sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Empreendedor se diferencia no mercado de beleza



Com atendimento 24h, SOS Loiras tornou-se sucesso entre as donas das madeixas descoloridas; carteira de clientes do salão saltou de 600 para 3 mil

Criatividade foi a receita de sucesso para Michel Vidal. Com uma idéia aparentemente simples, ele conseguiu diferenciar o seu salão de beleza dos demais, criando o SOS Loiras, serviço 24h de atendimento a clientes com cabelos descoloridos.

Foi no dia a dia de seu trabalho e observando o mercado, que Vidal conseguiu enxergar a oportunidade de negócio. “Tinha várias pessoas que me ligavam em horários não convencionais implorando para que eu arrumasse o cabelo delas”, conta.

A saga do empreendedor começou quando ele tinha 17 anos e descobriu que sofria de dislexia e, por isso, tinha dificuldade nos estudos. Nascido em Londrina, Paraná, Vidal foi adotado pelo tio cabeleireiro e mudou-se com a nova família para a cidade de São Paulo. Foi então que o jovem decidiu seguir os passos do tio. Aos 22 anos, porém, ele sofreu um grave acidente que deixou seqüelas por todo seu corpo, inclusive nas mãos.

“Eu trabalhava de cadeira de rodas, o único trabalho que conseguia fazer no salão eram mechas. Não fazia para agradar nem a mim, nem a cliente, tentava fazer de um jeito e um tom que as amigas dela morressem de inveja e logo me procurassem também”, afirma Vidal. Esta foi uma das estratégias que ele lançou mão para conquistar espaço no mercado competitivo de hair stylist.

Mesmo frente às adversidades, enquanto poucos acreditavam nas chances de Vidal se tornar um profissional de sucesso. O “arquiteto dos cabelos”, como gosta de ser chamado, dava seus primeiros passos de empreendedor. “A cadeira de rodas me deixou inteligente. Contratei ajudantes para exercer as funções que eu não conseguia. Foi assim que aprendi a coordenar a minha equipe e sei que alguém sob o meu comando pode fazer o serviço. Hoje tenho 30 pessoas que me ajudam a atender”, diz.

Há dois anos, quando decidiu abrir o seu próprio salão de beleza, o Michel Vidal Studio, o empreendedor recorreu a um empréstimo de R$ 5 mil e colocou a mão na massa. Confiante no jeito de trabalhar, Vidal optou por não usar placa de identificação no salão. Ele acredita que o boca a boca e a satisfação dos clientes é o que de fato garante uma boa propaganda.  A estratégia parece ter dado certo porque, o hair stylist saltou de 600 para 3 mil clientes.

“Invisto muito no meu salão, toda semana tem algum detalhe novo na decoração, o cliente cansa de ver sempre a mesma coisa. Tenho também um menu gastronômico de primeira, às quartas-feiras tem Jazz com prosecco, sirvo comida japonesa e, claro, dou muita atenção, quero que meu cliente sinta que é tratado com carinho. Quem vem no meu salão não tem vontade de ir embora, nem mesmo os próprios funcionários”, ressalta Vidal.

Outro diferencial do negócio do hair stylist é o serviço que oferece aos associados: clientes pagam R$ 1.400, que pode ser parcelado, e tem este crédito para gastar no que quiser. O salão de beleza atende, principalmente, os públicos da classe A e B, mas Vidal esclarece: “gosto mesmo de atender pessoas de atitude, bonitas”.

Responsável por inventar um modelo de negócio que foge dos padrões comuns, além de ser dono de uma criatividade rara, Vidal acredita que há alternativa para o empreendedor não tão ousado e pouco inovador. “Se não é criativo, copie as boas idéias, espelhe-se naquilo que admira, tenha boas referências. Se detectou um atendimento diferenciado em algum lugar ou notou funcionários bem vestidos, transfira isso para a sua empresa. Só o fato de investir em um bom atendimento e valorizar os colaboradores já é ser diferente”, finaliza.

por Portal PME   

Nenhum comentário:

Postar um comentário