quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Iluminador e cílios postiços; veja tendências de make para o inverno

"A aposta é em uma mulher feminina, mas não obviamente sensual", explica Fabiana Foto: Bruno Santos / Terra

Todo nécessaire feminino guarda peças-chave para uma maquiagem básica, mas cada temporada traz novas cores e tendências para completar e inovar a coleção. O inverno 2013 não será diferente. As últimas semanas de moda internacionais mostraram o que deve vir com tudo na estação mais quente do ano.

De acordo com a maquiadora sênior da M.A.C no Brasil, Fabiana Gomes, que já participou da criação de looks para desfile de grifes renomadas como Reinaldo Lourenço, Glória Coelho, Ellus e Fórum, os focos para o inverno são rosto iluminado, cílios postiços, pele perfeita, sombras metálicas e cores lavadas. “Tem duas décadas que aparecem bastante no inverno, a de 1960 e 1990. Nenhuma é interpretada literalmente, mas tem sempre aquela lembrança na maquiagem. Ainda assim, o resultado é bem contemporâneo. A aposta é em uma mulher feminina, mas não obviamente sensual”, explica Fabiana.

Claro que nem tudo o que aparece nas passarelas deve ser usado no dia a dia. O ideal é readaptar as tendências e “trazer para a vida real”, assim como aconselha a especialista. 

Confira a seguir o que vai virar febre na próxima estação.
 
Pele perfeita
 
A última estação apostava em uma pele crua, com pouca maquiagem, mas isso deve mudar no inverno 2013. “Agora a pele é um pouco mais feita. Não significa que ela vai aparecer com um visual montado e que você vê 30 camadas de produto. Tem muito produto, base, corretivo, iluminador, blush, mas parece que não tem. É uma pele de manequim”, detalha Fabiana.
 
Sobrancelhas marcadas
 
Mais uma vez, a aposta é nas sobrancelhas mais grossas. De acordo com a maquiadora, essa é uma tendência que não tem data marcada para acabar. Ainda assim, diferentemente da última estação, a sobrancelha não aparece tão masculina, mas com traços mais fortes, que dão impressão de uma mulher com mais atitude.
 
Iluminador
 
O iluminador vem com tudo no inverno.  Ele aparece como uma pele molhada, com aspecto de suor. “Sei que para a brasileira isso soa pavoroso, mas faz toda a diferença para a maquiagem usar iluminador no canto interno do olho, alto da maçã do rosto, ponte do nariz e arco do cupido (linha entre nariz e boca). Como a tendência da nossa maquiagem, principalmente em lugares mais quentes, é ficar cremosa ao longo do dia, acho arriscado falar para a brasileira se jogar só no creme. A dica é usar o produto combinado com o pó para a maquiagem durar por mais tempo. Excesso de brilho é legal para um editorial de moda, mas não para a vida real”, disse Fabiana. É importante também ficar atenta à cor da pele na hora de comprar o produto. Para a maquiadora, não existe regra, mas o mais indicado é prateado para mulheres com pele branca, bronze para morenas e dourado para negras. 
 
Cílios 8 ou 80
 
As tendências para os cílios aparecem de maneira bem democrática. De um lado, cílios postiços prometem aparecer com toda a força. De outro, a aposta é valorizar a marca dos cílios naturais. “Para adaptar para a vida real, acho que é possível curvar e usar Brown Set Clear (rímel transparente) que dá sensação de molhado pós-banho. Outra dica é usar máscara marrom ou só pintar na raiz, que também é legal porque dá uma levantadinha e uma definição no olhar sem parecer que está de máscara”, explica a maquiadora.
 
Lápis preto e delineador
 
Um dos primeiros truques que as mulheres aprendem quando começam a se maquiar é passar lápis preto na linha d’água dos olhos. Para quem segue esse hábito a risca, a boa notícia é que ele deve voltar no inverno. Para o delineador, a dica é fugir do traço clássico e investir em produtos coloridos, traços mais largos que remetem aos anos 60 ou vazados – também conhecido como olho de gatinho.
 
Cores
 
“As cores aparecem bastante, mas elas são mais lavadas, como se tivessem vindo da pele”, afirma Fabiana. Para a estação mais quente do ano, a paleta de cores é inspirada no clima desértico, como dourado, bronze, vermelho e terracota. O diferencial para a estação é que as cores aparecem relacionadas à monocromia. Por isso, se escolher uma sombra colorida, a ideia é investir em um rosto mais clean. “Para quem tem medo de usar cor, o legal é focar em um só lugar do rosto. Usar a cor como acessório”, disse a maquiadora.
 
Boca com aspecto natural
 
Quem não vive sem batom deve investir em cores que remetem ao natural ou perolado. A boca também pode aparecem em tons neon, mas com um aspecto bem suave. “É como se a cor viesse de dentro mesmo. Como se aquela fosse a cor natural da boca”, explica a maquiadora.
 
Sombras metálicas
 
Algumas mulheres torcem o nariz com a novidade, mas as sombras metálicas devem fazer sucesso no inverno, principalmente a prateada, laranja ou amarela. Para não errar, a dica é não passar uma camada grossa do produto. Concentre a sombra na pálpebra e depois espalhe para ficar bem suave nas laterais.

por Fernanda Frozza (Portal Terra)

Primeiro banco de colágeno do Brasil


Como uma espécie de “poupança da beleza”, agora as células produtoras de colágeno podem ser armazenadas e utilizadas a qualquer época da vida em rugas, bigode chinês e cicatrizes faciais. Começa a funcionar no País o primeiro banco de fibroblasto nacional, promovido pela empresa Tech Lif, um dos braços da instituição CordCell.

Os fibroblastos referem-se às células produtoras de colágeno, que podem ser utilizadas, por exemplo, para preenchimento de rugas, marcas de acne e correção de cicatrizes. O procedimento para seu armazenamentorequer uma amostra de quatro a oito milímetros de pele extraída em consultório, atrás da orelha, virilha ou axilas. Em seguida, as células são extraidas da pele e purificadas, para assim se multiplicarem.

As células são cultivadas por 40 a 50 dias e depois desse período já estão prontas para serem injetadas nos locais de tratamento indicado. Os resultados podem variar de seis meses até ultrapassar dois anos e não há contra-indicação.

As células de fibroblasto poderão ser armazenadas (em tanques de nitrogênio líquido- 196 graus negativos) e resgatadas em qualquer época da vida como uma “poupança da beleza”. Os preços variam de acordo com cada tratamento.

por Redação (Cabeleireiros.com)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Hiper-hidratação pode enfraquecer as unhas; aprenda a cuidar

Cremes emolientes à base de ureia evitam a fácil quebra da unha na estação

Foto: Shutterstock
 
Na hora de curtir a estação mais quente do ano, além da atenção dada à pele e aos cabelos, é preciso cuidar das unhas para mantê-las com um visual impecável. Isso porque o recorrente contato com a água - chamado de hiper-hidratação - deixa a estrutura de queratina da região quebradiça, principalmente no verão, quando aumentam as duchas e os mergulhos no mar e na piscina.
 
Esse processo químico ocorre devido à fácil absorção de água, que rompe as substâncias de sustentação da unha, deixando-a mole e enfraquecida. Dessa forma, até mesmo procedimentos simples, como lavar cabelos e louças, podem resultar na quebra. Contudo, é possível evitar e também remediar o problema estético com cuidados simples do dia a dia.
 
Solução caseira para evitar a hiper-hidratação, o uso de luvas durante os serviços domésticos ou em qualquer outra atividade em que as mãos permaneçam por muito tempo na água é fundamental. Além disso, evitar unhas muito longas - geralmente mais propensas a sofrer danos - é uma forma de prevenção. 
 
Quem já sofre com o excesso de água nas unhas, precisa, primeiramente, deixá-las respirar por mais tempo. “O esmalte piora a situação, especialmente se permanecer por muito tempo e se a acetona for utilizada na remoção em vez de removedores sem a substância”, explica Maria Fernanda Gavazzoni, doutora e mestre em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Além de deixar de visitar a manicure por alguns dias, a aplicação de hidratantes próprios para a região, como cremes emolientes à base de ureia, deve fazer parte da rotina de beleza. Em casos mais graves, uma visita ao dermatologista é essencial. “O profissional poderá indicar o uso de base fortalecedora com formaldeído de 1% a 2% na fórmula”, explica Maria Fernanda. No entanto, o uso do produto deve ser feito a partir de orientações médicas, já que aplicado incorretamente causa irritações.
 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Saiba 10 dicas para praticar exercícios com segurança

Procure um treino com avanços mais lentos, mas com qualidade Foto: Getty Images
 
A prática de atividades físicas exige alguns cuidados para evitar lesões e até mesmo para obter bons resultados musculares. O Huffington Post fez uma lista com 10 dicas para um programa de treino  com segurança. Veja a seguir:
 
Ajuste sua rotina diária de acordo com a sua percepção de cansaço: alguns dias você tem mais energia do que em outros e os níveis de fadiga variam conforme o horário do dia. É importante se atentar se está bem alimentado e hidratado, pois a sua condição de saúde interfere na execução dos exercícios. A rotina deve ser baseada em boa alimentação, repouso adequado, hidratação e exercícios. 
 
Priorizar qualidade em vez da quantidade: os exercícios devem se feitos de maneira correta, isso assegura o benefício do músculo trabalhado. Embora os músculos da região ajudem a fornecer uma base mais estável na execução, é importante fazer o trabalho da forma indicada por um profissional, isolando o músculo. Tensões repetitivas fazem com o que programa de fitness se transforme em lesão.
 
Estabelecer uma base antes de avançar no programa de treinamento: os músculos que estabilizam as escápulas devem apresentar um nível básico de força antes de começar o levantamento de peso. Outro ponto importante é ter força nos quadríceps que pode ser obtida fazendo agachamento com uma bola na parede, antes de tentar o exercício com peso. Pular etapas de uma progressão pode ter consequências inesperadas. 
 
Programar progressões mais lentas: ao acelerar o seu programa, o ideal é aumentar a dificuldade de uma variável de cada vez, avaliar a resposta do corpo e depois continuar o avanço no quadro de exercícios. Por exemplo, nos aeróbicos, evite aumentar drasticamente distância, ritmo, inclinação e resistência ao mesmo tempo. O mesmo vale para levantamento de peso. 
 
Pesquisa de informações: tenha em mente que colega de treino ou até mesmo o treinador do ginásio podem não ter todo o conhecimento necessário para a prática ideal de exercícios. Use sempre ferramentas como artigos publicados por médicos e fisioterapeutas para melhorar seu programa. 
 
Evitar explosões de força: trabalhar rapidamente em um movimento diminui os desafios para o músculo. Apesar de você terminar o treino mais rápido, o retorno não será o mesmo do que se fizer cada exercício de forma mais lenta, que traz maior capacidade de sustentação e previne lesões. 
 
Evitar os exercícios de alto risco: nunca pratique movimentos que podem prejudicar o corpo. A coluna é uma das regiões mais afetadas por exercícios mal executados.
 
Procure variar: não fique preso a apenas um treino sempre, varie. Existem várias abordagens de reforço dos músculos, além disso, é sempre bom intercalar a musculação com atividades aeróbicas. 
 
Ouça o seu corpo: o menu de exercícios é vasto e nem sempre as opções mais usadas são as indicadas para o seu organismo. Cada pessoa tem uma estrutura particular, histórico de lesões, idade, nível atual nível de força muscular e flexibilidade. Caso sinta dor durante um exercício, consulte um ortopedista para avaliar suas condições e busque uma nova forma de trabalhar o músculo. 
 
Faça uma pausa: os músculos precisam de um dia de folga do treinamento de força para se recuperarem do desgaste. É este descanso que permite a recuperação das fibras musculares, o que gera benefícios e evita lesões. Caso o seu programa de treinamento seja diário, varie os exercícios para não sobrecarregar músculos e articulações.
 
por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Filtro solar capilar evita ressecamento e descoloração dos fios

Cosméticos criam uma película protetora e preservam a estrutura do cabelo Foto: Shutterstock

O uso do protetor solar já virou hábito entres brasileiros que desejam pegar uma corzinha sem prejudicar a saúde da pele. Agora, na mesma toada, o filtro solar capilar surge com a missão de deixar os cabelos bonitos e saudáveis no verão. Isso porque excesso de sol, vento, sal do mar e cloro da piscina resseca, quebra e descolore os fios durante a estação.

Esta combinação de fatores naturais e químicos torna-se uma verdadeira bomba para as madeixas, pois remove a película protetora natural do cabelo e desidrata sua textura. Além disso, existe ainda a ação dos radicais livres.

“É importante se proteger, pois os radicais oxidam o fio e danificam a estrutura, inclusive dos cabelos tingidos, que sofrem alteração de cor, além do enfraquecimento”, revela Mika Yamaguchi, consultora técnica e farmacêutica da Biotec Dermocosméticos.

Para evitar essa série de problemas, protetores capilares em versões em creme, leite e emulsão criam uma película protetora e preservam a estrutura e integridade dos cabelos.

Esses produtos devem ser usados antes de os cabelos serem expostos ao sol e reaplicados depois de cada mergulho. Também é importante deixá-lo agir durante alguns minutos, para criar uma capa de proteção.  

Outra dica importante é confirmar o Fator de Proteção Solar (FPS) na fórmula, ainda que pequena, pois diferentemente dos protetores da pele, não existem vários números de FPS no mercado. Contudo, quem não encontrar o protetor solar capilar, pode aplicar leave-in com filtro para proteger os fios da ação nociva dos raios ultravioleta no verão.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Franquia de salão de beleza oferece investimentos de até R$ 130 mil

O diretor operacional, Lúcio Rodrigues, no salão de beleza inaugurado na Rua Augusta, Jardins (Divulgação)
 
Com a primeira franquia inaugurada na região do Jardins, em São Paulo, a marca pretende abrir mais 105 na cidade

Uma nova franquia de salão de beleza chegou ao mercado com investimentos de R$ 130 mil. A UAU! HAIR STUDIO já abriu sua primeira loja na Rua Augusta, em São Paulo, e tem previsão de inaugurar mais 38 salões nos próximos 18 meses.

A franquia, de 50 metros quadrados, tem capacidade de 950 atendimentos por mês e um faturamento de até R$ 60 mil. “Nossa proposta é oferecer serviços básicos, como cabelo, manicure, pedicure e maquiagem, com 12 colaboradores ao todo no salão e preços competitivo aos clientes. Nosso ticket médio fica em torno de R$ 63”, afirma o diretor operacional, Lúcio Rodrigues.

Todos os profissionais contratados passarão por um treinamento de 580 horas, divididos em 9 módulos. Já para os franqueados, o treinamento dura 15 dias e é dividido em 12 módulos.

Investimentos
 
O investimento para abrir uma franquia da UAU! Hair Studio é de R$ 130 mil, já incluída neste valor a Taxa de Franquia, que é de R$ 40 mil. Os Royalties são de 7% sobre o faturamento bruto e a Taxa de Propaganda é de 2% também sobre o faturamento bruto. O retorno do investimento acontece em 19 meses e a lucratividade do franqueado é de 18% sobre o valor do faturamento.

por Luiza Belloni Veronesi (Info Money)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Febre na Ásia, peixe-pedicure deixa pés macios e sem cutícula

Apesar de pouco conhecidos por aqui, técnica promete deixar os pés livres das famosas cutículas sem arrancar um bife sequer Foto: Divulgação

Práticos para as mulheres que não têm paciência de fazer as unhas em casa e dificilmente conseguem horário no salão de beleza, os chamados “peixes-pedicure”, apesar de ainda pouco conhecidos por aqui, prometem encantar o público brasileiro ao deixar os pés livres de cutículas sem arrancar um “bife” sequer.


Importados diretamente da Turquia e abrigados em aquários especiais, os animais da espécie Garra Rufa - sucesso em diversos países e até entre celebridades como a cantora e atriz norte-americana Jessica Simpson - são capazes de fazer uma pequena sucção na pele, retirando as células mortas da região, deixando-a suave e revigorada de forma indolor.


Antes do tratamento inusitado, os pés são higienizados com água e álcool. Em seguida, a cliente mergulha os membros num tanque com cerca de 160 litros de água  e se deixa mordiscar por um cardume de até 120 garras rufas. No início, a ação dos pequenos nadadores causa sensação de formigamento, que logo passa, abrindo espaço para o relaxamento.  


“Eles fazem uma espécie de esfoliação na cútis, retirando as calosidades e evitando que elas voltem a se formar, pois sua saliva deixa a pele mais saudável e macia imediatamente”, explica Vana Tórgo, esteticista responsável pela técnica no salão de beleza gaúcho Hugo Beauty, um dos precursores do método no Brasil.


Por ser novidade, o procedimento que dura de 15 a 30 minutos e custa de R$ 25 a R$ 45, exige cuidados especiais. Por isso, o tanque utilizado para abrigar os peixinhos conta com filtro especial, ligado 24 horas por dia, além de uma potente luz ultravioleta, capaz de eliminar bactérias, fungos e até os ovos dos animais. “Além disso, para reforçar a higienização, também troco de 15 a 20 litros de água, todos os dias, principalmente se atendermos clientes seguidamente”, garante Vana.


Com até 10 cm, os bichanos vivem cerca de seis anos, se reproduzem com facilidade em lagos do Oriente Médio e são bastante utilizados no exterior, inclusive para o tratamento da psoríase (doença inflamatória da pele). Já por aqui, são mantidos a uma temperatura de 28 graus e alimentados uma vez por dia com ração específica para peixes ornamentais.


Riscos de infecções
 
Apesar de ser a última moda nos salões e spas de beleza de todo o mundo, o uso do cardume na remoção de células mortas da pele vem sendo objeto de estudo de autoridades de saúde britânicas e norte-americanas devido à suspeita de que a prática pode transmitir infecções.


Isso porque, ao contrário dos procedimentos convencionais de pedicure que usam materiais descartáveis ou esterilizados, os peixes utilizados no processo inovador são reaproveitados em todas as sessões e, por isso, podem adquirir e passar diversas bactérias ao entrarem em contato com feridas abertas na região dos pés.


“Como ainda faltam estudos científicos que comprovem, não podemos garantir que a transmissão de doenças realmente aconteça, mas podemos afirmar que o risco existe. Por isso, acredito que o tratamento não oferece nenhuma vantagem em relação a tudo que se faz no Brasil atualmente. Ele é inovador, mas por conta da questão da segurança, não indicaria”, alerta Carla Albuquerque, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


FICHA TÉCNICA  

Nome do tratamento: Peixe-pedicure  

Indicação: recomendado para a remoção das células mortas da pele dos pés e das calosidades  

Benefícios: de forma indolor, remove os calos e a células mortas da pele dos pés, deixando a região saudável e macia imediatamente  

Sessões necessárias:  uma, a cada quinze dias  

Preço médio: de R$ 25 a R$ 45

Fórmulas só com ingredientes essenciais são tendência em cosméticos

De olho na demanda do mercado, indústria de cosméticos brasileira vem apostando suas fichas nos produtos livres de substâncias químicas pesadas Foto: Shutterstock

Na contramão dos itens de beleza formulados com substâncias químicas cada vez mais poderosas - capazes de dar aquela força nos assuntos relacionados aos cuidados com a aparência, mas também de causar irritações e alergias na cútis -, parte da bem-sucedida indústria de cosméticos brasileira vem apostando suas fichas numa nova e promissora tendência de mercado: os chamados produtos “sem”.

Frutos da demanda do público por soluções que garantam bons resultados no espelho, sem prejudicar a saúde e qualidade da pele, os artigos livres de componentes tóxicos como álcool, corantes, perfumes e alguns conservantes, vêm aos poucos conquistando espaço nas prateleiras e também no dia a dia das mulheres que não deixam de lado a vaidade. 

Compostos somente por ingredientes considerados essenciais para o tratamento das principais queixas femininas, os cosméticos de higiene e cuidados com a cútis - tidos como hipoalergênicos - reduzem a quase zero o risco de reações adversas em seus adeptos, mantendo distantes as famosas dermatites de contato - problema comum relacionado ao uso de produtos de beleza que se manifesta por meio de ardência, coceira, vermelhidão e descamação da pele.

“Por serem compostos pelo menor número possível de material potencialmente alergênico, estes itens oferecem a mesma qualidade dos demais de sua categoria, com o diferencial de privilegiarem a saúde cutânea, principalmente de quem tem a pele sensível”, avalia Valcinir Bedin, dermatologista e diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE).
 
Substâncias excluídas
 
Principais suspeitos de desencadear irritações e alergias na cútis, substâncias como os parabenos (conservantes presentes em diversos cosméticos, capaz de oferecer sérios riscos à saúde devido às suas propriedades estrogênicas), os corantes (substâncias ricas em componentes metálicos prejudiciais à saúde) e o álcool (ativo que resseca a pele e facilita a evaporação da água pelos poros) não estão mais sendo usados nas composições da nova classe de produtos. 

“Apesar de serem geralmente usados para inibir o crescimento de micro-organismos (fungos e bactérias) em tônicos, cremes, emulsões, loções pós-barba, xampus e condicionadores, estes ingredientes possuem alto grau de toxidade”, alerta Fernando Passos de Freitas, dermatologista, especialista em Medicina Estética pela InternationaI Association of Aesthetic Medicine (AAM /ASIME).

Por isso, para evitar dores de cabeça ao recorrer às propriedades químicas, a dica é esquecer a história de que os cosméticos não fazem mal à saúde e buscar sempre empresas idôneas na hora da aquisição dos produtos, pois o mercado já oferece diversas opções que não apresentam substâncias tóxicas em sua formulação e diminuem consideravelmente as chances de alergias. 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Confira 5 dicas para deixar a pele mais bonita todos os dias

Limpeza diária do rosto é essencial para manter a pele sedosa Foto: Getty Images
 
Alguns cuidados diários podem deixar sua pele sedosa e com aparência de jovem por mais tempo. Não é preciso comprar produtos muito caros, gastar horas limpando a pele ou fazer dietas milagrosas. O site Huffington Post selecionou 5 dicas fáceis que ajudarão a manter a pele bonita por mais tempo.
 
Limpe o rosto ao menos uma vez ao dia com um produto específico, ou um sabonete facial. Deixe agir por alguns segundos para limpar a maquiagem, a sujeira e a oleosidade.
 
Use protetor solar e reaplique-o durante o dia. Ao sair de casa pela manhã, aplique um protetor de no mínimo fator 30. A cada duas horas, mais ou menos, aplique novamente, porque ele perde o efeito.
 
Coma salmão e alimentos com antioxidante. O ômega-3 do salmão hidrata a pele de dentro para fora e reduz inflamações. Já os antioxidantes, como alimentos verde-escuros e café, combatem os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento da pele.
 
Acelerar o coração uma vez ao dia ajuda a dar vida à pele. Portanto, faça exercícios diariamente, para melhorar a circulação do sangue e a oxigenação das células.
 
Dormir reduz o nível de cortisol, um hormônio ligado ao estresse, que envelehce a pele e causa acne.
 
por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sábado, 19 de janeiro de 2013

Conheça benefícios dos ácidos usados nos tratamentos de pele

Usado em peelings e cosméticos, substância garante renovação profunda das células e oferece ótimos resultados no tratamento de cicatrizes de acne Foto: Shutterstock

Matéria-prima da maioria dos tratamentos estéticos, os ácidos continuam sendo um dos grandes aliados de quem sonha em ficar com a pele livre de imperfeições. Capazes de clarear manchas, combater a acne e suavizar rugas e linhas finas de expressão de forma simples e eficaz, os ativos de maior sucesso da indústria da beleza possuem propriedades e funções diferentes que garantem benefícios específicos para cada paciente. 


Aplicados em casa, por meio de cremes prontos ou manipulados, ou em consultórios dermatológicos - como é o caso dos peelings químicos -, as substâncias são amigas da beleza feminina. Por isso, confira, a seguir, os principais ácidos usados nos tratamentos estéticos e descubra o que eles podem fazer para deixar sua pele ainda mais bonita. Mas lembre-se: por serem altamente agressivos, consulte seu dermatologista sobre as melhores opções e use protetor solar, após a aplicação, mesmo quando for dar apenas uma saidinha.


Glicólico
 
Indicação: ideal para fechar os poros e suavizar rugas. 

Benefícios: extraído da cana-de-açúcar, ativo promove a descamação da camada superficial da pele, acelerando a renovação celular e estimulando a produção de colágeno para fechar os poros e suavizar rugas finas.  

Quantidade de sessões: quando aplicado no formato de peeling, recomenda-se de duas a três sessões, realizadas com intervalos de 30 dias. Já em casa, a dica é aplicar os cosméticos feitos com a substância diariamente, de preferência à noite, antes de dormir.


Retinóico
 
Indicação: recomendado para o combate de rugas e manchas.  

Benefícios: famosa entre os tratamentos estéticos, substância age profundamente na pele. "Ele aumenta a produção de colágeno para diminuir rugas e manchas e melhorar a textura da pele", explica Maria Fernanda Tembra, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).  

Quantidade de sessões: no formato de peeling, recomenda-se de duas a três sessões, com intervalos de 30 dias. Cosméticos devem ser aplicados uma vez ao dia. “Por serem formulados com concentrações inferiores ao do ácido manipulado em consultório, os cremes existentes no mercado demoram a apresentar o efeito desejável, mas trazem benefícios a médio e longo prazo”, ressalta Carla Bortoloto, dermatologista e professora da pós-graduação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina Souza Marques.


Hialurônico
 
Indicação: aplicado para melhorar o aspecto das rugas e flacidez.  

Benefícios: componente natural da pele, ácido proporciona a hidratação da cútis, além de ser utilizado como preenchedor, capaz de melhorar o aspecto das rugas e da flacidez facial.  

Quantidade de sessões: aplicação realizada em consultório deve ser feita apenas com uma vez, com intervalo de um ano. Já os cremes, devem ser usados diariamente.


Salicílico
 
Indicação: ideal para o combate à acne.  

Benefícios: eficaz na diminuição da produção de sebo da pele, substância promove a descamação da camada superficial da cútis promovendo a renovação celular. Também diminui o tamanho dos poros e impede o surgimento de espinhas.  

Quantidade de sessões: em geral, realizam-se de três a cinco sessões do peeling de ácido salicílico, com intervalo semanal. Cosméticos devem aplicados uma vez ao dia.


Mandélico
 
Indicação: indicado para suavizar rugas em peles oleosas, acneicas e morenas.  

Benefícios: retirado das amêndoas amargas, ácido afina linhas finas e marcas de expressão, trata a acne, clareia as manchas e melhora a textura da pele.  

Quantidade de sessões: em consultório, peeling deve ser feito em cinco sessões, com intervalos semanais. Em casa, cosméticos podem ser aplicados uma vez ao dia.


Kójico
 
Indicação: usado para clarear manchas da cútis  

Benefícios: recente na indústria cosmética, despigmentante natural age sobre a pele inibindo a ação e a produção da melanina - substância produzida pelos melanócitos que causam, além do bronzeado, manchas na cútis. Por isso, pode ser usado durante o dia e em qualquer época do ano.  

Quantidade de sessões: ativo é frequentemente associado a peelings realizados de duas a três vezes, mas também é empregado em cosméticos prontos e manipulados que podem ser usados diariamente por até seis meses.


Azelaico
 
Indicação: recomendado para aliviar as cicatrizes de acne.  

Benefícios: usado em peelings e cosméticos, substância garante renovação profunda das células por meio da descamação da superfície da pele e ótimos resultados no tratamento de cicatrizes de acne na pele.  

Quantidade de sessões: peelings feitos com a substância devem ser feitos em oito sessões, com intervalos semanais. Cosméticos podem ser usados diariamente

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Como falar com seu cabeleireiro


Quando foi a última vez que você saiu do salão e odiou o corte de cabelo? Por incrível que pareça, essa é uma situação muito comum e na hora dá um certo ressentimento contra o profissional. Mas nem sempre a culpa dele.

Claro que, por vezes, um corte ruim se resume a uma falta de química, mas na maioria das vezes se deve à falta de comunicação", conta o top hairstylist e visagista Rudi Werner, proprietário da Rede Werner Coiffeur.

Pensando nas mulheres que sofrem com esse problema e precisam esperar o cabelo crescer para acertar o corte, Rudi Werner listou cinco dicas de como falar com o seu cabeleireiro para nunca mais errar no corte!

1. Discuta o que você quer transmitir com o corte: "Muitas mulheres já chegam com foto dos cortes desejados, apesar de ajudar, você não deve parar só ai", explica Rudi Werner. É preciso discutir a vibe que você quer. Camadas longas podem ser românticas ou ousadas, por exemplo, e a diferença de tudo tem a ver com a técnica. Se você estiver no clima praiano ou boho, fale que é isso que você quer, falar simplesmente que quer ondas naturais pode acabar em desastre!

2. Mostre, não apenas fale: "Quando se trata de comprimento é importante mostrar para o seu cabeleireiro exatamente onde você quer, falar simplesmente no ombro pode ser interpretado de várias maneiras, normalmente para menos do que para mais. Lembre-se que gostamos de cortar mesmo!", brinca Rudi. Então, mostrar ao profissional o quanto você quer que seja cortato, assim ele pode desenhar uma linha imaginária.

3. Seja honesta: "Conheço clientes que não admitem que usam secador e chapinha diariamente, ou que lavam muito os fios, por medo de levarem bronca", conta Werner. Mas essas informações são importantes sim, pois o profissional precisa saber como é a manutenção diária, afinal se você tem cabelo ondulado e faz chapinha diariamente, o comprimento vai ser diferente.
 
4. Pergunte sobre estilo, especialmente se você está pensando em mudar: "Não basta checar e falar que você quer tal estilo, você precisa saber fazer a manutenção dele, então faça perguntas, e pergunte se o seu cabeleireiro concorda com esse estilo, porque às vezes ele não é o mais indicado para o seu rosto", explica Rudi. Então faça perguntas como: Esse corte combina com o meu rosto? E a minha profissão? Como eu faço para secar o cabelo em casa? Quais são os produtos mais indicados? Como eu faço para ele não perder o formato?

5. Seu cabelo normalmente fica cheio ou ele é mais ralo? "Essa informação é muito importante na hora de definir o corte, pois tem estilos que podem tirar esse volume extra ou podem dar a impressão de mais volume", finaliza Rudi Werner. E com certeza, essa é uma das áreas onde não queremos errar!

por Jessica Moraes (www.vilamulher.terra.com.br)

Sete alimentos prometem reduzir rugas e enrijecer a pele

Tomate é capaz de combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células da pele Foto: Shutterstock

Responsáveis pela maioria das queixas femininas, as rugas e a flacidez cutânea diminuem a autoestima e podem desvalorizar qualquer produção. No entanto, para fazer as pazes com o espelho e reverter o problema que assombra as mulheres, sete alimentos entram em cena para deixar a pele durinha e livre dos temidos vincos.

Com poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, alguns ingredientes do cardápio podem combater os radicais livres, impedindo a deterioração das células sadias e devolvendo à cútis seu brilho e elasticidade naturais.

Porém, para conquistar todos os benefícios escondidos por detrás desse grupo seleto de alimentos, é preciso muita disciplina. “Cada porção, quando ingerida na quantidade correta, confere à pele enrijecimento e jovialidade”, ressalta José Aroldo Gonçalves, nutricionista e diretor da NutMed Cursos de Nutrição, do Rio de Janeiro.

Conheça, a seguir, os sete produtos naturais que prometem manter a cútis livre das temidas rugas e rejuvenescida por muito mais tempo.
 
Carnes
 
As carnes de baixa gordura são boas fontes de proteínas, capazes de produzir colágeno e evitar o aparecimento dos vincos e da flacidez. Além disso, as proteínas são enriquecidas pela niacina - vitamina responsável pela hidratação das peles secas.

Poderoso, o composto também mantém o tônus muscular e nervoso. “Com apenas duas porções por dia, a carne traz benefícios à saúde cutânea”, avalia José Aroldo.
 
Cenoura
 
Com função antioxidante, a cenoura também é enriquecida de betacaroteno, principal precursor da vitamina A (que é fundamental para o processo da renovação cutânea e pode ser encontrado em vegetais amarelos ou alaranjados, verduras com folhas verde-escuras, pêssego, gema de ovo, manteiga e fígado), além de ser capaz de melhorar a densidade e espessura da derme, combatendo a rugosidade e prevenindo  as temidas  rugas finas.

Para obter os benefícios do legume, a dica é consumir três colheres (de sopa) cheias de cenoura crua ralada diariamente. 
 
Frutas secas
 
Ricas em flavonoides, substância anti-inflamatória e antioxidante, as frutas secas combatem os radicais livres, impedindo a deterioração celular e auxiliando na absorção de vitamina C - grande queridinha da ala feminina,  por diminuir vincos profundos e reduzir a flacidez da pele, deixando-a firme e jovial. Para assegurar uma cútis bonita e saudável, vale consumir três unidades de frutas secas por dia.
 
Iogurtes de baixa gordura ricos em lactobacilos
 
Fonte de probióticos, micro-organismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, melhoram o aspecto geral da pele - o iogurte deixa  a pele lisinha, firme e sem linhas de expressão. “O ideal é incluir, pelo menos, um copo de 300 ml na alimentação”, recomenda José Aroldo.
 
Peixes
 
Alimentos ricos em ômega 3, os peixes, como salmão e atum, são os responsáveis pela hidratação e elasticidade da cútis. Por isso, o consumo das iguarias deve ser de duas a quatro porções semanais.
 
Tomate
 
Fonte de um poderoso antioxidante (licopeno), o tomate é capaz de eliminar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, além de ser um eficaz protetor contra os danos causados pelos raios solares, deixando a cútis rejuvenescida e livre da flacidez.

“A dose diária corresponde a meio tomate ou duas colheres (de sopa) de molho ou polpa concentrada”, afirma José Aroldo.
 
Vegetais folhosos verde escuros
 
Enriquecido pela vitamina E, agente antioxidante capaz de agir contra o envelhecimento cutâneo, devolvendo seu viço e destruindo as células mortas, os vegetais verdes escuros, como espinafre, couve e agrião, regeneram os tecidos da cútis e protegem as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele.

“O ideal é ingeri-las frescas, in natura e com duas unidades diárias”, conclui José Aroldo.

Os vilões dos cabelos no verão


O alto-verão chegou, e apesar das festas de Ano-Novo já terem passado, a vontade de passar o fim de semana na praia ou na piscina ainda é comum. Apesar de prazeirosa, essa época do ano é a que os cabelos ficam mais danificados, devido à grande exposição aos raios solares, à água do mar e ao cloro das piscinas.


Para entender melhor o que as mulheres pensam e esperam do verão, a Unilever, em parceria com o Ibope, desenvolveu a pesquisa “Brasileiras e os Cabelos”. Confira os resultados e veja se você está alinhado com o que a sua clientela quer:


  • Sol e calor são destacados como grandes vilões aos cabelos por 69% das mulheres. Sua radiação provoca danos na estrutura interna da fibra capilar, como a perda das proteínas, as mudanças de cor, o ressecamento provocado pela falta de resistência e, consequentemente, a quebra dos fios. “Pode ocorrer ainda, a perda de brilho e maciez. Como as queratinas são formadas por tecidos mortos, ao serem deterioradas não conseguem fazer a regeneração capilar, o que provoca efeitos acumulativos. Por isso, o uso de produtos que contém filtro UV é essencial para proteger e minimizar o aparecimento de pontas duplas”, explica Sueli Cagliari, gerente de desenvolvimento de produtos da Unilever.
     
  • 32% das brasileiras apontam o banho de água salgada e o mergulho na piscina com cloro como outros vilões da temporada de verão, pois proporcionam ressecamento dos fios. Por isso, a necessidade de usar produtos hidratantes que recuperem a saúde dos cabelos e que penetrem na fibra capilar reparando os danos mais internos.
     
  • 47% das mulheres com cabelos coloridos reconhecem que a coloração agrava o ressecamento. Outro agravante comum nesta época do ano é a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo. Esta condição é favorecida pelo calor, umidade e suor excessivo, além de chapéus e bonés que abafam o couro cabeludo.


Para curtir a temporada com os cabelos saudáveis é importante seguir os passos abaixo:


1. Mantenha o cabelo e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor e o calor podem aumentar a oleosidade e, consequentemente, a caspa;


2. Enxágue bem os cabelos após sair do mar e, principalmente após sair da piscina, evitando que o cloro reaja com os fios os deixando esverdeados;


3. Proteja os cabelos da radiação solar usando produtos com filtro UV (spray ou creme para pentear);


4. Evite prender os cabelos úmidos, pois pode acarretar na quebra dos fios;


5. Para evitar a quebra também é importante que o pentear do cabelo seja feito com um pente de dentes largos;


6. Faça hidratação regularmente, inclusive em casa, no mínimo 1 vez na semana;


7. Escolha produtos que hidratem e que reparem os danos internos da fibra capilar.

por Redação (Cabeleireiros.com)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Retirar ou empurrar as cutículas?


Retirar ou não as cutículas na hora de fazer as unhas? Enquanto nos Estados Unidos e em países da Europa as mulheres se recusam a retirá-las -mesmo as celebridades mais elegantes -, no Brasil o hábito comum é usar o alicate. A justificativa por aqui é que sem cutículas as unhas ficam mais bonitas. Mas tal decisão pode colocar em risco a saúde da mulher. Isso porque a cutícula tem a função de proteger as unhas e impedir a entrada de bactérias e produtos no organismo, evitando, inclusive, a possibilidade de transmissão de hepatite.
 

 “No Brasil, em função da cultura de retirar toda a cutícula da unha, estamos enfrentando sérios problemas em relação ao contágio de hepatite, sobretudo pela carência de capacitação adequada dos profissionais”, explica Edgar Pontes, do centro de formação profissional Empório das Unhas.
 

O segredo agora é remover as células mortas, hidratar, e polir com lixas especiais, revelando o brilho natural das unhas. Tal medida ajuda a diminuir a cutícula, de tal modo que ficam discretas e com uma aparência impecável, e o melhor de tudo: saúde garantida.


Confira as dicas do Empório das Unhas de como empurrar as cutículas:


1. Use um afastador com cureta para afastar e remover as células mortas das cutículas, preservando as unhas.

2. Passe um amolecedor de cutículas nas unhas. Ele age nas células mortas.

3. Para manter as mãos sempre hidratadas, aplique um hidratante de cutículas. Uma dica é passá-lo antes de dormir. Com o tempo, o produto reduz consideravelmente as cutículas.

por Redação (Cabeleireiros.com)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Microempreendedor individual já pode fazer declaração anual

 
Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem entregar a Declaração Anual Simplificada (DAS) até o dia 31 de maio. O documento, que deve ser enviado pela internet, representa todo o faturamento do empresário no ano anterior. A declaração pode ser feita de forma gratuita no Portal do Empreendedor

Aqueles que não apresentarem a declaração até o prazo estabelecido sofrerão penalidades, como multa no valor de R$ 50 acrescida de 0,33% de juros por dia e ainda a impossibilidade de emitir o documento de arrecadação mensal do ano de 2013. 

“Enviar a declaração garante aos microempreendedores individuais seus direitos, como cobertura previdenciária, contratação de um funcionário com menor custo, ausência de burocracia administrativa e financeira, acesso a serviços bancários e crédito, facilidade para comercializar com o governo, redução na carga tributária, entre outros”, explica Dailson Valença, consultor do Sebrae.

Microempreendedor Individual (MEI) é o trabalhador por conta própria que fatura até R$ 60 mil por ano e não participa de outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Entre as vantagens dessa categoria está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

por Agência Sebrae de Notícias