sábado, 30 de março de 2013

Aprenda como e quando usar reparadores

Reparadores prometem nutrir, reparar e desempenhar ação protetora na camada externa


Embora a estação mais quente tenha se despedido, é importante manter as atenções sempre voltadas à fibra capilar. Isso porque, ao sofrer agressões químicas ou naturais, ela perde gradativamente propriedades que a protege. 

Quando danos começam a aparecer no couro cabeludo, como fissuras, porosidade e rugosidade, seu cabelo está sinalizando algum tipo de fragilidade. E não é preciso passar o dia exposta ao sol ou ao vento para sentir os efeitos. Ações simples do dia a dia, como escovar intensamente o couro cabeludo e secá-lo com a ajuda do secador são suficientes para perceber as mudanças. O cabelo quebra mais facilmente e seus fios permanecem opacos e sem brilho. Quem costuma tingir, descolorir ou alisar as madeixas também precisa ficar atenta, pois as consequências podem ser permanentes.
 
Naturalmente, a indústria cosmética pensou em alternativas que arrancam sorrisos das mulheres mais vaidosas, oferecendo a elas uma diversificada lista de produtos para reparar as camadas da fibra capilar e manter a saúde dos fios.
 
Prevenção

Os reparadores, por exemplo, são excelentes ativos que ajudam a prevenir estragos nos cabelos. Eles estão representados em óleos vegetais, cremes nutritivos, xampus e condicionadores que oferecem em sua fórmula as vitaminas A, D e E, minerais e ômegas.

Diante de tantas opções de escolha nas prateleiras de supermercados e farmácias, a terapeuta capilar e especialista em tratamentos de cabelos danificados, Sheila Bellotti, faz um alerta: “Devemos tomar cuidado na escolha dos produtos, pois há opções de xampus, por exemplo, que só lavam e não tratam os cabelos. Por isso é importante ouvir a orientação de algum profissional antes de adquirir itens”.

A recomendação de Sheila é válida para outros produtos que prometem nutrir, reparar e desempenhar ação protetora na camada externa, mas que acabam iludindo a consumidora.
 
Conheça os princípios ativos

De acordo com a terapeuta capilar, existem vários princípios ativos que devem ser considerados como tratamento para os fios e couro cabeludo. Essas substâncias funcionam como antibióticos, no qual é preciso saber a dosagem e qual a função de cada uma delas no tratamento. Para facilitar o processo de escolha, conheça os principais princípios ativos e em qual circunstância você deve aplicá-los.
 
Para os fios

- Hidratação: glicerina, ácido ascórbico, D-Pantenol e glicose

- Reconstrução de fibra: proteínas reparadoras; glicina; óleo de germe de trigo

- Fortalecimento: ácidos graxos poliinsaturados (Omega 3 e 6)
 
Para o couro cabeludo

- Caspa: piritionato de zinco, pirocton olamina, climbazol

- Oleosidade: betaína, argila verde, argila branca, zinco, extrato de hera, extrato de laranja

- Queda: ácido cítrico, pantenol, cafeína, biotina, ácido láurico, vitaminas, jaborandi e cisteína;

- Sensibilidade: D-Pantenol, alfa-bisabolol, alantoína, aminoácidos de ação calmante

- Cabelos Coloridos: cera de abelha, D-Pantenol, óleo de abacate

por Canarinho Press com Portal Terra

sexta-feira, 29 de março de 2013

Desfiado é diferente de cabelo repicado; entenda

Giovanna Antonelli exibe um corte repicado para valorizar as mechas claras

Muito parecidos, mas com efeitos diferentes. Os cortes repicados e desfiados costumam ser muito pedidos nos salões, seja para acentuar o volume ou causar um resultado moderno.

Criado em alta ou baixa projeção, soluções de repicados podem ser feitas em linhas horizontais, verticais e diagonais. O cabeleireiro do salão Blend Your Mind, em São Paulo, Miró Rodrigues, explica as diferentes interpretações para esse tipo de escolha.

“Quem opta pelas linhas retas são aquelas mulheres que desejam um look carregado, de volume, diferente daquelas que preferem o corte na vertical, que costuma trazer leveza aos fios. Já a solução em diagonal oferece um cabelo mais sinuoso, altamente moderno”, explica ele ao considerar comum o uso da técnica no comprimento longo.

Por ser realizado em camadas e alturas diversas, aconselha-se o uso de tesoura, que promove um caimento melhor às pontas, além de um acabamento polido. Outra característica do repicado é a possibilidade de mudar completamente o visual, sem que seja necessário mexer no comprimento dos fios.

Bagunçado

Em relação aos desfiados, o profissional destaca que o efeito causado é semelhante ao bagunçado. Pode ser feito com tesoura ou navalha, e segue a linha do repicado. A diferença, contudo, está no alinhamento. Enquanto um modela, o outro deixa o cabelo “desconectado”, ou seja, desigual. “Essa opção é perfeita para quem apresenta um couro cabeludo liso ou ondulado, de textura média a grossa”, explica Miró.

Por economizar tempo diante do espelho, a escolha atende às mulheres de todas as idades que buscam praticidade, conforto e um visual moderno para encarar o dia a dia.

Ao decidir o resultado que deseja alcançar, o hairstylist aconselha o diálogo entre cliente e cabeleireiro, antes de passar a navalha nas madeixas. “Por meio de conversas, é possível definir o melhor corte, o caimento mais apropriado e o visual cobiçado pela cliente”, finaliza.
 
por Canarinho Press com Portal Terra

quarta-feira, 27 de março de 2013

Descubra mitos e verdades sobre 8 segredos de beleza das avós

Lavar o rosto duas vezes por dia, como aconselhou uma avó, não é necessariamente o correto para todos


As avós costumam compartilhar muitos conselhos, inclusive sobre beleza. Mas será que elas têm razão em tudo o que dizem? Para desvendar esse mistério, o jornal Huffington Post pediu que as leitoras compartilhassem pelo Twitter os segredos de belezas de suas avós. A dermatologista Jessica Krant e Deborah Burnes, fundadora de uma linha de produtos para a pele com ingredientes naturais, comentaram os conselhos das avós e deram o veredito final. Confira abaixo:
 

Usar protetor solar todos os dias e não tocar o rosto
 
A avó está certa sobre o protetor solar. Passá-lo diariamente pode ajudar a proteger contra câncer de pele e sinais visíveis de envelhecimento. “É melhor usar protetor solar todos os dias, pelo menos em seu rosto, orelhas, pescoço e mãos”, disse a dermatologista Jessica Krant. “Grande parte do dano já foi feita. Então, quanto antes começar, melhor”, completou. E quando o assunto é colocar as mãos no rosto? “Em geral, isso é um pouco de mito”, revelou a médica. “Tocar o rosto ocasionalmente ou por motivos válidos, com dedos limpos, não irá causar qualquer dano”, garantiu.

Esfregar meio nabo no rosto para se livrar de manchas
 
O nabo contém vitaminas boas para a pele (A,C,E e B), mas Deborah Burnes não pode garantir que o vegetal seja eficaz para acabar com as manchas. Mesmo assim, a avó não estava tão longe do correto: muitas frutas e vegetais podem ajudar a deixar a pele mais saudável. Tanto o mamão quanto o abacaxi contam com enzimas que dissolvem as células mortas da pele e ajudam na renovação celular, segundo Deborah. Batatas cruas também poderiam auxiliar a tirar as impurezas da pele. 

Lavar o rosto duas vezes por dia
 
A avó pode preferir lavar o rosto duas vezes por dia, mas isso não é necessariamente o correto para todos. “Definitivamente, não há uma regra sobre a frequência”, disse a médica Jessica. Quem não usa muita maquiagem e nem é propenso a ter pele oleosa pode precisar de apenas uma lavagem. Seja qual for a rotina, o importante é lavar delicadamente. “Limpeza facial deve ser suave e não deve incluir esfregar excessivamente ou esfoliação regular. Caso contrário, pode haver ressecamento e irritação, o que pode levar à superprodução de óleo da pele para compensar, na tentativa de se hidratar e proteger”, acrescentou a dermatologista.
 

Tirar a sobrancelha pode fazer com que o pelo pare de crescer Foto: Getty Images
Foto: Getty Images





Não tirar demais as sobrancelhas, porque  os pelos param de crescer e elas podem ficar falhadas
 
 “Arrancar demais os pelos eventualmente causa cicatrizes microscópicas nas raízes dos folículos e, ao longo do tempo, arrancar repetidamente pode causar danos no folículo, selando-o e formando uma cicatriz, impedindo que um novo pelo possa crescer”, explicou a dermatologista Jessica Krant.
 



  
Hidratar a pele duas vezes ao dia
 
Novamente, não há nenhuma regra que valha para todos. Sua pele pode precisar de menos hidratante ou mais, dependendo do tipo.   

Remover a maquiagem toda noite
 
A avó está totalmente certa. Remover a maquiagem todas as noites antes de dormir é uma prática saudável, já que contém produtos químicos e recolhe a sujeira e as impurezas de todo o dia. 

Beber muita água e comer sorvete de vez em quando
 
Hidratar-se é sempre uma boa ideia. “Manter o equilíbrio de fluidos no corpo é importante para todos os aspectos da saúde, incluindo cabelo e pele”, revelou a dermatologista Jessica Krant. Quanto ao sorvete, açúcar não é exatamente o melhor amigo da pele. Pode afetar o colágeno e ajudar a deixar a pele mais vulnerável a rugas e linhas.

O sorriso é a coisa mais bonita que uma pessoa pode usar e não custa nada
 
Não há do que discordar nessa afirmação, vovó!






por Ponto a Ponto Ideias com Portal Terra 

sábado, 23 de março de 2013

Mantenha fios vistosos dos 20 até depois dos 50; saiba como



Dos 20 aos 40, por exemplo, a gravidez sempre interfere nos cabelos por causa das alterações hormonais
Foto: Shutterstock

Os cabelos exigem cuidados em todas as etapas da vida. Saber como tratá-los ao longo dessas etapas é importante para manter os fios saudáveis e bonitos. Cada fase apresenta diferentes desafios que precisam ser enfrentados. Dos 20 aos 40, por exemplo, a gravidez sempre interfere nos cabelos por causa das alterações hormonais. Acima dos 40, os fios brancos podem ser o motivo da dor de cabeça. Depois dos 50, novamente os hormônios costumam ser a causa dos problemas, com a chegada da menopausa para as mulheres e a andropausa para os homens. O presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, o médico tricologista Luciano Barsanti, explica como agir em cada uma dessas fases. Confira:



Dos 20 aos 40 anos



No caso das mulheres, nessa fase da vida a gravidez pode ser um dos motivos para se ter problemas nos cabelos. “Após o nascimento do bebê é natural uma queda intensa na mãe”, lembra. Nesse caso, o que se deve fazer é procurar um médico, o tricologista, para definir que tipo de tratamentos podem ser aplicados. Mas manter a alimentação balanceada e ingerir muitos líquidos também podem ajudar tanto mulheres quanto homens. “Também pode fazer uma hidratação constante, com substâncias naturais, principalmente óleo de coco, semente de girassol, estrato de alecrim e queratina”, recomenda. Outras dicas que ajudam a manter a saúde das madeixas são evitar o sol e tomar cuidados ao realizar procedimentos químicos. 



A partir dos 40 anos



É a fase em que começam a aparecer os primeiros cabelos brancos em boa parte das pessoas. “Nesse momento é que as mulheres e até os homens parecem cair em desespero”, diz Barsanti. Quando chega a famosa “crise da meia idade”, muitos se olham no espelho e ao depararem com a coloração branca pensam que estão envelhecendo. Existe uma tendência de querer eliminar esses fios, com processos de tintura. “Apesar da industria estar muito avançada, muitas vezes as pessoas fazem os procedimentos em intervalos curtos”, diz. O ideal, segundo o médico, é que sejam respeitados intervalos de pelo menos 30 dias. E jamais alisar o cabelo junto com a pintura. De acordo com ele, também existem pincéis de retoque, parecidos com os usados nos cílios, que podem ajudar e agredir menos do que a pintura direta. E jamais arranque os fios brancos. “Fios arrancados jamais serão recuperados, nem brancos nem de outras cores”, alerta.
 
Depois dos 50 anos
 
Nessa fase alguns fenômenos atingem mulheres e homens: a menopausa e a andropausa, respectivamente. Com isso, há uma queda hormonal difusa, que atinge a libido, influenciam no estado físico, no campo emocional, e causa um impacto direto nos cabelos. “Quem tem a propensão genética, acaba tendo um sofrimento maior na qualidade e saúde dos fios”, explica. Assim, é possível ver senhoras de 80 anos com cabelos lindos, e outras calvas, pois vai depender de cada um o que ocorrerá. Em todos os casos, quando começar a notar problemas nos cabelos, seja enfraquecimento ou queda, deve-se procurar logo um especialista para combater o problema.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sexta-feira, 22 de março de 2013

Eficazes, esfoliantes deixam a pele jovem e luminosa

Esfoliantes faciais devem ser usados com bastante cuidado e parcimônia, pois podem agredir a pele se forem usados em excesso Foto: Shutterstock

Importante trunfo para as mulheres que desejam deixar o rosto livre de alguma imperfeição sem precisar pesar a mão no bolso, os esfoliantes faciais estão cada vez mais presentes no ritual de beleza feminino por ser o ponto de partida para a conquista de uma pele jovem, viçosa e lisinha. 


Formulados com princípios ativos bastante eficazes - responsáveis por remover de forma uniforme as células mortas da superfície cutânea - os produtos, geralmente encontrados no formato de cremes, sabonetes líquidos, loções e géis de limpeza, também ativam a circulação e são ótimos aliados na batalha diária contra as indesejáveis manchas, cicatrizes de acne e marcas de expressão. 



“Quando colocados em contato com a face, os grânulos suaves dos cosméticos contribuem para a uniformização da tonalidade natural da cútis, deixando-a preparada para receber cremes hidratantes, produtos anti-idade, regeneradores celulares, peelings químicos e até mesmo tratamentos a laser, que vão penetrar de forma mais homogênea”, explica Letícia Almeida Silva, dermatologista da Clínica Dermatológica Paula Bellotti, do Rio de Janeiro, e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).  





“Nas oleosas, a pausa deve ser de sete a dez dias e nas secas, de 15. Já as normais, pedem um período bem maior, algo em torno de 20 a 25 dias”, alerta Letícia, que também chama atenção para o tipo de esfoliante utilizado. No caso das mais oleosas, a dica é evitar cosméticos com consistência densa, apostando em fórmulas em gel ou sérum para evitar o aumento da oleosidade. Mas se ela for seca ou normal, vale a pena usar versões cremosas ou loções, capazes de hidratar.



Também é importante ficar atento ao modo correto de fazer a esfoliação. A dica é jamais esfregar o produto na face, e, sim, fazer uma suave massagem, com movimentos circulares sobre o rosto úmido. Em seguida, basta lavar com água corrente para tirar o excesso. 


Receitas caseiras 
 
Simples de ser aplicada, a terapia de esfoliação pode ser feita até mesmo em casa, com receitas práticas, rápidas e naturais, que funcionam tanto quanto os produtos industrializados.



“Mesmo com as diversas opções no mercado, é possível fazer bons esfoliantes caseiros, como o de aveia, que é indicado para todos os tipos de pele por promover uma renovação celular e melhorar a penetração de ativos presentes em cosméticos. No caso de cútis mais oleosas pode-se adicionar o abacaxi (a casca triturada) à mistura”, indica Jefferson Alfredo de Barros, dermatologista e professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.




por Agência Hélice com Portal Terra

Óleos faciais são mais eficientes do que cremes hidratantes

Capazes de penetrar profundamente na pele, os óleos proporcionam sensação de frescor e maciez

Produtos de beleza para o rosto, geralmente, estão associados a cremes hidratantes, no entanto, os óleos faciais têm ganhado espaço no nécessaire feminino, graças às comprovadas propriedades emolientes e facilidade de uso. Capazes de penetrar profundamente na pele, os itens apresentam algumas vantagens ao serem comparados às fórmulas cremosas.

Isso porque os óleos possuem melhor absorção e podem até ser utilizados antes da maquiagem, mantendo a cútis suave e com seu brilho natural. Além disso, eles são livres de emulsionantes - agentes responsáveis por alergias cutâneas - e, assim, conseguem formar uma barreira protetora, capaz de evitar a desidratação da pele.

“Esses cosméticos servem para o tratamento antirrugas, clareamento de manchas, diminuição da flacidez, limpeza e hidratação profunda”, explica Sheila Gonçalves, cosmetóloga e diretora técnica da Medicatriz Dermocosméticos.

Até mesmo quem tem a pele oleosa pode usar os produtos sem medo de deixar o rosto engordurado. Porém, nesse caso, deve-se evitar o uso na zona T (testa, nariz e queixo) e a aplicação é mais indicada à noite para evitar que se misture com o excesso de suor e a oleosidade natural. 

Para fazer uso do óleo facial é simples, basta pingar duas gotas sobre o rosto e massageá-lo com movimentos circulares e contínuos. Para potencializar o resultado, é possível alternar com outros produtos, porém, livres de óleo. 

Fonte de aminoácidos e vitaminas, esse artigo de beleza pode ser encontrado em duas versões: mineral e vegetal. Elas se diferenciam, principalmente, pela textura, sendo a segunda opção menos viscosa. Os cosméticos para o rosto já são encontrados em grandes perfumarias, lojas online e em lojas especializadas em estética.

Ressalvas ao uso
 
Sua única contraindicação é em casos de acne. “Em contato com a pele acneica, pode-se gerar ainda mais espinhas, dificultando o tratamento”, afirma Lidiane Molina, esteticista da Clínica Lidy Estética, de São Paulo. 
 
por Agência Hélice com Portal Terra

Escovar muito o cabelo antes de dormir não faz bem

O que é recomendado antes de deitar é pentear os cabelos e desembaraçá-los (Foto: Shutterstock)

É provável que você já tenha ouvido de alguém falar (ou até mesmo feito isso) que escovar o cabelo cem vezes antes de dormir é bom para os fios. Esse é um dos grandes mitos sobre cuidados com as madeixas que circulam como se fossem verdades absolutas.

De acordo com a terapeuta capilar, Sheila Bellotti, especialista em tratamentos de cabelos danificados, a técnica da escovação repetitiva é uma grande bobagem. “Essa história de cem escovadas foi inventada por alguém, é um mito”, garante. Ou seja, sentar diante do espelho com a escova na mão pode até ser um grande exercício de meditação, mas para as madeixas faz pouco efeito.

Sheila, diretora do centro capilar que leva seu nome, no Rio de Janeiro, garante que esse exagero pode, inclusive, ser nocivo aos fios. “Esse exercício pode até mesmo fragilizar os fios pelo atrito repetitivo”, explica. O que é recomendado pela especialista é pentear os cabelos normalmente e desembaraça-los antes de dormir para não embolar.

Antes de dormir
 
Há ainda outras precauções que se deve tomar antes de deitar. Uma delas é bastante conhecida: não dormir com os cabelos molhados. “Você tem normalmente fungos e bactérias no couro cabeludo. Ao dormir com os fios molhados, o contato com o travesseiro aquece essa região e esse aquecimento acaba aumentando a proliferação (fungos e bactérias). Outro problema em ir para cama assim é estético, pois a tendência é acordar com as madeixas desgrenhadas e talvez seja necessário lavar novamente para que elas voltem para o lugar.

Quem tem cabelos muito longos pode precisar prendê-los para dormir, mas isso também não é recomendado. Presilhas, por exemplo, podem ocasionar lesões no couro cabeludo quando usadas durante o sono. Se usar um elástico próprio para prender os cabelos, ele poderá ficar marcado pelo longo tempo em que é usado.

E se necessário prender, não se deve amarrar com muita força. “Quando você puxa o cabelo, a linha frontal se desprende”, explica. Isso acarreta a queda de cabelos. Evite ainda materiais não específicos, como atilhos, que causam sérios danos em qualquer situação.
 
por Canarinho Press com Portal Terra

quarta-feira, 20 de março de 2013

Use o secador corretamente para não danificar fios

Antes de usar o secador de cabelos, é recomendado tirar o excesso de água com a toalha

Secar os cabelos todos os dias com o secador, por si só, não chega a ser um problema. Porém, a forma de manipular o equipamento e as altas temperaturas podem, sim, causar danos aos fios e ao couro cabeludo.

O principal vilão quando o assunto é secador é a temperatura. Esse problema, no e ntanto, já pode ser driblado com o uso de bons equipamentos, como os que possuem a tecnologia dos íons, que não quebram os fios e ainda hidratam. “Os secadores que contêm a tecnologia do íon são mais caros, mas eles conseguem conservar a umidade do fio sem deixá-lo esturricado. Você seca o cabelo, mas ao mesmo tempo conserva a molécula de água que hidrata o fio”, detalha a terapeuta capilar Patrícia Maciel, do Núcleo Capilar Patrícia Maciel, em São Paulo.

Patrícia é favorável ao uso diário do secador desde que antes de submeter os fios ao calor seja aplicado um protetor térmico líquido. A recomendação de secar sempre o cabelo vale principalmente para quem mora em cidades onde os índices de poluição são elevados. Segundo ela, o cabelo molhado tem maior capacidade de absorção de monóxido de carbono e outros gases poluentes do que quando seco.

“Não secar os cabelos em condições de poluição deixa os fios mais sujos do que se não lavados”, garante a terapeuta.

Temperatura correta
 
Muitas mulheres não abrem mão dessa tecnologia porque o cabelo seco com secador sempre fica mais brilhoso. No entanto, no uso prolongado, o calor excessivo acaba desidratando a fibra, principalmente a parte mais externa, a cutícula. O ideal é usar o secador em uma temperatura de cerca de 80º.

Além dos cabelos em si, o couro cabeludo também pode sair prejudicado diante do uso do secador muito quente. Especialistas apontam que pode ocorrer queima do couro cabeludo e aumento da oleosidade.

Maneira correta

Saber como usar o equipamento também é importante. Se a ideia é somente secar, enxugue primeiro os fios com uma toalha e use apenas o equipamento a uma distância de cerca de 10 centímetros, mexendo nos fios com a mão. Agora, se a ideia é fazer escova, opte por uma escova. Para quem tem o cabelo cacheado e quer mantê-los, a dica é usar um difusor.

Já as chapinhas e cacheadores devem ser usados apenas uma vez por semana. Patrícia recomenda as chapinhas de porcelana, que agridem menos os fios.

 por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

terça-feira, 19 de março de 2013

Com efeito imediato, tecnologia sela pontas duplas do cabelo

Comuns à maioria das mulheres, as famosas pontas duplas agora podem ser tratadas com a ajuda de uma inovadora tecnologia


Velhas conhecidas das adeptas dos cabelos compridos, as pontas duplas dificilmente saem da lista dos problemas de beleza mais enfrentados pelas mulheres no dia a dia. Comuns e causados por diversos fatores, como exposição aos raios solares, processos químicos, uso de secadores e chapinhas e até carência de nutrientes no organismo, os fios quebradiços que se dividem em duas ou mais extremidades agora podem ser facilmente resolvidos sem a ajuda da tesoura. 

“Quando o produto com o complexo é aplicado no cabelo, o lado positivo do gel é atraído para a região das pontas duplas. Esse processo cria uma cadeia poderosa que se contrai enquanto o cabelo seca, unindo as extremidades novamente”, explica Katya Ivanova, cientista global da Dove.

Componentes da nova linha
 
Com a tecnologia avançada de selagem de pontas duplas, a nova linha da marca contempla xampu, condicionador, creme de tratamento e loção de tratamento reconstrutor, formulado com a novidade Fiber-actives, cujos ingredientes proporcionam reparação interna da fibra capilar, prevenindo os primeiros sinais de danos. 

Eficazes, os novos produtos prometem resultados visíveis logo após o primeiro dia de uso e podem ser adquiridos em supermercados, farmácias e lojas de cosméticos de todo o Brasil a partir deste mês. 

FICHA TÉCNICA  

Nome do produto: linha Dove Reconstrução de Pontas Duplas  

Indicação: tratamento das pontas duplas   

Benefícios: sela as extremidades dos fios quebradiços, deixando-os macios, com brilho e sem frizz   

Preço médio: xampu 200 ml e 400 ml (R$ 8,19 e R$ 11,45), condicionador 200 ml e 400 ml (R$ 9,49 e R$ 12,49), creme de tratamento 350g (R$ 13,25) e tratamento reconstrutor de pontas duplas 28 ml (R$ 29,99)

por Agência Hélice com Portal Terra

domingo, 17 de março de 2013

Em busca da jovialidade, tendência de pretos curtos retorna

Anne Hathaway cortou os cabelos para fazer Os Miseráveis, mas gostou tanto do look que resolveu adotar
Foto: Getty Images

Os cabelos curtos em tons escuros estão de volta. A forte presença dessa tendência pode ser comprovada em grandes eventos, como nos desfiles de alta costura e recentemente na cerimônia do Oscar.

Moda na década de 1960, a presença dos curtos vem se acentuando há cerca de dois anos, afirma o cabeleireiro Júnior Carvalho, especialista que faz parte da equipe de Celso Kamura, em São Paulo.

Segundo ele, os tons escuros transparecem mais naturais porque fazem parte da palheta de cores reais.

“A Anne Hathaway (ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme Os Miseráveis) está com esse corte por causa do filme, um curto mais simples, mas resolveu manter o estilo porque se sentiu bem com ele”, avalia Carvalho. Ainda no Oscar, com as raízes mais escuras à mostra estava Charlize Theron, quem, como lembra o cabeleireiro, fez o mesmo que Mia Farrow, em O Bebê de Rosemary, clássico das telonas nos anos 60.

Mais jovem

“As raízes escuras aparentes conferem jovialidade, estão próximas aos tons naturais, como é o caso de Mia e Charlize, que têm o tom natural entre o dourado e o acinzentado”, analisa.

Os desfiles também comprovam essa tendência mais moderna, de estilo prático, mais adaptável ao dia a dia. Entre as modelos que subiram nas passarelas de estilistas como Marc Jacobs, Chanel, Louis Vuiton e Gautier na última temporada de desfiles muitas usavam diferentes cortes curtos em tons escuros.

Não são poucas as famosas que aderiram ao preto curto. Lá fora há nomes como as atrizes americanas Ginnifer Godwin e Halle Berry. Por aqui, a atriz Deborah Secco, no ar na TV Globo na série Louco por Elas, adotou a versatilidade do curto. Mais recentemente, quem optou pelo curto foi a também atriz Taís Araújo.

O cabeleireiro chama atenção, no entanto, que nem todo mundo pode aderir aos curtos em tons escuros. Esse tipo de corte, explica, deixa o rosto mais volumoso e aparente. Para as mulheres de rosto redondo não costuma ficar bem, assim como para aquelas com imperfeições na pele porque podem parecer mais envelhecidas. Já para as de rosto alongado cai muito bem.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sábado, 16 de março de 2013

Faça reconstrução estrutural nos fios em cinco lavagens

Você mesmo pode fazer o tratamento de reparação em casa
Foto: Shutterstock

É possível cuidar dos cabelos danificados em casa, sem ir ao salão. Pensando nisso, a Seda relançou um de seus produtos mais procurados, com nova roupagem e fórmula melhorada para o mercado brasileiro.

A linha Reconstrução Estrutural Progressiva foi desenvolvida para reparar em casa danos causados aos cabelos, com tecnologia Nuttri Queratina, fórmula enriquecida com queratina e outros ingredientes que penetram na fibra capilar. Ela age progressivamente na estrutura dos fios para deixá-los macios e saudáveis.

Outra novidade dos produtos é a capacidade de reconstrução de todas as camadas da fibra capilar. Assim, ela garante a penetração do produto até nas partes mais profundas dos cabelos, que comparado a xampus sem agentes condicionantes proporciona a reconstrução completa dos cabelos em cinco lavagens.

De acordo com o expert mundial em reconstrução de cabelos secos e danificados, Tom Taw, cabelos expostos aos raios ultravioletas podem apresentar quebra do pigmento de melanina do interior dos fios, o que os torna mais claros, principalmente nas extremidades. “Isso faz com que o cabelo embarace mais facilmente, perca o brilho e provoque o aparecimento de pontas duplas”, explica o especialista de Seda.

Repara danos do verão
 
A tecnologia da fórmula da linha Reconstrução Estrutural Progressiva promete tratar essas agressões causadas ao cabelo principalmente durante o verão. “É visível a sensação de ressecamento que o sol, o mar e a areia provocam no cabelo. Juntos, os danos causados por eles resultam em uma porosidade na estrutura dos fios, principalmente devido à perda de queratina e lipídeos naturais da fibra do cabelo”, diz.

Para que aja diretamente no problema, a fórmula de Seda permite a penetração das moléculas ativas do produto na camada mais profunda do cabelo, o que causa a recuperação completa do fio em poucas lavagens. “Isso significa que seu cabelo vai estar saudável da raiz até as pontas, fio por fio, camada por camada, deixando-os mais fortes, macios e com um brilho incomparável”, garante o cocriador da fórmula.

Passo a passo
 
Para garantir reconstrução completa em apenas cinco lavagens e obter um resultado perfeito, a fabricante recomenda o uso de toda a linha. Os efeitos estão diretamente ligados a uma rotina correta.

1. Aplique o xampu sem sal nos cabelos molhados massageando suavemente e enxaguando na sequência. Enriquecido com Bio Queratina, o xampu remove suavemente os resíduos e prepara os fios para o tratamento reconstrutor.

2. O condicionador deve ser usado em seguida. Sua inovadora fórmula colabora na nutrição e reparação do cabelo, além de desembaraçar os fios e hidratar da raiz até as pontas.

3. O creme de tratamento pode ser usado após a lavagem de duas maneiras. Para um tratamento rápido aplicar nos fios e massagear deixando agir por 3 minutos. Para um tratamento intensivo aplicar nos cabelos, massageando-os e deixando agir por 20 minutos. Sua fórmula enriquecida com Bio Queratina penetra nos fios atuando na reconstrução profunda dos fios e reparando até os danos mais profundos.

4. No tratamento de choque após a lavagem, aplique em todo o cabelo, até as pontas. Massageie. Deixe agir por, no mínimo, 3 minutos. Enxague. Uso semanal recomendado.

5. O creme para pentear é ideal para uma reconstrução diária dos fios. Deve ser aplicado nos cabelos molhados e não requer enxague. Pode ser reaplicado ao longo do dia.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Entenda as diferenças entre fotodepilação e depilação a laser


Para muitas pessoas, os pelos do corpo são um verdadeiro incômodo, pois além da questão estética, ajudam a reter o suor. Até mesmo para os homens que procuram cada vez mais os recursos da estética para eliminar os pelos.  As duas principais técnicas indicadas por especialistas são a fotodepilação e a depilação a laser. Mas, afinal, qual a diferença?

Paulo Kogake, membro da Academia Brasileira de Estética e diretor da Clínica Kogake, explica que a diferença básica está na luz utilizada no tratamento. Na depilação a laser, a ponteira do equipamento é focada na região a ser tratada. A luz é direcionada à célula responsável pelo crescimento do pelo, destroindo-a. Portanto, para que o pelo possa voltar, o organismo terá que desenvolver uma nova célula que a produza novamente.

 

"Não pode-se prometer tratamento definitivo, porque sempre há o risco de voltar os pelos. No entanto, o laser destrói a cápsula da célula germinativa, o que impede o seu crescimento, explica. O médico ainda salienta que o laser é mais recomendado para pacientes com pelos mais grossos e que desejam acabar de vez com o problema.

 

Já a fotodepilação é mais indicada como um complemento do tratamento já realizado, como para quem se submeteu ao processo do laser, mas o pelo voltou em pequena quantidade. "O procedimento é rápido, porém o número de aplicações é quase três vezes maior do que nos tratamentos a laser. O motivo é que a Luz Intensa Pulsada, usada no tratamento, apenas debilita o pelo; contudo, ele pode regenerar a célula germinativa e, assim, voltar a crescer", diz.

Contraindicações


Quem tem acne e usa medicamento fotossensibilizante (com sensibilidade a luz), não pode se submeter à fotodepilação nem ao laser, já que corre o risco de ficar manchada. Quem tem pele escura, grávidas, mulheres que estejam amamentando e pessoas que tenham herpes também ficam de fora do tratamento.

A região da sobrancelha é a única que não é recomendada para a fotodepilação. A razão é que como o formato segue as tendências da moda - ora fina ou grossa - quem depila a região tende a querer reverter o desenho. Os pelos nunca voltarão ao formato anterior à fotodepilação.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Cuide bem dos cabelos da infância à adolescência

Na infância já se deve iniciar o cuidado com os cabelos, atento para a alimentação e evitar produtos químicos
Foto: Shutterstock

Como todo o corpo humano, os cabelos sofrem mudanças no decorrer da vida, a maioria por falta de cuidados da pessoa. “O fio não envelhece. Se você vê um fio feio, é por agressões aos cabelos, pois eles não envelhecem”, afirma o diretor médico do Instituto do Cabelo, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e membro titular do American Hair Loss Council (Conselho Americano de Perda de Cabelo), Luciano Barsanti.

Engana-se quem acha que crianças não precisam ter cuidados com os cabelos. Na fase que vai até os 14 anos, os principais cuidados são relacionados ao uso de produtos químicos.

“Na infância até a puberdade, deve-se evitar que sejam aplicadas substâncias químicas tipo tinturas ou produtos para alisamento”, explica. Uma causa de queda de cabelos anormal para essa fase da vida está diretamente ligada à alimentação. “Carências alimentares e problemas causados pela tração, como o uso de Marias Chiquinha”, comenta. Estranhe se seu filho está perdendo cabelo.

Alimentação balanceada
 
Adolescentes são conhecidos pela sua alimentação inadequada e esse é um grande motivo de problemas para os cabelos nessa fase da vida. “É quando o pessoal vai para fast foods, tem alimentação irregular, muito doce, muita pizza e muitos alimentos gordurosos”, lembra.

Para as meninas, têm também as questões estéticas. “É quando todas elas querem virar a Barbie. Elas desejam ter sempre o cabelo liso e louro, esquecendo que a beleza está nas diferenças”, opina. Aí entram as agressões químicas, muito frequentes, como alisamentos feitos com espaços menores de três meses e tintura em períodos de menos de 15 dias entre uma e outra.

“Nessa fase também aparecem lesões físicas, como do calor do secador, que deve ser usado a 30 centímetros dos cabelos e em temperatura média ou fria”, orienta.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)