do vermelho. Os especialistas explicam algumas regrinhas básicas para que o make seja um sucesso.

Lábios grossos: quem tem os lábios grossos deve optar por um tom de vermelho mais escuro, pois ajuda a diminuir o volume. "O contorno deve ser do mesmo tom do batom, e prefira sempre os tons mais foscos. Evite usar gloss, porque ele aumenta o tamanho dos lábios, e os batons cintilantes também", indica Mello.

Lábios finos: alguns truquezinhos simples podem ajudar quem quer ter um efeito volumoso nos lábios. "Você pode combinar o vermelho com um tom mais nude no meio dos lábios, ou obter este mesmo efeito passando gloss só na parte de baixo. Aí você faz uma 'boquinha de peixe' para que, aos poucos, ele se espalhe", afirma Mello.

Pele clara: quem tem pele clara deve optar por tons mais quentes.

Pele morena ou bronzeada: tons alaranjados e coral caem bem para essa cor de pele.

Pele negra: vinho, vermelho queimado e vermelhos mais puxados para o uva são os tons mais indicados.

Para não errar na aplicação: Mello dá a dica para que o batom vermelho fique com um efeito ainda mais bonito. "Aplique o contorno labial antes, que pode ser da mesma cor do batom, sempre rente à linha dos lábios."

Para não errar na combinação de cores: para não conflitar com o batom vermelho, "prefira os tons marrons e bege para os olhos, para qualquer tipo de pele", explica Mello. Para o blush, são indicados os tons mais bronzeados e alaranjados.

por Danielle Barg (Portal Terra)

Os perigos da vaidade precoce de crianças e adolescentes


A vaidade do brasileiro está cada vez maior e mais precoce. Qual mãe, por exemplo, nunca se deparou com a filha observando os seus movimentos na hora de aplicar uma maquiagem ou presenciou a cena de uma criança passando esmaltes na boneca?

O uso de cosméticos pode ser muito perigoso se não for feito sob alguns cuidados. Embora os produtos para as crianças passem por mais testes e por uma maior fiscalização do Ministério da Saúde, há algumas recomendações que precisam ser seguidas. “A criança tem a pele mais sensível, vulnerável a alguns componentes. Por isso, é importante escolher produtos adequados para cada faixa etária e ler as recomendações do fabricante antes de utilizá-los”, explica Maurício Pupo, professor de cosmetologia e diretor do IPUPO, Consultoria em Desenvolvimento Cosmético.

Os sabonetes infantis, por exemplo, têm o pH mais próximo ao da pele. Mas não é só porque tem no rótulo a palavra infantil, que o cosmético está liberado. Hidratantes, sejam específicos para crianças ou não, devem ser usados com recomendação médica. “Dificilmente os neutros causam alguma reação alérgica. Entretanto, quando se trata de bebês e crianças, que têm imunidade mais baixa e pele sensível, o risco de reação é maior. Portanto, é essencial conhecer cada ingrediente da composição do produto”, diz Pupo.

Escolha o cosmético correto


A melhor alternativa na hora de comprar cosméticos para crianças é optar pelos hipoalergênicos, que contêm menos conservantes e costumam não ter perfumes e álcool. Outro fator que merece atenção é o registro do Ministério da Saúde na embalagem.

Há cerca de 4.800 produtos infantis com registro oficial no Brasil. “Infelizmente, muitos contêm ingredientes que fazem mal à pele, porém eles estão disfarçados nos produtos que usamos todos os dias, sendo difícil sua identificação, pois os aromas e os corantes agradáveis distraem a atenção do consumidor”, explica o consultor. Veja alguns ingredientes perigosos:
 
Uréia: é um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos, tanto pela sua eficácia, quanto pelo seu baixo preço. Mas ela deve ser evitada por mulheres grávidas, pois penetra profundamente na pele e tem até mesmo a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até o feto em formação.
 
Parabenos: conforme estudo realizado na Universidade de Reading, os conservantes parabenos se comportam como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. Quando usados em cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorantes), há a hipótese de que podem provocar o aumento da incidência de câncer de mama. Os parabenos podem ser identificados com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.
 
Conservantes Liberadores de Formol: o formol faz muito mal para a pele, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que muitos cosméticos utilizam na formulação alguns tipos de conservantes que produzem e liberam formol. Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Universidade de Debrecen, na Hungria, revelou que esta substância pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol. Proteja-se  procurando nas embalagens as substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil uréia e DMDM hidantoína.
 
Propilenoglicol: é utilizado como diluente de outras substâncias. Um estudo realizado com 45.138 pacientes na Universidade de Göttingen, Alemanha, confirmou seu potencial sensibilizante (para causar alergias). Para saber se o produto cosmético o contém na composição, verifique a palavra propylene glycol na embalagem.
 
Óleo Mineral e Outros Derivados do Petróleo: estão presentes na maioria dos cosméticos, devido a sua propriedade hidratante da pele. Entretanto, estudos recentes vêm associando esses componentes ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Isso se deve devido à presença de um composto chamado 1,4-dioxano, uma substância cancerígena, como relata estudos publicados nos periódicos “American Journal of Industrial Medicine” (Departamento de Epidemiologia, Escola de Saúde Pública, Los Angeles, CA outubro de 2005).
 
Corantes Artificiais e Essências Alergênicas: segundo estudo realizado pela Comissão Européia de Empresas e Indústrias Farmacêuticas, os corantes e as essências podem causar alergias na pele. 
 
Lanolina, Ácido Sórbico e Bronopol: a Comissão Européia de Empresas e Indústrias Farmacêuticas classifica vários componentes usados em formulações cosméticas como alergênicos (causadores de alergia) para a pele. Entre eles, é relevante citar a lanolina, uma substância obtida da lã do carneiro e comumente usada em cosméticos como hidratante, podendo causar alergias na pele. Nos rótulos das embalagens, a lanolina é encontrada como lanolin. Outros componentes são o ácido sórbico, encontrado nos rótulos como sorbic acid e o bronopol, encontrado com o mesmo nome.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Como escolher a cor dos cabelos


Escolher uma cor de cabelo que realce o seu estilo e a sua personalidade nem sempre é fácil. Mesmo com as várias opções disponíveis, esta decisão sempre causa dúvidas e receio. Segundo Luis Silva, cabeleireiro e colorista do Studio Lorena, muitas mulheres escolhem cores que não favorecem o seu tom de pele. "É neste momento que a opinião de um profissional pode fazer a diferença. Nem sempre a cor da moda cai bem para todas. “A cor errada pode revelar imperfeições e deixar a mulher com aspecto pálido e envelhecido” explica o profissional.

Dicas de profissional


1) Não tente clarear ou escurecer mais de dois tons em casa. Mudanças drásticas requerem a habilidade de um profissional.

2) Determine o seu tom de pele. Coloque uma camiseta branca e enrole uma toalha branca no cabelo. Remova totalmente a maquiagem e fique em frente a um espelho bem iluminado, para avaliar seu rosto.
 
- Rosto com tons como pêssego, oliva ou dourado podem ser classificados como quentes.
 
- Rosto rosado ou vermelho é tido como frio.
 
- Se as cores não estão aparecendo ou se tiver pitadas de ambos, seu tom de pele é neutro.

3) Escolha a cor ideal com base no seu tom de pele.
 
Peles frias: opte por tonalidades cinzas ou neutras. Segundo Luís, a ausência de tons dourados ou vermelhos corrige a cor rosada da pele. “Loiras devem optar por tons de bege e champagne. Já as morenas, ficam bem com cores como chocolate ou café. As ruivas devem fugir dos tons acobreados ou cereja e optar por castanho-médio ou marrom-avermelhado, que constrastam e não 'apagam'  a a pele”, afirma Luis.
 
Peles quentes: opte por tons dourados ou avermelhados. Nesta família de cor, as tonalidades de loiro incluem o mel, morango e cobre. Já as morenas podem optar por marrons-dourado, castanho ou mogno.
 
Peles neutras: esta pele tem maior liberdade de brincar com as cores, permitindo que se escolha o tom preferido. Tenha como base algumas famosas com tom de pele neutro, como as atrizes Drew Barrymore e Megan Fox.
 
4) Cores para as mechas: os olhos podem ser bons guias para determinar a cor de mechas. Se têm uma cor quente, opte pelas diversas tonalidades do caramelo e cobre para iluminar o rosto. Tons platinados e areia combinam com olhos frios.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Os azuis da moda nas mãos

 
Já faz tempo que as cores de esmaltes fugiram do óbvio, rosinha, vermelho, branco... Nessa renovação, o azul veio com tudo em suas várias tonalidades. Segundo a badalada manicure Carmen Luiz, do MG Hair Design, os esmaltes azuis mais procurados por suas clientes são o Camisa Cremoso, o Festa e o Disco da linha Sabrina Sato para a Passe Nati. Ainda da Passe Nati ela cita o Bali, um cintilante da coleção Super Pérola Eliana.

Para quem gosta de se aventurar pelos esmaltes gringos, Carmen aponta o Midnight Cami (792) da Essie -  a marca usada por Kate Middleton na sua cerimônia de casamento. Entre os azuis-esverdeados destacam-se o Teal We Meet Again e o Ocean Love Potion, da Sephora by O.P.I.

Agora, uma cor que promete fazer sucesso é o azul Tiffany, sim, a mesma tonalidade das embalagens usadas pela joalheria. O Blue Lagoon da Revlon é bem parecido e Carmen indica como opção, mas essa nuance ainda não está à venda no Brasil.

Quem deseja investir na moda sem ousar muito, pode adotar os tons mais profundos e puxados para o preto. Agora, as adeptas dos esmaltes vibrantes, podem aderir ao turquesa ou ao azul Klein - cor que ganhou esse nome depois de o pintor francês Yves Klein usá-la em alguns quadros monocromáticos como no Antropofagia Azul, de 1960.

por Rebeca Alcoba (Cabeleireiros.com)

sábado, 19 de novembro de 2011

Maquiagem de verão: o gloss está de volta

Foto: Tricia Vieira / Fotoarena 
A boca brilhante é sempre hit na estação

O gloss volta com tudo na primavera e verão. Com a chegada do calor, as bocas vermelhas e com efeito seco, sucesso durante os dias de inverno, deram lugar ao brilho e ao efeito molhado. 

Lábios coloridos e com finalizações diferentes prometem ser tendência na estação e são fáceis de usar no dia a dia. “A brasileira nunca larga o gloss. Acho que a boca vem em tom de laranja e coral”, aponta Elthon Thadeu, maquiador do Studio W Iguatemi em São Paulo.

O brilho transparente também aparece como uma opção prática para quem gosta de mudar a toda hora, basta aplicá-lo em cima de qualquer batom. “O ideal é passar um batom cremoso ou gloss, o que não pode mais é boca fosca”, ressalta a top beauty Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem. Vale lembrar, porém, que o verão pede looks frescos e o brilho não deve ser pesado como nas bocas vinílicas da temporada passada.
 
A convite do Delas, a maquiadora Juliana Gonçalves, do salão Homa Hair Salon, mostra cinco opções para a maquiagem no verão. As cores na boca complementam o visual limpo, com base e máscara para cílios apenas. “A pessoa pode usar o próprio aplicador do produto, mas um pincel de boca também é opção”, explica. Confira os looks!
 
Rosa: Permapink, da M.A.C. Batom longa duração com efeito gloss - Foto: Trícia Vieira/ Fotoarena
 
Vermelho: 20 Red, da NYX. "É a boca do verão", aposta Juliana Gonçalves - Foto: Tricia Vieira / Fotoarena
 
Laranja: 120, da Lancome. Um toque suave de brilho - Foto: Tricia Vieira / Fotoarena
 
Nude: Elle, da M.A.C. Opção sem cor para quem não abre mão do efeito - Foto: Tricia Vieira / Fotoarena
 
Coral: So Vain, da M.A.C. Cobertura leve, parecida com o batom - Foto: Tricia Vieira / Fotoarena
 
 
por Andrea Giusti (iG São Paulo)

Sem medo da tesoura: cabelos curtos para o verão

Foto: Divulgação
Deborah Secco é eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista VIP

Cortes na altura do ombro são tendência para a temporada. Veja como escolher o seu


O cabelo curto está em alta com a chegada do verão. Como a temporada pede cortes mais frescos e práticos para o dia a dia, esse é o momento para perder o medo das tesouras e encarar um visual cheio de atitude. “É super sexy. Todo mundo pode ter um look assim”, opina Mari Nicácio, hair stylist do Homa Elite Salon, em São Paulo.

Foi justamente após assumir os fios acima do ombro que Deborah Secco conquistou o titulo de mulher mais sexy do mundo, segundo uma votação da revista VIP. A atriz adotou o cabelo escuro e curtinho depois de livrar-se dos cachos longos e loiros da personagem Natalie Lamour na novela “Insensato Coração”.

Além das atrizes Camila Pitanga e Julia Lemmertz, que já lideraram o ranking dos looks mais populares entre os telespectadores da Rede Globo, Milena Toscano, Giovanna Antonelli a cantora Sandy também estão na lista dos cabelos curtos mais desejados da temporada. “As pessoas admiram o visual com movimento das celebridades. É possível dar volume na raiz secando para o alto e amassando com as mãos. Ela vai gastar cinco minutos para se arrumar para depois ficar o dia todo com essa aparência”, explica Mari.

A hora de mudar

Antes de decidir pelo cabelo curto, Mari aconselha uma conversa longa com o profissional para chegar ao objetivo sem insatisfação. “É bom escolher o cabeleireiro seguindo a indicação de alguém que já cortou e procurar referências. Ela tem que saber se realmente está disposta a ter fios curtos”. É preciso lembrar que a manutenção do corte é frequente e, dependendo do formato escolhido, o retorno ao salão pode acontecer em menos de um mês.

E se bater arrependimento, uma nova ida ao salão pode ajudar. “Já tive cliente que se encontrou no corte depois que eu ajeitei de uma forma diferente”, explica Mari. Produtos como pomada, spray e leave-in ajudam a modelar os fios. Outra opção para variar o visual são os acessórios: flores, tiaras, presilhas, lenços e até chapéus.

Adequar o tipo do cabelo e o formato do rosto ao look desejado também é importante antes de encarar as tesouras. O cabelo liso, por exemplo, tem mais opções de formas: repicado, degrade e desconectado. “O ondulado precisa respeitar e valorizar o movimento natural para criar um efeito despojado”, explica a hair stylist Cris Dios, do Laces and Hair, em São Paulo. Já o cabelo crespo também deve manter a forma original. “Tem volume demais. Pode ser cortado com tesoura ou navalha, sempre valorizando o movimento”, conta a profissional.

Cortes para cada tipo de cabelo

LISO
 
Respeitando a quantidade de cabelo e o formato do rosto, o corte chanel é o mais indicado. Se a bochecha for aparente, o ideal é deixar o corte invadindo as maçãs ou o queixo. Se o rosto tiver o formato afinado, deixe-o livre. O grande segredo é secar os fios dando volume na raiz, sem esticar. Protetor térmico ou spray podem ajudar no resultado. Para evitar raízes oleosas, os produtos devem ser aplicados apenas nas pontas.

ONDULADO
 
Abuse do chanel diferenciado. Ele pode ser curto ou longo, com um lado maior que o outro ou com as pontas mais compridas. O toque final é dado com mousse ou creme sem enxágue aplicado nos fios ainda molhados. Para um look como o de Camila Pitanga é preciso amassar os cabelos em um movimento na vertical, para dar volume. O difusor também ajuda a dar forma.

CRESPO
 
O cabelo bem cacheado pede um corte mais arredondado, próximo ao queixo. O degradê não deve ser muito acentuado, o ideal é não saber onde começa ou termina cada camada. Para arrumar no dia a dia, cremes para pentear ou antifrizz modelam os cachos, que podem ser definidos também com a ajuda de um difusor.  

por Andrea Giusti (iG São Paulo)

4° Encontro Paraibano da Beleza mostra força do segmento

Sylvio Rezende e Dicesar Ferreira marcarão presença no evento

Profissionais e empreendedores do segmento da beleza participam de evento da capital

O 4° ‘Encontro Paraibano da Beleza’, que promete reunir famosos cabeleireiros, maquiadores e empresários, apresenta tendências do segmento e as vantagens da formalização como Empreendedor Individual na área da beleza, gerando novos negócios. O encontro acontece na próxima segunda-feira, dia 21, no Gracejos Recepções, Centro da capital, das 8h às 19h.

O evento conta com o apoio do Sebrae Paraíba e parceria da Smooth Line e traz especialistas no segmento, como Denise Cardoso e Sylvio Rezende. Nesta 4°edição, haverá palestras sobre empreendedorismo no segmento da beleza, criatividade, liderança, autoestima e inovação, além de desfiles e sorteios. A programação ainda apresentará dicas de beleza para as novas tendências de maquiagens para 2012 com o Ex-BBB Dicesar Ferreira.

De acordo com Raquel Santos, gestora de projetos no segmento da beleza do Sebrae Paraíba, o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de higiene e beleza, atrás dos Estados Unidos e Japão. ‘’Entre os itens que lideram o mercado brasileiro, os produtos para cabelos vêm em primeiro lugar. É um setor que cresce em ritmo acelerado e requer sempre inovação’’, avalia. “O ideal para o empreendedor é oferecer na sua empresa qualidade nos serviços, no atendimento e bons preços, dessa maneira o vinculo de fidelidade com o cliente se manterá intacto”, conclui Raquel.

Para Valdolírio Soares, consultor e palestrante no evento, sua participação vai ressaltar a própria criatividade do profissional da beleza, além de mostrar o caminho para a qualificação gerencial de empreendedores e gestores de pequenos negócios.“Aprimorar suas aptidões e assegurar acesso à inovação tecnológica que lhes garanta maior eficiência produtiva e competitividade no mercado”, explica Valdolírio.

Sylvio Resende, empresário há mais de 20 anos no setor da beleza, assegura que as novas tendências para o verão são ressaltar a beleza interior do cliente, proporcionando um bem estar, não só esteticamente mais emocionalmente. “Poder proporcionar um bom corte, uma boa pintura além de realçar o glamour feminino baseado nas novas tendências de 2012, é a nossa meta como profissional da área da beleza”, relata Sylvio.

A Gracejos Recepções fica situada na Av. Almirante Barroso, 1070 Centro. As inscrições para o evento custam R$ 70 reais e podem ser feitas através do número 2108 1253.

por Denise Lemos (Agência Sebrae de Notícias - PB)

Capriche no penteado da noite natalina

Aposte na tendência das tranças. Mas nada de arrumar os fios milimetricamente. A intenção é deixar o penteado "desleixado", como o da atriz Blake Lively
Foto: Getty Images

Em toda e qualquer festa, as mulheres querem estar impecáveis dos pés à cabeça. E claro que no Natal não seria diferente. A época é corrida, cheia de afazeres, compras, reuniões, mas isso não impede que você arrase na ceia de Natal e chame a atenção de todos com um penteado incrível.

A boa notícia é que você não precisa perder horas no cabeleireiro em pleno dia 24 de dezembro, pois é possível montar um look bem especial em casa mesmo. "Hoje, menos é mais. Você precisa parecer natural, como se não estivesse se preocupando com o penteado", acredita a cabeleireira Juliana Zeferino, do Salão Jus, de São Paulo.

Tranças para vários estilos
 
Uma sugestão fácil e que está em alta nas passarelas e nas ruas de todo o mundo são as tranças. O penteado é prático e, segundo Juliana, simples para fazer sozinha. "O segredo é não deixar os fios muito arrumadinhos. Uma aparência despreocupada e até desleixada vai deixar a trança moderna e jovem", acredita Juliana.

Mas, claro, não existe só um tipo de trança. A escolha fica por sua conta, levando em consideração a ocasião, a roupa que vestirá e seu estilo pessoal. A cabeleireira também cita uma variação do penteado: "Você pode fazer uma tiara de trança com seu próprio cabelo e deixar o resto dos fios soltos. É só separar uma mecha de uma orelha a outra e fazer a trança. Depois, basta prender no final e você estará com um penteado lindo e diferente".

Fashion ou tradicional
 
Quem é que curte estar na moda pode apostar em um penteado volumoso, com um topete falso e bagunçado. "Muitas famosas aderiram ao topetão alto, meio desestruturado. É fácil de fazer, cria um efeito visual lindo e deixa a mulher com um ar mais glamoroso", defende a profissional.

As mais clássicas, no entanto, podem apostar no famoso rabo de cavalo, que pode ser feito de várias maneiras, como exemplifica Juliana. "Não tem segredo. Toda mulher sabe fazer um rabo de cavalo. Pode ser liso, cacheado, mais alto. Só evite os baixinhos", afirma.

Para quem não quer ousar muito, Juliana deixa uma dica bem simples. "Quem tem cabelos encaracolados, pode deixá-los lisos. E quem tem lisos, fazer cachos. Um babyliss ou uma prancha de alisar são a solução. Depois, é só finalizar com pomada ou reparador de pontas", diz Juliana. 

por  Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Descubra quais são os esmaltes usados pelas atrizes nas novelas globais

Carol Dieckmann está sempre com tons que chamam a atenção das telespectadoras 
Foto: Renato Rocha Miranda, Divulgação, TV Globo

Partindo para seu terceiro verão, a mania por esmaltes não para de se propagar. O produto deixou de vez de ser apenas um cosmético. Virou vitrine de tendências de cores e texturas e promove a cada estação uma concorrência desenfreada das grifes por lançamentos que caiam nas graças e garras das consumidoras.

