domingo, 16 de setembro de 2012

Truques antes, durante e pós-depilação evitam a foliculite

Quem sofre de foliculite ainda pode recorrer à depilação a laser feita em clínicas estéticas por sua eficácia no combate ao problema
Foto: Shutterstock
 
Mais comuns nas áreas sensíveis do corpo, como a virilha feminina e rosto masculino, os pelos encravados costumam aparecer quando a depilação não é feita da maneira correta. Porém com cuidados simples é possível reverter esse quadro sem deixar marcas. Seja com o uso de lâminas de barbear, cera quente ou fria, creme depilatório ou depilador elétrico, a retirada dos pelos exige cuidados em três fases: antes, durante e depois, garantindo assim uma pele lisinha e macia.
 
Antes
 
O ritual da depilação começa bem antes da retirada dos pelos. Independentemente do método utilizado, o ideal é esfoliar a cútis e em seguida passar o creme hidratante específico para cada tipo de pele até uma hora antes do procedimento. “Os cuidados com a pele antes garantem a eficácia da depilação e evitam o surgimento dos pelos encravados”, afirma Dra. Miriam Sabino, dermatologista da Clínica Dermatológica Miriam Sabino.
 
Durante
 
Durante a retirada dos pelinhos com lâmina, ela deve ser utilizada no sentido contrário ao crescimento do pelo, para evitar o movimento de "vai-e-vem" que irrita a pele. Além disso, é preciso usar creme de barbear na região, ou algum produto específico para facilitar o deslizar da lâmina.

Se a depilação for com cera, quente ou fria, a única objeção é não reaproveitar as ceras, isso evita infecções e o aparecimento dos pelos encravados na pele. Com os cremes depilatórios deve-se apenas passar o produto e esperar os pelos caírem após 10 minutos. O depilador elétrico, por sua vez, não pode ser passado muito rápido nem muito lentamente para evitar a quebra do pelo, uma das causas da foliculite.
 
Depois
 
Após o ritual, seja qual for o método utilizado, o ideal é passar o mesmo creme hidratante usado antes da retirada dos pelos para revitalizar e proteger a pele. Atenção: quando a depilação for feita por ceras quentes, a camada protetora da cútis é retirada, deixando-a mais exposta e vulnerável. Para auxiliar na proteção passe filtro solar e evite exposição ao sol para não manchar a pele.
 
Depilação definitiva
 
Para quem não tem tempo para o ritual da remoção dos pelinhos e sofre com as bolinhas vermelhas, existe a possibilidade da depilação a laser feita em clínicas estéticas. Esse tipo de procedimento elimina os fios existentes e promete diminuir o surgimento dos pelos encravados, porém, não impede o aparecimento de novos. A sessão deve ser repetida mensalmente para garantir uma cútis lisinha e limpa.

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário