sábado, 23 de junho de 2012

Confira 7 dicas para deixar os lábios bonitos no inverno


Como estamos muito próximos da chegada do inverno, a pele dos lábios já sentem os efeitos do frio e do vento. Os lábios ficam secos e rachados e deixam com aquele aspecto feio de pele branquinha. Por isso, selecionamos 7 dicas infalíveis para manter os lábios hidratados durante a temporada do frio.

01) "Para evitar o ressecamento, é preciso aplicar um hidratante suave e espesso nos lábios, durante o dia e a noite, para servir como uma camada de proteção entre a boca e o vento áspero e seco do meio ambiente. Especialmente importante é lembrar de passar o hidratante labial  na hora de dormir, porque quando você dorme com o nariz entupido (algo muito comum no inverno),  provavelmente seus lábios ficarão mais secos no dia seguinte, devido à respiração pela boca que você fará durante toda a noite”, recomenda a dermatologista Cristine Carvalho;

02) Durante o inverno, o ideal é escolher um batom ou um protetor labial com uma textura mais grossa, o que significa que vai ser mais difícil esfregá-lo ou lambê-lo acidentalmente. “Há também as ceras protetoras para lábios, sem fragrância ou gosto que possam irritar a pele. O melhor é ignorar qualquer produto com muitos conservantes ou produtos químicos. Ingredientes naturais são muito eficazes, tais como o cacau, a manteiga de karité ou o óleo de abacate”, indica a dermatologista;

03) Mesmo durante o inverno, a proteção solar labial também é essencial e não pode ser deixada de lado. Portanto, o ideal é optar, durante o dia, por um hidratante labial com FPS existente no mercado;

04) Você pode suavizar a sensação de secura nos lábios, aplicando um esfoliante natural e caseiro. “Misture partes iguais de açúcar refinado com óleo de abacate ou abacate propriamente. Em seguida, passe esta mistura com os dedos suavemente sobre os lábios. Seja gentil, não faça força, pois a pele desta região é muito sensível”, ensina a especialista;

05) Depois da esfoliação, aplique uma máscara caseira de hidratação. “Você pode misturar abacate, iogurte e mel. Em seguida, use o dedo mindinho para aplicar uma camada fina sobre os lábios. Deixe a máscara por uns 10 minutos antes de enxaguá-la”, explica;

06) Quando os lábios estão secos, pode ser incrivelmente tentadora a “solução mais fácil”: lamber os lábios... “Mas é preciso resistir. O melhor tratamento é nunca lamber os lábios ressecados, nem molhá-los com a língua. Isso só facilita que a umidade adicional se evapore rapidamente, o que deixa os lábios ainda mais secos. Para estes momentos, é bom manter um batom claro à mão, afirma;

07) "Uma dieta saudável também contribui para a boa hidratação da pele. É preciso consumir com equilíbrio gorduras e óleos saudáveis para manter a pele, os lábios, os cabelos e as unhas menos secos. Salmão, abacate e azeite de oliva, além de muita água ajudam a manter os lábios hidratados”, reforça Cristine Carvalho.

por Natália Vizza (www.cristianaarcangeli.com.br)

Feira movimenta R$30 milhões em negócios no setor de beleza


Após três dias de realização, a New Professional Fair encerrou sua 9ª edição comemorando os resultados. Mais de 50 mil visitantes - vindos de mais de 30 cidades mineiras, do Distrito Federal e de outros estados, como São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás - passaram pelos corredores do Expominas para conferir as novidades do setor de beleza. A estimativa da organização da feira é que o evento gerou cerca de R$30 milhões em negócios.

Com nova concepção, a New Professional Fair teve um aumento de 30% no número de empresas participantes. Mais de 220 expositores participaram da feira, demonstrando diversos produtos da indústria de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal. Durante os três dias de feira, foram realizados eventos específicos, como o Curso Gerencial, o Congresso de Manicure, o Congresso de Estética, o Congresso de Podologia e o Congresso de Maquiagem. Todos os congressos tiveram os bilhetes esgotados. As palestras atraíram mais de 1.700 pessoas interessadas em aperfeiçoar e especializar técnicas dentro do setor de beleza. Além disso, os grandes shows do Hair Congress e o Campeonato de Cortes e Penteados atraíram 3.600 espectadores. Diversas novidades puderam ser conferidas nas áreas de maquiagem, unhas, cabelos e estética.

O grande sucesso da 9ª edição da New Professional Fair com aumento de vendas e áreas resultou na satisfação do público e, sobretudo, dos expositores. Mais de 90% das empresas que participaram da feira já renovaram o contrato para 2013. O coordenador-geral Alexandre Araujo comemora mais uma edição e explica que o segredo do sucesso é contar sempre com empresas que garantam produtos de qualidade e bons preços. “Encerramos a feira com a sensação de missão cumprida e temos muitos expositores que, devido ao sucesso, já garantiram seus espaços para o próximo ano. Conseguimos chegar onde imaginávamos e temos certeza de que podemos ir mais longe nas próximas edições”, conta.

O empresário e investidor Celso Castro, presente na feira com seis estandes (Moroccanoil, Look Cosméticos, Avlon, Van De Veld, Schwarzkopf e Studio Techno), afirma que o evento é uma excelente oportunidade para captar novos clientes. “Normalmente, fechamos negócios com visitantes após a feira. Eles nos conhecem, fazem orçamentos e depois vão à loja para efetuarem a compra. E tivemos visitações ótimas nesses três dias. A New Professional Fair é um bom termômetro para vermos como anda o mercado”, garante.

A feira reuniu em Minas nomes de reconhecimento nacional na organização de eventos de beleza, como Bernardo Mascarenhas, coordenador-educacional; e Paulo Cordeiro, coordenador-institucional. Um comitê científico e profissional foi criado com o objetivo de apontar as demandas do setor em Minas e garantir a qualidade da oferta de produtos e serviços a todo o trade de beleza. Participaram do comitê os profissionais Charbel Chelala, Luciana Nilo e Bia de Jesus. No Hair Congress (17 de junho), esses renomados profissionais mineiros estiveram reunidos para homenagear o ícone da coiffure mundial, Vidal Sassoon. “Fizemos esse show para passar para nossos colegas as linhas geométricas e assimétricas de Sassoon. Ele trabalhava com o ângulo do corte e do cabelo; franjas retas e triangulares”, afirma Charbel Chelala.

Os hair stylits também participaram da feira com a exposição Amigos de Minas interpretam divas do pop rock. Em cartaz durante todo o período da New Professional Fair, a mostra, que estava localizada no hall de entrada do Expominas, contou com fotos de 35 modelos. Para a sessão de fotos que deu origem à exposição, os “magos” da beleza transformaram as modelos em verdadeiras divas. Outro destaque da feira foi a exposição em comemoração aos 25 anos de carreira do Charles Veiyga. O renomado visagista apresentou fotos de modelos que representam sua trajetória no mundo da moda. Formado pelas melhores academias do mundo, ele trabalha com o Total Look, que além de criar de cortes e penteados, produz também a maquiagem e o figurino.

O público também foi ao delírio com as apresentações dos renomados profissionais Esteban Tejada (Llongueras), Rodrigo De La Lastra, Charles Veiyga, Vavá Torres, Carlos Carrasco, Dudu Bertholini, Beto Bravo e outros. O Campeonato de Cortes e Penteados também ficou bastante movimentado. Quem faturou o prêmio de mil reais, ficando em primeiro lugar no campeonato, foram os cabeleireiros Ronan Correa (nas categorias Corte Feminino e Masculino), Daiane Brasileiro (Penteado de Gala), Nykyta Saeg (Penteado Afro) e Maria de Lourdes Samora (Criatividade Artística).

por Redação (Portal Fator Brasil)

Efeito molhado de gel está de volta aos penteados

As tops Gisele Bündchen e Heidi Klum e a atriz Emma Watson já usaram o "wet look" em tapetes vermelhos

O efeito molhado nos cabelos está de volta. O visual que virou moda nos anos 80 e 90 tomou conta recentemente dos eventos internacionais de gala em diferentes versões. A top Gisele Bundchen chamou atenção ao aparecer no tapete vermelho do MET com os fios modelados de gel. Além da sofisticação do coque justinho na cabeça, o penteado todo puxado para trás já apontava como um novo hit da temporada.

O “wet look”, como é conhecido, chegou também às passarelas da última edição do SPFW, e o estilo laqueado, sem um fio fora do lugar, se espalhou pelos desfiles das grifes. O gel marcou presença na raiz do cabelo, deixando o comprimento seco; em finalização de coque; na criação da risca lateral; fios penteados para trás ou divididos ao meio.

    Fernanda Yamamoto (esq.) e Forum (dir.) abusam do gel no SPFW verão 2013

  •  O cabeleireiro Júlio Crepaldi, do Salão Galeria, em São Paulo, diz que o produto deixa os cabelos com uma proposta mais fresca, além de ser uma opção prática para ajustar o visual. “O gel acaba oferecendo conceito e sofisticação. Pode usar das mais variadas formas, com rabo de cavalo, coque bem baixo ou para tirar o frizz, por exemplo”.

Diferente dos topetes “blocados”, os produtos mais modernos dão brilho e movimento aos fios, e não deixam o aspecto duro e grudado. Segundo Slad, cabeleireiro do Retrô Hair, em São Paulo, o efeito molhado é mais indicado para a noite. “Antes o gel era visto como algo antigo, mas hoje é possível fazer uma leitura moderna do produto”, conta.

Para as mulheres que possuem resistência ao penteado colado na cabeça, o profissional ensina um truque rápido. “Aplique o gel flexível, faça uma risca no meio e divida em quatro partes. Enrole cada mecha e seque com difusor. O produto vai dar brilho e um efeito de ondas, mas sem deixar endurecido”, explica.

A versão líquida é a mais suave, como um texturizador ou volumizador. Já o produto com fixação média é ideal para cabelos finos, com pouca densidade. Mas quando o assunto é fixar o penteado e manter a produção ao longo da noite, o ideal é abusar do gel mais forte e intenso. “Eu prefiro os produtos mais líquidos e com menos fixação. A aplicação no cabelo é mais homogênea e fica  fácil de pentear”, ensina Júlio. “Se o penteado for aliado ao secador, é importante verificar se o modelador possui proteção térmica. Os produtos com álcool não são indicados, possuem qualidade inferior”, completa Slad.

por Mariana Pastore do UOL, em São Paulo (www.mulher.uol.com.br)

Formato da unha e esmalte dizem muito sobre a personalidade

A cantora Katy Perry investiu no esmalte verde, que aponta sensação de mistério, bem-estar, equilíbrio, saúde e esperança
Foto: Getty Images

Os esmaltes são o item fashion do momento. E você sabia que podem revelar detalhes do estado de espírito da pessoa e que até o formato das unhas diz muito sobre a personalidade?

“A cor do esmalte escolhido tem grande influência no comportamento, podendo até mesmo harmonizar e equilibrar nosso bem-estar”, falou o quirólogo e especialista em comportamento Felipe Okazaki. “As unhas mudam de formato por conta própria em média a cada seis meses, mas isso se a pessoa permitir a mudança”, acrescentou.

Confira abaixo o que as cores de esmalte e formatos de unha contam sobre você, segundo Okazaki. Depois, veja na aba de fotos as escolhas das famosas.
 
Esmaltes
 
Branco: Representa simplicidade, paz, tranquilidade para o momento da vida e otimismo.
 
Vermelho: Simula motivação, vitalidade, coragem, excitação e paixão.
 
Laranja: Aponta coragem, atitudes positivas, prazer e alegria.
 
Azul: Revela amor, afeto, tranquilidade e amadurecimento.
 
Amarelo: Representa alegria, confiança, orgulho e ansiedade.
 
Verde: Simula sensação de mistério, bem-estar, equilíbrio, saúde e esperança.
 
Roxo: Aponta fantasia, introspecção, sentimentalismo e espiritualidade.
 
Rosa: Quando o amor próprio está em alta, pessoas altamente criativas e inovadoras.
 
Unhas
 
Espaçosa: Geralmente, são largas horizontalmente, com formato de retângulo. Revelam temperamento extremamente forte, o famoso “pavio curto”, e tendência a achar que está sendo perseguido sempre.
 
Quadrada: Significa uma pessoa alegre e com temperamento equilibrado. Tende a estar menos criativo ou deixando o “mundo dos sonhos” de lado para adotar uma postura mais prática do que a convencional.
 
Concha: Indica nervosismo e convivência com o estresse. Os donos de unhas em formato de concha acabam criando “tempestade em copo d'água” devido ao excesso de ansiedade.
 
Amêndoa: Indica alguém criativo, bondoso, diplomático. Mas deve tomar cuidado para não se perder em idealizações.
 
Estreita: Quando todos os dedos possuem a unha estreita, a pessoa pode estar enfrentando um momento de muita frieza em relação aos sentimentos.

por Rosângela Espinossi (Ponto a Ponto Ideias com Portal Terra)

Efeito antioxidante da máscara de açaí revigora pele cansada

Rica em antioxidantes e ácidos graxos que auxiliam na hidratação da pele, a máscara de açaí melhora o aspecto cansado da cútis
Foto: Shutterstock

Rico em antioxidantes e ácidos graxos, substâncias que auxiliam na hidratação da pele, o açaí, fruto tipicamente brasileiro famoso por dar energia, agora também serve como base de máscaras faciais indicadas para revigorar a pele cansada e até mesmo evitar a formação de rugas.

O sucesso do fruto originário da Amazônia se dá pela alta concentração de antocianinas - pigmentos naturais presentes nas frutas vermelhas e arroxeadas - que ajudam a manter o colágeno íntegro, dando firmeza e tônus à pele e evitando a formação de acne e das marcas do tempo.

“Sua rica composição auxilia na hidratação da pele, pois melhora a aparência da cútis, tornando-a mais saudável e macia”, completa Fernanda Tassara, dermatologista da clínica Bibas Dermatologia, do Rio de Janeiro, e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Quem não tem dinheiro de sobra para gastar com tratamentos estéticos vai gostar de saber que, render-se à terapia pode garantir os mesmos efeitos de alguns tratamentos em clínicas estéticas. “Máscaras de frutas como o açaí são as melhores porque proporcionam os mesmos resultados dos ácidos, mas sem serem agressivas como eles”, afirma Patrícia Regina Soares Pereira, esteticista do Crislú SPA e Estética, de São Paulo.

Veja, a seguir, como preparar em casa uma máscara com açaí para deixar sua pele bonita, jovem e saudável por muito mais tempo.

Máscara de açaí com abacate
 
Ingredientes
 
1 polpa de açaí
 
1 colher (de sopa) de abacate
 
1 morango médio
 
1 colher (de sopa) de mel
 
Modo de preparo
 
Amasse a polpa do açaí, o abacate (pessoas com pele oleosa podem substituir o abacate por iogurte natural) e o morango com a ajuda de um garfo. Em seguida, coloque o mel e misture. Depois, aplique a máscara no rosto e deixe agir de 15 a 20 minutos. Enxague com água quase fria. Esse processo pode ser feito a cada 15 dias.

“Esta máscara facial conta com os benefícios do abacate, altamente nutritivo para a pele e repleto de vitamina A, B, C e E, do morango, ideal para combater os radicais livres, e também do mel, um dos grandes responsáveis por melhorar a elasticidade e deixar à cútis mais macia e suave”, explica Fernanda.

por  Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Veja dez cosméticos perigosos já usados pela humanidade

Foto: Getty Images
Já foram inventados muitos tratamentos estéticos. Muitos deles, além de não funcionarem, colocavam a vida em risco

Há milênios, homens e mulheres vivem em busca de produtos que realcem a beleza. Porém, nem sempre estes cosméticos cumprem o que prometem. No passado, foram inventados tratamentos que além de não terem sucesso, colocavam a saúde de quem os usava em risco. 

O site BellaSugar listou dez produtos e tratamentos que, ao longo da história mostraram-se, além de fracassados, muito perigosos.
 
Maquiagem com cerusita: as tintas usadas para pintar o rosto eram feitas à base de chumbo e vinagre. O chumbo foi responsável por envenenar populações inteiras, contribuindo até mesmo para o declínio do Império Romano.
 
Iluminador de mercúrio: do século XIII ao XIX, o mercúrio foi utilizado para dar brilho à pele. Prateado, o metal refletia a luz. Porém, se absorvido pela pele, poderia envenenar.
 
Bella Dona: as mulheres vitorianas diluiam esta substância em água e, em seguida, a pingavam em seus olhos para dilatar as pupilas e fazer os seus olhos parecem mais brilhantes. Claro que isso poderia levá-las à cegueira.
 
Perfumes: a rainha da França, Catherine de Medici, foi presentada pelo seu perfumista, René Bianco, com um par de luvas perfumadas. Diz a lenda que Catherine encomendou outra luva, dessa vez, contendo veneno e a entregou de presente à Jeanne d’Albret, rainha de Navarra.  
 
Sobrancelhas de pele rato: no século XVIII, sobrancelha grossa e brilhante era sinal de beleza. Quem as tinha muito finas ou falhadas, poderia cobri-las com as postiças, feitas em pele e pelo de rato.
 
Sanguessugas para palidez: na Idade Média, pele perfeitamente branca e pálida era esteticamente bonito. Para isso, os europeus usavam técnicas de sangria, feitas com sanguessugas.
 
Comer giz e beber iodo: para obter uma pele ainda mais branca, algumas mulheres comiam giz e iodo. Acreditava-se que essas substâncias clareavam a tez.
 
Lash Lure: na década de 1930, mulheres utilizavam uma máscara chamada Lash Lure, extretamente perigosa. Os produtos químicos escorriam nos olhos e causavam cegueira.
 
Aqua Tofana: criada no século XVII, a Aqua Tofana é uma mistura que inclui arsênio e chumbo. As mulheres aplicavam no rosto para deixar a pele mais viçosa. Porém, qualquer contato da solução com a boca poderia causar a morte.
 
Depilação com cal: no século XV, as mulheres italianas usavam cal ou óxido de cálcio para remover os pelos do corpo. A substância é altamente reativa com água. E isso poderia causar grandes irritações cutâneas na pele úmida.

por Portal Terra Beleza (www.beleza.terra.com.br)

Ácido de alta viscosidade reduz rugas profundas em um dia

Muito utilizado para combater as rugas profundas, o preenchimento com Teosyal Deep Lines acaba com o bigode chinês e vincos do rosto, típicos da idade
Foto: Shutterstock

Dermatologistas do mundo todo têm apostado no preenchimento com um composto de ácido hialurônico de fabricação suíça para combater as rugas mais profundas e o temido bigode chinês. Graças à alta concentração do ácido na fórmula, o produto, chamado de Teosyal Deep Lines, apresenta resultados apenas um dia após ser aplicado, mantendo as correções por até um ano, e sem risco de inflamação.

Comercializado no Brasil pelo laboratório Cristália, o combinado da substância tem a consistência de gel homogêneo, podendo ser utilizado para repor ou dar mais volume a algumas regiões do rosto como lábios, bochechas e queixo. “Devido à sua alta densidade, o gel pode ser colocado na camada mais profunda da pele para preencher as rugas e os sulcos mais intensos, por isso é bastante eficaz para as peles mais maduras”, explica Paula Bellotti, membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
 
Modo de usar
 
Sem necessidade de cortes, internação ou troca de curativos, o composto é aplicado no próprio consultório do dermatologista. “Na maioria das vezes, o procedimento é indolor, há somente um incômodo, que pode ser diminuído com anestesia”, explica Luís Fernando Tovo, dermatologista, sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology (AAD).

Em alguns casos, devido à consistência mais viscosa do gel, as injeções podem ser substituídas por cânulas, garantindo mais eficácia ao tratamento. Isso porque, segundo o médico, dependendo do paciente, a cânula pode ser mais precisa na aplicação, o que é bem importante para evitar que se atinja algum vaso sanguíneo e, por consequência, a deformação da estrutura facial.
 
Pós-aplicação
 
Nas primeiras 24 horas após o procedimento, especialistas recomendam aplicar gelo ou compressas geladas na face para combater o inchaço. O uso diário de filtro solar também é indicado. Em apenas dois dias, o aspecto da pele volta ao normal. O método, porém, não é aconselhado para gestantes e pessoas com problemas de pele específicos na região. “Devido a essas contraindicações, o ideal é procurar um dermatologista de confiança antes de se submeter ao procedimento”, reforça Paula.

por Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Celso Kamura aponta as tendências de beleza para o verão 2013


O cabeleireiro Celso Kamura faz um balanço das tendências de beleza para a primavera/verão 2013. Na maquiagem, ele destaca os primers para fecharem os poros, que tendem a ficar mais abertos na estação quente. "O primer além de fechar os poros, controla a oleosidade e mantêm o make por mais tempo". Ele indica o Professional da Benefit e o BB Cream da M.A.C., que é três em um.

Para Celso Kamura, o truque de beleza do verão 2013 será o uso dos cílios postiços, que estão cada vez mais populares. Prova disso, é que a marca Klass Vough já desenvolveu cílios com adesivo, mais fáceis de aplicar. Quem não gosta, deve caprichar no uso das máscaras, para alongar e preencher os fios.

Como a temporada é mais solar, os blushes seguem uma linha natural. "Os tints da Benefit são ótimos porque não saem na água e dão um ar de saúde para quem ainda não está bronzeada".  As tonalidades coral, laranja e rosa-antigo vão voltar. Celso alerta para ter cuidado com os blushes bronzant. "Nada de ficar parecendo que acabou de participar de um rally!", brinca.

Cabelos do verão 2013
 
Agora os cabelos do verão 2013 serão lisos. "Mas, não o liso chapado, é a vez do liso escovado e com movimento". Os cachos também estão em alta, mas sempre com produtos específicos para modelar, tirar o frizz e controlar o volume. Já o comprimento da vez é um longuete, cerca de quatro dedos abaixo dos ombros. Quanto às colorações, segundo Kamura, voltam os reflexos mais claros, os loiros acesos, caramelos, vermelhos e amendoados.

por Rebeca Alcoba (Cabeleireiros.com)

sábado, 16 de junho de 2012

Brasil tem 2,5 milhões de empreendedores individuais

De janeiro a maio, foram mais de 620 mil registros, uma média de 3,9 mil formalizações por dia

Sebrae faz mobilização nacional com ênfase na sustentabilidade dos negócios de trabalhadores por conta própria formalizados

Dois milhões e meio de brasileiros já aderiram à figura jurídica do empreendedor individual (EI). O número foi alcançado no começo deste mês. A sustentabilidade desses negócios é uma das atuais preocupações do grupo de trabalho (GT) responsável pela gestão do programa, coordenado pelo Ministério da Previdência.

De janeiro a maio, foram mais de 620 mil registros, uma média de 3,9 mil formalizações por dia. Projeções do Sebrae apontam que em 2014 eles serão cerca de quatro milhões. A taxa de expansão anual no período deverá ser de 37,4%.

Empreendedor individual é o trabalhador por conta própria que ganha no máximo R$ 60 mil por ano e se dedica a atividades como cabeleireira, costureira, vendedor de roupas, pedreiro, encanador e eletricista, entre outras.

Integrante do GT, o Sebrae promoverá, de 2 a 7 de julho, a 4ª Semana do Empreendedor Individual, com mobilizações em todo o país. Segundo o presidente da instituição, Luiz Barretto, além de incentivar as adesões ao EI, um dos principais objetivos da iniciativa é ampliar para os formalizados o acesso a informações e atendimento diferenciado que possibilitem o crescimento dos negócios.

Desde junho de 2011, o Sebrae desenvolve o programa Sebrae Empreendedor Individual (SEI), que capacita os profissionais sobre a gestão dos negócios. O SEI é composto por sete soluções, que abrangem como comprar, vender, planejar, unir forças para melhorar, controle de dinheiro, empreender e administrar. Até dezembro de 2011, foram realizadas por meio do SEI, em todo o país, 840 oficinas e houve mais de 10,7 mil empreendedores individuais capacitados.
 
Registro

O registro do EI é gratuito e pode ser feito no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Para se manter na categoria, os formalizados pagam uma taxa fixa mensal de 5% sobre o salário mínimo para a Previdência Social, mais R$ 1 de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), se atuar na indústria ou comércio, ou R$ 5 de Imposto sobre Circulação de Serviços de Qualquer Natureza (ISS), se for da área de serviços.

Formalizado, o EI garante registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNJ), pode participar de licitações públicas e acessar financiamentos especiais e tem direito à cobertura previdenciária, como aposentadoria e licença-maternidade.

 por Dilma Tavares, da

Alisamento de sobrancelha


Técnica promete acabar com os fios rebeldes

Fios rebeldes e grossos estão com os dias contados. Com o alisamento de sobrancelha, a estrutura do pelo muda, fica mais reta, sendo possível delinear melhor, de acordo com o designer de sobrancelhas Mario Belchior, do Maison Esmell, em Ipanema. “É uma transformação. O olhar fica mais alegre e sensual. Indicado para sobrancelhas com pelos grossos e revoltos que precisam de um alisamento para modelar”, explica.

O alisamento é bem parecido com o de cabelos, por isso a necessidade de se testar o produto antes no braço para verificar uma possível alergia. “Apesar de aplicar um produto específico para sobrancelhas, é mais seguro fazer um teste para averiguar se a pessoa é alérgica. Também é importante a cliente informar caso esteja fazendo algum tratamento para pele, pois ela fica mais sensível. Neste caso, não é aconselhado fazer o alisamento”, diz Belchior.

A técnica demora, no máximo, 30 minutos. Não é definitiva, portanto precisa de uma manutenção para não perder o visual. O especialista aconselha fazer a cada dois meses, mas, se os fios crescem rápido, diminua o intervalo e faça mensalmente.

O designer garante que o resultado é “surpreendente”. “É uma questão estética. A pessoa quer se ver de forma diferente e se sentir mais bonita. Uma sobrancelha bem desenhada levanta o olhar, fica com uma expressão mais jovem e mais bonita. Para finalizar, a pigmentação com henna irá cobrir as falhas e ganhar definição e destaque no rosto”, garante o profissional.

por Redação (Bolsa de Mulher)

Beleza invernal


Conheça os cuidados específicos para a pele durante a temporada de frio

Com a chegada do inverno, a pele tende a ficar mais ressecada, graças às temperaturas mais baixas, ao vento e ao clima seco. “Áreas mais sensíveis, como os lábios, são as que mais sofrem e podem até apresentar fissuras. É comum aparecerem rachaduras nos cotovelos, joelhos e calcanhares. Para quem sofre de psoríase ou dermatite seborreica, o tempo frio agrava o quadro, com a piora das lesões”, afirma a dermatologista e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD) Vanessa Metz.

Para por um fim a esse problema, uma boa dose de hidratação é fundamental em tempos de frio. “Use cremes em todo corpo, em especial nas áreas sensíveis. Além disso, incorpore produtos in shower ou óleos corporais à rotina diária de banho. Outra dica é ter um bálsamo para os lábios na bolsa para reaplicar várias vezes ao dia”, recomenda a médica. Mais exposta, a pele do rosto merece um cuidado a mais. “Invista num hidratante mais potente para a noite, como os chamados cold cream (por terem alta concentração de água, transmitem uma sensação de frio à pele) ou com alta concentração de ácido hialurônico, por exemplo”, sugere.

Soluções caseiras à parte, os consultórios oferecem diversas máscaras nutritivas e revitalizantes como um tratamento de choque de hidratação. “Alguns exemplos são as máscaras de óleo de argan, rico em Vitamina E, as de ácido hialurônico ou com pérolas”, pontua Metz.

Um ponto a favor da chegada do frio é que alguns tratamentos mais agressivos são recomendados para essa época do ano, já que a exposição solar é reduzida e os raios solares não são tão intensos. “Peelings químicos e laser fracionados ablativos ou não ablativos são mais tolerados pela paciente num clima mais ameno e possuem menos riscos de efeitos colaterais”, diz a dermatologista. 

por Redação (Bolsa de Mulher)

10 produtos de beleza que toda mulher deveria ter

O kit básico de toda mulher deve conter pelo menos blush, corretivo, creme para os olhos, batom vermelho, BB cream, rímel, xampu anti-resíduos, creme de hidratação e protetor solar
Foto: Getty Images
 
Com tantas opções no mercado é difícil saber que produtos de beleza você realmente precisa. Para ajudá-la a descobrir onde vale apenas investir seu dinheiro a revista Glamour selecionou 10 artigos essenciais para qualquer mulher.

1. Blush
 
O blush é um produto básico em qualquer nécessaire. Ele pode ser rosado, alaranjado, marrom, em creme, líquido ou pó. O tipo e a cor vão depender da cor da sua pele e do seu gosto, mas é capaz de dar um up mais rápido no seu visual do que aplicar um pouco de blush na maçã do rosto.

2. Corretivo
 
Olheiras, manchas, espinhas e vermelhidão, tudo isso tem jeito. Nada disfarça melhor essas leves imperfeições do que um bom corretivo. Escolha um com cor próxima ao tom da sua pele e não deixe esse produto faltar na sua bolsa.

3. Creme para os olhos
 
Dizem que os olhos são as janelas para a alma, mas sabemos que eles também podem denunciar a idade. As rugas são inevitáveis, mas isso não quer dizer que você não possa adiá-las por algum tempo. Tenha sempre em casa um creme para essa região para reduzir as linhas de expressão, reduzir o inchaço e iluminar a região dos seus olhos.

4. Batom vermelho
 
Assim como uma assinatura, toda garota precisa de um batom vermelho por três motivos: é apropriado em qualquer lugar, do escritório à balada; faz você parecer mais confiante; e dá um up em qualquer visual. Se ele será vermelho, cereja, queimado ou vibrante fica ao seu critério. Escolha uma bela sobra para combinar e você já está pronta para qualquer evento.

5. BB Cream
 
O Blemish (ou beauty) balm, conhecido como BB Cream, é um creme multitarefas. Esse cosmético é hidratante, primer e ainda auxilia na luta contra a acne, pois ele acalma e regenera a pele. Então esse produto é uma boa pedida na hora de cobrir as imperfeições, mas também ajuda a consertá-las.

6. Rímel
 
Cílios longos, cheios e curvados são o sonho de consumo de qualquer mulher. Por isso, um bom rímel é indispensável. Em apenas 30 segundos você ganha um olhar bem mais expressivo. Não consegue se decidir entre as máscaras com formulas alongadoras ou que dá volume? Passe uma mão de cada.

7. Xampu anti-resíduos
 
Mesmo que você tenha um dia a dia corrido o mínimo que pode fazer pelo seu cabelo é usar um shampoo anti-resíduos de vez em quando. Esse produto tem uma fórmula poderosa para tirar o excesso de oleosidade, a sujeira e os resíduos de outros produtos, limpando seu cabelo. Hoje já existem até versões em spray, para uma lavagem a seco.

8. Creme de hidratação
 
Independentemente do estilo, textura ou uso de química todo cabelo se beneficia de uma hidratação. Reserve um tempinho para hidratar seus fios pelo menos uma ou duas vezes por mês com um creme poderoso. O condicionamento profundo ira nutrir, fortalecer, hidratar e dar brilho às suas madeixas, por isso esse tipo de cosmético merece seu investimento.

9. Lencinho demaquilante
 
Dormir de maquiagem é péssimo para sua pele e aparência. Então, mesmo que você esteja muito cansada é imprescindível retirar todo esse resíduo do seu rosto. Solução? Tenha lencinhos removedores à mão, assim você limpa seu rosto rapidamente sem nem precisar ir até o banheiro. Deixe do lado da cama e você não terá mais desculpas.

10. Protetor solar
 
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, nos EUA, mais de 76 mil americanos serão diagnosticados com melanoma maligno este ano. Porém, é simples prevenir esse tipo de câncer de pele. Não importa sua idade, sua etnia ou tipo de pele, todo mundo deve precisa se proteger contra os raios UVA/UVB. Por isso, use protetor solar diariamente, mesmo que o tempo esteja nublado.
 
por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Rica em colágeno, clara de ovo combate flacidez do rosto

Clara do ovo deixa a pele mais firme porque é rica em colágeno e albumina, substâncias com poder de sustentação e efeito tensor
Foto: Shutterstock / Terra

Depois de décadas carregando a fama de inimigo da saúde, o ovo é considerado, hoje, um dos grandes aliados do bem-estar e da beleza. O melhor de tudo é que os benefícios não estão restritos à ingestão do alimento. Eles também aparecem quando se usa o ovo sobre a pele, como matéria-prima de tratamentos estéticos caseiros.

“Quando aplicada no rosto por meio de máscaras faciais, a clara do ovo deixa a pele mais firme e aveludada porque contém colágeno (substância que dá sustentação à pele) e albumina, proteína com grande poder cicatrizante e que confere efeito tensor à cútis, deixando-a mais lisa e com menos flacidez”, explica Roberta Bibas, dermatologista pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

E os benefícios não param por aí. O selênio, zinco e as vitaminas A e E presentes no alimento são antioxidantes e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da cútis. A clara do ovo ainda fecha os poros graças à lisozima, enzima que enfraquece as bactérias, uma das principais causas do problema.

Outra vantagem é que a máscara de clara de ovo pode ser aplicada sem medo. “Ela não apresenta contraindicações e nem efeitos colaterais”, diz Gustavo Galves, professor em Estética Integral, Massoterapia, Eletroestética e diretor da Estética In Foco, de São Paulo.

Aprenda a preparar a máscara caseira com clara de ovo e usufrua dos benefícios dessa poderosa arma para a manutenção da saúde e beleza da cútis.

Máscara de clara de ovo com morangos
 
Ingredientes
 
1 clara de ovo
 
2 morangos médios
 
1 colher (de café) de mel
 
Modo de preparo
 
Amasse os morangos com ajuda de um garfo. Em seguida, bata a clara do ovo. Adicione o mel e misture.
 
Aplicação
 
Antes de aplicar a máscara no rosto, passe um algodão embebido em soro fisiológico sobre a pele. Em seguida, espalhe a máscara e deixe agir entre 15 e 20 minutos. Depois, enxague com água morna. O processo pode ser repetido a cada sete dias.

“Além de ter as propriedades benéficas da clara do ovo, essa máscara facial conta também com os benefícios do morango, que combate os radicais livres e tem ação antienvelhecimento por ser rico em vitamina C e polifenóis, assim como o mel, um dos grandes responsáveis por melhorar a elasticidade e conferir um toque aveludado à pele”, explica Roberta.

por Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Morango ajuda a clarear os dentes; veja 8 cosméticos caseiros


Gasta muito com cosméticos? Pois saiba que itens presentes em qualquer cozinha podem se transformar em produtos de beleza, como esfoliantes, clareadores e hidratantes. Confira oito deles, apresentados pelo site Beauty High:
 
Açúcar: adicione um pouco de azeite ao açúcar e misture bem. O esfoliante corporal está pronto.
 
Leite: é um hidratante natural. Despeje um pouco em uma toalha e dê leves batidinhas no rosto. Deixe descansar por alguns minutos e enxague. Vale também adicionar uma xícara do líquido ao seu banho.  
 
Suco de limão: pintar as unhas constantemente, sem pausas, pode torná-las amareladas. Para corrigir a situação, despeje um pouco de suco de limão em 10 bolas de algodão. Coloque-as sobre as unhas e espere cinco minutos. Saiba que apenas uma aplicação não resolve.
 
Abacate: amasse um pouco de abacate e aplique no rosto para hidratá-lo. Aguarde pelo menos 10 minutos e lave-o.
 
Azeite: joque um pouco nos cabelos com o intuito de hidratá-los e eliminar o frizz. Também serve para combater pele seca do rosto. Outra função é remover maquiagem dos olhos.
 
Morango: quer dentes mais brancos? Então, corte alguns morangos ao meio e esfregue em seus dentes. O resultado aparece após algumas semanas de tratamento.
 
Chá verde: mergulhe uma bola de algodão no chá e passe no rosto para ajudar a minimizar e limpar os poros.
 
Iogurte: a dica para hidratar mãos secas é mergulhá-las no iogurte e esperar 10 minutos. Depois, basta lavá-las.

por Ponto a Ponto Ideias (www.beleza.terra.com.br)

Como ter um couro cabeludo saudável


O hairstylist Renato Fuzz, expert da Wella Professional, responde algumas perguntas sobre como ter um couro cabeludo saudável. São dicas para cuidar dos cabelos desde a raiz e, assim, alcançar a vitalidade até as pontas!  
 
É verdade que o couro cabeludo demora 24 horas para secar após lavar os cabelos?
 
O cabelo leva cerca de 24 horas para secar naturalmente. Dessa forma, dormir com os cabelos úmidos pode favorecer o desenvolvimento de dermatites e fungos. Causadores de coceira, caspa, seborreia e até queda. O ideal é lavá-los pela manhã e enxugá-los bem.
 
Quais movimentos devem ser feitos para lavar o couro cabeludo?
 
O ideal é movimentar os dedos, nunca as unhas, suavemente por toda a superfície. Essa massagem vai ajudar o xampu a retirar a oleosidade excessiva e os resíduos. Evite usar água em temperatura muito quente e enxágue bem.
 
É necessário hidratar o couro cabeludo?
 
Essa atitude pode evitar situações embaraçosas e desconfortáveis, relacionadas ao ressecamento do couro cabeludo, como caspa, eczema, dermatite e seborreia. Há cosméticos voltados para a solução desse problema, mas é fundamental também ingerir a quantidade suficiente de água para o organismo.
 
Colorir ou alisar os cabelos pode prejudicar o couro cabeludo?
 
Sim. Por isso, é importante escolher os produtos e a frequência para se expor a tratamentos químicos.
 
É errado usar produtos com agentes condicionantes, como máscaras e cremes direto no couro cabeludo?
 
Não há contra-indicação específica! Já que a probabilidade de contato com couro cabeludo ao manipular esses produtos é alta. As máscaras de tratamento possuem ingredientes que podem fazer bem ao couro cabeludo também. Agora, se ele for oleoso, deve-se evitar a aplicação de máscaras muito próximas à raiz.
 
Os carecas precisam ter cuidados especiais com o couro cabeludo?
 
Sim. É importante escolher xampus adequados ao tipo de pele para a limpeza dessa área e, assim, evitar o ressecamento. É imprescindível também o uso de protetor solar, dada a exposição permanente ao sol. 

por Rebeca Alcoba (Cabeleireiros.com)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cinco receitas caseiras ajudam a hidratar as mãos no inverno

Hidratação de abacate, uva, iogurte e mel
Foto: Shutterstock

Mais expostas à ação do frio, do vento e da água quente, as mãos costumam sofrer mais com o ressecamento, a descamação e as rachaduras na pele durante o inverno. Nesta época do ano, a boa e velha hidratação diária é a melhor forma de manter as mãos protegidas, mas o cuidado também pode ser potencializado com a aplicação de terapias caseiras para a hidratação intensa.
 
Hidratação de abacate, uva, iogurte e mel
 
O abacate é um excelente emoliente, rico em ácido oleico, ácido palmítico, ácido linoleico e também em vitamina E e A. Já o óleo de semente de uva apresenta propriedades hidratantes e regeneradoras da pele, assim como o iogurte natural, que também ajuda a desintoxicar e esfoliar a cútis”, informa Maria Fernanda Tembra, dermatologista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo a especialista, o mel também melhora a elasticidade, confere um toque aveludado à pele e mantém um nível ideal de hidratação.
 
Ingredientes: 1/2 abacate maduro, 1 colher (de café) de óleo de semente de uva, 1/2 copinho de iogurte natural, 2 colheres (de sopa) de mel. 

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e aplique a mistura sobre a pele das mãos. Deixe agir por 20 minutos e retire o produto com água fria em abundância.

Borra de café
 
“Gosto de indicar essa receita porque ela renova a epiderme devido ao efeito abrasivo do café, além de ter alto poder de hidratação, promovido pela oleosidade do grão moído”, explica Fernanda Tassara, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Brasileira (SBCD).
 
Ingredientes: 1 punhado de borra de café.

Modo de preparo: Aplique a borra de café sobre as mãos durante o banho e faça movimentos circulares para garantir a esfoliação. O procedimento pode ser feito duas vezes por semana.

Hidratante noturno
 
Com alto poder antioxidante, o hidratante noturno feito com uma gema de ovo e amêndoas moídas ajuda no combate ao ressecamento das mãos.
 
Ingredientes: 1 gema de ovo, 3 colheres (de sopa) de amêndoas moídas, 2 colheres (de sopa) de azeite puro, 1 colher (de sopa) de água de rosas e 1 par de luvas 100% algodão.

Modo de Preparo: Misture os ingredientes em uma bacia até criar uma massa homogênea. Guarde-a em um pote com tampa e utilize um punhado nas mãos antes de dormir, massageando-as durante cinco minutos. Coloque as luvas e durma com elas. No dia seguinte, o efeito será garantido 

Óleo de lavanda e mel
 
“Esta receita, além de hidratar a pele, tem efeito relaxante, pois a lavanda é calmante”, diz Roberta Bibas, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
 
Ingredientes: ½ pote de iogurte natural, ¼ de pote de mel e 10 ml de óleo essencial de lavanda.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, despeje sobre as mãos e deixe agir por 40 minutos. Depois, enxágue com água corrente.
 
Cera de parafina
 
A cera de parafina tem capacidade de reter e transferir o calor, por isso, quando aplicada nãos mãos possui altíssimo poder hidratante.

Ingredientes: Parafina sólida e filme plástico. 

Modo de preparo: Derreta a parafina sólida em banho-maria e espere até que ela esfrie. Em seguida, em uma travessa, mergulhe as mãos na parafina antes que ela endureça. Assim que ela aderir à pele, envolva-as com o filme plástico. Retire a cera de parafina depois de 30 minutos. Para obter os resultados esperados, faça o procedimento uma vez por semana.  

por Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Mineral promete reduzir rugas com emissão de ondas sonoras

Cremes feitos à base de pó de opala prometem pôr fim às indesejáveis rugas que aparecem no rosto com o passar dos anos
Foto: Shutterstock / Terra

Vinda da natureza, uma novidade promete por fim às indesejáveis rugas que insistem em aparecer no rosto com o passar do tempo. Trata-se do pó de opala, mineral capaz de emitir ondas sonoras (imperceptíveis ao ouvido humano) que, ao serem aplicadas sobre a pele, estimulam o metabolismo e a migração das células produtoras de colágeno e elastina para o local a ser tratado, suavizando a aparência de rugas e linhas de expressão.

A substância e seus poderosos efeitos estéticos só foram descobertos quando cientistas italianos usaram o pó extraído da pedra semipreciosa Opala no tratamento de um típico problema odontológico, a periodontite (doença que retrai a gengiva do paciente). Durante o estudo, pesquisadores colocaram o mineral numa espécie de moldeira, cobrindo os lugares onde havia a retração, e constataram o crescimento significativo da gengiva.

Como essa região da boca é rica em colágeno, assim como a pele, os estudiosos resolveram dar um passo adiante na pesquisa e aplicar a substância nas rugas para testar se a ação resultaria na diminuição das marcas de expressão. A ação positiva do ativo foi confirmada cerca de um mês depois.

Juliana Morelli, esteticista especialista em Cosmetologia e orientadora técnica do Centro de Treinamentos Bel Col, de São Paulo, explica por que o pó de opala tem efeito gradativo de preenchimento sobre rugas e linhas de expressão. “Quando aplicado sobre a cútis, ele estimula a produção de queratinócitos (células existentes nas camadas mais superficiais da epiderme) e de fibroblastos (células presentes na segunda camada da pele, responsáveis pela produção de colágeno).”
 
Onde encontrar?
 
Produtos feitos à base de pó de opala não são difíceis de encontrar. Alguns cremes e loções têm o composto como principal princípio ativo, enquanto outros possuem formulações combinadas com ácido hialurônico e colágeno biotecnológico.

Da marca Bel Col o Exprime, produto de uso tópico, associa os ativos do pó de opala (gatuline expression, colágeno biotecnológico, aquaporine e elastômero 9701) e atua na extensão e na profundidade das marcas de expressão, com a promessa de reduzir rugas em até quatro semanas. O preço é de R$ 118.
 
Mito ou verdade?
 
Apesar da promessa de ótimos resultados, junto aos especialistas, os cosméticos feitos à base do pó de opala não fazem muito sucesso. Para Valcinir Bedin, dermatologista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE), não há fundamentação científica suficiente que comprove a relação entre as ondas sonoras emitidas pelo pó de opala e a redução das rugas do rosto.

“Rugas são formadas porque perdemos a capacidade de produzir colágeno, proteína que preenche os espaços dentro da pele. Mesmo que este ativo penetrasse na derme, isto é, passasse pela epiderme sem ser destruído e chegasse às demais camadas sem ser fagocitado, não teria como estimular a produção do colágeno”, afirma.
 
Contraindicações e efeitos colaterais
 
Os cremes feitos à base da substância não apresentam restrições de uso e estão livres de efeitos colaterais, mas por se tratar de um ativo ainda pouco conhecido, recomenda-se uma consulta prévia ao dermatologista. “Como não há penetração do ativo nas camadas profundas da pele, ele provavelmente não causa nenhum mal, mas, infelizmente, nenhum bem também”, conclui Valcinir. 

por Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Dermatologistas das estrelas ensinam como melhorar a pele

Você também pode ter uma pele tão bela quanto a das celebridades
Foto: Getty Images

As celebridades têm à sua disposição cosméticos e tratamentos caros. Mas quem vive longe dos holofotes também pode lançar mão de alguns de seus segredos mais em conta para manter a pele bonita. Confira abaixo sete dicas sugeridas por dermatologistas de estrelas de Hollywood, listadas no site Health:
 
1. Invista em uma escova de limpeza facial
 
O produto é indicado para remover a maquiagem e proporcionar esfoliação diária, segundo a dermatologista Ava Shamban. Dessa forma, você consegue potencializar a absorção de cremes que passar depois de lavar o rosto.
 
2. Cuide também da pele do pescoço para baixo
 
“Tudo que faz no rosto faça também no pescoço e colo, seja uso de esfoliante, clareador ou protetor solar”, sugeriu a dermatologista Jessica Wu.
 
3. Limpe-se antes de dormir
 
É impossível ter uma pele boa se você dormir com maquiagem, na opinião da fundadora do Kinara Spa. Isso porque sua pele se renova à noite, momento ideal para receber cosméticos.
 
4. Aposte em retinoides e AHAs
 
Os retinoides são necessários para a estimulação de colágeno, mas podem secar a pele. Por isso, é importante começar com uma dosagem baixa. Já os alfa-hidroxiácidos (AHAs) eliminam a camada mais superficial da pele, removendo as células mortas. Se quiser usá-los, procure por um dermatologista.
 
5. Invista no clareamento
 
Marcas escuras podem atrapalhar seu visual. Então, a saída é apostar em clareamento da pele. De acordo com dermatologista Jessica Wu, os famosos tendem a procurar por cosméticos com ingredientes naturais, como soja e cogumelo. 
 
6. Lance mão da vitamina C
 
Esse é o antioxidante mais elogiado. “Para combater longas horas expostas a elementos ambientais, como o sol e a poluição atmosférica, as celebridades usam produtos com doses altas de vitamina C para proteger e reparar a pele”, contou o dermatologista Howard Murad.
 
7. Faça tratamentos faciais
 
Procure por um tratamento facial que inclua enzimas e ácidos para conquistar uma pele suave e saudável, opinou o dermatologista Howard Murad.

por Ponto a Ponto Ideias (www.beleza.terra.com.br)

Mais jovem: profissional dá dicas de cabelo que podem fazer 'milagre'

Charlize Theron ficou mais jovem ao escolher um penteado ondulado
Foto: Getty Images

Para muita gente o passar dos anos é um santo remédio para beleza. Algumas pessoas, quanto mais velhas, mais jovens e elegantes ficam, mas nem sempre apenas a genética é responsável por isso. Além de escolher a roupa ideal, o corte de cabelo também pode fazer “milagre” e ajudar a mulher parecer mais nova.

Márcio Borsato, cabeleireiro do Ritz, estava fazendo cursos nos Estados Unidos e trouxe de lá algumas dicas simples e baratas que qualquer mulher mais madura pode adotar. "O que estamos começando a agregar às mulheres de 35, 45 anos é o corte na altura dos ombros. Os fios realmente devem bater nos ombros para dar certo movimento", explicou. Além disso, é importante manter o repicado, mas não de forma exagerada. "Os cortes para essas mulheres são mais repicados mesmo, mas não muito. O ideal é fazer do meio da orelha para baixo, só nas pontas. A gente faz muito corte retos dos fios, e depois 'costuramos' o cabelo, cortando algumas mechas aleatórias", exemplificou Borsato.

As franjas sempre devem aparecer. Elas criam uma moldura no rosto deixando-o mais delicado. "Este ano esta na moda uma franja mais arqueada na cabeça, cortada no arco da sobrancelha até a maçã do rosto. Quanto mais leve melhor. Pode fazer um repicado com franja falsa de vários comprimentos", disse o cabelereiro. As que preferem os fios mais curtos podem usar o chanel mais "ousado". "Ele não deve ser mais aquele modelo redondinho, que faz o bico e a bundinha redonda atrás. Também tem que ser bastante desfiado, mas a mulher tem que suportar o recorte", contou.

O cabelereiro também alertou sobre os cortes em linha reta: "fica pesado. Então podemos trabalhar na cor. Aqui chamamos de plumagem, puxando para o dourado. Agora o loiro platinado está em alta no Brasil, mas para mulheres mais velhas não é legal. Quanto mais morena a pele, mais importante manter um tom dourado", destacou.

Outro trunfo destacado pelo profissional é clarear o arco do rosto. "Pode dar uma iluminada na franja, costeleta e pontas do cabelo. Isso vai dar um movimento de frente. Geralmente usamos de um a dois tons mais claros que o restante dos fios, em mechas fininhas", disse. Aquelas que querem dar uma graça no visual, também  podem clarear mechas salpicadas, conforme o corte.
 
Penteados
 
Se quiser parecer mais jovem, esqueça o cabelo solto quando for à uma festa. "O penteado para pessoa mais velha é sempre mais preso e com ondas. Não pode ser nada muito liso e esticado", alertou Borsato. "Geralmente fazemos babyliss no cabelo todo e prendemos as mechas de forma bem soltas, como se fosse um penteado descolado, sem linha reta, marcada ou clássica."

Segundo o profissional, o modelo é fácil de fazer. Basta prender tudo para trás, deixar os fios bem fofos e, na frente, deixar um topete pequeno. "Buscamos as mechas da frente e prendemos para trás. Quem usa muito é Charlize Theron e, apesar de ainda ser nova, Kristen Stewart", destacou. A dicpenteado e corte de cabelo certos podem fazer 'milagre'a principal é dar volume para a parte de trás da cabeça, não na nuca.

por Tatiana Sisti (Portal Terra)

Design de sobrancelhas: qual formato combina com o seu rosto?


Do estilo fino e arqueado que marcou o visual da diva Marlene Dietrich, ao formato farto e largo que emoldura o olhar da atriz Malu Mader, o design de sobrancelhas é fundamental para definir os traços do rosto. Por mais que a moda interfira no modelo das sobrancelhas, por vezes mais grossas, como nos anos 1990 ou finas, a exemplo dos anos 1950, o tipo do rosto é um fator crucial na escolha do design a ser adotado.

Para Fabiano Viana, designer de sobrancelha do Espaço UMA, a receita é simples:

· Em rostos redondos e ovais, as sobrancelhas devem ter formato arqueado;

· Em rostos finos e quadrados o formato deve ser levemente reto.

Ele aponta que é mais apropriado fazer o serviço de design de sobrancelhas no salão de beleza. “Os profissionais primeiro alinham as sobrancelhas, em seguida cortam o volume excessivo, e para finalizar, utilizam uma sombra específica e um iluminador nas pálpebras, que servem para identificar possíveis resíduos”, explica. 

Mas, para quem prefere acertar as sobrancelhas em casa, o designer recomenda apenas tirar os pelos da parte inferior. Assim, não há o risco de afiná-las demais ou mudar o formato. 

Quanto ao diversos recursos para definir os supercílios, Fabiano prefere utilizar a pinça, por conta da precisão que ela proporciona. “Na parte superior também recomendo o uso da linha, por ser mais prático e encurtar o tempo da depilação”, termina.

por Rebeca Alcoba (Cabeleireiros.com)