quinta-feira, 29 de março de 2012

Feiras abrem oportunidades; veja 7 dicas para aproveitar eventos ao máximo

Foto: Fabiano Cerchiari (UOL)

Participar de eventos como feiras de negócios permite ao empreendedor conhecer novidades de vários segmentos dentro de sua área de atuação, desde o lançamento de produtos até novas técnicas de gestão. Também pode criar oportunidades para ampliar contatos com fornecedores e possíveis parceiros.

Mas em encontros de grande porte, como a Hair Brasil, que terminou na terça-feira (27/03), na capital paulista, tudo é visualmente muito atraente e o participante pode ficar atordoado, perder objetividade e tempo com o que não interessa. Como há um investimento de tempo e dinheiro – inscrição, alimentação, transporte, estacionamento –  cair nessa armadilha é prejuízo.

O consultor do Sebrae-SP, serviço de apoio à empresa, Gustavo Carrer listou sete passos para o empreendedor se organizar e definir seu foco antes de participar de eventos como esses. “Principalmente as feiras maiores oferecem uma quantidade muito grande de opções, que podem deixar os visitantes perdidos”, afirma.

Pesquise sobre a feira


Estude previamente o evento. Entre no site da edição atual, mas verifique também o que foi feito no ano anterior. Na internet, busque artigos sobre o que foi discutido em anos anteriores. Assim, você terá uma ideia do que vai encontrar. Dessa forma, alinha suas expectativas com o que vai ser oferecido e pode definir seus objetivos sobre bases reais. Se conhecer alguém que já participou, peça dicas, pergunte o que foi mais marcante e quais estandes são imperdíveis.

Planeje a visita


De posse das informações e tendo definido seus objetivos, selecione palestras, estandes e workshops que deseja participar. Imprima o mapa da feira e o horário da programação para programar seu itinerário. Sempre deixe folgas para atrasos ou contatos que possam surgir depois das apresentações. No fim do dia, reserve pelo menos 30 minutos para exploração livre.

Procure chegar cedo


Quem chega mais cedo encontra as pessoas descansadas, o evento mais vazio e os atendentes mais atenciosos.

Aproveite seu investimento


Procure reservar o dia inteiro para aquele evento, aproveitando ao máximo seu investimento. Alterne a visitação de estandes com workshops e palestras para tornar sua visita mais leve. Mantenha-se aberto em todos os momentos. Bons contatos com quem atua no mesmo mercado que o seu podem ser feitos até mesmo na hora do cafezinho. Troque experiências e informações.

Procure pessoas certas nos estandes


Planeje também suas visitas aos estandes. Com cada expositor, você terá um objetivo e procure as pessoas certas para atendê-lo. Chegar ao local já sabendo se você vai buscar informações comerciais ou técnicas é fundamental para não perder tempo com as pessoas que não terão a informação que você precisa.

Registre as informações colhidas


Leve uma agenda, faça anotações e procure colocar os cartões de visita das pessoas e os panfletos dos produtos e serviços junto dessas informações. Anote também no verso do cartão o assunto que foi tratado com aquela pessoa.

Mantenha contato e cumpra compromissos

 
Coloque em prática o que foi combinado, faça os contatos, envie o que foi pedido, estabeleça os vínculos com os fornecedores ou clientes no período máximo de 10 dias, para não esfriar o primeiro encontro. Agende reuniões, reforce pedido de envio de materiais. É o acompanhamento dos objetivos iniciais que vão materializar as conquistas
Elderci Garcia e Andrezza Torres, especialista no setor de beleza e estética do Sebrae recomenda ficar sempre atento às novidades e inovações, quando o assunto é beleza e estética.
    Fabiano Cerchiari/UOL
    Sania Rodrigues não desgrudou de seu mapa


A empreendedora individual Sania Rodrigues, de 33 anos, veio de Vitória da Conquista (BA) com o mapa do evento na mala. "Pesquisei na internet e marquei no mapinha tudo o que queria ver. Sigo à risca para não perder tempo com a curiosidade sem objetivo", diz.

 Outro bom exemplo vem de Limeira, interior de São Paulo. A cabeleireira Letícia Barbosa, de 20, prepara-se desde janeiro para o evento. "Estudei um pouco sobre as técnicas que iam ser ensinadas nos workshops para decidir quais queria aprender", afirma. Um pouco perdida, Jaqueline Costa, de 36, dona de um salão em São Miguel Paulista, Grande São Paulo, procurava o balcão de informações. "Quero pegar um mapa, porque eles mudam os estandes de um ano para o outro e a gente perde agilidade."

por Izabela Ferreira Alves do UOL, em São Paulo (www.uol.com.br)

terça-feira, 27 de março de 2012

Veja algumas novidades de produtos apresentadas na Hair Brasil

Linha tem cremes de tratamento para o cabelo feitos de obliphica, planta da Sibéria
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

A Hair Brasil 2012 - maior feira e fórum de beleza da América Latina -, que acontece entre os dias 24 e 27 de março, reunirá até esta terça-feira (27) cerca de 80 mil pessoas do Brasil e do exterior, que visitaram os stands das 800 marcas expositoras no Expo Center Norte, em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do evento, a 11ª edição da Hair Brasil, que desta vez fez parceria com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético), é 25% maior do que a edição do ano anterior.

Esta é a oportunidade para os profissionais comprarem alguns produtos que são ditados como tendência, fazerem perguntas e trocarem informações com os expositores das marcas e com outros profissionais da área. Além disso, participam dos congressos, seminários, workshops e shows de tendências realizados durante a feira.

Mas, apesar do nome e da grande quantidade de cabelereiros, a feira também recebe outros profissionais do setor de beleza como maquiadores, manicures, podólogos, esteticistas e empresários, que expõe as novidades desse mercado durante esses dias.

Ao caminhar pelos corredores da feira, os visitantes se deparam com centenas de shows de corte de cabelo, penteado e coloração, além de terem a liberdade de serem personagens dessas apresentações como modelos. Quem preferir, pode fazer as unhas e também alguns tratamentos estéticos, se estiverem dispostos a pegarem um pouco de fila, claro.

Para os cabelos, já que a feira é Hair Brasil, se destacaram o argan e o extrato de caviar em suas diferentes formas e frascos. O óleo de argan é um produto natural feito de amêndoas e dos frutos secos de Argan - de origem marroquina -, ricos em vitamina E. Segundo os expositores, a substância que antes era usada para o antienvelhecimento da pele, agora serve também para recuperar, hidratar e fortalecer os fios danificados. Não muito diferente, o extrato de caviar também é rico em vitaminas, aminoácidos e lipídios que ajudam na hidratação dos fios e a recuperar os cabelos danificados.

A palavra "botox" também é bastante usada nos novos produtos de beleza para cabelos. Apesar de ser algo familiar para o tratamento da pele do rosto, foi transferido para o mundo dos cosméticos de cabelo com a intensão de criar uma imagem positiva ao tratamento dos fios, no rejuvenescimento e recomposição de partes danificadas.

por Tatiana Sisti (Portal Terra)

As tranças do outono-inverno 2012


Quem imaginava que a trança era um estilo de penteado restrito ao verão está muito enganado. A arte de trançar os fios é atemporal e está presente no inverno 2012 sim! "Trança é como o corte chanel, eterno", comenta o hairstylist Paulo Persil.

Para ele, o mais bacana no cenário atual é a democracia da moda, que possibilita uma infinidade de tipos e variações de tranças nos penteados. "Há espaço para as clássicas tranças ajustadas, bem como para as neoromânticas, que são mais frouxas e despojadas", comenta Persil.

As tranças do outono-inverno 2012Já que os rumos da moda mudaram e as tranças garantiram passe livre para a temporada de outono-inverno 2012, muitos profissionais têm investido no aperfeiçoamento desse tipo de penteado. Foi o caso de Robson Hudson, cabeleireiro e maquiador do Espaço Guedala, que participou recentemente de um curso prático de tranças da Academia Pivot Point. Ele aponta que um expert em tranças pode fazê-las com desde duas até nove mechas.

Segundo Robson, as tranças combinam com o inverno pois roupas fechadas pedem cabelos presos. Diante da infinidade de modelos possíveis, ele destaca o moicano feito com tranças e a técnica escama de peixe no comprimento.

As tranças do outono-inverno 2012Dicas de penteado


Paulo Persil conta que a prepação dos cabelos muda de acordo com a técnica de trança a ser empregada. Se for fazer tranças rentes ao couro cabeludo, as mais clássicas, é melhor preparar os cabelos com uma escova lisa. Já para tranças despojadas, a base deve ser feita com modelador de cachos.

Robson lembra que se a cliente desejar aderir ao penteado e não tiver comprimento suficiente, vale apostar em apliques. "Com apliques se consegue quase todos os efeitos, quanto mais despojado for o penteado, mais natural ficam as tranças feitas com apliques".

por Rebeca Alcoba (Cabeleireiros.com)

Pele suja de praia?

 
Depois de alguns dias na praia, é bastante comum a pele ficar áspera, apresentar um aspecto de sujeira, além de aumentar a quantidade de manchas, sardas e cravos. A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço explica que isso acontece devido ao uso intenso de filtro solar e outros cosméticos. “Os produtos fechm os poros e deixam a pele mais oleosa. Com isso, é comum aumentar a incidência de acne. O resultado é uma pele mais áspera e com aspecto desagradável.”

Outra queixa recorrente é o aparecimento de sardas e manchas, principalmente, na região do colo, dos ombros e do rosto. “Essa variação de pigmentação da pele é resultado da exposição ao sol. As sardas tendem a ficar mais escuras e a clarear após a temporada, sendo que o processo pode ser acelerado com alguns tratamentos estéticos”, comenta Annia.

Em relação às manchas, a especialista observa que elas podem ser causadas pelo uso inadequado do protetor solar. “É comum as pessoas passarem o filtro com pressa, sem uniformidade e se esquecendo de alguns locais. Assim, a pele escurece apenas onde não havia produto”, explica. Entretanto, ela alerta que mesmo com o filtro solar usado de maneira correta, as manchas podem aparecer, seja porque a proteção não foi suficiente ou porque há a tendência genética do paciente.

“É fundamental buscar um especialista para avaliar se as manchas podem ser sinal de alguma doença mais grave, como o câncer de pele.” Mesmo que o caso não seja tão grave, quanto antes o dermatologista for procurado, maiores são as chances de recuperar a derme.

E não é preciso esperar o final do verão para buscar ajuda. No consultório, são realizados peelings e limpeza de pele que ajudam a abrir os cistos em que há retenção sebácea ou de células mortas, ajudando a recuperar o aspecto saudável da pele. Para as manchas, é possível utilizar técnicas com laser ou luz pulsada. “Quem ainda não começou o tratamento pode amenizar o quadro usando esfoliantes durante o banho e hidratando a pele com séruns ou loções leves, para evitar a oleosidade”, orienta Annia.

por Redação (Cabeleireiros.com)

domingo, 25 de março de 2012

Fuja da alergia com alternativas às makes tradicionais

Alergia à maquiagem acontece devido à falta de adaptação do organismo a alguns pigmentos e materiais da formulação
Foto: Shutterstock/Terra

Para algumas mulheres de pele sensível, produtos indispensáveis ao nécessaire, ao mesmo tempo em que dão aquele up no visual, podem também por tudo a perder. Coceira, vermelhidão na pele, ardência nos olhos e inchaço na boca são algumas das reações alérgicas mais comuns apresentadas ainda durante a criação do visual por quem tem sensibilidade aos componentes.

Na maior parte dos casos, a reação está relacionada a não adaptação do organismo a alguns pigmentos e materiais presentes da fórmula de tais componentes, como o óxido de ferro (também conhecido como pó de alumínio), responsável por dar cor aos itens do make up.

Fátima Rodrigues Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia da regional São Paulo (ASBAI-SP) explica, no entanto, que é necessário primeiro identificar o causador do problema para depois, suspender o uso: "A tendência genética à alergia apresentada pelo paciente e o uso de substâncias com alto poder alergizante são alguns dos fatores que determinam o desenvolvimento da reação alérgica."

Alternativas
 
Se você é do tipo que adora batons, bases, blushes e sombras, mas não se maquia diariamente por causa da hipersensibilidade, não se preocupe. Já existem no mercado produtos especiais para esse público, os hipoalergênicos.

Em sua composição, são utilizados elementos mais ¿leves¿, conforme explica Daniela Hueb, dermatologista pós-graduada em Medicina Estética pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE) e membro da Academia Brasileira de Dermatologia. "O diferencial está na composição dos produtos, pois eles são desenvolvidos com substâncias naturais e neutras a fim de reduzir os riscos de alergia", diz.

Maquiagem mineral
 
Uma opção de make hipoalergênica para quem não pode se render aos produtos comuns é a maquiagem mineral, que conquistou muitas adeptas por ser composta por minerais como o dióxido de titânio, o óxido de zinco, a mica, o óxido de ferro e o cloreto de bismuto.

"A maquiagem mineral é livre de ativos alergênicos porque é elaborada por meio da extração de pós com origem mineral, livres de conservantes, óleos, corantes, fragrâncias e outras substâncias que causam irritações", explica Daniela. O uso desses produtos é indicado para pessoas com pele sensível, acne ou rosácea e sob o efeito de tratamentos dermatológicos, como laser e peelings.

Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Tratamentos com argila ajudam a cuidar da pele

Argila combate o envelhecimento, ajuda na cicatrização e diminui manchas da pele
Foto: Shutterstock /Terra

A argila é cada vez mais utilizada por dermatologistas e esteticistas graças às suas propriedades benéficas, entre elas, ações cicatrizantes, antienvelhecimento, diminuição de manchas e da acne e ação estimulante das funções da pele. Poderoso, o barro ainda ajuda a estimular a circulação superficial melhorando a vitalidade da pele.

Mas antes que possam pensar que a argila pode contaminar a pele com impurezas, saiba que não há evidências comprovadas de que o uso externo provoque efeitos negativos e colaterais. "Isso só aconteceria se houvesse uma aplicação feita de forma incorreta", explica o Dr. Fernando Passos de Freitas, dermatologista pós-graduado em Medicina Estética.

Conheça cinco tratamentos que podem ser feitos em clínicas de estética e saiba os benefícios de cada tipo de argila para a pele.

Tratamento facial e corporal com argila branca
 
Andressa Moraes da Silva, esteticista e biomédica da Clínica Spa Integral, no Rio Grande do Sul, indica a argila para amenizar a sensação dolorida de um pós-operatório, pós-peeling e melhorar o aspecto da celulite em procedimentos posteriores. "O tratamento começa por uma esfoliação local, seguida da aplicação da argila composta por hibisco, pétalas de rosa, colágeno e dolomita, misturada com chá calmante, finalizando com drenagem linfática", explica Andressa. São necessárias, no mínimo, dez sessões, três vezes por semana, que duram em média uma hora e custam R$ 40.

Clareamento de manchas com argila amarela
 
Usada para tratamento de manchas na face, virilha e axila. Inicia-se pela higienização e esfoliação da pele, seguida da aplicação da argila composta com albumina, calêndula e camomila, dissolvida em chá calmante e clareador, finalizando com a hidratação da pele. São indicadas, no mínimo, dez sessões, três vezes por semana, que duram em média uma hora e custam R$ 30.

Combate à celulite com argila vermelha
 
Indicada para tratamento da celulite, flacidez e redução de medidas. Começa pela esfoliação, seguida da aplicação da argila composta com colágeno e gesso, ou com por pimenta e albumina, finalizando com uma massagem. São indicadas, no mínimo, dez sessões, três vezes por semana, que duram em média uma hora e custam R$ 40.

Lifting facial e estrias com argila rosa
 
Trata a flacidez da pele do rosto e das estrias. O tratamento inicia-se com a higienização e esfoliação local, seguido da aplicação da argila composta com albumina, aveia e gesso diluída em chá calmante, finalizando com hidratação. São indicadas, no mínimo, dez sessões, três vezes por semana, que duram em média uma hora e custam R$ 30.

Renovação celular da pele e tratamento da acne com argila verde
 
Aconselhável para peles oleosas e acneicas, o tratamento começa com a esfoliação facial, seguido da aplicação da argila composta com alecrim, cravo e ácido acetilsalicílico diluído com chá estimulante. O tratamento é finalizado com hidratação para pele oleosa. São indicadas, no mínimo, dez sessões, três vezes por semana, que duram em média uma hora e custam R$ 30.

Para fazer em casa
 
Blanch Marie, especialista em estética facial e corporal do Instituto Blanch Marie, em São Paulo, indica uma receita que pode ser preparada em casa. Dilua a argila em água filtrada até atingir uma consistência pastosa. Aplique-a sobre a pele, massageando suavemente. Aguarde 20 minutos para secagem e retire com água fria ou morna.

É importante lembrar-se de higienizar a pele antes de qualquer procedimento. Como? "Primeiro retire toda maquiagem com seu gel de limpeza e lave com um sabonete próprio para o seu tipo de pele. Se sua pele for oleosa, passe um tônico adstringente com algodão e aplique a máscara", completa Blanch.

A maioria das máscaras pode ser utilizada a cada 15 dias, de acordo com a bula do produto. A argila ainda pode ser comprada em forma de cosmético ou em pó e é encontrada em casas de produtos naturais, supermercados ou farmácias de manipulação.

Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Entenda como funciona o pH da pele e cuide dela

Pele ácida, oleosa ou seca é determinada pelo pH natural da pele
Foto: Shutterstock /Terra

Descrito em produtos dermatológicos e popularizado pelos especialistas em pele, o termo pH - potencial Hidrogeniônico - mede, numa escala numérica de zero a 14, a acidez de um produto ou da própria cútis. Por isso, além do seu tipo de pele, nos cuidados do dia a dia, também é importante estar atento ao índice.

Levemente ácido, o pH médio da pele varia de 4,6 a 5,8. O potencial é responsável por combater bactérias e fungos e ainda protege contra infecções, alergias, irritações e coceiras. Determinado pela gordura e suor liberados pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, o pH ainda pode sofrer alterações conforme a região do corpo e com o uso de produtos químicos. Assim, é importante estar atento ao equilíbrio.

A faixa de idade é outra determinante do pH, como explica Flávia Sternberg, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Quando envelhecemos, a tendência é que o potencial torne-se cada vez mais neutro, o que deixa a pele suscetível ao crescimento de bactérias e surgimento de rugas, flacidez e de manchas.

Para entender melhor como funciona o processo, confira, a seguir, a influência dos tipos de pH no cuidado da pele e como manter uma rotina de cuidados que favoreça seu equilíbrio natural.

Pele seca - pH ácido
 
Sensível, fina e opaca, esse tipo de cútis tem poros visíveis, rugas finas e que se descamam facilmente. Nesses casos, o índice de pH normalmente é inferior a sete.

Pele normal - pH neutro
 
De aspecto liso, macio e com poros pouco visíveis, esse tipo de pele tem pH igual a sete.

Pele oleosa - pH básico
 
Áspera, com brilho intenso, poros dilatados, poucas rugas, mas com cravos e espinhas, tem pH superior a sete.

Principais cuidados
 
Segundo Alessandra Marta, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele tem ainda uma propriedade que regula o pH, fazendo com ele retorne ao seu valor normal sozinho. Porém, uma boa ajuda é escolher os produtos certos. Para controlar os índices sem prejudicá-la, o ideal é o uso de produtos com pH neutro. Além disso, deve-se evitar o uso de cosméticos com fragrância ou corantes.

Na dúvida, trate o rosto com loções de limpeza, hidratantes e filtros solares específicos para o seu tipo de pele e não exagere nos detergentes. "Todos diminuem a oleosidade, mas podem alterar o pH e prejudicar a barreira de proteção natural da pele", complementa Flávia.

Vale lembrar que o excesso de cosméticos e de maquiagem também pode afetar o pH da pele. Para evitar danos, consulte um dermatologista sempre que possível. "Ele é a pessoa mais adequada para orientar sobre os produtos corretos", indica a dermatologista.

Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Saiba mais sobre os tipos de batom e como usá-los

Saiba mais sobre os tipos de batom e como usá-los
Foto: Getty Images

Cremosos, cintilantes, com efeito mate, com efeito gloss... basta uma olhada por qualquer loja de cosméticos para entender porque as mulheres nunca se decidem quando o assunto é batom. Com tamanha variedade de cores, texturas e acabamentos, fica realmente difícil saber quando, onde e como usar cada um deles de forma acertada.

De maneira geral, os batons atuais podem ser separados em quatro grupos: cremosos, cintilantes, acetinados e com efeito mate. "O cremoso é o mais comum e muito versátil, pois serve tanto para o dia como para a noite", afirma Junior Alves, maquiador do salão Beka International, em São Paulo.

Segundo o profissional, o cremoso tem a vantagem de possuir tons vibrantes e ainda deixar a boca mais hidratada. Por outro lado, ele tem pouca fixação e pode escorrer ou deixar borrados nos dentes. "Nesses casos, o correto é aplicar um lápis de contorno labial para 'segurar' o batom dentro dos limites dos lábios", ensina. Outra opção é aplicar um pouco de corretivo nos lábios - o produto vai funcionar como um primer e fixar melhor a cor.

Muito usados pelas brasileiras, os cintilantes dão o toque de brilho ideal para eventos noturnos. "Eles dão um 'up' no visual e podem ser usados sozinhos ou por cima de outro batom", explica Evani Cavanha, maquiadora do salão Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo. Como possui uma textura um pouco mais pesada que o cremoso, vale aplicar um hidratante labial antes da aplicação.

Um dos preferidos da ala feminina, o batom acetinado também é conhecido por ter efeito de gloss - ou seja, uma cobertura mais leve, com cor mais suave e aspecto mais natural. "Mesmo assim, possui uma boa duração e tem cores incríveis", afirma Junior Alves. Sua praticidade na aplicação é ideal para a correria do dia a dia.

Por fim, adorado por fashionistas de todo o mundo, os batons com efeito mate transformam o visual de qualquer mulher. "As cores são modernas e o visual fica diferente, interessante", afirma o maquiador. Segundo ele, o tom de rosa pálido que ferveu na estação passada ficou para trás. "Os mates agora estão nos tons de vermelho, vinho e laranja", afirma.

Para quem gosta das cores mas não do efeito mate, Junior ensina: "aplique um pouco de gloss apenas no centro do lábio inferior, para dar luminosidade nessa região e deixam a textura menos seca." Essa combinação é sofisticada e cabe em eventos noturnos, festas e jantares.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Marco Antonio de Biaggi ensina como tratar os cabelos com óleo de argan


Que o óleo de argan é bom para hidratar os cabelos, quase todos sabem. Agora, como tirar o máximo proveito dele nos mais variados tipos de cabelo é uma tarefa mais difícil. Por isso, o hairstylist Marco Antonio de Biaggi ensina alguns truques para usar o óleo de argan na medida certa.

Quem é adepta de cabelos coloridos, pode prepará-los para receber a coloração com o Hot Oil. "Basta separar uma colher com óleo de argan e aquecer no microondas. Depois aplicar em todo o comprimento e pontas dos cabelos limpos", conta. A porção de óleo utilizada varia de acordo com a quantidade de cabelo. "Uma colher de sopa basta para quem tem cabelos longos e volumosos. Para quem tem pouco cabelo, uma colher de chá é suficiente". Esse procedimento evita o ressecamento capilar, principalmente em procedimentos com descolorante, o caso das loiras.

Outra maneira de hidratar os fios com óleo de argan é misturar a quantidade relativa a uma moeda com um pouco de máscara capilar e aplicar generosamente no comprimento e pontas, deixando os cabelos em repouso térmico (touca, ou secador de coluna). Alguns minutos já devolvem a emoliência e o brilho aos fios. Marco Antonio ainda lembra que o óleo pode ser usado antes ou após a escovação. Aplicando-se cerca de três gotinhas o produto funciona como reparador de pontas e finaliza o penteado. 

O hairstylist deu estas dicas durante a apresentação da nova linha All Soft da Redken, realizada no salão MG Hair Design. Ele também explicou que o óleo de argan desenvolvido pela marca é de leve formulação e não deixa os fios com aspecto pesado.

por Rebeca Alcoba (Cabeleireiros.com)

Maquiagem do inverno será forte e quente


As cores quentes serão tendência para a maquiagem do outono/inverno 2012. Os destaques serão os olhares em tons terrosos e os lábios nas cores vinho e vermelho-escuro. 

Os blushs puxados para o alaranjado também serão grandes aliados. “Dentro dessas cores, o ideal é escolher as tonalidades mais claras para o dia e as mais fortes para a noite”, afirma a maquiadora Kauna Rodrigues, do salão de beleza Lady&Lord Academia Swimex.

Para cada tipo de pele há detalhes que fazem toda a diferença na hora da produção. Segundo Kauna, a pele clara pode usar e abusar de todos os tons; para as morenas, a maquiadora indica os alaranjados; quem tem pele negra deve evitar sombras com cintilantes e batons acobreados; e as amarelas ficarão bem com preto e marrom nos olhos e boca saliente. “Não esqueça de realçar a parte que mais se destaca no rosto”, sugere.

Uma das vantagens das estações frias é que o clima ajuda a manter a maquiagem por mais tempo no rosto. “Mesmo assim, é sempre bom usar o primer antes da produção”, recomenda.

por Redação (Cabeleireiros.com)

terça-feira, 20 de março de 2012

Dicas para manter a beleza da pele durante a menopausa


Iniciar um programa de cuidados com a pele, quando se está na casa dos trinta é o maior investimento que você pode fazer na sua pele. E com certeza, vai parecer mais jovem aos 50 ou 60 anos.

Além das mudanças de humor, da insônia e do ganho de peso, a menopausa também pode provocar mudanças na pele. “Rugas  profundas, inchaço e ressecamento da pele são apenas alguns dos problemas provocados pelas mudanças hormonais. Durante a menopausa, os hormônios femininos declinam rapidamente, levando ao envelhecimento acelerado da derme”, afirma a dermatologista Cristine Carvalho, diretora Centro de Dermatologia e Estética.

Os níveis de colágeno e de elastina diminuem dramaticamente, resultando em flacidez e em rugas profundas. "A produção de ácido hialurônico, que tem a função de hidratar a pele, também diminui, causando ressecamento. E como a produção de testosterona aumenta, algumas mulheres podem sofrer com acne e com o aparecimento de pêlos faciais na menopausa", diz a médica.

Os efeitos da menopausa não são uma sentença condenatória. Veja algumas dicas para manter a aparência da pele mais jovem durante a menopausa:
 
• Ressecamento

A queda nos níveis de estrogênio leva à desaceleração da produção de sebo pelas glândulas da superfície cutânea do corpo, resultando em pele seca e sem brilho. “Nesta etapa, investa em hidratantes para o corpo ricos em parafina líquida ou ureia. Há também cremes que podem neutralizar a perda de óleo da pele. A  intradermoterapia e a mesoterapia também podem ajudar a atrair água para as camadas mais inferiores da pele”, explica a dermatologista.
 
• Flacidez

É o colágeno que promove a espessura, a elasticidade e a sustentação da pele. Mas quando chegamos aos 25 anos, ele começa a se esgotar, num ritmo de um por cento a cada ano. À medida que as mulheres entram na menopausa, este ritmo fica mais acelerado. E a pele pode perder 30% de seu colágeno em cinco anos, tornando-se fina e frouxa. "Cremes que contenham vitamina A –  retinol –  devem começar a ser usados a partir dos trinta anos, visando fortalecer a pele e estimular a produção de colágeno. Cremes com estrógenos de base vegetal – como extratos de soja e inhame – também reequilibram os níveis hormonais e estimulam a produção de colágeno”, diz a médica.
 
• Rugas profundas

A capacidade da pele de reparar e substituir o colágeno lesado por um novo diminui à medida que os níveis de estrogênio caem. Esta é a principal causa das rugas acentuadas em áreas como testa, olhos e boca na menopausa. "É preciso combater as rugas dinâmicas, que aparecem primeiro, na da casa dos trinta. A toxina botulínica pode ser empregada para fazer o relaxamento destes músculos faciais, inibindo a formação das rugas dinâmicas através da contração ou do movimento muscular. Os preenchimentos faciais podem neutralizar o aparecimento de rugas mais profundas, mais tarde”, explica Cristine Carvalho.

Já na menopausa, a toxina botulínica e os preenchimentos precisam ser associados a outros procedimentos, como lasers fracionados, luz intensa e peelings mais profundos. Cremes com potentes antioxidantes, além do uso de retinóides tópicos que ativam o metabolismo celular,  também podem ajudar. “E nunca é tarde demais para começar a usar um filtro solar diariamente”, lembra a médica.
 
• Pêlos no rosto

Como os níveis de estrogênio caem durante a menopausa, o nível de dihidrotestosterona (DHT) - hormônio que controla o crescimento de pêlos faciais - pode aumentar, levando à formação de pêlos grossos principalmente no queixo. “A depilação com cera remove os pêlos pela raiz, deixando o rosto livre deles por pelo menos três semanas. Mas a depilação pode provocar manchas escuras ou até brancas. Para uma redução permanente, o laser é o mais indicado. É importante agir rapidamente, porque se os pêlos ficarem brancos, o laser não será capaz de tratá-los", alerta a médica.
 
• Acne

As glândulas produtoras de oleosidade da pele podem ficar fora de controle durante a menopausa. "Cremes com agentes antibacterianos, como peróxido de benzoíla, podem ajudar a combater a acne. Na falta destes, cremes antibióticos e retinóides ou comprimidos podem ser prescritos. E para casos graves, um laser que emite uma luz amarela pode ser indicado para destruir as bactérias quer provocam o aparecimento da acne, diminuindo o processo inflamatório e aliviando o quadro clínico”, diz a dermatologista Cristine Carvalho.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Mulheres gastam 26 anos sofrendo com cabelo "rebelde"

Levantar com a cabeleira "indomável" faz com que a pessoa passe, em média, uma hora e 15 minutos deprimida e rabugenta
Foto: Getty Images

Sabe aqueles dias em que o cabelo está horrível? Pois, uma pesquisa com britânicas, conduzida pelo cabeleireiro das celebridades Mark Hill, constatou que as mulheres gastam o equivalente a 26 anos sofrendo por conta das madeixas. A maioria acorda com o cabelo rebelde pelo menos três dias por semana, o que significa 156 dias por ano e 9828 dias em uma vida média de 63 anos. Os dados são do jornal Daily Mail.

Levantar com a cabeleira "indomável" faz com que a pessoa passe, em média, uma hora e 15 minutos deprimida e rabugenta. Além disso, 12% das 2 mil entrevistadas descontaram o mau humor nos parceiros e 14%, nas crianças. Enquanto isso, 8% receberam um aviso no trabalho devido ao estado de espírito particularmente ruim.

Uma em cada cinco perdeu o ônibus ou trem para ir ao serviço justamente por passar mais tempo tentando arrumar os fios. Devido ao descontentamento com o look, 12% chegaram a cancelar um encontro. Ao se depararem com um dia sem sorte, 13% tentaram driblar a situação usando um chapéu, enquanto 8% capricharam na maquiagem.

Por outro lado, quando as mulheres acordam com o cabelo bom, 56% são mais agradáveis com quem está ao redor e 67% têm um dia melhor de maneira geral.

por Ponto a Ponto Ideias com Portal Terra

Especialistas falam sobre cuidados da pele para cada idade da mulher

É extremamente necessário seguir uma rotina de tratamentos para a pele
Foto: Getty Images

Com o passar dos anos as mulheres passam por diversas mudanças na vida, nos relacionamentos, nos pensamentos e no corpo. Com a pele não é diferente: ocorre a perda de elasticidade e luminosidade, além de aparecerem rugas e flacidez. Segundo Valéria Campos, vice-presidente do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não é só o envelhecimento cronológico que faz com que a aparência da pele mude ao longo dos anos. "Fatores externos como o cigarro, sol, estresse e má alimentação, influenciam e aceleram o envelhecimento da pele", conta. "Isso faz com que o aspecto dela seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas, crostinhas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce, além do câncer de pele", exemplifica.

Por isso, é extremamente necessário que as mulheres sigam uma linha de tratamento, que pode começar desde os 6 meses de idade através do uso do filtro solar. "Na adolescência o mais indicado e cuidar mais da alimentação, higiene da pele e quando indicado usar produtos específicos para acne", explica. Após os 60, por exemplo, Valéria afirma que todos os tratamentos devem ser intensificados. Caso a mulher trate a pele, todos os sintomas de envelhecimento vão acontecer mais precocemente. "As respostas aos tratamentos será mais pobre", alerta.

A partir de certa idade, as rugas podem ser tratadas com cremes antidades, com antioxidantes, vitamina A ou ácido retinóico, AHA ou alfa-hidroxi ácidos. "Mas apesar dos cosméticos modernos estarem mudando constantemente para oferecer às mulheres novos tratamentos cada vez mais avançados, ainda há a opção de outras intervenções como a Toxina Botulinica, Laser e Preenchimento para resultados mais efetivos", expliax Valéria, que aproveita para alertar sobre a contraindicação desses tratamentos em mulheres grávidas.

Juliana Piola, fisioterapeuta dermato-funcional, destaca que, com o passar dos anos, acontece uma diminuição das camadas na epiderme. "O número de células que se descamam começa a diminuir em função da alteração da renovação celular". Além disso há uma diminuição da produção hormonal, o que causa o ressecamento.

As mudanças na pele podem se tornar mais evidentes conforme a mulher se aproxima da menopausa. "A pele ficará visivelmente mais seca e começará a perder parte da tonalidade e elasticidade. Linhas mais profundas podem se formar em torno da boca e dos olhos e a pele pode estar mais sensível. Nesta idade, é mais difícil a pele reter a umidade, e a tonalidade poderá aparecer menos uniforme", detalha Juliana.

Nessa fase, os níveis de estrogênio e progesterona caem de forma significativa e deixam a pele fina e frágil. "As mulheres vão detectar mais rugas, descoloração irregular e uma tonalidade mais pálida. Ao atingir a maturidade, as linhas de expressão são evidenciadas em rugas estáticas, e os sinais de flacidez começam a ser visualizados", acrescenta e destaca os cremes escolhidos para esta fase devem oferecer múltiplas atividades a fim de atender às várias necessidades apresentadas. Entre elas está a melhora da flacidez, preenchimento das rugas evidentes, hidratação e melhora do relevo cutâneo. "Sessões de revitalização com massagem estimulante e produtos lipossomados oferecem ótimos resultados", finaliza.

O dermatologista Marcos Bonassi destaca que não há necessidade de esperar os 60 anos pra começar a se cuidar. "Logicamente os resultados serão mais limitados". Por isso, deu ao Terra algumas dicas de como cuidar da pele em cada período:
 
Adolescente

Nessa fase elas devem cuidar da pele, principalmente por conta das espinhas. Assim, ela evita chegar na fase adulta com cicatrizes de acne.
 
Dos 20 aos 30 anos

"Recomendamos usar ácidos (retinóico, glicólico e adapaleno), além de vitamina C tópica. Alguns firmadores ajudam a prevenir a flacidez", detalha. As fórmulas em loção ou gel são mais aconselháveis.
 
Dos 30 aos 40 anos

"Os ácidos são indispenáveis para quem quer ter uma aparência melhor. Ácido retinóico é a melhor opção. Firmadores e tensores ajudam bastante." Pode ser utilizado cremes ou loções com vitamina E, liftiline, DMAE e extratos de caviar. "Nesse período podemos associar os clareadores para manter a pele clara e com brilho", detalha.
 
Dos 40 aos 50

É preciso continuar o mesmo tratamento do período anterior, mas ajustar à idade. Além disso, para as mais exigentes, Bonassi indica peelings, toxina butolinica e preenchimento, desde que acompanhados dos tratamentos anteriores.
 
Dos 50 aos 60 anos

Como a mulher já entrou na menopausa, a nutrição da pele é muito importante. "Continue com os ácidos sob a forma de cremes mais encorpados e associados a vitaminas C e E", conta. "Reposição hormonal, quando for indicada, ajuda a reduzir o envelhecimento."
 
Mais de 60 anos

A mulher perde a elasticidade e a firmeza da pele, ficando ainda mais desidratada. Os tratamentos devem ser ainda mais intensificados.

O uso de cremes não tem contraindicação, mas é importante consultar um dermatologista antes de acrescentar algum tipo na listinha diária. Eles, claro, devem ser acompanhados de uma limpeza diária, boa alimentação, hidratação e proteção solar.

Renata de Castro, química responsável por desenvolvimento de produtos na Sther Cosméticos, alerta sobre a hidratação da pele. "O que se deve atentar é quanto ao tipo da pele. Na dermocosmética, atenta-se mais ao tipo de pele do que à fase da vida da mulher. Antigamente, só nos atentávamos aos tipos Normais, Oleosas e Mistas, Secas ou Acneicas. Mas em 2006, surgiu o sistema Baumann de definições de tipos de pele, que hoje é seguido pelos dermatologistas para avaliação", explica.

Não existe uma contraindicação de cremes em relação à idade, mas é preciso ter bom-senso e selecionar o produto indicado para o tipo de pele.

Segundo Renata, a pele seca é mais suscetível a problemas de vermelhidão e coceira, tendo maior apresentação de eczemas. Os hidratantes reparadores do estrato córneo que contém Ceramidas, Ácidos Graxos, Vitaminas A, E, B5 são os mais indicados. "Também recomenda-se evitar sabões, sabonetes agressivos a pele, que removam mais ainda essa camada protetora da pele", detalha.

Deve-se observar a variação hormonal ou stresse, que pode ocasionar acne nas mulheres com pele oleosa. "Para este tipo de pele, recomenda-se uso de produtos que contenham ativos cicatrizantes, calmantes (Vit B5, Aloe Vera) para o controle e também os derivados de enxofre ajudam no controle do processo inflamatório", finaliza.

por Tatiana Sisti (Portal Terra)

sábado, 17 de março de 2012

Descubra quantas calorias você pode queimar na rotina de beleza

Secar o cabelo por 30 minutos equivale a 50 calorias
Foto: Getty Images

Muitas mulheres não têm tempo ou têm preguiça de ir a uma academia fazer exercícios. Mas a rotina do dia a dia também pode ajudar a queimar algumas calorias. Secar o cabelo, fazer uma maquiagem, as próprias unhas ou dedicar-se à depilação ajudam a manter a boa forma.

De acordo com o endocrinologista Ricardo Barroso, essas atividades podem sim ajudar na manutenção do corpo. "Qualquer atividade, por menor que seja, é importante. Claro que isso depende muito da faixa etária da mulher. O metabolismo é um até os 25 ou 30 anos, outro até a menopausa e outro depois dela, quando acontece um decréscimo bruto dessa função", explica.

Conforme as pessoas ficam mais velhas, consequentemente acaba diminuindo o ritmo dessas atividades, portanto elas só funcionam na perda de calorias se forem acompanhadas de uma boa alimentação. "A secadinha básica no cabelo é muito pouco. Se você comer uma maçã vai ganhar muito mais calorias do que 20 minutos no secador. De qualquer forma, para aquelas mulheres que não têm tempo, essa atividade cotidiana é fundamental", detalha o médico.

"As mulheres devem tomar um pouco de cuidado com essa comodidade. A tecnologia supre algumas dessas atividades físicas diárias. Agora tudo é controle remoto e as pessoas não fazem nem mais força para apertar o botão. É tudo touch screen", alerta Barroso.

Alessandra Bueno, diretora técnica da Rede Personal Trainer, afirma que a maioria das atividades realizadas diariamente, quando comparadas ao nosso metabolismo, consome menos do que 3 vezes este valor basal, que é muito pouco quando comparado ao exercício físico. Mas, sim, qualquer atividade que executamos diariamente, queima calorias. "Algumas atividades queimam mais calorias do que outras. Andar de salto alto e fazer compras, por exemplo, consome mais calorias do que secar o cabelo ou fazer maquiagem", diz Alessandra. "A intensidade da atividade e o tempo gasto com esta determinada atividade é que serão determinantes para calcularmos o gasto calórico de cada uma", fala.
 
Otimize sua rotina fora da academia
 
Se você reserva alguns minutos do seu tempo para arrumar o cabelo ou caprichar na maquiagem, faça tudo em pé ao invés de sentada. Além disso, sempre que tiver a opção, deixe o carro em casa e caminhe para ir às compras e opte pelas escadas tradicionais, por mais que você esteja carregando algumas sacolas. "Ao acordar, faça 10 minutos de alongamento e três séries de 20 abdominais. São atividades simples e rápidas", diz Alessandra.

Descubra quantas calorias você pode gastar no dia a dia, calculada com 30 minutos ininterruptos de atividades:
 
Secar o cabelo: 50 calorias
 
Fazer maquiagem: 40 calorias
 
Arrumar o closet: 70 calorias
 
Andar de salto alto: 150 calorias
 
Fazer as próprias unhas: 40 calorias
 
Fazer compras no shopping: 70 calorias
 
Tomar banho: 60 calorias
 
Trocar de roupas algumas vezes: 50 calorias
 
Tirar a maquiagem: 40 calorias
 
Passar cremes antes de dormir: 50 calorias
 
Fazer depilação (em casa, com cera): 50 calorias

Existem algumas outras atividades que, na verdade, a mulher nem imagina que está queimando calorias. Veja quais são elas:
 
Levar o cachorro para passear: 150 calorias
 
Subir escadas: 350 calorias
 
Sexo: 280 calorias
 
Empurrar um carrinho de bebê: 80 calorias
 
Tirar o pó da casa: 100 calorias
 
Passar aspirador de pó: 150 calorias
 
Andar no mar com areia fofa: 190 calorias
 
Fazer compras no supermercado: 70 calorias
 
Andar no mar com água abaixo dos joelhos: 140 calorias
 
Cozinhar: 80 calorias
 
Cuidar de plantas: 100 calorias
 
Amamentar: 54 calorias

por Tatiana Sisti (Portal Terra)

Quase metade das mulheres se sente mal sem maquiagem

Mulheres ficam com sentimento de que está faltando algo quando estão sem maquiagem
Foto: Getty Images

Se você não consegue sair de casa sem maquiagem, saiba que não está sozinha. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Harris Interactive para a Fundação Centro Renfrew, que investiga distúrbios alimentares nos Estados Unidos, 44% das mulheres têm sentimentos negativos quando não se maquiam. Os dados são do site da revista americana Shape.

O levantamento contou com a opinião de 1292 voluntárias a partir de 18 anos. A pesquisa constatou que 16% delas se consideram sem atrativos quando estão de "cara lavada" e 14% se sentem nuas ou com a impressão de que falta algo.

Adrienne Ressler, diretora nacional de formação da Fundação, explicou que o problema está quando a maquiagem deixa de ser uma "ferramenta de realce" e se torna um "cobertor de segurança, que esconde sentimentos negativos sobre a própria autoestima e autoimagem", o que pode definir um cenário padrão desses distúrbios.

por Patricia Zwipp (Ponto a Ponto Ideias / Portal Terra Beleza)

Pele, unhas e cabelos ficam mais bonitos com a nutrição adequada

Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS

Com a correria do dia-a-dia, muitas mulheres acabam deixando um pouco de lado o cuidado com a alimentação. Por isso, buscam receitas rápidas para conseguir cabelos sedosos e brilhantes, pele macia e hidratada, unhas fortalecidas, um corpo harmônico e peso ideal. Um passo importante, porém, para conseguir atingir este objetivo é ter uma alimentação equilibrada e balanceada para nutrir corretamente o organismo.

— Muitas pessoas focam nas calorias consumidas, e não no valor nutricional dos alimentos, como uma tentativa de manter o peso ideal. Em muitos casos, isso acaba resultando em uma maior queda de cabelos, unhas fracas, mais acne, ou seja, o terror de qualquer pessoa que busca estar em equilíbrio e de bem com o espelho — afirma a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo, de Goiânia.

Com um pouco de empenho e disciplina, qualquer pessoa consegue ter uma alimentação balanceada e equilibrada.

— Além de uma alimentação saudável, é importante praticar exercícios físicos regulares que serão essenciais dar mais pique para o dia a dia e ajudar a reduzir as gordurinhas, deixando cabelos e unhas bem nutridos — ressalta.

Dicas da nutricionista

— Aqui listamos alguns nutrientes importantes para ajudar o organismo a ficar em equilíbrio, mas é muito importante também lembrar-se da individualidade bioquímica de cada pessoa. Ou seja, cada indivíduo deve ter um plano alimentar individualizado respeitando as suas necessidades e limitações — afirma Flávia.

UNHAS

Fracas: Ferro, cálcio, zinco, ácido linoléico

Manchas Brancas: Magnésio, silício e ferro

Amareladas: Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes

Alimentos Indicados:Castanha do Pará, amêndoas, nozes, aveia, cevada,vegetais verde escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes.

CABELOS

Queda e opacidade: Proteínas, biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantotênico, magnésio, ferro.

Alimentos Indicados:Gema de ovo,aveia, cevada, salsa, carnes vermelhas, peixes, aves e leguminosas.

PELE

Acne: Zinco, vitamina C, vitamina A e E

Alimentos Indicados: Cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes, peixes, aves, gérmen de trigo.

Manchas: Distúrbios hormonais, vitamina A, C e E.

Alimentos Indicados: Soja e derivados, hortaliças verde escuras , frutas cítricas vegetais amareladas e óleos vegetais.

Flacidez Cutânea: Alto consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e açúcares; deficiências de vitaminas e minerais antioxidantes.

Alimentos Indicados: Arroz integral, pães integrais, massas integrais, abacate, abóbora, frutas vermelhas.

Pele Seca: Vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos, vitamina B2.

Alimentos Indicados: Soja, amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanha do Pará, linhaça, laranja, morango, limão, acerola.

Celulite: Iodo, selênio, ômega 3, vitamina C, isoflavonas, clorofila. Disfunções hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e má hidratação.

Alimentos Indicados: Azeite de oliva, algas marinhas, castanha do Pará, soja, aveia, peixes de água fria, frutas cítricas e água.

Olheiras: Alergias, disbiose, problemas circulatórios.

Alimentos Indicados: Folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos, Coenzima Q-10, óleo de peixe, vitamina E, chá verde, própolis, suco de uva, semente de linhaça.

por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)

Os novos tratamentos que ajudam a alisar ou amenizar o volume do cabelo

Foto: Claudio Vaz / Agencia RBS
Depois do "botox para cabelo" é a vez da "lipo capilar"

Há alguns anos, o que não faltavam eram novos tratamentos milagrosos que prometiam dar fim aos cachos rebeldes e volumosos. Em seguida, a palavra do momento era formol. O princípio ativo de grande parte das antigas escovas progressivas tinha cheiro forte, causou inúmeros desmaios e era intoxicante — tanto que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu qualquer alisante de cabelo com mais de 0,2% da solução. Mesmo com a proibição, as mulheres não desistiram da cabeleira lisa e as empresas deram um jeito de adaptar as fórmulas.

Entre os novos tratamentos está a plástica capilar. Feito especialmente para o cabelo da brasileira, que é mais fino e cacheado, ela contém hidróxido de amônia, que transforma o córtex do fio e, por isso, tem efeito definitivo.

— O diferencial da plástica é que podemos regular o quão liso o cabelo fica — o produto alisa de 40% a 100%. Avaliando o fio, o cabeleireiro decide o pH ideal e o tempo de exposição, e pode fazer o cabelo superliso ou o natural com ondas — explica a cabeleireira Clarice Santiago.

É preciso ter cuidado com as químicas usadas anteriormente, e o procedimento, que dura cerca de uma hora, só precisa de retoque quando a raiz crescer, uma vez que a estrutura do fio é transformada de vez.

Para aquelas que sempre sonharam com o cabelo liso e brilhoso das japonesas, o Tratamento Termo Permanente, o TTP, é uma boa escolha. À base de hidróxido de amônia, deixa os fios lisos, cheios de brilho e sedosos.

— E funciona em qualquer tipo de cabelo, até os mais cacheados ficam escorridos — conta a cabeleireira Lucineide Melo.

Antes de aplicar o produto, é feito um teste em uma mecha para descartar alergias ou quebra do fio por conta da química. Loiras descoloridas com água oxigenadas precisam de atenção redobrada.

— O resultado depende muito da situação do cabelo, se estiver maltratado antes do procedimento, não fica tão bom — afirma Lucineide.

Também com amônia e de resultado prolongado, existe o tratamento Xtenso.

— É bem prático para quem quer lavar o cabelo e deixar secar. O resultado fica bem natural — afirma o cabeleireiro Ismael Andrade.

O produto alisa a fibra do fio e, ao mesmo tempo, hidrata, devolve a vitalidade e o brilho à cabeleira, além de permitir a coloração, tornando-se uma opção para quem precisa pintar os cabelos. O Xtenso alisa de cabelos ondulados aos bem cacheados. Ismael conta que os mais crespos precisam de outro tratamento, mais forte.

Mas nem todas as mulheres sonham em ter o cabelo superliso. Algumas querem só amenizar o volume e a ideia de ter o cabelo transformado permanentemente assusta. A modelagem redutora, por exemplo, não tem formol ou amônia, e é à base de aminoácidos.

— O cabelo já tem alguns aminoácidos, mas, em contato com o produto, absorve mais e o peso molecular aumenta. Mais pesado, o volume é obrigado a diminuir — esclarece a cabeleireira Sueli Maeda. Os cabelos danificados são reconstruídos, ganham brilho e ficam mais fáceis de modelar — os resultados podem não ser tão visíveis em quem tem os fios grossos. E, sim, esse procedimento não é eterno. É preciso retocar 30 a 40 dias depois da aplicação.

A lipo dos fios, também à base de aminoácidos, funciona como as antigas progressivas com formol.

— Alisa até 80%, mas o objetivo principal é hidratar, levar brilho e naturalidade aos cabelos já tratados quimicamente. Tira aquele efeito de alisado que as pessoas tanto temem — explica Clarice Santiago.

Algumas das vantagens do procedimento é que funciona em cabelos com química, tira o arrepiado e dura de três a quatro meses.

Os profissionais citados nesta reportagem são de Brasília.

por CORREIO BRAZILIENSE

Alergia a cosméticos: o que fazer?


O aumento da busca pela beleza faz o mercado lançar tratamentos e produtos cosméticos a todo instante. Com isso, não é incomum encontrarmos produtos específicos para peles claras, escuras e infantis. Com a maior disponibilidade de cosméticos nas prateleiras, maior também o contato de substâncias diferentes com a nossa pele.

Um belo dia, você resolve comprar o creme dos seus sonhos e o aplica no rosto sem a prescrição de um dermatologista. Resultado? Acorda no dia seguinte com vermelhidão,descamação, inchaço ou formação de bolhas. 

A pele ficou irritada, possivelmente, por alergia a alguma substância de um cosmético utilizado. Essa situação é mais comum do que imaginamos. Muitas vezes, os componentes dos cosméticos podem ser alergênicos, mas as fragrâncias são a principal causa de alergia.

"A dermatite de contato  é a reação adversa mais comum aos cosméticos. Ardor, queimação e coceira, com ou sem alterações na face, devem ser observados e deve-se suspender o uso do produto imediatamente. Procurar um médico também é o mais indicado", explica o dermatologista Fernando Passos de Freitas, ressaltando que os problemas atingem cerca de 10% da população adulta.

Para tratar a alergia, o dermatologista vai avaliar o quadro, descobrir os motivos da dermatose e indicar um tratamento capaz de reverter a situação. Buscar produtos neutros sem a presença de substâncias químicas continua sendo a dica básica para quem não quer correr riscos. "Produtos químicos ou medicamentos tópicos devem ser indicados apenas por um profissional. A automedicação é um presságio de que algo poderá dar errado", finaliza o médico.

por Redação (Cabeleireiros.com)

10 mitos e verdades sobre a beleza dos cabelos


Ernane Victor, educador, hairstylist e consultor técnico do Centro de Formação e Especialização D`Victor, fala sobre 10 mitos e verdades para ter lindos cabelos em qualquer estação do ano.

 
1 - Colorir os cabelos estraga os fios?
 
Mito. Hoje, as colorações profissionais têm cada vez mais tecnologia e qualidade. Elas colorem perfeitamente enquanto tratam os fios.
 
2 - Lavar os cabelos todos os dias estraga os fios?
 
Mito. Na verdade, dependendo do grau de oleosidade do fio, o indicado é lavar o couro cabeludo e as madeixas diariamente para evitar a proliferação de fungos, bactérias e sujeira.
 
3 - A navalha estraga a cabeleira?
 
Mito. Até 1830, os cabeleireiros só cortavam os cabelos com navalha, pois ainda não existia a tesoura de corte. O corte com navalha é perfeito, mas ela precisa estar afiada, pois se não estiver, qualquer ferramenta que for usada vai estragar os fios.
 
4 - Produtos com Minoxidil são melhores para evitar a queda de cabelos?
 
Mito. Por muito tempo o Minoxidil foi considerado um ótimo ativo no combate à queda de cabelos, mas hoje existem ativos mais efetivos como extrato de plâncton, jaborandi e liang liang.
 
5 - É preciso esfregar os cabelos para limpá-los?
 
Mito. Esta prática estraga os cabelos, uma vez que a parte externa dos fios é formada por cutículas. Além disso, aumenta o embaraço e deixa os cabelos ásperos e com pouco brilho. O que se deve fazer é friccionar suavemente o couro cabeludo e deixar a espuma envolver os fios, passando os dedos entre eles para que o produto possa agir por um minuto. O xampu de boa qualidade tem agentes responsáveis pela extração da sujeira.
 
6 - Caspa tem solução?
 
Verdade. A caspa é formada por duas castas de fungos. Porém, não existe um único ativo que combata dois tipos de fungos, mas a associação dos antibióticos Octopirox e Climbazol, ou daqueles indicados pelo seu dermatologista, é eficiente no combate a eles.
 
7- O óleo de Argan funciona mesmo?
 
Verdade.  É um excelente nutriente, hidrante e condicionante. Esta fruta contém vários ativos essenciais para o tratamento capilar, como óleos, antioxidantes, aminoácidos etc.
 
8 - Não existe tratamento definitivo para cabelos danificados?
 
Verdade. Uma vez que os fios foram danificados, não há como repará-los definitivamente. Devem ser feitas sessões de tratamentos e usar produtos de manutenção com qualidade para manter os fios com aspecto saudável até chegar o ponto de corte, que é fundamental para corrigir os danos.
 
9 –Existem bons tratamentos para oleosidade?
 
Verdade. A argila é muito efetiva para este tipo de tratamento. Porém, é preciso tomar cuidado ao extrair a oleosidade e não deixar de condicionar. Cada vez que a oleosidade é extraída, se os fios não forem condicionados, a glândula sebácea vai entender que precisa de mais sebo (óleo) e passará a produzir mais e mais, e assim ficará cada vez pior a condição de oleosidade.
 
10 - Toda vez que usar xampu será preciso usar condicionador?
 
Verdade. É fundamental que após a higienização se use um creme hidratante, de tratamento ou condicionador. Um bom xampu limpa, permite desembaraço e facilita o pentear, mas é só.  Já o creme tem a função de devolver nutrientes equilibrar o pH, fechando as cutículas promovendo brilho, maciez e saúde aos fios. Mesmo que o couro cabeludo seja oleoso, é preciso condicionar os fios.

por Redação (Cabeleireiros.com)

quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.

Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.

Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.

A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.

Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.

No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.

Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.

Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

Parabéns a todas as Mulheres que fazem parte do Núcleo de Profissionais da Beleza de Guarabira (PB)!
 
por Jussara de Barros (Brasil Escola) com adaptações