sábado, 28 de abril de 2012

Como ter a sobrancelha perfeita


Principal responsável pela moldura do rosto, a sobrancelha, se bem feita, te deixa com um olhar marcante e muda sua expressão. Já se estiver mal feita ou desleixada, pode acabar com qualquer produção, por mais que você capriche na maquiagem. Para não errar, confira as dicas da make up artist e designer de sobrancelha Carla Barraqui para corrigir o que está imperfeito e ficar ainda mais bonita.

Vá com calma
 
“Os que preferem fazer a sobrancelha em casa não devem tirar tudo de uma única vez. A cada pelo pinçado, deixe a pele voltar ao seu estado normal, observe no espelho, e só depois disso volte a esticar novamente a pele para remover o pelo. Além disso, devem ficar atentos às proporções do rosto me marcar bem os ângulos do nariz e dos olhos para não errar.”

Use produtos específicos
 
“Se empolgou na hora de tirar aqueles pelinhos e tirou de mais? O jeito é corrigir e esperar crescer. Enquanto espera pode-se usar um lápis marrom ou sombra. É importante lembrar que esses produtos devem ser específicos para sobrancelha. Não adianta usar lápis ou sombra para o olho, pois eles possuem uma pigmentação diferente.”

Esfumace o lápis

 
“Uma dica para quem usa lápis é esfumaçar com pincel chanfrado. Isso dá mais suavidade.”

Se mudar o cabelo, mude também a sobrancelha
 
“Quem muda a cor do cabelo tem de ficar atenta também ao tom da sobrancelha, que nunca pode ser o mesmo do cabelo. O ideal são dois tons abaixo, ou seja, mais escuro. Isso ajuda a dar um pouco de profundidade no rosto.”

Respeite o período de crescimento dos pelos
 
“A sobrancelha deve ser feita com o mínimo de 15 dias de intervalo, e máximo de 20. Entre esse período, é recomendável não remover nada, para que todos os pelos cresçam juntos e não fique desigual.”

Mantenha o formato original
 
“Quem tem sobrancelha farta, não terá uma sobrancelha pequena e fina. A mudança não pode ser radical. É preciso respeitar cada rosto e ressaltar o formato que a sobrancelha já tem. Só recomendo transformação nos casos em que o desenho dá uma impressão de tristeza”

Procure um profissional
 
“As pessoas inexperientes podem acabar se machucando ao tentar fazer a própria sobrancelha. Com o tempo, a pele fica fragilizada, podendo gerar inclusive queda de pálpebra. Por isso, é recomendável procurar um profissional.”

Não mexa
 
“Ficar passando a mão o tempo todo, ou mesmo usar rímel incolor continuamente pode causar queda dos pelos.”

Melhor técnica
 
“Trabalho com a depilação iraquiana facial, com linha, que considero o método mais eficaz, pois remove mais pelos e causa menos danos à pele.” 

por Mariana Bueno (Bolsa de Mulher)

Argila francesa dá fim à acne e dá equilíbrio mineral à pele

O produto deve ser aplicado preferencialmente por um esteticista
Foto: Shutterstock/Terra

Quem busca melhorar o aspecto da pele têm um aliado poderoso de origem natural: a argila francesa (ou verde) que vem ganhando popularidade. Isso porque ela ajuda a combater a oleosidade, a acne, a diminuir edemas e a promover o equilíbrio mineral da cútis, sendo ainda, compatível com os mais variados tipos de pele.

Sua coloração esverdeada é consequência da ação de materiais como o óxido de ferro, magnésio, cálcio e potássio. "Esfoliante natural, ela deixa a pele iluminada e atenua as manchas. A maioria dos spas que trabalha com medicina alternativa usa a argila francesa como base para suas terapias,"comenta Gustavo Galves, consultor e professor das áreas de estética e cosmetologia.

Por ter ação adstringente, tonificante e até bactericida, a argila verde é indicada principalmente nas sessões de peeling natural. "Isso tudo porque remove o excesso de oleosidade e ainda nutre os tecidos com sais minerais", complementa Leila Bloch, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O produto pode ser utilizado no rosto como máscara, compressa ou bandagens, ou também no corpo, mas é importante contar sempre com a presença de um esteticista na hora da aplicação, pois apesar de natural, a argila pode trazer consequências negativas se utilizada de maneira incorreta. "Irritações e alergias na pele costumam ser os resultados deste uso inadequado," explica Leila.

Modo de usar
 
Geralmente, a argila é aplicada em forma de máscara e deve agir por até 30 minutos. Para facilitar a retirada, é necessário colocar gaze embebida em loção tônica. O consumidor deve ficar atento aos preços, que podem variar de R$ 25 a R$ 80, para a aplicação.

Agência Hélice, Especial para o Terra

Aprenda a usar creme do dia e da noite e potencialize efeito

Saber como os cremes diurnos e noturnos agem sobre a pele é fundamental para obter bons resultados
Foto: Shutterstock/Terra

Com tantas opções de cosméticos para o cuidado da pele durante o dia e noite, não é raro encontrar mulheres que não sabem ao certo o que usar, ou que desconheçam a diferença entre cada um deles. E não é bobagem não, elas existem e são determinantes para obter bons resultados.

Cremes diurnos, por exemplo, servem para equilibrar a hidratação da pele e prevení-la de eventuais danos naturais, enquanto os noturnos, a rejuvenescem e a deixam mais preparada para enfrentar o dia seguinte.

Os cremes diurnos têm ainda ação, fotoprotetora e antioxidante sobre a pele. Já os noturnos, agem para reparar, regenerar e nutrir, segundo Sheila Gonçalves, cosmetóloga, chefe de desenvolvimento de produtos da Medicatriz Dermocosméticos, de São Paulo ensina que.

Para o dia
 
Como a pele é um órgão de proteção, ela fica mais suscetível à ação de agentes externos durante o dia. Por isso, a proposta dos cremes diurnos é reforçar a camada protetora da cútis a fim de combater a desidratação.

"Se a pele não é protegida da ação dos agentes externos, ela fica cada vez mais desidratada e ganha um aspecto envelhecido, pois sem água, não há vida para a pele", alerta Sheila. Sua ação fotoprotetora age contra os efeitos dos raios ultravioletas e com os danos causados pelos radicais livres.

Mas, para assegurar a eficácia dos produtos de uso diurno, alguns cuidados especiais devem ser tomados antes da aplicação diária. "É essencial limpar bem a pele, deixando-a livre de qualquer resíduo, e usando sempre um bom tonificante", indica a cosmetóloga.

Para a noite
 
À noite, a situação muda, pois a epiderme, que recebeu algum tipo de produto com ação específica para este período, passa a ficar na ofensiva, direcionando as energias para a reparação dos danos que ocorreram durante o dia.

"É durante a noite que a pele fica mais receptiva e pronta para receber os nutrientes que irão ajudá-la a restaurar e revitalizar a aparência", diz Paula Bellotti, dermatologista, membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Sendo assim, cremes indicados para o uso noturno são nutritivos e estimulam a renovação celular, mas devem ser escolhidos com muita atenção. "Na hora de comprar o produto, é preciso ficar atento ao tipo de pele. Uma dica é optar por texturas mais leves, para as peles mistas ou oleosas, e por cremes mais consistentes para as peles secas", recomenda Sheila.

Cada um na sua hora
 
Quando o assunto são os cremes diurnos e noturnos, muita gente acaba ignorando as recomendações de uso, o que pode ser ruim para a pele. "Além de comprometer os resultados do tratamento, utilizar o creme noturno de dia ou vice-versa pode causar manchas e irritações, já que os cremes noturnos, por exemplo, não possuem fator de proteção solar", alerta.

Agência Hélice, Especial para o Terra

Confira tratamentos para a pele ideais para fazer no outono

Para prevenir o surgimento de acnes e rugas, o peeling de cristal promove a esfoliação facial, eliminando as células mortas da pele
Foto: Shutterstock/Terra

O outono é o momento ideal para lançar mão de procedimentos estéticos para o corpo, pois o clima mais fresco da estação proporciona rapidez na recuperação da pele, além de reduzir os riscos de aparecimento de manchas e outros efeitos indesejados.

"Por não haver tanta exposição aos raios solares, este período do ano é indicado para tratamentos mais invasivos, como os que deixam o rosto descamando devido à aplicação de ácidos e lasers", explica Daniela Landim, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Laser (SBL).

Geralmente, os procedimentos feitos nesta época do ano são destinados ao tratamento de rugas, acnes e estrias. Confira, abaixo, as principais técnicas que podem ser realizadas durante o outono para melhorar o aspecto da cútis.

Peelings químicos médio e profundo

 
Indicação: face, pescoço, peito, mãos e pernas podem receber o peeling químico, que pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo do estado da pele.

Benefícios: os peelings químicos médios provocam descamação espessa e são mais indicados para quem possui manchas e rugas evidentes no rosto. Já os profundos são mais agressivos e formam crostas na pele, no entanto, oferecem renovação à epiderme, diminuindo rugas profundas, como as que ficam ao redor da boca e dos olhos.
 
Quantidade de sessões: a quantidade de sessões varia de acordo com o paciente, sendo realizada em intervalo de sete a 15 dias.

Laser ablativo (CO2)

 
Indicação: é destinado ao tratamento de rugas, cicatrizes de acne e alterações benignas da pele, promovendo a remoção da superfície cutânea de maneira precisa.
 
Benefícios: assim como o peeling químico, o laser ablativo (CO2) melhora a textura da pele, reduz rugas finas, fecha os poros dilatados, clareia a pele e diminui a flacidez cutânea.
 
Quantidade de sessões: o laser de CO2 tradicional é aplicado em uma só sessão e tem ação sobre toda a extensão da pele.

Peeling de cristal

 
Indicação: para a pele do rosto envelhecida.
 
Benefícios : aplicado com uma máquina de microcristais, este tratamento elimina as células mortas da pele, limpa as impurezas e combate a oleosidade. Para garantir uma rápida recuperação, basta evitar o contato com raios solares por até três dias e aplicar o protetor solar cotidianamente.
 
Quantidade de sessões: em geral, são necessárias, pelo menos, quatro sessões para obter resultados satisfatórios.

Laser fracionado

 
Indicação: indicado para o rejuvenescimento cutâneo, o procedimento diminui rugas, manchas e até a flacidez. Também é utilizado em estrias, cicatrizes de acne e cirúrgicas.
 
Benefícios: o laser fracionado age em micropontos, e é aplicado em sessões seriadas. A energia emitida age diretamente sobre a pele estimulando a produção de colágeno.
 
Quantidade de sessões: para obter resultados, são necessárias, no mínimo, quatro sessões.

Depilação a laser

 
Indicação: visa a eliminação dos pelos do corpo por meio de aparelho a laser ou aplicação de luz pulsada na região.
 
Benefícios: remoção prolongada dos pelos, inibindo a foliculite causada por outros métodos tradicionais.
 
Quantidade de sessões: o tempo estimado para ter bons resultados com a depilação a laser é de até cinco sessões com intervalos de 20 dias cada.

Intradermoterapia

 
Indicação: Pode ser realizado em diferentes regiões do corpo, como abdômen, glúteos, pernas e braços.
 
Benefícios: o procedimento indicado para gordura localizada, flacidez, celulite e estrias consiste na aplicação de injeções de medicações que variam de acordo com a indicação e queixa de cada paciente.
 
Quantidade de sessões: o número de sessões indicado é de dez a 20. Sendo que, durante os três primeiros dias, recomenda-se não expor a região ao sol.

Agência Hélice, Especial para o Terra

O segredo para ter cabelos longos


A arginina, antes conhecida como suplemento alimentar, agora desponta como o grande segredo para ter cabelos longos. Isso mesmo, a arginina é um aminoácido presente na queratina e esse aminoácido é quem motiva o crescimento dos fios. 

Ela representa 9% de todos os aminoácidos que compõem os cabelos, nascendo naturalmente na fibra e ao redor do folículo capilar. Indispensável para ajudar os fios a crescerem mais resistentes, a arginina ainda mantém a capacidade da fibra capilar conservar-se saudável por mais tempo. Sua quantidade pode variar dependendo da pessoa, do período do dia e da alimentação.

A partir desta descoberta, a L'Oréal desenvolveu a linha Elséve Arginina Resist X3. A primeira linha de tratamento capilar para o consumidor final que tem a arginina como principal elemento. Outros produtos profissionais já utilizam esse elemento em suas formulações seja em colorações, para facilitar a penetração dos pigmentos, ou em kits de manutenção pós-química, por conta do alto potencial que a arginina tem de reestruturação da fibra capilar.

Será que os cabelos conseguem absorver a arginina por meio dos cosméticos? A resposta é sim! As pesquisas feitas pela L'Oréal mostraram que pelo baixo peso molecular e pela carga positiva dupla que o elemento exerce, os fios danificados (de carga negativa) sentem-se fortemente atraídos pela arginina. Assim, ela se fixa preferencialmente neles, para reforçá-los desde a raiz até as pontas, nutrindo o bulbo capilar e recuperando a força para deixar os cabelos mais longos.

Crescimento e restauração


Quando as reservas de arginina estão em ordem, ela desobstrui o bulbo ao reativar a microcirculação, recuperando o potencial de crescimento dos fios. 

Desde a primeira aplicação, a arginina se fixa abundantemente nas áreas danificadas, restaurando a barreira natural de proteção dos fios e recuperando os nutrientes essenciais para a saúde da fibra capilar.

por Redação (Cabeleireiros.com)

sábado, 21 de abril de 2012

Parece mas não é


Conheça os tratamentos estéticos que parecem plástica, mas não são

Os tratamentos estéticos se inovam o tempo todo. Hoje em dia, é possível ter cuidados com o corpo para ganhar firmeza e perder de vez os quilinhos indesejados. Já para o rosto, os procedimentos apostam no antienvelhecimento. Confira as dicas de tratamentos estéticos que parecem plástica, mas sem encarar o bisturi. “A mulher moderna tem consciência que investir na qualidade da pele agora é chegar aos 40, 50, 60 anos com uma vantagem enorme”, avalia Maria Helena Lauria, gerente da clínica Dicorp Lagoa, Rio de Janeiro.

Near Infra Red Facial
 
“Última palavra em rejuvenescimento. A tecnologia de luz infravermelha age principalmente na contração do colágeno, diminuindo a flacidez, firmando a pele e uniformizando a gordura afetada. Dependendo do caso, são indicadas de seis a doze sessões.”

Botox

 
“Indicado para suavizar as rugas de expressão. Sabe aquela ruguinha na testa que tanto te incomoda? A qualidade da pele já na mulher de 30 anos não é a mesma. Você percebe a mudança. A aplicação da toxina botulínica melhora a flacidez do pescoço, ergue o canto dos lábios e as sobrancelhas, eliminando as rugas da lateral dos olhos, proporcionando, dessa forma, uma aparência mais jovem e descansada. A toxina levanta a expressão.”

Preenchimento com ácido-hialurônico
 
“É indicado para preencher sulcos nasogenianos, o famoso bigode chinês, além dos vincos no buço e no canto dos lábios. É um preenchimento que rejuvenesce e prorroga a plástica. A substância, de origem vegetal, é reabsorvida pelo organismo e dura cerca de
oito meses.”

Ditoxi Express
 
“É um intensivo programa de tratamento de cinco dias, ideal para quem tem urgência na perda de medidas e emagrecimento, com a vantagem de não passar pelo pós-operatório de uma lipoaspiração, por exemplo. Na área do abdômen, a cliente perde de um a três kg e de quatro a seis centímetros de circunferência, isso associado ao acompanhamento nutricional. 

São quatro métodos que, juntos, proporcionam resultados rápidos. O skintonic, drenagem superior à massagem convencional, o lipocav, ultrassom capaz de penetrar na camada mais profunda da pele, a alphalipo, equipamento com tecnologia alemã que emite ondas filtradas e a corrente de eletroestimulação, proporcionam juntos uma grande queima calórica. Por último, para desintoxicar os tecidos, o aparelho italiano de corrente elétrica é uma boa pedida. Para a manutenção e uma perda maior de medidas, recomenda-se continuar por mais três semanas”.

por Redação (Bolsa de Mulher)

Regenerador celular


Argan surpreende com tratamento para a pele

O verão passou, mas deixou a pele do rosto ressecada e sem luminosidade? Calma, existe uma solução para isso! O argan, muito utilizado em tratamentos capilares para selar os fios, agora é novidade no cuidado com a pele. Sabe aquelas ruguinhas ao lado dos olhos que cismam em aparecer na hora que você sorri? O argan promete prevenir o envelhecimento e reduzir as linhas de expressão.

Uma boa pedida é a máscara facial de ouro marroquino com óleo de argan, que tonifica a cútis e recupera o viço perdido ao longo dos anos pelo excesso de sol, bebida e cigarro, segundo a esteticista Célia Lima, da clínica Longevitá. “É um ótimo tratamento para recuperar a luminosidade da pele perdida no verão”, recomenda.

Os benefícios prometidos são muitos, oferecendo uma melhora da textura e da elasticidade do rosto. “A sensação é de uma pele revigorada e reenergizada”, garante a esteticista. A pele bonita e viçosa é o resultado da combinação de vitamina E, ômega 6 e ácido hialurônico, que proporcionam efeito antioxidante. “O produto age na célula reforçando o tecido conjuntivo. Com isso, melhora o suprimento de oxigênio, além de proporcionar os nutrientes essenciais para uma boa pele”, explica Lima.

Indicada para quase todos os tipos de pele, menos para as com muita acne, a especialista reforça que, para um rosto hidratado, a mulher precisa apenas de uma hora do seu dia. Primeiro é feito uma higienização com um tônico e depois, com o objetivo de remover as células mortas e ajudar na penetração dos ativos, é feita uma esfoliação sutil. Por fim é aplicada a máscara, poderosa e que funciona como um regenerador celular.

por Redação (Bolsa de Mulher)

O pincel perfeito

Como usar os pincéis de maquiagem de forma correta


Na hora de ficar bonita, todos os truques são válidos. Aliados da mulher, os pincéis têm funções específicas que permitem deixar o look superafinado. Saiba como usar cada tipo com as dicas da especialista Adriane Izumi Ishida.

Pincel para base
 
Formato chato e fino. Com o pincel para base, a aplicação fica sem acúmulo e uniforme. Ideal para bases cremosas e líquidas. O segredo é aplicar do centro para as extremidades do rosto.

Pincel para pó
 
Pincel redondo e grosso. O pó é aplicado com movimentos circulares, sempre com leveza, principalmente para não ativar a oleosidade da zona T (testa, nariz e queixo).

Pincel para blush

 
São dois tipos: arredondados e chanfrados. Com o pincel chanfrado, a aplicação do blush é mais pontual, o produto não se perde com a aplicação. O pincel deve ser passado em diagonal, das maçãs do rosto em direção às orelhas. O blush nesta estação está mais marcado, mas, caso queira um visual mais natural, para o dia a dia, é só tirar o excesso assoprando antes da aplicação.

Pincel para sombra
 
Pincel com cerdas achatadas. Para fazer um olho com um bom acabamento, são indicados o pincel para sombra, pincel para côncavo e pincel delineador. Com o pincel para sombra, aplique a sombra na pálpebra móvel e, com o pincel para côncavo, aplique-a no canto externo dos olhos, acentuando o côncavo. Se quiser aplicar uma sombra para delinear, use o pincel delineador na raiz dos cílios superiores e inferiores e o traçado ficará perfeito.

Pincel para os lábios
 
Usando o pincel para lábios com cerdas finas, faça o contorno da boca em direção às extremidades, depois preencha todo o lábio. O efeito do batom quando é aplicado com o pincel fica mais natural. 

por Redação (Bolsa de Mulher)

Polimento nas unhas é indicado para quem tem alergia a esmaltes


As unhas são o cartão de visita de uma pessoa e exercem forte influência quando o assunto são mãos bonitas. Mas para algumas mulheres o cuidado pode ficar um pouco mais difícil por conta de alergias com o contato de produtos químicos na pele, como é o caso do esmalte. E para manter as unhas lindas, mesmo sem pintá-las, os salões de beleza oferecem o serviço de polimento.

Indicado inclusive para homens, o procedimento é uma opção para clientes com alergia a esmaltes, unhas manchadas, com estrias, amareladas ou quebradiças. Além de hidratar, ele deixa as garras lisas, rosadas, com brilho e aspecto saudável.
O procedimento é baseado em quatro passos:

• Após fazer as unhas, retirando as cutículas normalmente, essas devem ser lixadas com uma lixa bem fina.
 
• Limpas, as unhas recebem uma pasta que dá o primeiro polimento.
 
• Na sequencia, é aplicado um pó no polidor e delicadamente sobreposto em cada unha com cuidado para não super aquecê-las.
 
• Para finalizar, um óleo é aplicado para hidratar e oferecer um extra brilho às unhas.

O resultado já pode ser notado na primeira sessão e tem duração média de 10 a 15 dias. Segundo a podóloga, Maria Eunice Teixeira, do Le Salon, embora seja um procedimento fácil de ser realizado é importante ser feito com alguém especializado. “Aconselhamos a prática da técnica somente por profissionais capacitados para que o processo seja feito corretamente.”

por Redação (Cabeleireiros.com)

Por que usar cosméticos com vitaminas?


As vitaminas são substâncias indispensáveis, porém elas não podem ser produzidas automaticamente pelo organismo. O que significa que elas devem ser obtidas por meio de estímutos como a alimentação ou, se o objetivo for cuidar da pele e dos cabelos, o uso de cosméticos com vitaminas também ajuda - e muito! “Esse tipo de produto fornece vitaminas em altas concentrações diretamente no local necessitado”, explica Renata de Castro, Química Responsável da Sther Cosméticos.

Mas, como cada vitamina tem uma função diferente, Renata reforça que o ideal é diagnosticar qual a necessidade da pele ou dos cabelos antes de ir às compras. As consumidoras não devem agir por impulso, e sim, usar algo que realmente vá trazer retorno. Se não conseguir fazer esse diagnóstico sozinha, um dermatologista ou o cabeleireiro de sua confiança poderão ajudar. Confira baixo as diferentes ações de cada vitamina presente nos cosméticos:
 
Vitamina A: ajuda a manter as células da pele saudáveis. É eficaz na remoção de acne, estrias, cicatrizes e rugas. Quando aplicada na forma de cremes, ainda combate os radicais livres, que aceleram o envelhecimento.
 
Vitaminas do complexo B: ajudam a normalizar as funções da pele e cabelo, atuando na proteção contra agressores externos, como o sol, o vento...
 
Vitamina B5: ajuda a prevenir o ressecamento do cabelo, repara danos mecânicos e danos causados por tratamentos químicos nos fios. Penetra na fibra cabilar e devolve a umidade natural dos fios, reduzindo a formação de pontas duplas.
 
Vitamina E: é poderosa contrao envelhecimento. Por ser antioxidante, combate os radicais livres, agindo contra os raios UV. Além disso, ajuda na manutenção da cor dos cabelos.
 
Vitamina C: possui propriedades hidratantes e esfoliantes naturais de limpeza, tornando-se uma importante vitamina para a pele. Por ser antioxidante, auxilia na proteção contra os danos do sol.
 
por Renata de Castro, Química Responsável da Sther Cosméticos com Redação (Cabeleireiros.com)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lábios vinho e berinjela são tendência para o inverno

Contraste marca a maquiagem da atriz Rooney Mara
Foto: Getty Images

Prepare-se para os tons que vão conquistar os lábios femininos no inverno: berinjela e vinho. E não se intimide. Maquiadores afirmam que ambos ficam bem em qualquer mulher, independentemente do tom da pele. Está liberado. "Essas tonalidades vão voltar. No inverno os escuros são sempre tendência", afirma o maquiador da Givenchy, Marcus Bari.

Há para todos os tipos de gosto, dos mates, que possuem efeito mais opaco, até os laqueados, que vão fazer a boca brilhar. O maquiador Sidney Oliveira, da NYX, explica que os primeiros são mais recomendados para a noite, enquanto os de tonalidade mate caem bem no dia. No entanto, tudo vai depender do gosto da mulher. Não é preciso seguir à risca.

Batons escuros são mais fáceis de borrar e algumas mulheres têm dificuldade em passá-lo. Então siga os passos dados por Sidney: hidrate os lábios, em seguida 'apague-os' com corretivo; com um contorno labial no tom do batom, desenhe o contorno da boca novamente e preencha o lábio com o lápis; por último, passe o batom com um pincel.

Dica conhecida por quem gosta de maquiagem, vale lembrar que lábios fortes pedem olhos mais discretos e vice-versa. Veja várias opções de batons a seguir e celebridades que apostam na tendência.

por

Descubra o que os diferentes óleos fazem pela sua beleza

Em meio a tantas opções de óleos, fica difícil saber as diferenças e funcionalidades de cada um
Foto: Getty Images

Óleo de coco ajuda a emagrecer? E para evitar estrias, qual deles é o mais indicado? Que alguns óleos são aliados da pele, cabelos e silhueta, quase todo mundo sabe. Mas em meio a tantas opções, fica difícil saber as diferenças e funcionalidades de cada um.

Por isso, o Terra conversou com a nutricionista Paula Gandin e com a fisioterapeuta dermatofuncional e especialista em tratamentos de estrias, Marcela Rodrigues, para tirar todas as dúvidas sobre os cinco tipos de óleos mais usados pelas mulheres. Descubra o que mais combina com você.
 
1- Óleo de coco
 
Benefícios: segundo a nutricionista, o óleo de coco extravirgem contém triglicerídeos de cadeia média (TCM), que, diferentemente dos óleos comuns, auxilia na queima da gordura, fazendo com que o organismo gaste energia e diminua o ganho de peso. Além disso, o produto proporciona saciedade e contém propriedades antibacterianas e antifúngicas.
 
Uso: o ideal é ingerir duas ou três colheres de sopas de óleo puro diariamente. Para quem prefere o uso em cápsulas, Gandin explica que dificilmente conseguirá o efeito desejado. "Funciona, mas é necessário uma quantidade muito grande para alcançar a quantidade recomendada, o que acaba inviabilizando seu uso".
 
Contraindicações: em excesso, o óleo de coco pode causar enjoo e diarreia. Além disso, vale lembrar que cada colher de sopa do produto tem, em média, 120 kcal. "Temos que lembrar que o excesso pode levar ao aumento de ingestão calórica diária e, com isso, o ganho de peso", alerta a nutricionista.
 
2- Óleo de cártamo
 
Benefícios: de acordo com Paula Gandin, os benefícios do óleo de cártamo, que é fonte de ômega 6, ainda não são claros. "Em um estudo científico, ele não alterou o índice de massa corpórea (IMC), nem gordura corporal total, mas diminuiu a gordura abdominal e aumentou a massa magra. Já em outro estudo, o óleo diminuiu a glicemia e inflamação e aumentou o HDL, que é o 'colesterol bom'".
 
Uso: especialistas sugerem 8g por dia. Normalmente, as cápsulas comercializadas contém 1g.
 
Contraindicações: como o óleo de cártamo contém ômega 6, também presente em alguns alimentos, pode ser prejudicial se consumido em excesso. "Favorece a inflamação subclínica no organismo, aquela que não apresenta sinais e sintomas, mas pode causar resistência insulínica, doenças cardiovasculares, câncer e obesidade", declara a nutricionista.
 
3- Óleo de argan
 
Benefícios: extraído de uma árvore típica do Marrocos, o óleo de argan é ideal para deixar os cabelos hidratados e com brilho. Rico em ácidos graxos e vitaminas A, D e E, ele repara os fios e trata os danos gerados pelo sol, secador, chapinha e poluição.
 
Uso: há xampus e condicionadores com argan que podem ser usados sempre que o cabelo for lavado. O óleo também pode ser aplicado em ampolas e máscaras. Para os fios não ficarem pesados, algumas gotinhas são suficientes e proporcionam os efeitos desejados.
 
Contraindicações: não. No entanto, o óleo de argan deve ser evitado para quem tem cabelo oleoso.
 
4- Óleo de semente de uva
 
Benefícios: o óleo de semente de uva tem poder antioxidante e penetra facilmente na pele. "É indicado para tonificar e revitalizar a pele. Ajuda a prevenir o aparecimento de estrias, especialmente por sua alta concentração de alfa tocoferol, ácido linolêico e ácido palmítico, que são responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo", afirma a fisioterapeuta dermatofuncional.
 
Uso: pode ser usado diariamente logo após o banho.
 
Contraindicações: como qualquer outro cosmético, não é indicado para pessoas alérgicas.
 
5- Óleo de flores
 
Benefícios: o óleo de flores é ideal para hidratação e ajuda em casos de elasticidade da pele, como oscilação de peso ou gravidez. Segundo Marcela Rodrigues, esté "é um excelente hidratante, além de ter ação calmante, específico para peles desvitalizadas e com indícios de envelhecimento".
 
Uso: Deve ser aplicado após o uso do hidratante, pelo menos duas vezes por semana.
 
Contraindicações: assim como o óleo de semente de uva, não é indicado para pessoas alérgicas.

por Fernanda Frozza (Portal Terra Beleza)

Estilo dos cabelos sugere personalidade das mulheres

Segundo a psicóloga LaFrance as mulheres que usam cabelos longos e lisos, escuros ou loiros, como Katherine Zeta Jones, são percebidas como mais voluptuosas e atrativas (Foto: EFE)

Se o "rosto é o espelho da alma", o cabelo pode ajudar para que o espelho ofereça uma imagem mais agradável e positiva, não apenas perante aqueles que nos observam e nos conhecem, mas também perante nós mesmos.

"O rosto é uma das primeiras coisas que observamos nos outros e nos permite ter alguma pista sobre sua forma de ser. Atualmente há novos dados que indicam que as pessoas não apenas olham o rosto em si, mas além disso o cabelo, que cede um contorno e uma forma ao rosto e pode transformá-lo substancialmente", explica a psicóloga clínica Marichu Hidalgo.

"Se o rosto sugere que podemos ser de uma determinada forma, o estilo de nosso cabelo reforça poderosamente as impressões iniciais baseadas na face", acrescenta a especialista.
Para Hidalgo, "em poucos segundos as pessoas começam a formar uma opinião sobre o tipo de pessoa que somos e isso depende, em grande medida, de nosso cabelo. Isso pode ser comparado a julgar o conteúdo de um livro com base no aspecto de sua capa ainda sem ter aberto ou lido".

"Todos sabemos o quão importante pode ser uma primeira impressão, principalmente se estamos buscando um novo trabalho, participando de uma primeira reunião ou encontrando com nossos possíveis sogros. Por isso, convém que nosso estilo de penteado projete uma imagem de inteligência e segurança em nós mesmos", aconselha a psicóloga.

"Não há penteados bons ou maus para todo mundo, mas estilos mais ou menos adequados para cada rosto. O estilo de corte e penteado é sempre individualizado. Por isso, é importante contar com a assessoria de um estilista ou cabeleireiro de confiança. Nossa autoestima, vida social e o trabalho nos agradecerão", diz Hidalgo.

A médica Marianne LaFrance, professora de Psicologia e Estudos de Gênero da Universidade de Yale (EUA) e diretora do estudo "Primeiras impressões e como nos impressiona o cabelo", afirma que "os diferentes estilos de penteado conduzem rapidamente os demais a nos perceber como diferentes tipos de pessoas".

Penteado pode definir as impressões pessoais e dos outros. O estudo de LaFrance descobriu que no caso das mulheres, aquelas que usam o cabelo curto e enrolado, ao estilo das atrizes Halle Berry ou Charlize Theron são vistas como mais extrovertidas e confidentes, o que é uma vantagem na hora de conhecer gente nova.

As mulheres com cabelos longos e lisos, escuros ou loiros, como Katherine Zeta Jones ou Renée Zellweger, são percebidas como mais voluptuosas e atraentes, enquanto as que usam penteados mais informais de comprimento médio, como Liv Tyler ou Sandra Bullock, são vistas como mais inteligentes e bondosas.

Por sua vez, nos homens o cabelo longo sugere que eles têm menos dinheiro que seus colegas, embora com uma mente mais aberta, enquanto os que usam o cabelo curto e um pouco levantado na parte dianteira (como Ben Affleck ou Matthew LeBlanc) são percebidos como mais confiantes e atraentes, embora também mais egocêntricos.

"Os homens com o cabelo longo médio, separado para o lado são vistos como mais inteligentes e com mais possibilidades em entrevistas de trabalho, embora também com uma mentalidade mais estreita", segundo o trabalho de LaFrance.

"Cuidar do cabelo, mantê-lo limpo e saudável, e procurar que brilhe com a melhor forma e aspecto possíveis, também nos ajuda a querer mais a nós mesmos", afirma Marichu Hidalgo.
Segundo esta psicóloga clínica "ter uma boa aparência física aumenta a autoestima e proporciona mais segurança para o relacionamento com os demais. Ao contrário, uma percepção negativa sobre nosso cabelo pode ter um impacto negativo no ânimo e na segurança psicológica".

Outra pesquisa da médica Marianne LaFrance demonstrou que os dias difíceis para o cabelo influenciam a autoestima, pois fazem com que aumente o grau de incerteza e de autocrítica de um indivíduo.

"Tanto homens quanto mulheres são afetados por este fenômeno, e inclusive percebem que suas capacidades são reduzidas consideravelmente com relação aos demais quando atravessam este tipo de dias", explica LaFrance.

Segundo a pesquisa, a experiência de viver um dia complicado para o cabelo gerou nos participantes deste estudo a sensação de que eram menos inteligentes e menos capazes de desenvolver as tarefas que normalmente desempenham bem. Este efeito é maior entre os homens.

Perante um cabelo opaco, as mulheres experimentaram mais sentimentos de vergonha e timidez, enquanto os homens tiveram menos confiança em si mesmos e maior nervosismo, segundo a pesquisa.

por Agência EFE com Portal Terra

Confira tratamentos não aprovados pela ANVISA e proteja-se


Atualmente não é raro ver na TV ou na internet ofertas de produtos e tratamentos de beleza que prometem resultados rápidos e revolucionários. No entanto, antes de sair por aí aderindo aos procedimentos, é preciso verificar se as novidades oferecidas estão devidamente registradas e aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Afinal, técnicas não recomendadas podem oferecer grandes riscos à saúde.

Pensando nisso, separamos alguns tratamentos estéticos que fazem sucesso entre o público feminino, mas que não agradam em nada aos órgãos regulamentadores. Confira:

Injeções de lipossoma de girassol
 
Facilmente encontrado em clínicas de estética, a injeção de enzimas extraídas do girassol é oferecida para mulheres que desejam perder gordura sem esforço e sem se submeter a procedimentos cirúrgicos. Quem aplica a substância garante que as injeções de lipossomas de girassol quebram a gordura,eliminando-a pela urina, sem sobrecarregar os rins e outros órgãos.

No entanto, a ANVISA não reconhece e nem registra o lipossoma de girassol como tratamento para a perda de gordura localizada. "Além de não ter nenhuma comprovação científica em relação à sua eficácia, a aplicação desse tipo de substância pode irritar e causar alergias na pele", alerta Valcinir Bedin, dermatologista, presidente da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).

Aplicação de polifenóis de alcachofra
 
Oferecidos na forma injetável para combater a gordura localizada, os produtos feitos com o extrato de polifenóis da alcachofra - supostamente responsáveis pela quebra de moléculas de gordura - também não são aprovados pela ANVISA.

O órgão regulamentador determinou a suspensão, em todo o território nacional, do uso da substância para fins estéticos por não haver comprovação científica que garanta a qualidade, segurança e eficácia do produto. "Quando aplicada no corpo, a substância pode causar vermelhidão, coceiras e deixar manchas arroxeadas que não saem", revela.

Bronzeamento artificial
 
Em 2009, a ANVISA proibiu o uso de câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos em todo o País. A medida foi motivada pelo surgimento de novos indícios de problemas de saúde relacionados à exposição excessiva às radiações ultravioleta, além da constatação de que os equipamentos não recebiam uma manutenção adequada.

"As câmaras de bronzeamento artificial não trazem benefício algum à pele. Elas possuem uma concentração de radiação ultravioleta que pode ser três vezes maior que a radiação solar, causando o envelhecimento precoce e o surgimento de tumores na epiderme", explica Carla Albuquerque, dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Injeções de Lipostabil
 
O Lipostabil, nome comercial da fosfatidilcolina, medicamento injetável usado para a redução de gordura localizada, teve fabricação, distribuição e utilização proibidas pela ANVISA.

A substância é, na verdade, um medicamento cardiológico que não apresenta eficácia comprovada e segurança quando aplicada na dissolução de gorduras do corpo. "O Lipostabil, quando aplicado na pele, pode causar reação alérgica grave, podendo chegar até mesmo a choque anafilático", alerta Valcinir.

Uso de formol
 
Verdadeira febre nos salões de beleza de todo o País, a venda e a utilização do formol também estão vetadas pela ANVISA. De acordo com o órgão, o uso inadequado do produto em procedimentos estéticos, como a escova progressiva (tratamento para alisar os cabelos), pode desencadear diversas reações no organismo.

Considerado um agente potencialmente cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o formol, quando inalado,pode causar dor de cabeça, tosse, dor de garganta, falta de ar e vertigem, além de vermelhidão e sensação de dormência na pele.

por Agência Hélice, Especial para o Terra

sábado, 14 de abril de 2012

Espelho, Espelho Meu já está nos cinemas! Desvende os segredos de make-up do filme


A nova versão da história da Branca de Neve, Espelho, Espelho Meu, já estreou nos cinemas e as maquiagens do filme estão lindas! Não apenas a da protagonista Lily Collins, mas também a da bruxa má, interpretada por Julia Roberts.

A maquiadora responsável pelos visuais, Felicity Bowring, atua há 30 anos na indústria cinematográfica e já assinou os looks de filmes como O Espião que Sabia Demais, Laterna Verde e A Rede Social.

Ela explica que a maquiagem de cinema pode construir ou acabar com um personagem, pois os atores precisam ficar felizes com suas novas peles.

Em Espelho, Espelho Meu, específicamente, a inspiração veio dos séculos XVII, XVIII, XIX e da década de 1950. "Tudo isso com muita imaginação, fantasia e um toque contemporâneo”, diz Bowring.

O primeiro desafio foi idealizar uma Branca de Neve moderna. Assim, moldou os olhos de Lily Collins no estilo Audrey Hepburn. “Ela tem sobrancelhas maravilhosas como as de Audrey". E deu certo, porque a nova Branca de Neve tem mesmo um quê de Bonequinha de Luxo.

Outra dificuldade da equipe de maquiagem foi lidar com o clima úmido do verão, período em que o filme foi rodado. A maquiadora revela que para driblar esse problema usou alguns itens de maneira nada convencional. “Usamos sombras no lugar de bases, como se estivéssemos pintando retratos e M.A.C. Pro Acrylics para as sobrancelhas e lábios. Foi um processo bastante divertido!”.

Para Bowring, os produtos que não podem faltar no set de filmagem são: o Clear Lip Glass da M.A.C. e o pó M.A.C. Pro Invisible Set.

Curioso para saber como os atores ficam com aspecto suado nos filmes? Felicity conta que o truque é usar o Clear Lip Glass pontilhado com um pouco de água borrifada na face. O resultado é fantástico!

por Rebeca Alcoba (Cabeleireros.com)

sábado, 7 de abril de 2012

Confira 7 passos para decorar as unhas nesta Páscoa


Além de escolher seus chocolates preferidos, que tal aproveitar esta época do ano para deixar suas unhas no clima de Páscoa? Antes que o feriado chegue, aprenda os sete passos para customizá-las com desenhos de ovos e coelhinhos. Confira a seguir.
 
1: Após passar uma base para fortificar suas unhas, esmalte-as com a sua cor preferida. Vale lembrar que a cor escolhida será o fundo de seu desenho.
 
2: Com a ajuda do pincel nº00, faça uma bolinha média. Em seguida, com a ajuda de um palito, complete com três círculos menores simulando as pegadas de coelho. Você pode fazer quantas pegadas achar necessário, mas reserve espaço no polegar e no dedo médio para as próximas instruções.
 
3: No dedo médio, com a ajuda do pincel nº 00, faça uma bolinha e duas orelhas simulando o rosto de um coelho. Mas lembre-se, é preciso ter cuidado para não colocar muito esmalte nos desenhos, já que ele corre o risco de espalhar e perder a forma desejada.
 



4: Ainda no dedo médio, trace na diagonal duas retas com ângulo para fazer a cenoura. Logo depois, faça um detalhe para representar o cabinho do vegetal. Finalize com traços paralelos na cenoura. Vale lembrar que o melhor é treinar as formas antes de aplicá-las na unha pintada, assim você evita ter que começar tudo de novo.
 


5: No polegar, faça duas bolinhas coloridas e com o pincel nº00 e espere secar. Em seguida, complete com um laço na parte de cima dessas bolinhas.
 
6: Termine o desenho dos ovos de páscoa com bolinhas brancas. Com a ajuda do pincel nº00, faça os detalhes na parte colorida e trace a parte superior dos ovos da mesma cor da bolinha.
 
7: Finalize com o desenho do rosto do coelho com pincel nº00 sem se esquecer do bigode. Está pronto!

por Redação (Portal Terra Beleza)

Natureza oferece solução para quem quer ter pele bonita

Pétalas de rosas são especialmente benéficas para pessoas com a pele seca
Foto: Shutterstock/Terra

Fitoterapia, no mundo contemporâneo, é mais do que um tratamento à base de plantas. É uma forma de assegurar a autoestima lá em cima. Isso porque, além de atuar em manchas e cicatrizes, certos componentes naturais das plantas aumentam o brilho, a maciez e até agem como esfoliantes na pele.

A variedade de substâncias e produtos com a Centella asiática, peeling herbal e até os famosos chás naturais é vasta. Por isso, separamos dez tratamentos famosos que realmente funcionam. Confira.

Peeling herbal ou amazônico
 
A combinação de ervas e de um componente químico da Salix Nigra, popularmente conhecida como uma espécie de salgueiro, dá origem ao peeling herbal ou amazônico. O procedimento visa remover as células da pele sem comprometer tanto o tecido, afirma Malu Viana Ahonda, esteticista do Spa da Pele, de Brasília. "O objetivo não é retirar totalmente a camada da pele, mas descompactar o tecido." É recomendado para pele seborréica, com manchas de sol, cicatrizes e acne. A média de preço para a aplicação facial é de R$ 120.

Óleo de amêndoas
 
O composto melhora as condições da cútis e é popularmente utilizado na aromaterapia. O óleo, feito a partir da prensa das sementes cruas da amêndoa, é indicado para todos os tipos de pele. O procedimento ajuda a aliviar coceiras, ressecamentos e inflamações da pele, além de ser rico em proteína.

Babosa
 
Extraída da aloe vera contém propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias naturalmente. A planta também é indicada para tratar da acne e, nas aplicações em gel, das manchas na pele. Quando a substância é aplicada sobre a pele seca, permite a regeneração dos tecidos, aumentando a circulação sanguínea.

Centella asiática
 
Apesar de ser conhecida como fonte para auxiliar na reparação dos tecidos danificados, a planta sozinha não é suficiente para ajudar na cicatrização, garante Almeida. "Ela deve ser utilizada em conjunto com outras substâncias e não tem contraindicação." A erva é usada em várias fórmulas antienvelhecimento e em cremes para a pele, já que aumenta o poder de reconstrução celular.

Hamamélis
 
As folhas de Hamamélis são algumas das matérias-primas mais utilizadas na produção de cremes faciais, máscaras e loções pós-banho. "A planta é rica em componentes naturais adstringentes, ou seja, que ajudam a diminuir a oleosidade da pele", explica Emiro Khury, cosmetólogo. As folhas também são recomendadas para tratar picadas de insetos e contusões.

Rosa
 
A flor, que é símbolo de romantismo, também costuma ser bastante utilizada em tratamentos estéticos, pois as pétalas da rosa agem como adstringente e tonificante da cútis, deixando-a com mais vida. O óleo de rosa-mosqueta, rico em ácidos graxos, é indicado especialmente para hidratar o corpo, evitando o ressecamento e garantindo maciez.

Coco
 
Além de ser rico em sais minerais, vitamina C, zinco, entre outras propriedades, o coco contém substâncias benéficas para o maior órgão do corpo humano: a pele. Com propriedades hidratantes, a água de coco acalma e revitaliza a cútis.

BioSalix
 
Extraído da Salix Nigra - popularmente conhecida como salgueiro - a substância é rica em salicinas, sais de ácido salicílico com ação antimicrobiana. É indicada principalmente para combater a acne, mas também tem ação antisséptica.

Clorofila
 
Extraída das plantas, a clorofila pode ser utilizada para tratamento medicamentoso - com ação analgésica - mas também é um importante cicatrizante e tem ação rejuvenescedora na indústria cosmética. É indicada para todos os tipos de pele.

Chá Verde
 
Conhecido por combater os radicais livres, quando ingerido, o chá verde pode agir ainda como adstringente, evitando o aparecimento de bactérias. Ele também melhora a circulação, o que ajuda a inibir o aparecimento da celulite, por exemplo.

Agência Hélice, Especial para o Terra

Rodrigo de La Lastra dá 10 dicas para ter um salão de sucesso


Como montar um salão de beleza de sucesso ou resgatar o lucro do seu salão, que vem dando prejuízo há alguns meses? Durante workshop na Hair Brasil 2012, Rodrigo de La Lastra, proprietário do badaladíssimo De La Lastra Cabeleireiros, deu as seguintes dicas para transformar a paixão por cabelos em um negócio rentável:

1) Agregue valor ao seu salão de beleza com serviços terceirizados: o De La Lastra Cabeleireiros conta com uma loja de roupas (cuja dona paga aluguel para a Rodrigo) e uma loja para revenda de produtos de beleza, cujos lucros são administradas separadamente. “Assim, é possível saber, no fim do mês, o faturamento de cada um dos setores do salão”, comenta Rodrigo.
 
2) Faça os ajudantes trabalharem em outras funções: além de realizarem serviços pertinentes à beleza, eles podem ajudar na varredura do chão, arrumação das prateleiras e estoque. Assim, a folha de pagamento não incha, os iniciantes aproveitam as horas vagas e você pode pagar um pouco mais a eles. Rodrigo lembra que se você quer obter sucesso, não contrate parentes ou o filho das clientes como assistente só para agradará-las.
 
3) Contrate os funcionários conforme o perfil do seu salão: se não gosta de cigarro, não contrate um fumante; caso queira dar um ar fashion ao local, contrate pessoas ligadas à moda. O segredo é olhar o foco do negócio para o gerenciamento de pessoas e criar uma convivência harmoniosa. Você pode indicar profissionais de perfis parecidos com os das clientes. Se elas atrasam, veja um cabeleireiro de agenda atrasada; se gostam de moda, opte por alguém ousado.
 
4) Delegue as tarefas mais simples aos assistentes: enquanto ele lava, escova e prepara as misturas químicas, você está sugerindo serviços ou produtos de manutenção para outro cliente. Rodrigo de La Lastra contou que chegou a ter sete assistentes para realizar esses trabalhos.
 
5) Deixe o seu salão lindo: invista em cadeiras de massagem, flores, manobrista, chocolate quente de cortesia... Dessa forma, seus profissionais ficarão com medo de trocar de salão por não terem certeza que as clientes o acompanharão.
 
6) Desagrege os serviços de um só funcionário: se a cliente for fazer manicure, pedicure, sobrancelha e depilação, garanta que ela receba os serviços de quatro pessoas diferentes. Assim, se algum funcionário sair do salão, a cliente não vai querer perder o serviço dos demais.
 
7) Não perca tempo e dinheiro pensando em uniformes: estipule a regra de que todos os profissionais devam ir de roupa toda preta ou branca, caberá ao funcionário escolher as peças que mais o agradam dentro da cor.
 
8) O aluguel do salão não deve passar de 8 a 10% do faturamento mensal bruto: assim como a folha de pagamento de todos os funcionários (incluindo faxineira, copeira, manobrista, etc), não pode passar de 50% do faturamento bruto do mês.
 
9) Tenha capricho com suas ferramentas de trabalho: troque os secadores a cada quatro meses, mantenha pentes e equipamentos em ordem, sem danos ou logotipos descascados e tenha certeza de que as presilhas usadas sejam todas da mesma cor. A cliente não precisa ficar feia enquanto se submete aos procedimentos.
 
10) Muita atenção na escolha produtos: se os tubos não têm, no mínimo, um ano e meio de validade, devolva-os. Caso contrário, eles podem ficar encalhados e gerar prejuízo. Prefira formatos em doses únicas de produtos de hidratação. Elas evitam o desperdício e são fáceis de serem contabilizadas na conta dos clientes.

por Liana Pires (Cabeleireiros.com)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Batom matte: como usar o clássico que voltou à moda no século 21?


Durante algumas décadas, principalmente entre os anos 1940 e 1960, o batom matte foi o queridinho de modelos, estrelas do cinema e fashionistas de plantão.

Os batons matte são aqueles que não possuem brilho. Eles têm acabamento opaco, fosco ou efeito aveludado. A ausência do brilho provoca maior impacto da cor e uma aparência de classe e distinção.

O produto se popularizou no Brasil, inicialmente, seguindo uma cartela de rosas pastel, passando pelos tons de boca, o nude e, finalmente, os vermelhos e alaranjados. "Eles foram muito adotados na temporada de verão 2012 e devem continuar em alta no inverno", aponta Penélope Beolchi, beauty artist da Pink Mgt.

Por isso, Penélope dá dicas de como usar os batons matte da melhor maneira:

- São muito elegantes e além da longa duração, sua textura camufla imperfeições.

- A falta de cintilância aumenta a leitura da cor, revelando a tonalidade pura do batom.

- Todas as mulheres podem fazer o uso desse tipo de batom tranquilamente. As de idade mais avançada também, pois o toque seco, evita que escorra pelas rugas ao redor dos lábios.

- Preparar os lábios é fundamental para um resultado bonito. Vale antes hidratar a boca com um lip balm para o batom fixar mais tempo, não perder a textura ou craquelar.

 - Quem não tem batom nessa textura, pode preencher os lábios com um lápis de contorno labial, pois o efeito é incrivelmente fosco e duradouro.

- Ou então, passe um batom cremoso e sobreponha com pó facial solto. Depois retire o excesso do pó com um pincel suavizando a cor. Esta técnica é indicada para conquistar efeitos nudes.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Penteado glamoroso para festas passo a passo


Durante workshop na Hair Brasil, a cabeleireira Mônica Casado da rede Fios de Cabelo, fez esse penteado glamoroso para usar em festas. O look alia coque banana e pontas cacheadas com um topo super especial. Anote os detalhes:
 
Passo 1: faça uma escova lisa, depois erice bastante a porção de cabelo central da cabeça.

Penteado glamoroso para festas passo a passo
Passo 2: separe 2/3 de cabelo partindo da orelha e vire-o em forma de meia banana (parte fica presa e as pontas soltas), arremate com grampos na altura do osso occiptal. Deixe o aspecto bem limpo usando spray.
 
Passo 3: modele as pontas e mechas soltas com um babyliss médio e use algumas mechas para dar acabamento na banana, formando caracóis e fixando com grampos.
 
Passo 4: erice bem as raízes do topo da cabeça e penteie formando uma onda sobre a banana. Deixe-o também com aspecto limpo, ajeitando o topo com uma escovinha e spray.

por Rebeca Alcoba (Cabeleireiros.com)