No Brasil, as novelas têm papel fundamental na divulgação dessa moda, que deve faturar R$ 616 milhões este ano. Confira as cores eleitas pelas personagens que estão dando o que falar e provocando congestionamento na linha telefônica da Central de Atendimento ao Telespectador da Globo.

Confira as mais pedidas:

:: A cor alaranjada do esmalte de Vanessa, vivida por Milena Toscano em Fina Estampa, é Garota Verão, da Colorama. Ela também usa o Risqué Cobertura Encantada, da edição especial Risqué Color Effect.

:: Como a estilista Esther Wolkoff, de Fina Estampa, Julia Lemmertz usa o tom vinho Mauve Urban, da marca Colorama. A cor é sucesso entre as telespectadoras.

:: Na novela das nove, Marcela Coutinho (Suzana Pires) costuma aparecer com o tom verde escuro da Colorama, o Elemento.

:: Na pele da periguete Teodora, de Fina Estampa, Carolina Dieckmann escolheu tons de rosa e roxo. Um deles é o Obsess, da Illamasqua.

:: Protagonista de A Vida da Gente, Fernanda Vasconcellos usa o clarinho Renda, da Risqué, para compor a personagem Ana

:: Tereza Cristina, a vilã de Fina Estampa, vivida por Christiane Torloni, usa o esmalte M.A.C., na cor vinho Vintage Vamp. O tom está entre os mais pedidos pelos telespectadores ao serviço de atendimento da TV Globo.

por Donna ZH (www.zerohora.clicrbs.com.br)

Trunfo contra o formol


A cisteína inovou o mercado de cuidados capilares para reduzir o volume dos fios. Saiba como a substância atua nas famosas escovas progressivas sem formol

Selagem térmica, hidratação profunda, blindagem e plástica capilar são termos que fazem sucesso no dia a dia dos salões de beleza. Além deles, outro serviço com o mesmo objetivo vem se destacando: a escova progressiva sem formol. Mas o que acontece por trás desses tratamentos que prometem reduzir o volume dos fios?

Geralmente, o elemento responsável pelo resultado do tratamento é a cisteína, que pode aparecer na forma de “parentes” próximos, como: sugarcane cysteine, cistina e carbocisteína (com maior estabilidade na formulação de cosméticos). “Para que a progressiva entre em ação, é necessário que haja um processo de oxidação das ligações de cistina. É aí que entram o ácido glioxílico ou as fontes de calor, como a chapinha acima de 190º”, explica Luis Carlos Carraro, tricologista e autor do livro A Ciência do Cabelo.

Analisando a parte química, é simples compreender por que tais procedimentos são mais brandos que os alisamentos com base em tioglicolato de amônia, por exemplo. “Os processos de oxidação são favorecidos pelo pH alcalino, e a carbocisteína tem de agir em pH ácido de 1,5. Logo, a ação torna-se superficial”, explica Carraro, com base nos estudos da farmacêutica Denise Soledade Jornada. Para quem aderir ao método, não existe um intervalo obrigatório entre as aplicações, porque os produtos não contêm contra-indicação.

As progressivas de cisteína não apresentam força para alcançar as cadeias de queratina, promovendo apenas a redução de volume e de ondulação, não o alisamento total. Por isso, desde que aprovado pelo médico, o uso está liberado por gestantes e crianças. Nesses casos, cabe ao profissional observar meticulosamente a fórmula do produto, para ter certeza de que não contém formol em nenhuma quantidade.

A cabeleireira Cris Dios, do Salão Laces and Hair, afirma que, por apresentarem um pH muito baixo, as escovas à base de carbocisteína acabam desbotando cabelos coloridos e com reflexos. Esse é um dos motivos pelo qual ela aconselha a fazer o teste de mecha. “Assim, será possível verificar a resistência do fio e constatar o nível de desbotamento, para que o cliente saiba o que pode acontecer com a cor e que seus fios podem ser tonalizado posteriormente”, comenta.

Cris Dios ainda lembra que o tratamento pode causar resultados indesejados, pois a aplicabilidade varia de acordo com cada tipo de fio. “Pode haver queda de fios ou excesso de oleosidade com a aplicação incorreta. Porém, quando o cabelo é bem avaliado por um bom profissional, o procedimento não apresenta perigo algum”.

Para qualquer princípio ativo, existe um limite de quantidade a ser adicionada na fórmula. “Uma quantidade superior ao permitido pode causar quebra do cabelo, endurecimento ou queda”, afirma Carlos. Esse limite é estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por isso é tão importante utilizar produtos que sejam liberados por essa autarquia.
 
Outros elementos entram nas formulações dos procedimentos:
 
Aminoácidos: a queratina presente no cabelo é uma cadeia polipeptídica formada por cerca de 19 aminoácidos; a falta deles leva à diminuição do crescimento e ao afinamento dos cabelos. São acrescentados às fórmulas para repor a perda gerada por processos químicos e pelo calor excessivo.Nanotecnologia: quando apresenta essa descrição, o produto é composto de partículas muito pequenas, que penetram mais profundamente no córtex.
 
Proteínas ácidas, oxiácidos, ácidos orgânicos e ácido acético: auxiliam na hidratação e no equilíbrio da composição química, para que o princípio ativo aja sem danificar o fio.
 
Serina: é um tipo de enzima que quebra as ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas, atuando com o princípio ativo do produto, que é a carbocisteína.

por Rebeca Alcoba (Revista Cabeleireiros.com)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que você precisa saber sobre o primer

Foto: Thinkstock/Getty Images 
O primer auxilia na fixação da maquiagem

Listamos algumas utilidades e segredinhos do pré-maquiagem. Confira a nossa seleção de produtos e escolha o seu!


O primer ganhou espaço e já é um dos itens básicos na bolsa de muitas apaixonadas por maquiagem. Uma fina camada do produto, que deve ser aplicado antes de iniciar a produção, forma uma textura aveludada e uniforme no rosto, diminuindo as linhas superficiais e auxiliando na fixação do make.

“Depois de limpar e tonificar a pele é a vez dele. Aplique algumas gotinhas e depois espalhe com esponja”, explica David Bernardino, maquiador do Visage Coiffer, no Rio de Janeiro. Com opções em creme ou líquido, a pré-maquiagem milagrosa também fecha os poros e evita a oleosidade fazendo com que o look dure por mais tempo. “A versão cremosa tem o manuseio mais fácil, é indicada para quem não tem tanta habilidade”, completa.

É possível escolher características específicas, como área dos olhos, definições em HD, fator de proteção solar e até iluminadores – o queridinho de muitas mulheres. “Esse último enfatiza os pontos de luz, como a parte externa da sobrancelha, maça do rosto e ponta do nariz”, explica o maquiador Pablo Weber, do Vimax Beauty Hair, em São Paulo.

Ainda não há substituto na função e os preços do primer podem ser elevados. “Acredito que os produtos com maior proteção solar são melhores para uso diário. Mas logo existirá um que reunirá todos avanços numa só embalagem”, aposta Pablo.

Os segredinhos do primer
 
- Proporciona textura aveludada na pele

- Nenhum outro produto substitui o primer, nem o hidratante

- Corrige pequenas imperfeições e fecha os poros

- As micropartículas iluminam o visual

- A versão em creme é mais fácil de manusear

- Ajuda a fixar a maquiagem

por Andrea Giusti (iG São Paulo)

Conheça truques de beleza "estranhos" das celebridades

Pó de café, placenta e pasta de dente são aliados da beleza na vida de famosas
Foto: Getty Images

Algumas mulheres famosas escolhem truques dos mais estranhos para cuidar da beleza da pele e cabelos. Pó de café, placenta, pasta de dente, entre outros produtos são utilizados como coadjuvantes aos produtos de beleza tradicionais. Conheça quais são os truques de algumas celebridades e copie, se tiver coragem.
 
Halle Berry

O tratamento anti-celulite de Halle Berry foge do convencional. A atriz passa pó de café no corpo durante o banho, pois a esfoliação suave dos grãos e a cafeína ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo e alisar a pele.
 
Eva Longoria

Pele macia do bebê é uma coisa, mas usar placenta para alcançá-la é outra. Eva Longoria diz ser fã de cremes para a pele que contenham placenta. Dizem que aumenta a produção de colágeno e a umidade da tez.
 
Catherine Zeta Jones

Nós todos amamos um morango ou dois em uma tarde quente, mas Catherine Zeta-Jones tem um outro uso para a fruta. A atriz passa morangos em seus dentes para limpar e branquear. "O suco ou polpa de morango contêm ácido málico, que serve como um adstringente e pode clarear manchas superficiais", disse ela.
 
Nicole Kidman

Nicole Kidman é famosa por seu cabelo vermelho radiante, mas ela tem um truque de beleza para manter os fios. A atriz derrama um copo de suco de cranberry sobre o seu cabelo depois de lavar para aumentar o brilho e melhorar a cor, além de selar a cutícula.
 
Jennifer Love Hewitt

A atriz usa pasta de dente no rosto para secar espinhas e reduzir manchas. Enquanto a pasta de dente pode ajudar a acalmar áreas inflamadas da pele, o uso de produtos antibacterianos são criados para tirar as manchas.
 
Julia Roberts

A atriz mergulha as mãos no azeite para suavizar a pele e melhorar a condição de suas cutículas e unhas. O azeite é natural e tem propriedades nutritivas e hidratantes boas para a pele seca, cabelo e unhas.
 
Mariah Carey

A cantora adiciona algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta nos lábios para deixá-los com a aparência mais carnuda. Soa estranho, mas hortelã é conhecida por estimular o fluxo sanguíneo, o que intensifica a cor dos lábios e provoca inchaço labial.
 
Sandra Bullock

Sandra Bullock usa creme de hemorróidas sob os olhos para reduzir o inchaço. "Eu não sabia que colocar pomada para hemorróidas é aceitável no ramo de beleza", diz Sandra. "Mas, aparentemente, ajuda a diminuir as linhas ao redor dos olhos."
 
Demi Moore

A rotina de desintoxicação de Demi Moore não envolve sucos, limões ou xarope de maçã - a atriz admitiu deixar "sanguessugas altamente treinadas por médicos" sugarem as toxinas para fora do seu sangue.
 
Victoria Beckham

Já se perguntou como Victoria Beckham limpa mantém a pele linda? Ela usa fezes de pássaro. A ex-Spice Girl é fã de um tratamento tradicional japonês conhecido como Geisha Facial, que usam fezes de rouxinol para formar uma pasta de limpeza.
 
Angelina Jolie

Já imaginou como Angelina fica parecendo tão em forma e saudável depois de todas essas crianças? Caviar é a resposta. A atriz usou esturjão Baerli para reduzir o aparecimento de estrias depois que deu à luz seus gêmeos. As ovas de peixe são bem oleosas e, portanto, são um poderoso hidratante.
 
Jessica Simpson

Jessica Simpson usa peixes para limpar as peles do pé. O método é tailandês você só precisa colocar seus pés em uma poça de água enquanto os peixes pequenos fazem o resto.
 
Debra Messing

A atriz usa um creme para os olhos que contém veneno de cobra que diminuem suas rugas. O veneno relaxa os músculos ao redor do rosto e dos olhos - uma forma mais leve de botox.
 
Cindy Crawford

A top pulveriza leite sobre a pele para mantê-la úmida e hidratada. O leite é integral e contém minerais, proteínas e cálcio, que são nutrientes essenciais de saúde da pele.
 
Lily Allen

A cantora diz que emagreceu por conta da hipnoterapia. Ela diz que usou um terapeuta para programar seu cérebro para rejeitar os desejos de guloseimas e diminuir seu apetite.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Pesquisa: apenas 7% das mulheres amam seus cabelos

Cuidar dos cabelos é prioridade das mulheres
Foto: Getty Images

Passar um dia inteiro sem saber o porquê o cabelo não está cooperando é comum entre as mulheres. A Dove entrevistou 1 mil mulheres com idades entre 18 e 65 anos nos Estados Unidos e constatou que apenas 7% delas eram felizes com os cabelos que tinham. As informações são do site Shine.

O estudo também descobriu que 67% do público feminino acredita que os fios têm vida própria e são imprevisíveis. Cerca de 20% das mulheres deixam de ir a compromissos sociais por dificuldade em arrumar os cabelos.

Os cabelos apareceram como prioridade para as mulheres, 45% delas, acham mais importante o cuidado com as madeixas do que almoçar. Do total, 39% tem mais cuidado com os fios do que com a maquiagem; 35% preferem dormir menos horas para cuidar dos cabelos e 58% usam, pelo menos, três produtos para domar os fios diariamente.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Felicidade tem mesmo efeito de plástica, diz pesquisa

As pessoas que apareciam sorrindo nas imagens foram consideradas mais novas do que suas verdadeiras idades
Foto: Getty Images
 
A associação entre rugas e infelicidade não é algo que sua sogra diz apenas para irritar. Pesquisadores alemães descobriram que as expressões faciais têm forte impacto na percepção da idade de uma pessoa. Portanto, pode ser uma boa ideia substituir cremes de tratamento ou um lifting facial pelo simples gesto de parecer mais feliz. A pesquisa foi publicada no jornal Psychology and Aging e divulgada pelo jornal Daily Mail.

O levantamento feito pelo Instituto Max Planck, de Berlim, descobriu que o simples ato de sorrir é capaz de rejuvenescer um rosto, além de fazer a pessoa ser considerada mais atraente.

A conclusão foi baseada nas informações fornecidas por homens e mulheres que tiveram de adivinhar a idade de outras cerca de mil pessoas por meio de fotografias. As que apareciam sorrindo nas imagens foram consideradas mais novas do que suas verdadeiras idades.

Mas sorrir para parecer jovem tem limites. Os voluntários tiveram dificuldades para identificar a idade nas fotos de pessoas mais velhas, cujos rostos tinham mais marcas de expressão.

A idade dos participantes também teve influência sobre os resultados: os mais velhos tendiam a julgar que os donos das fotos tinham mais anos do que a realidade e os mais novos, em geral, tiraram cerca de dois anos de cada expressão. As fotos que mostravam pessoas com expressões neutras tiveram o maior número de acertos em relação à idade verdadeira.

por Michelle Achkar (Portal Terra)

Aprenda a retirar o excesso do batom da forma certa

Não coloque o papel ou lenço entre os lábios
Foto: Getty Images

Tirar o excesso do batom pode parecer simples, mas dependendo da forma como você passa o papel ou lenço nos lábios, pode ter que passar o batom novamente ou provocar um desgaste irregular. As informações são do Bella Sugar.

Quanto mais a pessoa borra, mais ela passa algum papel ou tecido para corrigir a falha. Não é errado limpar os borrões desta forma, mas o ato pode diminuir a durabilidade da cor. Além disso, a cor da borda externa dos lábios pode ficar mais forte do que a do centro e você ficar com um anel desbotado no interior dos lábios.

Para não correr esse risco, em primeiro lugar, não esfregue o papel ou lenço usado para retirar o excesso, afinal, a intenção não é retirar completamente a cor. Você pode também usar um delineador para marcar o contorno dos lábios e delimitar a pintura do batom.

Uma dica para manter o desgaste do batom regular é não colocar o tecido ou lenço entre os lábios, mas apenas pressioná-lo sobre a boca. Desta forma, você não vai retirar a cor mais de uma região do que da outra. 

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sábado, 12 de novembro de 2011

E-commerce: cresce a procura por produtos de saúde e beleza


O aumento da preocupação com a beleza tem impulsionado a venda de produtos deste segmento na internet. A mudança no comportamento dos consumidores foi o fator que mais colaborou para este cenário.

De acordo com o diretor do Mercado Livre no Brasil, Helisson Lemos, “hoje, o usuário que busca produtos no comércio eletrônico é bem mais maduro e está comprando itens que tradicionalmente adquiria em lojas físicas ou, especificamente no caso deste setor, em salões de beleza e catálogos”.

Em pesquisa realizada pelo Mercado Livre, no primeiro semestre de 2011, o setor de saúde e beleza teve 47% de crescimento, registrando mais de meio milhão de artigos vendidos.

Produtos

O maior número de produtos vendidos foi registrado nas categorias “cuidados com as mãos”, com crescimento de 126%, seguido pela categoria “maquiagem”, que cresceu 101%, e “cuidados com os cabelos”, que registrou 77%.

Na internet, perucas e apliques são os produtos mais procurados pelos consumidores, registrando aumento de 207% na procura. Outros destaques foram pinças e espelhos, que cresceram 202%.

Os acessórios para manicure também apresentaram crescimento significativo, de 192%, seguidos pelos kits e estojos para maquiagem, com 145%, e por fim, artigos para massagem, com 144%.

por Info Money Pessoal

Túnel do tempo: Veja a evolução do ofício do cabeleireiro

 A arte de cuidar dos cabelos é uma das profissão mais antigas


Dia 03 de novembro, é comemorado o Dia do Cabeleireiro. Mas você sabe de onde surgiu essa data tão especial?

A profissão é, na verdade, uma das mais antigas existentes. Alguns achados arqueológicos mostram que a preocupação com a vaidade não é de hoje. Porém, há aproximadamente cinco mil anos, a arte de cuidar das madeixas chegou ao auge, quando surgiram as perucas sofisticadas que demonstravam a habilidade dos cabeleireiros. Mas foram os gregos que criaram os primeiros salões de beleza, em Atenas, construídos em praça pública.

Contudo, foi no século XX que a técnica dos cabelos aliou-se à tecnologia. Como as perucas eram fonte de piolhos e sujeira por falta de higiene, a pesquisa científica passou a manifestar-se na luta contra esse mal que afetava a realeza.

Usando a tecnologia e a eletricidade a seu favor, Charles Nestle, em 1906, inventou a máquina para fazer ondas que levava incríveis dez horas para concluir o processo de ondulação permanente nos fios. No ano seguinte, o estudante de química Eugene Shuller fundou a empresa L’Oréal, criando uma tintura para cobrir cabelos grisalhos com cores naturais.

O cinema também foi grande influente na moda dos cabelos. Após a Primeira Guerra Mundial, o corte ‘Joãozinho’ deixou de ser um escândalo e passou a ser o queridinho por ser prático e muito usado pelas atrizes de Hollywood.

Na década de 70, o inglês Vidal Sassoon ditou moda e retornou com os cabelos lisos e corte assimétrico. Com isso, começava a variação de estilos, desde os soltos e naturais até o estilo ‘punk’. E a partir daí, os homens e mulheres passaram a seguir as tendências, porém sempre adaptando-as ao seu estilo pessoal. Para isso, contavam com cabeleireiros treinados e sempre antenados ao que seria novidade.

Com o avanço da tecnologia e da internet, esses profissionais tornaram-se ainda mais especializados para fazer determinados trabalhos e passaram a ser especialistas em cabelos.
Hoje, eles são indispensáveis na vida dos mais vaidosos e são peça chave em tudo que a moda lança.

Então, quando pensar em alguma mudança de visual ou quiser apenas cuidar dos fios, lembre-se de abusar do poder desses magos e entregue-se às mãos de um profissional de beleza. Ele sempre saberá o que fazer.

Parabéns a todos os cabeleireiros e em especial aos que compõem o Núcleo da Beleza de Guarabira (PB)!

por Bruna Oliveira com adaptações (Ikesaki Cosméticos)

Ideias e dicas de penteados para debutantes


Antiquada para alguns, moderna para outros. A verdade é que muitas meninas ainda sonham com uma festa de 15 anos. Diante da ansiedade pelo grande dia, podem surgir várias dúvidas quanto ao penteado ideal.

Convidamos a hairstylist embaixadora da BSG, Sonia Lupin, para apontar as tendências da moda hair para essa ocasião. Assim, você fica cheio de referências para atender essas aniversariantes vaidosas.

Segundo Sonia, os penteados que estarão em evidência em 2012 serão os presos em coque e os semi-presos. Acessórios como tiara, flores, laços e jóias nos cabelos também são presenças confirmadas.

Seguindo a tendência da naturalidade, os cachos e os cabelos ondulados reinam entre as técnicas de preparação das madeixas. Os lisos também aparecem, mas, em menor quantidade.

Os coques para as debutantes poderão ser bem clássicos, polidos e justos na cabeça. Mas, também há espaço para os despojados, com alguns fios soltos no estilo messy. Tiaras fixadas no topo formando um visual “deusa grega” prometem ser a sensação para o próximo ano.

O penteado rabo de cavalo também aparece entre os looks, desde que seja em cabelos longos. “Não abra mão de alongamentos capilares para alcançar o comprimento desejado”, recomenda Sonia.

A hairstylist deixa a dica para o momento de arrematar os penteados, seja de aniversariantes ou convidadas: "os cabelos devem estar bem presos e finalizados, já que as meninas dessa idade dançam e pulam muito durante a festa".

por Aline Silva (Cabeleireiros.com)