domingo, 30 de setembro de 2012

Máscara caseira de amora tem ação hidratante sobre a pele

Amora é rica em vitamina E, importante antioxidante que age contra a deterioração das células e o envelhecimento precoce da cútis
Foto: Shutterstock
Por ser uma das regiões mais expostas aos fatores ambientais, como o frio e o calor, o rosto precisa ser hidratado todos os dias para não sofrer com o ressecamento da cútis. Uma boa hidratação garante a maciez da pele e ainda previne seu envelhecimento precoce. Para conseguir unir todos esses efeitos, uma receita feita em casa à base de amora, fruta rica em vitamina E, promete ajudar, devolvendo a luminosidade da cútis e, ao mesmo tempo, combatendo o envelhecimento.

A vitamina E é um importante antioxidante, pois age contra a deterioração das células e os efeitos do tempo. Suas propriedades deixam a superfície cutânea mais macia, além de reduzir vincos e linhas de expressão. Isso porque quando a vitamina existente na amora entra em contato com o organismo, ela estimula a renovação celular, fazendo a pele ficar mais saudável e bonita.

“A fruta que tem ação hidratante e de combate ao envelhecimento também protege a pele contra a radiação solar, toxinas da poluição, do calor excessivo e do frio”, explica Anderson Bertolini, dermatologista.

Para potencializar a eficácia da receita que pode ser aplicada em todos os tipos de peles, ela deve estar fresquinha e precisa ser feita semanalmente, garantindo uma cútis macia e com aspecto aveludado. Além disso, toda vez que a máscara for passada sobre a pele, o protetor solar deve ser utilizado e reaplicado de três em três horas. Sem o uso do filtro contra os raios do sol, a pele pode ficar manchada e com marcas.

Máscara facial de amora hidratante
 
Ingredientes
 
½ xícara (de chá) de amoras maduras sem o cabinho
 
Uma xícara (de chá) de água filtrada

Modo de preparo
 
Cozinhe as amoras na água por 10 minutos e deixe-as esfriar. Após elas estarem na temperatura ambiente, amasse as frutas com um garfo e coloque-as num recipiente.

Aplicação
 
Antes de passar a pasta sobre o rosto, faça a limpeza da cútis com água corrente e sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. Em seguida, enxugue-o suavemente e comece a aplicação cobrindo a face com a máscara de amora, exceto pela região dos olhos. Depois de 15 minutos retire a receita com água fria a aplique o protetor solar.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Sete mil pessoas são capacitadas durante a quinta edição da Feira do Empreendedor


Conhecimento, informação e experiência. Estas três palavras resumem o que os 13,6 mil visitantes da quinta edição da Feira do Empreendedor da Paraíba receberam ao longo de quatro dias. Um celeiro de oportunidades de negócios e aprendizado empresarial, o evento conseguir capacitar mais de 7 mil pessoas e promover ampliação de mercado para as empresas que apresentaram produtos e serviços no evento.

A estimativa da organização é de que, na próxima semana, os dados relativos à geração de negócios sejam consolidados, mas já é possível prevê a chegada de novas franquias no mercado paraibano a partir de contatos realizados durante a Feira, além da abertura de novos empreendimentos formalizados. De acordo com a gestora da Feira do Empreendedor, Neilijane Ricarte, a expectativa é de que, até 2013, cerca de 10 novas franquias sejam instaladas na Paraíba através de negociações realizadas no evento.


Nelijane Ricarte destacou que os depoimentos dos expositores e visitantes foram bastante animadores e muitos negócios foram concretizados durante o evento. “Conseguimos reunir o público esperado e ultrapassamos a nossa meta de pessoas atingidas, inclusive através de SMS e da TV Sebrae, que transmitiu o evento durante os quatro dias”, ressaltou.


Durante a Feira, foram promovidas 198 capacitações, entre oficinas, painéis e palestras. “Fizemos uma avaliação muito positiva da Feira do Empreendedor deste ano. Não apenas pelos números de visitantes, mas pelo conteúdo discutido e a grande participação dos empreendedores nas capacitações”, destacou o gerente do Sebrae em João Pessoa, Edilson Avezedo.


A gestora do evento explicou que nos próximos dias têm início o trabalho pós-feira, que será o acompanhamento de algumas empresas e expositores que participaram da Feira, além das pessoas jurídicas formalizadas e que receberam orientações durante a Feira. “Este trabalho está sendo estruturado e terá início em breve. A nossa proposta é acompanhar estas empresas ao longo de 12 meses e avaliar as novas dinâmicas e crescimento após a participação no evento”, disse Nelijane.


De acordo com o superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, a Feira do Empreendedor é o maior evento da Paraíba de incentivo ao empreendedorismo e conseguiu oferecer aos empresários e futuros empreendedores possibilidade de negócios inovadores e sustentáveis. “Foram muitas as inovações que nortearam a realização da Feira, combinando o "discurso" com o "fazer", através da publicação As 100 oportunidades de negócios inovadores e sustentáveis da Paraíba, além das atividades, produtos e serviços nos espaços de economia criativa, do agronegócio sustentável, espaço digital, inovação e tecnologia, entre outras atividades, como o Desafio Sebrae, encontro do comércio exterior e o Startup Day”, ressaltou o superintendente.


A Feira do Empreendedor foi uma realização do Sebrae Nacional e Sebrae Paraíba e contou com o patrocínio oficial do Banco do Brasil, além de parcerias com Governo do Estado da Paraíba, Programa Conecte seu Negócio/Google, Fecomércio e Fiep.


Evento sustentável

 
As ações de sustentabilidade voltadas para o meio ambiente foram adotadas na Feira do Empreendedor. Ao invés do tradicional copinho plástico, o evento usou copos de papel. Foram cerca de 20 mil ao longo dos quatro dias do evento e consumidas, aproximadamente, cinco resmas de papel. De acordo com Nelijane, os panfletos impressos foram pouco desperdiçados e papel foi usado apenas nas oficinas e palestras. “Reunimos uma quantidade equivalente a cinco resmas, incluindo alguns certificados que foram descartados”, disse. Tudo será doado para a Cooperativa de Papel (Coopapel).

Durante o evento, uma das empresas paraibana que coleta lixo eletrônico, a Ecobras, fez panfletagem e mostrou peças produzidas a partir do lixo eletrônico, grande preocupação atual do meio ambiente. O lixo eletrônico também foi a matéria-prima de oficinas de bijuterias e tema de desfiles do Espaço Economia Criativa. Em todo o espaço do evento, os resíduos foram dispensados em coletores seletivos.

por Kaylle Vieira, Agência Sebrae de Notícias PB 

sábado, 29 de setembro de 2012

Segmento de beleza é um dos que mais cresce em todo o país, revela pesquisa

 
As clínicas de estética e os salões beleza fazem parte de um mercado que não pára de crescer. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza, ficando atrás apenas dos EUA e do Japão.

Com base nisso e a partir de um levantamento de mercado, feito pela Central Mailing List, especialista em fornecer banco de dados, ficou evidente que desde o ano de 2009, o crescimento deste segmento no Brasil, é de 250%. Isso se deve ao desenvolvimento da indústria, da adesão de novas tecnologias em tratamentos estéticos e principalmente ao surgimento de novos empreendedores no país.

Até o ano de 2009 no Brasil, o número de empresas deste segmento não passava de 59 mil, já no ano de 2011 os números foram para mais de 206 mil. E, para quem busca investir no ramo da beleza, pode apostar na região Norte do país, onde o mercado está menos aquecido neste segmento, representando apenas 4,6% deste setor, já Roraima conta com apenas 544 empresas; o Amapá, 554; e o Acre, 623.

Logo em seguida vem a região Centro-oeste com 10,3%, e o estado que mais se destaca, é o Distrito Federal, com 8420 mil empresas do ramo. Em seguida, destaca-se a região Sul que marca presença no ranking com 12,6%, sendo 10.839 mil estabelecimentos só Rio Grande do Sul. Mas, a região que lidera o ranking é o Sudeste, representando 52.8% de salões de cabeleireiros, clinicas de estéticas e de tratamento facial e corporal em todo o Brasil.

O Estado de São Paulo é o que lidera o ranking com número de 57.402 mil empresas registradas, liderando não apenas a região, mas também na colocação dos estados que mais se desenvolve no mercado. O setor da beleza investe cada vez mais em pesquisas de produtos e novidades para o consumidor. Este mercado está cada vez mais em alta tornando-se uma ótima alternativa para quem procura um setor de sucesso que gere muita lucratividade.

- A quantidades de estabelecimentos deste porte contribui para alavancar a economia e para a geração de emprego, já que trata-se de uma área que o desemprego é quase mínimo - revela Marcos Rodrigues, diretor da Central Mailing List.

por Monitor Digital (www.monitormercantil.com.br)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Partículas de prata reduzem até 15% da transpiração

Bastante conhecida por ser usada em confecções de joias e utensílios sofisticados, a prata também tem sido utilizada em desodorantes para reduzir em até 15% o suor das axilas
Foto: Shutterstock
 
Sinônimo de beleza e sofisticação para muitas mulheres, a prata - bastante conhecida por ser usada em confecções de joias e utensílios de luxo- vem sendo empregada também em diversos desodorantes devido aos seus poderosos ativos que reduzem em até 15% o suor das axilas.

 Assim como o alumínio - principal substância antitranspirante utilizada pela indústria de cosméticos - a prata forma partículas ultrafinas capazes de controlar a saída do suor para a superfície da cútis e de inibir o crescimento das bactérias causadoras dos odores indesejáveis que acompanham a transpiração.  

“Esses fragmentos do metal agem como se fossem uma espécie de tampão, bloqueando a ação das glândulas sudoríparas e evitando que o suor entre em contato com a pele”, explica Adriano Almeida, dermatologista e diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP).
 
Nos desodorantes
 
Apesar de ainda não ser muito conhecida do grande público quando o assunto é higiene pessoal, a prata tem despontado como uma alternativa para tratar e evitar os desconfortos causados pela sudorese. Isso porque, apesar de serem usadas em concentrações pequenas - de 2% a 10% - as moléculas do metal precioso incorporadas aos desodorantes oferecem resultados logo na primeira aplicação, e o melhor: sem provocar qualquer tipo de irritação.

“Como o nível da substância presente nos produtos antitranspirantes não é muito alto, ela não causa efeitos colaterais e nem possui contraindicações, pois a maioria dos usuários responde muito bem”, assegura Marcia Cristina Linhares, dermatologista, sócia titular da regional carioca da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Entretanto, o componente, assim como qualquer outro, pode desencadear dermatites de contato (alergias) em pessoas que apresentam maior sensibilidade ao material.
 
Eles não fazem mal
 
Por muito tempo, uma corrente falsa divulgada pela Internet alegou que os desodorantes feitos com cloridrato de alumínio entupiriam os poros da pele e até causariam problemas de saúde. No entanto, essa teoria, segundo diversos especialistas no assunto, não passa de um mito. “Apesar de muita gente dizer que o alumínio favorece o surgimento até mesmo de câncer, é importante dizer que ele, assim como a prata que exerce praticamente a mesma função, não causa nenhum tipo de doença. Não existe nenhum estudo científico que comprove a teoria”, esclarece Adriano.
 
Outras funções
 
Além de ser eficaz no controle da transpiração, a prata também é um importante componente de cremes antibacterianos utilizados, principalmente, na limpeza de queimaduras e feridas. “Ela possui uma atividade antibacteriana muito eficaz e conhecida. Por isso, é bastante utilizada também em casos médicos”, ressalta Marcia.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Maquiar ou não o pescoço?

 Profissional esclarece em quais situações isso deve ser feito


Na hora de fazer aquela produção, uma dúvida que sempre surge é: o pescoço precisa ou não precisa ser maquiado?

A maquiadora Viviane Costa, do Studio de Beleza Sonia Nesi, diz que isso deve ser feito nos casos em que pescoço e nuca estiverem mais claros que o rosto. “Já em pessoas com mais idade, mesmo com tons de rosto e pescoço iguais, é necessário maquiar para alcançar uma perfeição na make”, diz.

Ela recomenda o uso de base e pó, para que a maquiagem fique completa e uniforme. Outro ponto importante é saber escolher a tonalidade dos produtos e saber a forma correta de aplicá-los. “Para disfarçar a papada é necessário aplicar o pó compacto ou base com dois tons a mais que o tom da pele e ir pincelando minunciosamente na ponta do queixo e, abaixo dele, deslizando o pincel. Mas é bom não abusar muito na quantidade dos produtos para não deixar o visual carregado”, alerta.

Para limpar a maquiagem, deve ser usado o demaquilante e, em seguida, lavar bem a região com um sabonete, além de hidratar a pele diariamente.

por Mariana Bueno (Bolsa de Mulher)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Conservantes encontrados no desodorante podem causar alergia

Desodorantes possuem conservantes como o parabeno, a isotiazolinona e o fenoxietanol, que podem causar alergia na pele
Foto: Shutterstock
Fundamental para diminuir os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e eliminados pela transpiração, o desodorante também tem como função perfumar e dar sensação de frescor à pele durante o dia. Porém, alguns tipos do cosmético contêm conservantes, como o parabeno, a isotiazolinona e o fenoxietanol, que podem causar alergia e deixar a cútis com aspecto áspero.

Esses conservantes são necessários para manter os produtos livres da contaminação por fungos ou bactérias e também garantir a estabilidade do produto, porém são pouco conhecidos por pessoas que apresentam sensibilidade aos componentes.

Por isso, para evitar surpresas, uma dica importante é estar sempre atento à marca e ao rótulo do desodorante. Além disso, o ideal é perguntar para o seu dermatologista sobre os elementos contidos no cosmético, uma vez que algumas pessoas com problema de transpiração excessiva precisam passar o desodorante mais de três vezes ao dia.

“O uso do desodorante em excesso pode causar desde problemas mais simples, como alergias, irritações, e até algum comprometimento das próprias glândulas sudoríparas, como obstruções e consequentemente, inflamações e infecções”, explica Dra. Luciana Macedo, dermatologista e diretora médica da Clinique des Arts, de São Paulo.

Sem conservantes
 
Para quem sofre com a transpiração excessiva e precisa dessa aplicação contínua do produto, a solução é utilizar desodorantes sem conservantes. Inicialmente desenvolvido nas farmácias de manipulação após orientação médica, esse tipo de produto também chegará, nos próximos meses, às drogarias convencionais para ampliar o acesso aos desodorantes livres de conservantes. 

“A única ressalva sobre os produtos sem conservantes é que ele precisa ser aplicado ainda mais vezes durante o dia para ter completa eficácia”, esclarece Dr. Mário Chaves, dermatologista da Derma Gávea, do Rio de Janeiro. Porém, devido à ausência dos conservantes, a chance de o produto causa alergia é mínima.

 por Agência Hélice com Potal Terra (www.beleza.terra.com.br)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Minerais do Mar Morto renovam as células e nutrem pele

Sal, retirado das águas do Mar Morto, também é um elemento capaz de promover benefícios para a cútis. Foto: Shutterstock
 
Com quase três milhões de anos, o Mar Morto, conhecido pelas propriedades medicinais das águas salgadas para o corpo, também é um forte aliado na renovação das células, remoção de manchas e nutrição das camadas mais superficiais da cútis. Isso porque suas águas possuem 21 minerais, 12 deles só existentes por lá, que além de ajudar na recuperação celular, também proporcionam uma pele hidratada e luminosa.

Entre os sais minerais encontrados, destacam-se o cálcio, responsável por renovar a membrana da pele e auxiliar na produção de antioxidantes naturais, fundamentais para combater o envelhecimento cutanêo, o magnésio, que constitui quase 30% dos sais e estimula a construção de proteínas no organismo, o enxofre, capaz de ajudar na digestão e absorção de vitaminas, o potássio, importante para regular a umidade da cútis e o zinco, essencial por estimular a recuperação do colágeno e bloquear os raios UV. 

Esses minerais são utilizados em tratamentos estéticos, por meio de peelings e massagens, e na composição de muitos cosméticos porque têm ação restauradora na cútis. “Eles previnem os danos causados pelos radicais livres, limpam profundamente os poros, removem as toxinas, retiram as manchas e nutrem as camadas mais superficiais da pele. Quanto mais água do Mar Morto for utilizada no tratamento, maiores serão os benefícios”, afirma Dr. Mário Chagas, dermatologista da Derma Gávea, do Rio de Janeiro. 

Há 392 metros abaixo do nível do mar, localizado entre Israel e Jordânia, o grande lago do Oriente Médio tem 85 quilômetros de comprimento e 17 de largura. Por conta da enorme quantidade de sal existente, cerca de dez vezes mais do que nos oceanos, não há vida no mar, nem animais, nem bactérias. “Por essa razão, a água tem princípios ativos antissépticos, anti-inflamatórios e cicatrizantes, que acalmam a cútis e combatem irritações e inflamações”, ressalva Dr. Mário. 
 
Propriedades do sal
 
O sal, retirado das águas do Mar Morto, também é um elemento capaz de promover outros benefícios para a cútis. Isso porque, quando puro, contém numerosas propriedades minerais, capazes de nutrir a pele e deixá-la com aspecto sedoso e macio quase que imediatamente, além de eliminar as células mortas.

Muitos cremes rejuvenescedores, esfoliantes e hidratantes são feitos à base da água e do sal existentes no local. Os cosméticos, por conta dos conservantes presentes nos produtos, não têm a mesma eficácia, porém contém princípios ativos que prometem hidratar e acalmar a cútis.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

domingo, 23 de setembro de 2012

Veja 9 dicas e soluções para a queda de cabelo

Lave o cabelo regularmente  Foto: Getty Images
 
O excesso de tintura e outros processos químicos, o uso de apliques e megahair e a utilização de aparelhos como chapinha e babyliss são algumas das razões que transformaram a queda de cabelo em um problema comum entre as mulheres. Antes de se desesperar, saiba que existem medicamentos e até disfunções hormonais que podem também estar causando esse inconveniente e, por isso, é importante investigar tudo. No entanto, para ajudar você a superar o problema, Raghu Reddy, especialista em transplante capilar na The Private Clinic of Harley Street, listou algumas dicas para o site Female First. Confira:
 
Conheça o seu histórico familiar
 
A genética pode estar por trás da queda de cabelo. Assim como os homens, as mulheres podem herdar genes que causam a queda de cabelo. Investigue!
 
Mantenha a calma
 
Períodos de stress excessivo podem desregular os hormônios, causando queda de cabelo ou deixando os fios ralos. O stres também favorece a ação dos radicais livres, que contribuem para a perda de cabelo gradual. 
 
Evite apliques e megahair
 
O uso prolongado de extensões capilares, como apliques e megahair, também contribui para a queda de cabelo. Celebridades como Naomi Campbell, Kim Kardashian e Britney Spears são prova disso. E a explicação é simples: as extensões capilares provocam muita tração nos fios naturais. Além disso, a cola aplicada na raíz priva o cabelo de nutrientes vitais. 
 
Cuide da raíz
 
Evite usar produtos como condicionadores e gel diretamente na raíz dos cabelos. Esse tipo de cosmético pode entupir os poros e folículos, dificultando o crescimento dos fios. 
 
Lave o cabelo regularmente
 
Muitas pessoas acreditam que lavar o cabelo todos os dias é ruim, no entanto, a verdade é que lavá-los regularmente remove a sujeira e o suor, que podem ter os mesmos efeitos negativos do gel e condicionador. 
 
Aposte na dieta
 
Os fios são feitos da proteína queratina, por isso, apostar em uma dieta rica no nutriente é uma ótima ideia. Peixe e ovos são boas pedidas.
 
Deixe os fios naturais
 
Muitos apostam que o uso constante de aparelhos como chapinha, babyliss e secador pode contribuir para a queda de cabelo. Se você usar os acessórios por um longo período de tempo, seus fios podem ficar fracos e quebradiços. Usar tranças apertadas com frequência também pode prejudicar o crescimento natural dos fios. 
 
Invista em produtos poderosos
 
O mercado já oferece muitos produtos específicos para quem sofre com a perda de cabelo. No entanto, antes de fazer esse investimento, é interessante consultar especialistas no assunto. 
 
Procure o transplante capilar
 
Se a queda de cabelo já atingiu um ponto em que a raíz foi danificada permanentemente, é hora de apostar em algo mais radical, como o transplante capilar. O método é feito sob anestecia local e, uma vez que os fios são transplantados, eles passam a crescer normal e permanentemente.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sábado, 22 de setembro de 2012

Ativo extraído de frutas cítricas promete clarear manchas da pele

Frutas cítricas, como a laranja, são responsáveis pela ação clareadora da cútis por conta dos antioxidantes naturais encontrados na vitamina C
Foto: Shutterstock
 
Manchas originadas pelo excesso de exposição solar, processo natural de envelhecimento, e hormônios da gravidez estão com os dias contados. Ao menos essa é a promessa de um novo ativo extraído de frutas cítricas. Disponível em farmácias de manipulação, com a apresentação de prescrição médica, a substância chamada de Citrolumine 8™ pode ser incorporada a emulsões, tônicos, séruns ou géis para o clareamento da pele.

O concentrado cítrico leva em sua composição substâncias benéficas à pele extraídas de frutas como laranja, limão, abacaxi e morango, ricas em vitamina C e antioxidantes naturais responsáveis pelo clareamento da cútis. Uma grande vantagem em relação às formulações existentes no mercado é que, de origem natural, o ativo pode ser utilizado sem risco por gestantes e lactantes.

“As frutas cítricas têm princípios ativos clareadores, além de auxiliar na produção de colágeno, oferecendo firmeza e elasticidade à pele, daí a eficácia do ativo”, completa Dra. Mônica Felici, médica dermatologista da Clínica Splendore, de Campinas. Mas atenção: quem se animou e pensa que pode usar as frutas diretamente na pele precisa ter cuidado. “O concentrado cítrico, sem as devidas intervenções dos especialistas, podem piorar as manchinhas e ainda favorecer o envelhecimento”, alerta a dermatologista.
 
Modo de usar
 
Aplicado somente nas áreas com manchas, até três vezes ao dia, o ativo não tem contraindicações. Pode ser utilizado em qualquer estação do ano, independentemente do cosmético ao qual foi integrado. Quem tem axilas escurecidas, aliás, pode recorrer ao produto por ele devolver tonalidade uniforme à pele. 

 “O Citrolumine 8™ também ilumina a pele de forma natural, já que suas propriedades são orgânicas”, explica Dra. Anelise Taleb, farmacêutica e consultora técnica da TAVE, farmácia de manipulação responsável pelo desenvolvimento do Citrolumine 8™.
 
Protetor solar
 
Com propriedades anti-inflamatórias que acalmam a cútis, a substância garante fazer efeito, diminuindo e clareando a área manchada de dentro para fora, após 20 dias de tratamento. Porém, o ativo não pode deixar de ser aplicado porque as manchinhas tendem a voltar. 

Para potencializar o uso do ativo extraído das frutas cítricas e obter a eficácia do resultado contra as temidas manchinhas, o ideal é passar filtro solar diariamente, mesmo quando o tempo estiver nublado. Isso porque, o protetor fica em média apenas três horas na pele, depois desse tempo, o produto precisa se reaplicado para que sejam obtidos bons resultados contra os raios UVA e UVB.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Com ação antioxidante, vitamina E previne surgimento de ruga

Segundo estudos, nutriente é capaz de proteger a cútis da ação nociva dos raios ultravioleta, ajudando a prevenir o câncer decorrente da exposição solar excessiva
Foto: Shutterstock

Tanto na alimentação quanto em forma de creme, a vitamina E - conhecida por seu forte poder antioxidante - tem se mostrado uma grande aliada das mulheres quando o assunto é o combate às rugas e linhas finas de expressão. Segundo estudos, o nutriente é capaz de neutralizar os radicais livres (moléculas instáveis e desequilibradas de oxigênio, formadas a partir do próprio metabolismo celular) e proteger a cútis da ação nociva dos raios ultravioleta, ajudando a prevenir o câncer derivado da exposição solar excessiva e o surgimento de marcas decorrentes da idade.

“Além de agir como antioxidante, a vitamina E também reduz a produção das colagenases, enzimas que destroem o colágeno responsável por manter a pele firme, jovem e hidratada”, informa Claudio Mutti, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC) e especialista em estética médica pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).


Como usar?

 
As importantes propriedades do composto podem ser encontradas em diversos cremes e loções, assim como em suplementos nutricionais e alimentos, como soja, germe de trigo, nozes, óleos e margarinas de milho.

A aplicação tópica da vitamina por meio do uso de cremes e loções costuma ser acompanhada por outros ativos rejuvenescedores, como é o caso das vitaminas A e C. “Quando usada de forma combinada, ela exerce um importante papel no combate ao envelhecimento, inclusive melhorando os efeitos das outras substâncias”, ressalta Vivian Amaral, dermatologista e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).  


Os cosméticos feitos com o nutriente devem ser aplicados diretamente na pele duas vezes ao dia para que os resultados, como a melhora da textura e da hidratação da cútis, possam ser percebidos logo depois do primeiro mês de uso dos produtos.


Já o consumo dos suplementos nutricionais e dos alimentos deve ser feito, para fins estéticos, somente com o acompanhamento de um profissional da área da nutrição. “Como os alimentos são ricos em gordura, é importante que essa suplementação seja indicada por um especialista, ele irá determinar o limite de consumo permitido”, esclarece Vivian.


Restrições

 
Apesar de não haver contraindicação em relação ao uso do ativo em pessoas de pele oleosa, deve-se ter o cuidado de adequar a formulação do produto para não facilitar o aparecimento de acne em quem já apresenta predisposição, pois muitos cremes feitos com o composto tendem a ser mais oleosos. A dica é dosar o nível da vitamina presente no produto ou associá-la a substâncias sebo-reguladoras.

Em casos de alergia ou irritação, o uso tópico deverá ser descontinuado imediatamente. “Se a pele tiver algum tipo de lesão ou doença local, a utilização do produto deve ser feita somente com orientação médica”, alerta Claudio.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Veja novas linhas de esmaltes e outras novidades para unhas

Novas cores, efeitos inusitados, texturas e produtos para nail art dominam os lançamentos de verão
Foto: Léo Pinheiro/Terra

Muitas empresas no ramo da beleza e dos cosméticos escolheram a Beauty Fair, terceira maior feira dessa indústria no mundo, para apresentar suas novidades. Porém, os esmaltes parecem manter um espaço especial no coração da mulherada. Durante o evento foram apresentadas novas linhas de cores, efeitos inovadores, texturas, unhas postiças, adesivos e diversas inovações. Confira uma seleção de lançamentos para todos os gostos:
Coleção Barbie Fashion Teens Color
 
A Mattel do Brasil reforçou a parceria com a Biotropic Cosmética e criou a primeira linha de esmaltes da Barbie. A coleção é composta por base seda, cores cremosas (Beautiful, Classic, Favorite, Glamorous, Lace, Look, Peace, Sky e Style), brilhos (Blonde, Cool, Cute, Fabulous, Fantastic, Fashion, Perfect, Superstar, Unique e Wonderful) e extra brilhos com frangrância (Sweet, Love e Fresh).
Esmaltes Dailus PRO
 
Os produtos da nova linha da Dailus possuem nanopartículas em sua fórmula, que promete brilho, cuidados para as unhas, cor intensa e durabilidade. Além disso, são enriquecidos com silicone para proporcionar cobertura uniforme com apenas uma aplicação. Têm ainda nanocomplexo de partículas vitamínicas, que nutre, fortifica e hidrata a unha, reduzindo quebras e descamação. Seus pincéis são largos, achatados e com cerdas em corte arredondado, para melhor se adaptarem ao formato da unha.
Coleção Pin Up
 
Inspirada nas modelos dos anos 1950 e 1960, a nova linha da Beauty Color é composta de oito cores, que vão desde os tons pastel até os cítricos, seguindo as tendências internacionais para as unhas.
Coleção Tô de Férias
 
A nova linha da Passe Nati foi inspirada na preparação para curtir dias de muita sombra e água fresca. A coleção Tô de Férias traz cinco cores com secagem rápida e cobertura de longa duração: Mala Pronta (rosa claro cremoso), Passagem (verde esmeralda com leve shimmer gold), Pé na estrada (hortência maxicintilante e leve shimmer azulado), Passaporte (areia branca perolizado) e Nécessaire (vermelho cremoso).
Coleção Viagem Translúcida
 
A nova linha de esmaltes da Colorama tem brilho natural e é a primeira de esmaltes coloridos com acabamento transparente.. A coleção é composta por sete cores: Bola de Gude (lilás), Chá (laranja), Espuma (branco), Orvalho (verde aberto), Gota (roxo claro), Sombra (fumê) e Vitral (rosa delicado).
Linha Caribe
 
A nova coleção de verão da Super Pérola é formada por cinco cores alegres e quentes. A linha Caribe tem esmaltes enriquecidos com queratina e óleo de argan, que atuam na restauração, hidratação e fortalecimento das unhas fracas e quebradiças. Os esmaltes Aruba (rosado com shimmer dourado), Cancun (azul-verde mar com shimmer azulado), Havana (coral aberto cremoso), Panamá (nude com tom areia cremoso) e Jamaica (vermelho aberto e vibrante cremoso) possuem secagem rápida, brilho intenso e cobertura de longa duração.
Linha Ultimate 3D
 
A nova linha de esmaltes holográficos da Top Beauty traz quatro cores: roxo com azul, prata, lilás e multicolor. O efeito de explosão de cores se dá pelo efeito duo cromático: a luz é refletida em um colorido tridimensional. Os esmaltes têm fórmula de grande durabilidade e rápida secagem.
Cortador de unha infantil
 
O novo cortador de unhas infantil da Ricca vem em formato de bichinhos (pato e pinguim) para distrair as crianças enquanto as mamães cortam suas unhas. Os bicos dos produtos são removíveis e protegem as lâminas, oferecendo mais segurança. Além disso, possuem lima para eliminar pontas e imperfeições da unha que possam causar ferimentos nas crianças.
Derma Nail Iris
 
Esta nova linha de esmaltes traz embalagem temática que remete à infância e possui vidrinhos de 5 ml. A coleção vem em três versões com duas opções de cores em cada embalagem: Poderosa e Dócil (rosa escuro e rosa claro), Iluminada e Dream (amarelo metálico e azul) e Balanço e Desinibida (laranja metalizado e verde).
Linha It’s Time
 
A nova coleção da Top Beauty traz diversos esmaltes para criar o clima de verão. Os tons metalizados aparecem com força, ao lado de um vermelho com fundo rosa. O verde aparece em uma versão puxada para o dourado e a tendência candy colors marca presença no verde menta, em rosas e nos tons de azul.
Coleção LED
 
A nova linha da Beauty Color é formada por três cores: rosa, lilás e amarelo. Os esmaltes devem ser utilizados como cobertura sobre cores cremosas para um efeito de “cor e luz”.
Linha Gel Color Cosmopolitan
 
Os esmaltes na versão gel, da Cosmix Pro Nails, têm durabilidade aproximada de 15 dias devido à sua consistência flexível e resistente. O processo de aplicação é realizado em etapas e exige o auxílio da cabine UV ou LED. A linha é exclusiva para uso profissional e dispõe de 15 cores.
Unhas de Jaca
 
A unha postiça com alto-relevo, as Eclépcya Cosméticos, pode ser aplicada na ponta da unha para um efeito diferente. Depois, é só lixar e pintar para decorá-la.
Beautiful Nail Kit
 
A linha de tratamento para mãos e unhas, da Premier Cosméticos, é a primeira elaborada com minerais do Mar Morto. O kit é composto com creme para mãos, lixa de unhas, buffer para tratamento das unhas (composto de quatro lados, para esfoliação, massagem que estimula a circulação, polimento e brilho da unha) e óleo de cutícula.
Esmalte com ponta dupla
 
A nova coleção de esmaltes da Mohda traz uma tampa com dupla função: de um lado o pincel e do outro uma ponta bem fina, própria para desenhos e nail art. A linha com 10 cores é a primeira nesse formato, que traz produtos antialérgicos.
Coleção Red Tropicale
 
A nova linha da Dema Nail traz seis cores em tons vermelhos. Os esmaltes são livres de toxinas e podem ser consumidos até por grávidas e alérgicas.
Linha Magnetix China Glase
 
A nova coleção da Global Classic traz seis esmaltes magnéticos. Com ajuda de um ímã que acompanha os produtos é possível fazer três desenhos diferentes sobre as unhas.
Adesivos Filha Única
 
Seguindo a tendência de pintar uma unha diferente das demais, criando o efeito filha única, a Belliz lançou duas cartelas com adesivos sortidos que permite as mais variadas combinações. Com o produto, é possível usar uma unha com nail art enquanto as outras levam apenas uma cor.
Coleção Hello Kitty
 
A nova linha de esmaltes da Hits Speciallità em parceria com a Sanrio traz frascos no formato do rosto da Hello Kitty. A coleção possui nove cores: Melon (verde-água pastel), Gum (verde-azulado), Mint (azul pastel), Blueberry (azul intenso), Fizzy (glitter multicolorido, que pode ser usado sozinho ou como cobertura), Plum (roxo ameixa), Candy (rosa), Apple (vermelho rosado) e Sweet (salmão).
Base fortalecedora LQF
 
Parte da linha de esmaltes Derma Nail/LQF, esta base fortalecedora possui Nonychosine V, complexo de átomos capaz de identificar as partes das unhas que estão danificadas e agir seletivamente, proporcionando uma recuperação homogênea. O produto é o primeiro do gênero no Brasil.
Lixa de Vidro
 
As novas lixas Ricca modelam e corrigem possíveis imperfeições em todos os tipos de unhas. Apresenta granulação fina para modelar bem a unha. O produto está disponível em quatro tons degradê (laranja, rosa, azul e roxo).
Base Extra Brilho Roxa com Cristais de Ametista
 
Este novo produto da Yamá Cosméticos foi criado especialmente para ser usada sobre esmaltes escuros (vermelhos, roxos, pretos), para garantir que não descasquem tão facilmente. Os cristais de ametista presentes na composição garantem brilho uniformizado para as imperfeições da unha, prolongando a durabilidade do esmalte.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

domingo, 16 de setembro de 2012

Truques antes, durante e pós-depilação evitam a foliculite

Quem sofre de foliculite ainda pode recorrer à depilação a laser feita em clínicas estéticas por sua eficácia no combate ao problema
Foto: Shutterstock
 
Mais comuns nas áreas sensíveis do corpo, como a virilha feminina e rosto masculino, os pelos encravados costumam aparecer quando a depilação não é feita da maneira correta. Porém com cuidados simples é possível reverter esse quadro sem deixar marcas. Seja com o uso de lâminas de barbear, cera quente ou fria, creme depilatório ou depilador elétrico, a retirada dos pelos exige cuidados em três fases: antes, durante e depois, garantindo assim uma pele lisinha e macia.
 
Antes
 
O ritual da depilação começa bem antes da retirada dos pelos. Independentemente do método utilizado, o ideal é esfoliar a cútis e em seguida passar o creme hidratante específico para cada tipo de pele até uma hora antes do procedimento. “Os cuidados com a pele antes garantem a eficácia da depilação e evitam o surgimento dos pelos encravados”, afirma Dra. Miriam Sabino, dermatologista da Clínica Dermatológica Miriam Sabino.
 
Durante
 
Durante a retirada dos pelinhos com lâmina, ela deve ser utilizada no sentido contrário ao crescimento do pelo, para evitar o movimento de "vai-e-vem" que irrita a pele. Além disso, é preciso usar creme de barbear na região, ou algum produto específico para facilitar o deslizar da lâmina.

Se a depilação for com cera, quente ou fria, a única objeção é não reaproveitar as ceras, isso evita infecções e o aparecimento dos pelos encravados na pele. Com os cremes depilatórios deve-se apenas passar o produto e esperar os pelos caírem após 10 minutos. O depilador elétrico, por sua vez, não pode ser passado muito rápido nem muito lentamente para evitar a quebra do pelo, uma das causas da foliculite.
 
Depois
 
Após o ritual, seja qual for o método utilizado, o ideal é passar o mesmo creme hidratante usado antes da retirada dos pelos para revitalizar e proteger a pele. Atenção: quando a depilação for feita por ceras quentes, a camada protetora da cútis é retirada, deixando-a mais exposta e vulnerável. Para auxiliar na proteção passe filtro solar e evite exposição ao sol para não manchar a pele.
 
Depilação definitiva
 
Para quem não tem tempo para o ritual da remoção dos pelinhos e sofre com as bolinhas vermelhas, existe a possibilidade da depilação a laser feita em clínicas estéticas. Esse tipo de procedimento elimina os fios existentes e promete diminuir o surgimento dos pelos encravados, porém, não impede o aparecimento de novos. A sessão deve ser repetida mensalmente para garantir uma cútis lisinha e limpa.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sábado, 15 de setembro de 2012

Indolor, Botox em creme elimina até 90% das rugas em 30 dias

Nova versão do Botox em creme concentra de 0,5 a 3% da substância, exigindo uso prolongado por 30 dias
Foto: Shutterstock
 
Prestes a ingressar no mercado de estética norte-americano, uma versão em creme da toxina botulínica - ainda sem previsão de chegada ao Brasil - promete deixar a pele visivelmente mais lisa e melhorar a aparência de até 90% das rugas de leve e média profundidade em apenas 30 dias de tratamento.

Popularmente chamada de Botox em creme, a novidade aguarda apenas a liberação do FDA (órgão americano que regulamenta a liberação de medicamentos) para chegar aos consumidores dos Estados Unidos, mas já causou muito frisson por contar com a mesma toxina da versão injetável e, também, com o auxílio de uma espécie de “carregador” para que a química seja completamente absorvida pela derme.

“Como a ação dessa substância ocorre na junção entre os nervos e a musculatura, a empresa Revance, que desenvolveu o creme, criou um carregador que consegue transportar o Botox até o músculo”, explica Ada Trindade, dermatologista do Hospital do Servidor Público Municipal (SP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira Cirurgia Dermatológica (SBCD).
 
Prós e contras
 
A nova arma contra o envelhecimento, no entanto, é indicada apenas para pequenos reparos. Isso porque, estudos realizados até o momento apontam que a toxina botulínica funciona melhor onde a pele é mais fina (como na região dos famosos pés- de-galinha) ou mais extensa (como nas axilas, onde o ativo tem a função de controlar o excesso de suor).

Além disso, enquanto a toxina injetada tem durabilidade aproximada de quatro a oito meses, variando de paciente para paciente e da dose utilizada, a versão em creme do produto concentra um menor teor da substância. Isso significa que o Botox em creme tem de ser usado constantemente para garantir os resultados esperados, já que seu efeito é otimizado a cada aplicação. “A principal vantagem ainda é a aplicação indolor”, ressalta Carla Bortoloto, dermatologista e especialista em medicina estética do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP).
 
Onde encontrar?
 
A expectativa é a de que, assim que chegar ao Brasil, surja como mais um tratamento de luxo antienvelhecimento. “Quando for aprovado, a manipulação do produto deverá ser permitida somente às clínicas estéticas e o preço não deverá ser baixo”, prevê Carla. 
 
Efeitos colaterais
 
Embora não haja registros de efeitos colaterais graves, o Botox de uso tópico exige cuidados especiais. "Como qualquer produto, tanto injetável como tópico, ele pode causar reações alérgicas. Os sintomas podem variar desde vermelhidão local, coceiras até a formação de feridas. No entanto, nos estudos iniciais, o creme foi bem tolerado”, afirma.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ritual de beleza noturno deixa pele mais bonita e sem rugas

Cuidar da beleza da pele na hora de ir para cama pode ser fundamental para garantir uma cútis bonita, saudável e livre dos implacáveis sinais do tempo
Foto: Shutterstock
 
Cuidar da beleza da pele na hora de ir para cama pode ser fundamental para garantir uma cútis bonita, saudável e livre dos implacáveis sinais do tempo, como rugas e marcas de expressão.

Isso porque, durante a noite o metabolismo das células da pele aumenta, fazendo com que ela absorva os nutrientes dos produtos que irão revitalizá-la com mais eficácia do que em qualquer outro período do dia.  

“Além disso, tratar a pele antes de dormir é um verdadeiro bálsamo para a saúde e o bem-estar”, afirma Patrícia Rittes, dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da International Fellow da Academia Americana de Dermatologia.
 
Ritual de cuidados
 
Para conquistar uma pele bonita e macia até mesmo durante a noite, a limpeza do rosto deve ser o primeiro cuidado a fazer parte do ritual. Para isso, a dica é optar, principalmente, por sabonetes específicos para cada tipo de pele, demaquilantes ou géis de limpeza, além do tonificante para eliminar os resquícios de qualquer sujeirinha.

“O processo de higienização da pele é algo muito pessoal. No entanto, independentemente dos tipos de produtos utilizados, o importante mesmo é sempre limpar bem a cútis, pois assim, ela fica apta a receber os nutrientes com mais eficiência”, explica Patrícia.

Para deixar o ritual de beleza nota 10, além da limpeza, vale a pena incluir cremes que hidratam pele e ainda previnem o aparecimento de rugas. “Para isso, o ideal é usar cosméticos ricos em ativos que estimulam o colágeno perdido com o passar dos anos, além de antioxidantes, como a vitamina C, o ácido retinóico e glicólico, e hidratantes, como o ácido hialurônico”, indica. 
 
Mãos e pés
 
Depois de um dia inteiro, expondo as mãos a vários produtos e até mesmo ao sol, o melhor momento para cuidar da pele da região é à noite, já que neste período, ela não precisará ser lavada e concentrará melhor os nutrientes. “A aplicação de hidratantes nas mãos durante a noite é super bem-vinda, assim como nas áreas mais ressecadas dos pés. A única diferença é que para as solas e calcanhares, a melhor opção é usar cremes específicos, ricos em ureia (ativo com alto poder de hidratação)”, indica Patrícia.
 
Pele oleosa, atenção redobrada
 
Como a produção de gordura da pele se intensifica à noite, quem tem a cútis oleosa deve adotar uma rotina intensa de cuidados noturnos. "Durante a noite, a glândula sebácea trabalha para a produção do sebo e, com o 'estoque' cheio, ela começa a liberar o óleo logo no período da manhã”, explica Roberta Bibas, dermatologista da clínica Bibas Dermatologia, do Rio de Janeiro, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por isso, a dica é usar cremes com função sebo-reguladora que diminuem os poros, controlando a oleosidade.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Veja os 10 produtos que não podem faltar no seu nécessaire

Um kit de sobrevivência munido de itens fundamentais pode salvar, literalmente, sua pele e até transformar o look de dia a dia em make de balada
Foto: Getty Images
 
Diminuir o tamanho do nécessaire pode parecer sinônimo de ficar na mão na hora de uma emergência, como a happy hour de última hora ou aquela reunião inesperada. No entanto, um “kit de sobrevivência” munido de itens fundamentais pode salvar sua pele e até transformar o look de dia a dia em make de balada. Com a ajuda das maquiadoras Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem, e Fabiana Gomes, da MAC no Brasil, montamos um nécessaire compacto e eficiente. Veja a seguir os 10 itens que não podem faltar no seu arsenal:
 
1. Corretivo
 
O corretivo ainda sofre preconceito de quem acha que ele é sinônimo de maquiagem carregada. No entanto, se o produto for bem escolhido e aplicado da maneira correta, só traz benefícios ao visual. “Esconde olheiras, espinhas, manchas e ainda dá aquele ar descansado”, diz Vanessa.
 
2. Protetor solar/Hidratante
 
Ter um protetor solar sempre à mão não é apenas uma questão de beleza e, hoje, existem diversas opções que também oferecem hidratação. “Hidratante com fator de proteção solar minimiza os danos causados pela radiação e ainda uniformiza levemente a cor da pele”, explica Vanessa. “Um bom protetor solar também ajuda a prevenir manchas na pele”, alerta Fabiana.
 
3. Máscara para cílios
 
Algumas mulheres ainda são da opinião de que máscara para cílios não passa de “luxo”. No entanto, ao alongar e definir os fios, o produto abre o olhar e levanta a expressão. “Deixa o olhar mais feminino e dá a impressão de olhos maiores”, fala Vanessa. Apenas fique de olho na validade do produto: de acordo com a maquiadora, após seis meses aberta, a máscara já não é mais indicada para o uso.
 
4. Blush
 
O blush é fundamental para uma maquiagem natural e com cara de saudável. “O produto tem o papel de devolver o rubor da pele, que é neutralizado pela base”, explica Fabiana. E o segredo é acertar na dose. “Escolha um tom entre o rosa e o laranja, que resultam em um efeito mais natural. Para um acabamento digno de profissional, aposte no pincel próprio para o produto”, sugere Vanessa.
 
5. Batom vermelho
 
Apesar de chamativo e ousado, o batom vermelho é uma ótima opção para ter sempre por perto: ele transforma o look do dia a dia em perfeito para a noite. “Adicionando cor, você dá outro impacto ao visual e usa a maquiagem como acessório”, explica Vanessa. “Um vermelho sempre a deixa pronta e glamourosa em questão de segundos. Mas é interessante também ter um tom mais neutro à mão para quando for investir mais nos olhos”, acrescentou Fabiana.
 
6. Lápis preto ou marrom macio
 
O lápis de olho pode - e deve - ir muito além do básico traço na linha dos cílios. “Compre um que tenha a esponjinha na outra extremidade, assim você pode fazer um olho esfumado, marcante e suave”, fala Vanessa.
 
7. Pó
 
Foi-se o tempo em que o pó tinha a função de ajudar a cobrir imperfeições. Com a evolução das bases e corretivos, o produto ficou com o papel de controlar a oleosidade da pele. “O item é necessário para tirar aquele brilho excessivo. Para conseguir um efeito mais natural, aplique apenas na zona T (testa, nariz e queixo)”, ensina Vanessa. Para evitar exageros, prefira a versão translúcida.
 
8. Hidratante labial
 
Além de evitar incômodos, manter os lábios hidratados prepara melhor a região para receber o batom - principalmente os de cores mais fortes -, já que minimiza as linhas finas e reduz o ressecamento, dois fatores que podem comprometer o look com um tom vibrante. “As mais práticas podem escolher um hidratante labial que já vem com cor”, sugere Vanessa.
 
9. Base
 
A base disfarça imperfeições e equilibra a cor da pele, dando ao visual um ar descansado e iluminado. As mais básicas, que ainda acreditam que o produto pesa no look, podem optar pelas versões com menor cobertura, que são mais leves e  deixam o visual mais natural. Já quem prefere disfarçar todos os defeitos possíveis pode recorrer às bases HD. Democrático, o mercado ainda oferece outras fórmulas e diferentes formatos do produto.
 
10. Lápis bege
 
O lápis bege é um mero coadjuvante para a maquiagem, mas pode fazer uma grande diferença. “Aplique-o na linha d’água para tirar o ar de cansaço e dar a impressão de que os olhos são maiores”, explica Vanessa.

por Nádia Tamanaha, Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Das compressas ao laser: reduza o inchaço da área dos olhos

Drenagem linfática na região facial ajuda a eliminar o acúmulo de líquido na região dos olhos
Foto: Shutterstock
 
Conforme a idade avança e os níveis de produção do colágeno vão diminuindo, o inchaço na área dos olhos tende a se intensificar comprometendo a saúde e beleza do rosto feminino. Isso acontece à medida que o envelhecimento compromete a força dos músculos e ligamentos que sustentam a gordura da face. A boa notícia é que com soluções caseiras, truques de maquiagem, e até tratamentos feitos em clínicas de estética é possível reverter o problema.
 
Compressas caseiras
 
Entre os truques simples e fáceis de serem feitos em casa, o resfriamento da região é o mais utilizado para reverter o inchaço dos olhos. O método, realizado por meio de compressas geladas que agem na área dos olhos com efeito vasodilatador, diminui consideravelmente o edema da área.

“O tratamento pode ser feito com algodões banhados em água gelada, rodelas de pepino congeladas e saquinhos úmidos e gelados de chá de camomila que promovem efeito calmante da pele e constritor dos vasos sanguíneos, melhorando a aparência da região”, indica Karolyni Koerich da Silva, fisioterapeutas dermato-funcional e sócia da Spapelle Estética, de São Paulo.
 
Truques de maquiagem
 
Para quem quer esconder o truque de forma mais rápida, a dica é aplicar corretivo até dois tons mais claros que o tom da pele no local. “O ideal é usar o produto somente na curva da bolsa que forma uma espécie de sombra no rosto. Esse truque diminuirá seu tamanho e melhorará a aparência da região”, recomenda Karolyni.
 
Tratamentos estéticos
 
A medicina estética também oferece algumas soluções contra o problema. Veja a seguir:
 
Drenagem linfática facial: ajuda a eliminar o acúmulo de líquido na região dos olhos. O tratamento, que melhora a sustentação da pele, deve ser realizado três vezes por semana. Após as dez primeiras sessões, já é possível ver os resultados. Cada sessão do procedimento custa de R$ 30 a R$ 45.
 
Laser CO2 Fracionado: indicado para os casos mais graves de inchaço na região dos olhos, o laser CO2 Fracionado aumenta a firmeza da pele, combatendo a formação de bolsas na região. Geralmente, são necessárias de duas a quatro sessões para atingir os resultados esperados. O valor de cada sessão varia entre R$ 1.000 e R$ 2.000.
 
Venus freeze: o aparelho de radiofrequência multipolar promove a compactação das células de gordura para diminuir as bolsas que se formam abaixo dos olhos. O procedimento deve ser realizado em oito sessões para que haja um resultado positivo. O valor médio de cada uma delas gira em torno de R$ 400.

Accent XL:
o equipamento de radiofrequência drena os edemas da área dos olhos, suavizando os inchaços da região. Para obter o efeito desejado, são sugeridas entre seis e dez sessões, com intervalos de uma a duas semanas entre elas. O preço de cada sessão do tratamento varia entre R$ 500 e R$ 800.
 
Ácido hialurônico: o preenchimento combate a flacidez do rosto, melhorando a aparência da área dos olhos de um jeito simples, rápido e duradouro. “Aplicamos a substância para empurrar as bolsas de gordura para trás da musculatura, melhorando a aparência da área dos olhos”, explica Daniel Coimbra, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). O tratamento é realizado em uma única sessão, com efeitos que duram por até um ano e meio. O valor mínimo da aplicação é de R$ 800 e o máximo pode chegar a R$ 2.500.
 
Blefaroplastia
 
Em último caso, as mulheres podem recorrer à blefaroplastia, procedimento cirúrgico que retira o excesso de pele e de gordura (formadoras das bolsas) das pálpebras superiores ou inferiores, tornando as pálpebras mais planas e lisas. A cirurgia dura, em média, 90 minutos, e a paciente precisa ficar internada por até 12 horas. A anestesia costuma ser local ou local associada à sedação. O resultado definitivo pode ser percebido em seis meses, devido ao amadurecimento da cicatriz. A intervenção cirúrgica custa, em média, R$ 3.500.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)