Até algumas décadas atrás, os produtos para a pele tinham um único alvo: as mulheres. Mas, de alguns anos para cá, os homens adquiriram a consciência sobre a importância da saúde da pele e começaram a demonstrar interesse em procurar o caminho certo para cuidar dela.
E ao lado da evolução científica e tecnológica, houve o surgimento de um novo mercado de produtos voltado para eles. “Entre homens e mulheres, há certas diferenças nas propriedades da pele que exigem produtos formulados para atender às necessidades de cada um. Isto inclui hidratantes, produtos de limpeza facial, protetores solares, cremes para noite e sabonetes líquidos”, afirma a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética.
Cuidados com a pele do rosto
“Para os iniciantes, pode ser confuso decidir quais produtos são ideais. Mas, para simplificar, é preciso ter em mente que a pele precisa de três cuidados essenciais: limpeza, esfoliação e hidratação”, explica Cristine Carvalho.
A limpeza da pele
A base para cuidar bem da pele é uma boa limpeza. “A cútis dos homens varia entre oleosa e seca. Os poros são maiores do que o das mulheres e suas glândulas sebáceas são mais ativas, resultando em maior produção de sebo, que faz a pele parecer mais oleosa. Retirar o excesso de oleosidade é essencial para desobstrução dos poros. Com o auxílio de um dermatologista, é possível escolher um sabonete facial apropriado para resolver esta questão, sem deixar a pele seca”, orienta Cristine.
A esfoliação da pele
“A esfoliação da pele masculina é recomendada uma vez por semana para remover as células mortas. Essa limpeza profunda atinge pontos que a lavagem facial não atinge. Existem cremes esfoliantes específicos que usam ingredientes naturais”, ensina a médica.
A hidratação da pele
A pele masculina é submetida a elementos agressivos, como o ato de barbear-se. “Com o uso de hidratantes, o homem garante a longevidade das células e assegura a elasticidade da pele”, explica a diretora do CDE.
Dados da Academia Americana de Dermatologia revelam que 78% dos homens que se barbeiam apresentam algum tipo de irritação frequente, como o aparecimento de bolhas ou de pêlos encravados. “Para os que têm problemas graves, a melhor opção, após uma criteriosa avaliação dermatológica, pode ser a depilação a laser”, informa a médica.
"Independentemente de problemas causados pelo barbeamento, recomendo a hidratação diária da pele da face, que protege-a dos radicais livres e da radiação ultravioleta, elementos prejudiciais que causam descoloração, rugas prematuras e até mesmo câncer de pele ", diz Carvalho.
O uso do protetor solar
De acordo com uma pesquisa da Academia Americana de Dermatologia, 65% dos homens usam protetor solar quando estão ao ar livre. No entanto, apenas 5% usam o produto diariamente. “Este hábito precisa ser incorporado pelos homens, pois é a primeira medida efetiva a ser adotada para reduzir o envelhecimento da pele”, explica Cristine Carvalho.
Cuidados com os cabelos
A calvície masculina pode ser fruto da herança genética. Geralmente, os primeiros sinais aparecem por volta dos trinta anos de idade, mas, em alguns casos, podem aparecer mais cedo, durante a adolescência. “Uma consulta com um dermatologista pode ajudar a determinar qual a razão para a perda de cabelo e quais são os tratamentos que funcionam melhor para cada caso. As opções vão desde o uso de xampus especiais a transplantes de fios”, explica a dermatologista Cristine Carvalho.
por Redação (Cabeleireiros.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário