Muitas pessoas nunca ouviram falar, mas LER significa: LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS. Engana-se quem pensa que LER é um problema somente de profissionais que trabalham em frente a um computador, a LER também é muito comum e talvez mais freqüente nos profissionais do ramo de beleza, que passam a maior parte de sua jornada de trabalho em pé: cortando, secando, tingindo, alisando, realizando escova, enfim, efetuando movimentos que ao longo dos anos resultam em problemas osteomusculares e que podem causar até invalidez.
Pesquisas realizadas por profissionais de medicina do trabalho e ergonomia apontaram uma estatística assustadora: cerca de 70% dos cabeleireiros e auxiliares de beleza tem problemas de distúrbio osteomusculares causados pela LER. As principais partes do corpo afetadas são: ombros, pescoço e coluna. Os principais sintomas identificados são: dor e desconforto na região afetada, pelo menos 01 vez por mês.
Os fatores de risco estão associados aos fatores biomecânicos e psicossociais, tais como: fadiga no trabalho, posturas inadequadas e desconfortáveis, competitividade, jornadas prolongadas de trabalho e ausência de pausas, principalmente aos finais de semana. Foram identificados ainda outros fatores de risco relacionados à atividade: como a exposição a agentes químicos presentes em produtos para cabelo e a exposição ao ruído.
É muito simples se prevenir da LER, e os donos de salões de beleza devem adotar posturas preventivas contra este problema, conscientizando seus profissionais da importância de descansar pelo menos 15 minutos por dia e neste tempo, aproveitar para fazer exercícios e alongamentos que previnam ou amenizem este problema.
Segue abaixo alguns exemplos de exercícios para melhorar a qualidade de vida e prevenir a LER.
Feche firmemente a mão contra o pulso e abra , esticando os dedos. Repita por 3 vezes.
por Portal dos Cabeleireiros (www.portaldoscabeleireiros.com.br)