sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tira - Teima


Certas crendices passam de geração para geração. Quando se trata do couro cabeludo, a lista delas é realmente extensa. Os dermatologistas Luciano Barsanti e Ademir Jr. desfazem mitos a respeito do assunto.
 
Dormir com o cabelo molhado faz o couro cabeludo mofar ou permite a proliferação de fungos?
 
O pior que pode acontecer é a pessoa ficar resfriada ou o cabelo se embaraçar ainda mais.
 
Lavar o cabelo muitas vezes por dia faz mal à raiz?
 
O couro cabeludo pode se ressecar, o fio pode perder o brilho e o frizz pode aumentar. O ideal é que o cabelo seja lavado no máximo uma vez por dia, após alguma prática esportiva ou antes de um evento social.
 
Para hidratar o cabelo, é necessário utilizar cremes da raiz até as pontas?
 
A hidratação deve ser feita ao longo dos fios. O contato de produtos oleosos com a raiz estimula o surgimento de seborreia e pode até alterar o pH do couro cabeludo.
 
Xampu que contém sal prejudica o couro cabeludo e o cabelo?
 
O sal desidrata o fio e dificulta o pentear, o que não quer dizer que deve ser excluído. Em excesso, pode provocar coceira no couro cabeludo, por isso existem princípios ativos nas fórmulas de alguns produtos capilares que inibem a ação do sal.
 
A coloração afeta o couro cabeludo?
 
Não. Utilizando produtos reconhecidos pela Anvisa, o risco de ter alergias é o mesmo caso um produto seja aplicado no couro cabeludo sem ter sido testado em uma região menor da pele.
 
Usar gel na raiz traz danos ao couro cabeludo?
 
Antes de aplicá-lo, é preciso verificar se a fórmula contém álcool ou silicone. Na ausência desses componentes, não há problema nenhum.
 
Usar boné por muito tempo prejudica o couro cabeludo?
 
O boné protege o couro cabeludo dos raios solares. Mas, quando usado por muito tempo ou em lugares fechados e abafados, pode aumentar a oleosidade e a caspa.

por Maria Fernanda Gomes (Revista Cabeleireiros.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário