sábado, 23 de março de 2013

Mantenha fios vistosos dos 20 até depois dos 50; saiba como



Dos 20 aos 40, por exemplo, a gravidez sempre interfere nos cabelos por causa das alterações hormonais
Foto: Shutterstock

Os cabelos exigem cuidados em todas as etapas da vida. Saber como tratá-los ao longo dessas etapas é importante para manter os fios saudáveis e bonitos. Cada fase apresenta diferentes desafios que precisam ser enfrentados. Dos 20 aos 40, por exemplo, a gravidez sempre interfere nos cabelos por causa das alterações hormonais. Acima dos 40, os fios brancos podem ser o motivo da dor de cabeça. Depois dos 50, novamente os hormônios costumam ser a causa dos problemas, com a chegada da menopausa para as mulheres e a andropausa para os homens. O presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, o médico tricologista Luciano Barsanti, explica como agir em cada uma dessas fases. Confira:



Dos 20 aos 40 anos



No caso das mulheres, nessa fase da vida a gravidez pode ser um dos motivos para se ter problemas nos cabelos. “Após o nascimento do bebê é natural uma queda intensa na mãe”, lembra. Nesse caso, o que se deve fazer é procurar um médico, o tricologista, para definir que tipo de tratamentos podem ser aplicados. Mas manter a alimentação balanceada e ingerir muitos líquidos também podem ajudar tanto mulheres quanto homens. “Também pode fazer uma hidratação constante, com substâncias naturais, principalmente óleo de coco, semente de girassol, estrato de alecrim e queratina”, recomenda. Outras dicas que ajudam a manter a saúde das madeixas são evitar o sol e tomar cuidados ao realizar procedimentos químicos. 



A partir dos 40 anos



É a fase em que começam a aparecer os primeiros cabelos brancos em boa parte das pessoas. “Nesse momento é que as mulheres e até os homens parecem cair em desespero”, diz Barsanti. Quando chega a famosa “crise da meia idade”, muitos se olham no espelho e ao depararem com a coloração branca pensam que estão envelhecendo. Existe uma tendência de querer eliminar esses fios, com processos de tintura. “Apesar da industria estar muito avançada, muitas vezes as pessoas fazem os procedimentos em intervalos curtos”, diz. O ideal, segundo o médico, é que sejam respeitados intervalos de pelo menos 30 dias. E jamais alisar o cabelo junto com a pintura. De acordo com ele, também existem pincéis de retoque, parecidos com os usados nos cílios, que podem ajudar e agredir menos do que a pintura direta. E jamais arranque os fios brancos. “Fios arrancados jamais serão recuperados, nem brancos nem de outras cores”, alerta.
 
Depois dos 50 anos
 
Nessa fase alguns fenômenos atingem mulheres e homens: a menopausa e a andropausa, respectivamente. Com isso, há uma queda hormonal difusa, que atinge a libido, influenciam no estado físico, no campo emocional, e causa um impacto direto nos cabelos. “Quem tem a propensão genética, acaba tendo um sofrimento maior na qualidade e saúde dos fios”, explica. Assim, é possível ver senhoras de 80 anos com cabelos lindos, e outras calvas, pois vai depender de cada um o que ocorrerá. Em todos os casos, quando começar a notar problemas nos cabelos, seja enfraquecimento ou queda, deve-se procurar logo um especialista para combater o problema.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário