domingo, 3 de outubro de 2010

Como Manter Cabelos Hidratados

 
O que é hidratar os cabelos?

Assim como a nossa pele, os cabelos também necessitam de água para sua boa saúde. Hidratar os cabelos significa fornecer água à proteína de queratina que forma a estrutura capilar.

Qual a importância da hidratação para os cabelos?


Ao hidratar os cabelos você está permitindo que os mesmos tenham mais maleabilidade, movimento, brilho e maior resistência. Com isso, os fios mantêm-se intactos, sem riscos de quebra, formação de pontas duplas e adquirir aspecto opaco.

Como manter os cabelos hidratados?

Para manter uma boa hidratação dos cabelos alguns procedimentos devem ser observados: O primeiro passo para manter cabelos saudáveis é ter uma dieta equilibrada. Dietas rigorosas podem prejudicar os cabelos.
 
Procure não lavar os cabelos com água muito quente. Use água fria ou levemente aquecida.
 
Escolha shampoo e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo e procure orientação sobre a fórmula do shampoo que está usando. Existem vários produtos no mercado e alguns possuem formulações que podem prejudicar os seus cabelos.
 
Use, pelo menos uma vez por mês, um creme hidratante para os cabelos. Estes cremes possuem substâncias que têm afinidade pelos fios de cabelos e pela água ao mesmo tempo; com isto ajudam a reter água. A aplicação destes produtos com touca térmica ajuda a permeação das sustâncias no fio e com isto tem-se uma hidratação mais profunda. Cabelos afro, tingidos e com permanente devem ser hidratados com uma freqüência maior, pelo menos uma vez por semana.
 
Lembre-se de usar cremes e/ou shampoo com filtro solar ao tomar sol. Recomendação válida principalmente para pessoas com cabelos claros e tingidos.
 
O uso de produtos termoativos, que protegem os fios de cabelos do ar quente dos secadores, podem ajudar a diminuir a desidratação excessiva dos fios de cabelos durante a secagem.
 
Para os usuários de géis capilares e que possuem cabelos secos, procurem os que possuem em sua composição substâncias umectantes que ajudam a reter água.
 
Quem tem cabelos muito secos e sem oleosidade devem usar diariamente, nas pontas dos cabelos e antes de penteá-los, cremes emolientes e hidratantes para diminuir o atrito da escova e evitar danos aos fios.
 
Sempre que desejar tingir os cabelos, permanentear e alisar, procure cabeleireiros capacitados para melhor realizar estes procedimentos sem agredir seus cabelos.


Fonte: Vico Farma - vicofarma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário