quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alimentos com carotenoides ajudam a conquistar bronzeado

Vegetais com as cores verde-escura, laranja e também amarelada são grandes fontes da substância  Foto: Shutterstock

Durante o verão, quando as atenções estão todas voltadas para as praias brasileiras, mulheres disputam um lugar na areia para ficarem bronzeadas. Uma maneira simples de potencializar a ação do sol sobre a pele está em um cardápio leve e nutritivo composto por legumes e verduras ricos em carotenoides.

Substâncias que ajudam na síntese da vitamina A e estimulam a produção de melanina - principal responsável pelo tom dourado da pele durante o verão -, os carotenoides estão presentes, principalmente, em vegetais com as cores verde-escura, laranja ou também amarelada.

Entre os alimentos mais conhecidos pela substância está a cenoura. Mas além dela, mamão, manga, abóbora, batata-doce, espinafre, brócolis e couve reforçam a cor dourada na pele. No entanto, é preciso se atentar para a quantidade colocada no prato. “Em excesso no organismo, o betacaroteno (um tipo de carotenoide) tende a deixar as pessoas com aspecto alaranjado, até mesmo nas palmas das mãos”, alerta Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética, de São Paulo.

Incluir na dieta diária um prato de salada com alimentos ricos em carotenoides, no almoço e no jantar, já garante o sucesso do bronzeado na estação. “Tanto quem ainda vai à praia quanto quem já voltou e quer manter a corzinha por mais tempo pode se beneficiar da dieta”, explica Thabata. Além de estimular a produção de melanina, esses alimentos possuem ação antioxidante, ou seja, permitem que a pele sofra menos com os sinais do tempo.

Cuidados ao se expor ao sol
 
Mesmo os carotenoides criando uma barreira de proteção natural na pele, o protetor solar não deve ser deixado de lado. “De maneira alguma as pessoas devem deixar de usar o filtro. Essa dieta acelera o processo, mas não substitui a proteção contra os raios UVA e UVB”, afirma Fernando Passos de Freitas, dermatologista de São Paulo.

Para conquistar a cor do verão, o recomendado é aproveitar o sol somente antes das 11h e depois das 15h, assim, o bronzeado será gradativo e mais duradouro. “O sol faz bem para a pele, mas deve ser sempre com parcimônia, pois assim como os alimentos, seu excesso pode fazer mais mal do que bem”, finaliza Fernando.
 
Agência Hélice com Portal Terra  (www.beleza.terra.com.br)

Diferentes tipos de tranças

 
Apostando na tendência de tranças, a cabeleireira Andrea Forti criou uma coleção com vários estilos de looks que usam esse recurso: desde o estilo folk, até moicanos, coque com franja trançada e trança lateral. São propostas perfeitas para ocasiões especiais ou eventos formais do dia a dia. Confira algumas dicas de como cada visual foi montado:
 
Trança Folk: para conquistar esse visual despojado e informal, a ideia é ir tramando os cabelos com várias traças e em diversos tamanhos, e trazer a mão de forma contrária para arrepiar os fios que sugem.
 
Trança com coque lateral: separe a franja e trançe-a bem delicadamente, unindo-a com um coque de lateral com mechas torcidas.
 
Trança lateral: puxe uma das laterais e comece a trança, que fica delicada com fios divididos no centro da franja.
 
Moicano com trança torcida: separe a mecha central e desfie-a. Divida as sobras em duas partes e torça-as como uma corda. Repita o mesmo procedimento nas duas laterais, mas puxando e torcendo na direção do centro da cabeça. Vão se formar três tranças, que devem ser arrematadas com grampos, de maneira a formar uma só.

por Redação (Cabeleireiros.com)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sete erros comuns na maquiagem


A maquiagem pode ser uma excelente aliada para disfarçar pequenas imperfeições e ressaltar o que cada mulher tem de melhor. Mas é preciso atenção para evitar deslizes. A instrutora do Instituto Embelleze, Tina Ferr, enumera a seguir os sete erros mais comuns de maquiagem e ensina como contorná-los:
 
1) Corretivo errado – Na tentativa de camuflar as olheiras, algumas mulheres optam por corretivos muito mais claros que o tom de pele. “Com o flash das fotos, é comum ver as manchas brancas em torno dos olhos”, diz Tina. Para evitar esse resultado, o ideal é usar um produto que seja apenas um tom mais claro que a pele e espalhá-lo apenas onde está a olheira.
 
2) Base pela metade Na hora de preparar a pele, não se esqueça do pescoço. “É horrível ficar com a pele com tons diferentes”, afirma a instrutora. Para não exagerar na base, que deve ter o mesmo tom da pele, vale colocar o produto no dorso da mão e ir espalhando aos poucos.
 
3) Sombra no limite – A sombra deve ser espalhada até o côncavo das pálpebras móveis. E é preciso cuidado com as cores: algumas tonalidades de pele não ficam bem com certos tons.
 
4) Blush exagerado – Os principais erros estão relacionados à distribuição do produto e à escolha da cor. “A maioria das pessoas não espalha o blush direito. Tem que passar o produto da metade do rosto em direção à orelha”, explica Tina. Para não errar no tom, ela recomenda tonalidades próximas ao pêssego, que vão bem com qualquer cor de pele.
 
5) Bronzear demais – Na tentativa de parecer bronzeada, muitas mulheres acabam exagerando no uso do pó bronzeador e correm o risco de ficar com a pele alaranjada. Para não errar, Tina recomenda que o produto, que substitui o blush, seja usado de maneira leve nas têmporas, testa e queixo.
 
6) Boca na linha – Quem tem os lábios pequenos não deve passar o batom fora da linha da boca para dar a falsa sensação da região ser maior. “Isso não funciona, fica grosseiro e todos percebem”, alerta Tina. O contorno tem que ser feito na linha da boca e com um lápis da mesma cor que o batom.
 
7) Sobrancelhas marcadas - Retocar as sobrancelhas com lápis preto pode deixar o visual pesado. O ideal é sempre optar por um produto específico para as sobrancelhas.

por Redação (Cabeleireiros.com)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Veja 6 dicas para usar babyliss e chapinha e não queimar os fios

Para a produção dos cabelos dar certo, aposte em produtos de qualidade, com controle de temperatura (termostato) e lembre-se de ligar na voltagem correta

Um tutorial de beleza virou hit na internet. Em um vídeo publicado no Youtube, uma jovem ensina a fazer cachos com babyliss, mas acaba perdendo uma mecha de cabelo. “Certamente ela utilizou o babyliss em temperatura bem superior à indicada, não investiu em protetor térmico adequado para proteção dos fios - o produto que ela passou, na verdade, é destinado a restaurar cabelos com pontas duplas ou danificadas - e exagerou no tempo em que deixa modelando”, disse a beauty artist Regina Anzzelotti.

Ficou com um certo receio de algo parecido acontecer com você? Então, para evitar que os fios se danifiquem com o uso de chapinha ou babyliss, confira dicas da Regina e também da beauty artist Penélope Beolchi, ambas do Opa! Hair, de São Paulo:

1. Aposte em um produto de qualidade, com termostato (controle de temperatura), e ligue-o na voltagem indicada na embalagem;

2. Quando comprar o aparelho, leia o manual e faça um teste em alguma mecha escondida, como na nuca;

3. A partir do momento em que os fios entrarem em contato com o aparelho, conte 10 segundos e não ultrapasse a temperatura de 180°C;

4. Babyliss e chapinha só deve ser usado com fios secos. “A fibra capilar aguenta pouco calor quando molhada, porque a água quebra as pontes de hidrogênio, mas fica mais resistente após a secagem”, explicou Penélope;

5. Não utilize essas ferramentas em cabelos que estejam frágeis, quebradiços ou quimicamente danificados porque só piora o estado;

6. Antes de modelar as madeixas, aposte em um protetor térmico.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Protetor com pigmento e make com protetor: saiba diferenças

Escolha do produto leva em conta o uso no dia a dia, porque nenhum deles é capaz de maquiar ou proteger com 100% de eficácia (Foto: Shutterstock)

A cada dia, cresce nas prateleiras de cosméticos o número de produtos multifunções, que prometem diminuir a quantidade de frascos dentro do nécessaire. No verão, as vedetes são as maquiagens com proteção solar e os filtros solares pigmentados. Com a função de esconder imperfeições na pele ao mesmo tempo em que a protegem das agressões dos raios solares, os queridinhos das mulheres nos dias de sol forte ainda causam certa confusão na hora de decidir entre um e outro. 

Para fazer a escolha certa, é preciso avaliar como o produto será usado no dia a dia, isso porque nenhum deles é capaz de maquiar ou proteger com 100% de eficácia. “Se uma mulher deseja mais cobertura, deve optar por maquiagem com protetor solar, senão, protetor com pigmento”, aconselha Valcinir Bedín, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC).

Para não restar dúvida, conheça, a seguir, o funcionamento de cada um dos produtos.

Maquiagem com protetor
 
A proteção solar está embutida na fórmula de pós-compactos e bases. Contudo, um problema desse tipo de maquiagem, é que, normalmente, a proteção apresentada na fórmula é menor que a recomendada, de no mínimo, FPS 15, para agir contra os raios UVB, causadores de queimaduras, rugas e linhas de expressão. E engana-se quem pensa que passando várias camadas na face conseguirá aumentar a barreira contra os efeitos nocivos do sol. Por isso, o mais indicado é não deixar de passar filtro solar antes de aplicar a make e sempre ler com atenção o rótulo do produto para verificar o FPS da fórmula.

Protetor com pigmento
 
Durante o verão a pele tende a ficar ainda mais oleosa, transformando a base comum em inimiga de qualquer look, pois o deixa com aspecto carregado além de aumentar o número de comedões e propiciar o surgimento de acne. “Nestes casos o protetor com pigmento é ideal, pois possui fórmula mais leve e protege mais contra os melasmas, comuns a quem sofre com oleosidade excessiva, e que são provocados pela ação do sol”, explica Valcinir. Além disso, o protetor com tonalizante uniformiza a cor da pele.

Como a proteção solar precisa ser reaplicada ao longo do dia, esse tipo de protetor torna-se mais fácil de ser usado, comparado com a maquiagem. “Vale lembrar que o protetor com cor não é usado só no rosto, mas também no pescoço, colo e mãos. Já a maquiagem não pode ser usada em todos esses lugares”, finaliza Valcinir.

por Agência Hélice com Terra (www.beleza.terra.com.br)

Os diferentes tipos de mechas


As brasileiras estão clareando cada vez mais os cabelos. E já se foi o tempo em que aquele amarelo ou loiro chapado eram moda. Hoje, os cabelos loiros são iluminados e naturais, trabalhados em diversos tons. “As mechas iluminam o rosto e destacam o corte, além de estarem super em alta!”- afirma a hairstylist e especialista em loiros, Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur.

Segundo a hairstylist, existem diversas técnicas para se conseguir o resultado esperado e o ideal é conversar com o profissional para que ele possa analisar o corte e até mesmo o tom de pele da cliente. Ela explica as principais técnicas e as novidades:

Mechas californianas


Essa técnica destaca o corte e acentua o movimento dos fios. Exclui-se a raiz e o trabalho é feito do meio para as pontas, marcando bem as mechas loiras para dar um efeito de queimado de sol. As mechas californianas tem algumas variações, como sunkiss e ombré hair. Na primeira, o efeito é mais sutil, apenas uma clareadinha nas pontas. Já no ombré hair, as mechas são clareadas em tons diferentes de loiro, clareando cada vez mais em direção às pontas.

Mechas texanas


Mechas descoloridas que dão um efeito de "queimado de sol" nos fios. São semelhantes às mechas californianas, mas em vez de serem aplicadas somente nas pontas, são feitas ao longo da extensão do cabelo também, excluindo a raiz! A aplicação em degradê começa forte nas pontas e vai subindo os fios. Na hora de aplicar o descolorante, o colorista divide o cabelo em mechas de espessuras variadas.

Balayage solar


Essa técnica é perfeita para aquelas que vivem bronzeadas. Então, se faz uma combinação de loiros quentes e frios, espalhando as mechas aleatoriamente no cabelo, respeitando o corte.

Luzes


São mais discretas, normalmente não são tão claras, indicadas para quem quer um leve clareamento nas pontas. Elas podem ser feitas em qualquer tipo de cabelo e são mais finas, podendo ressaltar o contorno do rosto para valorizá-lo e iluminá-lo.

Mechas marmorizadas


Na marmorização, são feitas simultaneamente tinta e mechas, ou então, colocar a coloração depois de fazer as mechas.

Sunglam


Destaca o corte de maneira a acentuar o movimento. No sunglam, se puxam fios finos da raiz e do meio para as pontas se marcam mais as mechas, para dar aquele efeito de queimado de sol.

Mechas tie-dye


As queridinhas das adolescentes. As pontas são pintadas com tons como rosa, azul e verde. A técnica funciona até para quem tem cabelos escuros. Bem original.

Luzes espanholas


Não tão claras, indicadas para quem quer um leve clareamento nas pontas. Elas podem ser feitas em qualquer tipo de cabelo, são finas e podem ressaltar o contorno do rosto para valorizar a expressão e o olhar.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Maquiador da Clinique dá sete dicas de make-up

 
Willians Santos, maquiador oficial da Clinique no Brasil, dá sete dicas preciosas de como conquistar a maquiagem dos sonhos na estação mais quente do ano. "A tendência hoje é a pele em destaque e sobrancelhas bem marcadas. É mito que os make-ups do verão precisam, necessariamente, ser coloridos", diz ele. Veja outras dicas:

- Nos dias mais quentes, opte por linhas oil free e, quando possível, à prova d'água.

- Se a pele é oleosa, prefira usar bases com efeito mate e nunca se esqueça de preparar a cútis com uma boa limpeza antes de passar qualquer make-up. Nunca escolha a base pelo tom do braço. Coloque a embalagem próxima ao rosto e, em seguida, teste na pele.

- Sombrancelhas mais grossas, que transmitem naturalidade, estão na moda. Elas podem ser desenhadas com uma sombra mate marrom, passada com um pincel chanfrado. Antes de aplicar o produto, marque os pontos de inicio, mais alto e fim. Passe o pincel sem forçá-lo e esfume o traço com o dedo. Nunca use sombra com brilho.
 
Maquiagem antes e depois
Em evento realizado na Sephora Morumbi no dia 19 de fevereiro, Willians mostrou todas as dicas em uma modelo. Este é o antes e o depois.

- Antes de aplicar a máscara para cilios, retire o excesso de produto passando a ponta do aplicador em um lenço do papel. Evite puxar o aplicador ao retirá-lo da embalagem. Prefira balançá-lo, para que o produto nao acumule. Na aplicação, pinte primeiro a parte interna dos cílios e, depois, a externa.

- Para saber onde começar a aplicação do blush, coloque dois dedos ao lado do nariz. Esse será o ponto inicial. Então, faça um zigue-zague para cima e para baixo, esfumando o produto. Assim, ele nao vai ficar marcado. Finalize desenhando um 3 na face, iniciando nas têmporas e terminando na mandíbula.

- Passe o batom com um pincel para lábios, para que a cor fique mais forte. Comece o desenho pela parte central da boca e vá para fora, para não marcar as imperfeições. Nunca deixe o contorno, esfumando o produto com os dedos.

- O iluminador não precisa, necessariamente, ser branco. Se preferir, opte por produtos mais neutros, como o vanilla. Passe-o sempre rente às sobrancelhas.

por Liana Pires (Cabeleireiros.com)

Cabelos do Oscar 2013

Oscar é sinônimo de prêmios, atores, atrizes, grandes filmes e... Red Carpet! Afinal, quem não fica de olho nos looks que as beldades de Hollywood escolhem para prestigiar a maior premiação do cinema mundial? O portal Cabeleireiros.com selecionou as 10 melhores produçõs femininas e convidou Nanni Leite, da Macpaul Cosméticos, para comentá-los. Confira!


Oscar 2013


Anne Hathaway: o charme dos fios curtinhos ficou por conta da franja penteada de lado, em um estilo arrumadinho. Aplicar um sérum para dar polimento aos fios e garantir o brilho. Perfeito para um rosto de traços delicados.


Adele: os cabelos foram presos em um meio rabo-de-cavalo com bastante volume no topo da cabeça. Uma boa escova e um spray garantem a sustentação do volume frontal. Este tipo de penteado não cai bem para qualquer uma. Adele pode usá-lo sem muita preocupação devido ao seu grande porte, já em mulheres pequenas, a cabeça fica parecendo desproporcional ao corpo.


Maria Menousnous: uma verdadeira diva. Os cabelos com volume foram puxados para trás, desfiados por baixo e arrematados com uma mecha do próprio cabelo, formando uma tiara. De fácil execução, o look pede apenas um cabelo bem escovado e spray para segurar o volume do topo.


Oscar 2013


Jennifer Lawrence: coque baixo com detalhes torcidos e a frente puxada para trás com leveza. O coque é fixado com grampos sem a preocupação com a tradicional forma redondinha.


Kristin Chenoweths: clássico coque bailarina, com os fios bem alinhados. Para esse efeito arrumadinho, ao terminar de prender o coque, aplique pomada nas mãos e passe sobre os cabelos, alisando-os. É um tipo de penteado que fica bem em rostos delicados e pescoço não muito comprido.


Jane Fonda: um curto bastante charmoso. O brushing com a raiz levantada dá charme ao corte simples. Para manter o volume em fios curtos e grossos, é necessário utilizar uma boa mousse antes de escovar. Este estilo cai bem para mulheres maduras.


Oscar 2013


Halle Barry: manteve o mesmo visual costumeiro, que lhe cai muito bem. O curtinho com costeletas longas ganha charme suficiente para desfilar no “Red Carpet”, finalizado por uma pomada em pó para manter os fios espetadinhos. É uma boa pedida para as moderninhas.


Nicole Kidman: apostou nos cabelos com a frente solta. As laterais são puxadas para trás em um coque baixo, na altura da nuca. Na hora de juntar os fios para montar o coque, uma pomada garante o ar soltinho.


Staicy Keibles: optou pelo preso num falso chanel, com franja solta marcada por ondas suaves.
 
Os cabelos são enrolados nos dedos e presos lado a lado, até fechar todo o contorno da cabeça. Fica muito bom em rostos finos.


Norah Jones: cabelo todo preso para o alto, com volume localizado no topo da cabeça. A franja solta e levemente lateral deixou o conjunto harmonioso. Esse cabelo pode ser produzido com um rabo-de-cavalo no alto da cabeça, bem desfiado, espetando-se grampos para dar forma.

por Liana Pires (Cabeeireiros.com)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pesquisa: mulheres gastam 1 ano e 3 meses da vida se maquiando

As britânicas gastam quase 15 minutos por dia para fazer a maquiagem do dia a dia (Foto: Getty Images)

Quanto tempo você leva para se maquiar? De acordo com uma pesquisa da clínica de beleza Specialist Make-up Services, na Inglaterra, deve ser mais do que imagina. Em média, mulheres britânicas gastam 474 dias de suas vidas, totalizando um ano e três meses. São três horas e 19 minutos por semana em frente ao espelho. Os dados são do jornal Daily Mail.

As participantes do estudo admitem usar 14,5 minutos para fazer a maquiagem de rotina, 24 minutos aos sábados e domingos e até 76 minutos para se preparar para um grande evento noturno. A parte mais demorada é a área dos olhos, que toma 17 minutos quando se arrumam para uma noite fora.  

Quase todas, 93%, disseram que há poucas chances de desistirem totalmente de maquiagem. Metade afirmou que sempre se produz para o trabalho e 32% só abrem mão do make em um dia da semana com a manhã muito corrida.  

por Ponto a Ponto Ideias com Portal Terra

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Procura por cursos na área da beleza aumenta a cada ano

Cabeleireiro em salão de beleza: em 2012, a escola formou 2.700 cabeleireiros em todo o estado, com 92% dos alunos empregados (Foto: Getty Images)

 

O número de inscritos nos cursos profissionalizantes de cabeleireiro no Senac-RJ, por exemplo, subiu 16% de 2010 para 2011

O número de inscritos nos cursos profissionalizantes de cabeleireiro no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ), subiu 16% de 2010 para 2011. Em 2012, a escola, que oferece cursos em 25 unidades, formou 2.700 cabeleireiros em todo o estado, com 92% dos alunos empregados durante a formação ou logo depois de concluir o curso.
 
O curso tem 400 horas de duração (de oito meses a um ano), ao custo de 13 parcelas de R$ 271. Para os próximos dois meses, existem 400 vagas abertas. O gerente de cursos de beleza e bem-estar do Senac-RJ, Adriano Vasconcelos, diz que a procura pelo curso de cabeleireiro sempre foi grande, mas que agora muitos profissionais de outras áreas procuram o Senac para ter uma segunda profissão no setor de beleza.
Vasconcelos lembra que a instituição oferece formação concreta para o profissional em todas as áreas: cabelo, depilação, manicure, esteticista. “Há formação geral para esses profissionais, desde a iniciação aos cursos de aperfeiçoamento”, informa o gerente. Entre os cursos oferecidos, ele cita Tendências em Cortes e Grafilados, Colorimetria e Mechas e Produção de Noivas, além de dois cursos de gestão para salão de beleza.

Segundo Vasconcelos, os professores são especialistas e participam de muitos eventos, além de pesquisar tendências mundiais para adaptar ao mercado brasileiro. “Os professores participam de grandes eventos pelo Brasil, que trazem profissionais de fora, como Hair Brasil e Hair & Beauty, para ficarem antenados com as novidades da área. A indústria de cosmético também tem grande participação nessa formação, porque tudo o que é feito na área de beleza depende muito dos produtos e dos equipamentos novos que são lançados”.
 
por Akemi Nitahara (Agência Brasil)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Xuxa, Sabrina Sato e Ticiane Pinheiro falam de beleza no Carnaval


Com a campanha “Samba no pé, Wella na cabeça”, a P&G levou para a Marquês de Sapucaí um time de estrelas formado pelas embaixadoras da marca:  Xuxa Meneghel, Ticiane Pinheiros e Sabrina Sato. As três celebridades se encontraram no espaço Vip de Wella, localizado no camarote de Caras – um verdadeiro point de beleza que concentrou as principais ferramentas da Wella para produzir looks incríveis: as colorações Koleston, com tecnologia à prova d’água e a linha de tratamento Wella Pro Series.

Como todo encontro feminino, a conversa rolou solta e não faltaram dicas de coloração e de cuidados com os cabelos. Sobre a importância dos cabelos na composição do look, a apresentadora Xuxa declarou: “É fundamental! E em qualquer época do ano os cabelos tem que estar saudáveis, com brilho, macios e bem cuidados. E isso a Wella faz por meu cabelo, mesmo sendo fino, curto e tendo passado por colorção”.
 
Sabrina também falou sobre a sua paixão por transformação dos cabelos: “Quando eu vi a Rihanna com cabelo vermelho me deu vontade. O que mais motiva a mudança é o poder da transformação, que tem tudo haver com a moda. Eu mudo meu estilo, me reinvento e eu amo fazer isso! E o que é mais legal, é que as pessoas ficam impressionadas como mudo constantemente e mantenho meu cabelo brilhoso e saudável. É que as colorações Wella além de deixar uma cor incrível ainda hidratam o cabelo”, comentou Sabrina.

Também estiveram presentes ao espaço Wella o publicitário Roberto Justus, acompanhando a esposa Ticiane Pinheiro – a mais nova ruiva do pedaço, transformada com a nuance 64 de Koleston especialmente para a campanha de carnaval. “Já me transformei e amei. Estou com vermelho na cabeça e samba no pé! Acho que o carnaval é alegria, você pode brincar e ousar com o visual. Eu acordei morena e fui dormir ruiva, especialmente para esse carnaval”, comentou Ticiane sobre a mudança. O ator Junno Andrade, que interpretou “Santigo” na novela “Salve Jorge”, também fez questão de acompanhar a apresentadora Xuxa nessa passagem pela Sapucaí.

por Redação (Cabeleireiros.com)

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Cabelos com raiz oleosa e pontas secas exigem cuidados especiais


Quem vive às voltas com o dilema de raiz oleosa e pontas secas sabe como é difícil equilibrar esses extremos, o problema realmente requer alguns cuidados, que se não forem observados no dia a dia, a única solução pode ser o corte. Antes de tudo é importante esclarecer qual a frequência com que se deve lavar. "Esse problema acomete principalmente os fios mais finos, que, geneticamente, na maioria dos casos, estão associados a glândulas sebáceas maiores, que produzem mais oleosidade. Por isso, lavar em dias alternados é o mais recomendado para reeducar as glândulas, de maneira que fabriquem menos sebo", explica a dermatologista Flávia Martelli, de São Paulo. 

"Lavar diariamente pode levar as glândulas sebáceas a trabalharem mais", conclui a médica. Sim, parece incoerente ter que deixar de lavar os cabelos oleosos com frequência. Justamente eles que, na maioria dos casos, em 24 horas começam a parecer mais pesados e sujos? É, mas vale a pena e nem tudo está perdido, pois existe uma boa solução: o xampu a seco, que ameniza a oleosidade, refresca e suaviza odores desagradáveis. 

"O xampu a seco é a salvação para a mulher que lava de manhã e a noite já está oleoso. Mas ele não deve ser usado como substituto o tempo todo porque o cabelo necessita de ser lavado com água e um bom xampu, para se manter limpo e remover a oleosidade. Além de trazer benefícios para a saúde do cabelo", orienta o cabeleireiro Raphael Vogler, do salão Crystal Hair, do Rio de Janeiro.



O xampu certo


Os xampus para cabelos oleosos cumprem muito bem o papel de tratar esse tipo de fio, por suas propriedades refrescantes e adstringentes, que removem a oleosidade do couro cabeludo. "Para que essa adstringência não aumente o ressecamento das extremidades do fio, o segredo é não abrir mão de um condicionador aplicado do meio do fio para as pontas, para fechar a cutícula. 

Lembrando que condicionador e máscaras nunca devem ter contato com a raiz do fio, para não aumentar a oleosidade", explica Flávia Martelli. Além dos produtos para cabelos oleosos, muitas marcas disponibilizam xampus específicos para raiz oleosa e pontas secas, mas vale pedir uma sugestão para o seu cabeleireiro.  "Os xampus próprios para esse problema agem através de íons. A carga iônica do cabelo oleoso acaba se conectando a carga do xampu e com isso limpa a região onde há mais oleosidade. Como a parte seca, das pontas, possui outra carga iônica (negativa), nessas áreas, só ocorre a ação dos componentes hidratantes", descreve o cabeleireiro e proprietário do salão Circus Hair, Rodrigo Lima, de São Paulo. 

Alternar os xampus também traz benefícios. "O ideal é lavar os cabelos dia sim, dia não, alternando também o xampu utilizado: uma vez com um para cabelos oleosos e outra com um xampu para fios normais. Mudar a marca é muito importante também para evitar que os ativos de uma determinada fórmula se acumulem nos fios. 

Variar a composição química dos xampus com frequência garante uma limpeza mais eficaz dos cabelos e uma absorção equilibrada dos ativos", justifica o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, de São Paulo. E por fim, o uso de um xampu anti-resíduos também pode útil para tratar esse tipo de cabelo, desde que se use um condicionador depois, para tratar as pontas, e a aplicação seja feita a cada duas ou quatro semanas, nunca semanalmente para evitar o efeito rebote.


Pontas secas


A questão das pontas secas é delicada porque cabelos ressecados se tornam frágeis e suscetíveis a ficarem quebradiços. E no caso das extremidades dos fios, essa fragilidade é ainda maior, por ser a parte mais distante do couro cabeludo, que é a fonte de nutrição. Portanto, assim como a raiz oleosa precisa de adstringência, as pontas necessitam de hidratação, o que na prática significa jamais abrir mão de aplicar um condicionador ou máscara, por receio de aumentar a oleosidade da raiz. "Uma coisa não tem nada a ver com a outra, basta aplicar o condicionador do meio do fio para as extremidades, sem ter contato com o couro cabeludo", ressalta Raphael Vogler. 

As máscaras capilares com enxágue também são muito eficazes para os casos severos de ressecamento das pontas, por terem ativos mais concentrados e, assim, mais potentes – a recomendação de uso varia de acordo com o fabricante, mas geralmente uma aplicação por semana é suficiente. "Nas pontas quebradiças, aquelas que se rompem quando fazemos o teste de esticar o fio, é aconselhável aplicar uma máscara com efeito de nutrição e força. Mas se elas estiverem apenas secas, isto é, porosas, sem tendência à quebra, o ideal é uma máscara hidratante", sugere Rodrigo Lima. 

Agora, no caso das pontas duplas, aquelas que se ramificam no mesmo fio, não há nenhum produto que possa tratar. "Esse estágio é irreversível, as pontas não se juntam mais. Para fortalecer de novo o cabelo, a única solução é cortar em um comprimento que elimine completamente a duplicação do fio", avisa a dermatologista Flávia Martelli.

por Isabela Leal,  do UOL em São Paulo (www.mulher.uol.com.br)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Conheça 7 curiosidades sobre o mundo da beleza

(Foto: iStock)


Você sabia que as unhas postiças foram criadas na década de 1930? Qual quantidade correta de protetor solar que deve ser passada no rosto? Leia mais curiosidades sobre beleza.
 
1) Nos dias quentes, o perfume evapora mais rápido e dura menos na pele. Uma boa solução para o problema é carregar um pequeno frasco com sua fragrância favorita;

2) Na década de 1930 pintar as unhas virou febre entre as mulheres. Nessa época as únicas unhas postiças eram feitas de plástico e coladas sobre as naturais;

3) Alguns cosméticos contêm vitamina E, um antioxidante que age contra o envelhecimento da pele e é responsável por melhorar o aspecto áspero e seco da pele;

4) A quantidade correta de protetor solar que deve ser usada no rosto e no pescoço é equivalente a uma colher de chá;

5) Massagens faciais ativam a produção de colágeno nas celular;

6) Uma mulher de 20 anos perde colágeno no mesmo ritmo de uma de 40 anos. Não espere muito tempo para usar produtos anti-aging, assim você pode reduzir os sinais de envelhecimento e da perda do colágeno quando estiver mais velha;

7) Colocar fatias de pepino gelado sobre os olho realmente ajuda a desinchar a região.
 
por Yahoo! (www.mulher.yahoo.com.br)

Cabelo com volume é a nova moda entre as famosas; saiba como usar

Giovanna Antonelli, Luana Piovani e Ísis Valverde usam os cabelos longos, com cachos feitos no babyliss e modelados com escova (Foto: Getty Images)

O cabelo com volume caiu no gosto das famosas. Seja no dia a dia ou nos tapetes vermelhos, a aparência natural e os fios ligeiramente desfiados com um pente servem de inspiração para compor um look moderno e atual. O liso e os penteados colados na cabeça saem de cena, no lugar entram os cachos e as produções dignas de capa de revista.

"As brasileiras usaram por tanto tempo os cabelos chapados, resultado de tantos processos de alisamento, que agora estão loucas para ter o volume de volta", explica o hair stylist e consultor de beleza internacional Daniel Fortunado. O profissional, que atualmente é o responsável pelas madeixas da atriz Lindsay Lohan, conta que as brasileiras são invejadas pela beleza. "Isso acontece por causa dos cabelos naturais, são bem mais volumosos que o das americanas".

Como conquistar fios volumosos

A tendência do momento proporciona mais liberdade aos fios, ou ficam soltos exibindo movimento ou possuem textura no topo da cabeça para compor um penteado elegante. "O bacana é usar um corte levemente desfiado nas pontas para dar esse caimento. Cortar em camadas ajuda a dar um volume extra", ensina o cabeleireiro.

Para quem possui cabelo liso ou passou por processos de alisamento, o ideal é preparar os fios usando produtos para adquirir textura. A pomada em pó, queridinha do hair stylist Marco Antônio de Biaggi, é uma boa pedida. Com os cabelos secos, basta desfiar os fios, "salpicar" o pó por cima da área desejada e modelar com a ponta dos dedos. A dica também vale para o look estilo Brigitte Bardot, que traz o topo da cabeça mais alto. "O volume nos penteados, com fios desfiados com o pente, é o meio termo para que não fique artificial demais", ensina Daniel. Topetes e cabelos mais estruturados são as apostas para as mulheres que buscam um visual de estrela.

Se a opção for manter o cabelo solto, mousses, sprays finalizadores, babyliss e escovas modeladoras podem auxiliar no processo. "Aplique um produto específico para volume na raiz dos cabelos e seque com escova média. Depois, modele-os com babyliss ou bobes e deixe esfriar ainda preso", orienta o profissional. Depois de soltar os cachos, use uma escova de cerdas naturais para modelar e encorpar os fios, o resultado fica bem natural. "Quem não tem tanta habilidade pode fazer os rolinhos com os dedos, prender com grampos e só soltá-los quando for sair de casa", ensina. Para finalizar, tenha sempre em mãos um spray de fixação para garantir a durabilidade do visual.

por Tatiana Izquierdo, do UOL em São Paulo (www.mulher.uol.com.br)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Aprenda a usar o pó translúcido sem cometer erro comum entre famosas

Nicole Kidman e Débora Nascimento já cometeram o mesmo erro de maquiagem ao aparecerem em eventos com pó finalizador concentrado em algumas áreas do rosto (Foto: Getty Images)

Versão moderna do antigo pó de arroz, o pó translúcido dá o toque final na maquiagem, eliminando o brilho da pele e fixando a produção. Mas, afinal, do que se trata esse produto? Geralmente um pó solto - embora existam versões compactas -, branco ou rosado, ele forma uma espécie de véu transparente e bem fininho sobre o rosto. Acha estranho passar um pó branco na pele? 

Fique tranquila. Ele tem essa coloração simplesmente por que não possui pigmento de cor, como os pós comuns, e por isso "some" na pele. Os mais modernos também oferecem acabamento HD (high definition) – produzidos originalmente para serem usados em transmissões de TV de alta resolução, não marcam vincos, escondem imperfeições com leveza e têm longa duração. Outra vantagem do translúcido é que ele se adapta a quase qualquer tom de pele. As mais morenas ou negras, no entanto, devem dar preferência a pós coloridos, já que o translúcido pode deixá-las com uma coloração acinzentada nada bem-vinda.
 
Que pincel eu uso?
 
Para espalhar o produto sem erro, use um do tipo vassourinha (também conhecido como leque). "Ele facilita a dosagem da quantidade de pó, pois já ‘varre’ o excesso no momento da aplicação", diz a maquiadora Bel Luscher, do Beauty Bar des Jardins, em São Paulo (SP). Se você não possui essa ferramenta, tudo bem: aquele pincel tradicional de pó, bem gordinho e redondo, também funciona. Nesse caso, no entanto, cuide para não aplicar muito produto. 

Encoste as pontas das cerdas no pó, remova o excesso sacudindo o pincel de leve na tampa da embalagem ou na pia e só então aplique, em movimentos circulares bem suaves, sem esfregar o pincel na pele. Esfume muito bem!
 
Onde aplicar?
 
A princípio, não existem regras: o pó pode ser usado em todo o rosto. "Eu costumo passar depois da base e do corretivo, no rosto inteiro, para ‘selar’ o make. Depois da produção finalizada, aplico mais um pouquinho só para corrigir o brilho da pele oleosa, caso seja necessário", diz o maquiador Giuliano Rezende, do salão Marcos Proença, em São Paulo (SP). 

Uma opção para quem não é profissional e não quer correr o risco de exagerar na dose é aplicar apenas na zona T (centro da testa, laterais do nariz e queixo) depois da base e do corretivo. E mantenha o pincel longe da área ao redor dos olhos e da boca – o pó pode se acumular nas pequenas linhas de expressão e causar um efeito pra lá de feio.

Evitando escorregões
 
Uma foto da atriz Nicole Kidman com traços de pó abaixo dos olhos e ao redor do nariz correu a web, o mesmo aconteceu com a atriz Débora Nascimento com um infeliz "bigodinho branco". Um mico! O que aconteceu? "O pó translúcido contém partículas que refletem a luz. Depois do make pronto, o produto fica invisível sob a luz natural. Mas bastou a luz intensa de um flash disparar bem no rosto da atriz para que ficasse evidente", explica Giuliano Rezende. 

Para evitar sair nas fotos com o rosto todo branco, a única saída é esfumar, esfumar, esfumar. Espalhe muito bem o produto e, se mesmo assim tiver dúvidas, faça o teste: bata uma foto sua com flash antes de sair de casa.
 
Dicas dos experts

- Leve o pó na bolsa e aplique uma camada bem fininha sempre que perceber a pele brilhando. 

- Vai usar sombras escuras? "Antes de começar, aplique de três a quatro camadas generosas de pó translúcido na parte inferior das pálpebras. Com o make do olho pronto, retire muito bem o excesso do pó com um pincel limpo. Assim, os resíduos de sombra que caem nos seu rosto durante a maquiagem desaparecerão", diz o maquiador Pablo Weber, do Vimax Art Hair Beauty, em São Paulo (SP). Atenção: elimine completamente os resíduos do pó branco, para não fazer a Nicole Kidman nas fotos!

- Sempre use um pincel limpo e seco. De preferência, tenha um só para esse tipo de pó.

- Quanto mais fina a textura do produto, melhor.

por Carol Salles, do UOL em São Paulo (www.mulher.uol.com.br)

Saiba como ter pés lindos e hidratados neste verão

Sandálias rasteiras com aplicações de metal dourado que têm a cara da estação e deixam os pés bem à mostra são perfeitas para serem usadas com esmaltes vibrantes como o pink. (Foto: Leandro Moraes/UOL)

Sol, calor e pés à mostra têm tudo a ver. Mas para deixar os dedos de fora sem fazer feio é preciso alguns cuidados. Exatamente porque ficam mais expostos no verão, os pés costumam ressecar. O que fazer para deixá-los macios e sem rachaduras?

"Hidratar muito. Para potencializar o efeito do hidratante, o ideal é dormir com meias brancas de algodão para melhorar a absorção. Os princípios ideais desses cremes são silício, óleo de silicone, vitamina D, lecitina de arroz e pantenol", afirma a dermatologista Adriana Vilarinho. Aqueles à base de ureia e de glicerina também são recomendados por dermatologistas.
 
Para manter os pés bonitos nesta época do ano o ideal é não usar lixas e dar preferência ao esfoliante, além de um hidratante próprio para esta parte do corpo. "O ressecamento pode ser evitado com hidratações contínuas e esfoliações esporádicas", indica a dermatologista Fátima Rabay, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A esfoliação pode acontecer uma vez por semana.
 
A lixa deve ser evitada porque pode ter efeito contrário ao desejado. "O lixamento causa a hiperqueratose, ou seja, o organismo produz queratina em maior quantidade, fazendo com que a pele endureça", explica a dermatologista Ana Paula Meski, do Hospital das Clínicas de São Paulo. 
 
Outro fator que deixa os pés mais grossos é andar muito na areia da praia. Nestes casos, o ideal é iniciar a esfoliação semanal assim que voltar à rotina. "Enquanto estiver na praia, apenas hidrate bem os pés", completa Ana Paula Meski.
 
Outro cuidado é importante para quem está na praia: lembrar de usar o protetor solar no dorso dos pés, para evitar queimaduras e futuras manchas causadas pelos raios solares.
 
Soluções caseiras
 
Além de usar meias brancas após passar o hidratante para potencializar o efeito, Adriana Vilarinho indica diluir meio copo de vinagre em água morna com duas gotas de lavanda e deixar o pé de molho nesta mistura de 10 a 15 minutos. Depois é só secar e hidratar. O vinagre é um excelente antisséptico e melhora o aspecto grosso dos pés.
 
Já Ana Paula Meski indica, no lugar das meias, enrolar os pés, já com o hidratante, em plásticos por cerca de 30 minutos, até a pele absorver bem o creme. 
 
Incômodos
 
Além do ressecamento, outros problemas podem aparecer com a exposição dos pés: micoses, frieiras e infecções. Para evitá-los, é recomendado não andar descalço em lugares quentes e úmidos como praias, piscinas e saunas; sempre lavar e enxugar muito bem os pés; e não retirar a cutícula, pois elas são uma proteção para as unhas e evitam novas infecções.
 
Já com relação aos sapatos, é sempre bom colocá-los para ventilar, após tirá-los dos pés, e preferir os modelos abertos e mais arejados.

por Priscila Tieppo, do UOL em São Paulo (www.mulher.uol.com.br)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Mel é mania de beleza entre famosas; confira adeptas

Segundo especialistas, o veneno da abelha provoca pequenas reações na pele, o que reduziria rugas e marcas de expressão
Foto: Getty Images

Desde que a duquesa de Cambridge revelou usar produtos à base de mel, na verdade veneno de abelha, em tratamentos faciais realizados pela esteticista Deborah Mitchell, o produto vem ganhando mais adeptas. Os benefícios prometidos vão desde hidratação até a redução de rugas. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail

Além de Kate, outras personalidades recorrem aos benefícios do mel, como Anne Hathaway e Scarlett Johansson. A primeira borrifa spray de própolis do Brasil no rosto, enquanto a loura faz aplicações de máscaras faciais à base de mel.

Além delas, as modelos Erin O'Connor e Liz Jagger são fãs de hidratantes labiais com mel, substância com propriedades antiinflamatórias. Estudos mostram que o mel ajuda a combater a acne, eczemas e até doenças e pele como psoríase.

No caso do veneno da abelha, a ideia é provocar pequenas reações na pele, o que reduziria rugas e marcas de expressão. Segundo a dermatologista Sunil Chopra, ele estimula a renovação celular a partir da produção de colágeno, o que diminui com o passar dos anos. Apesar de polêmico, a especialista defende o tratamento. "Não é apenas marketing. Há cientistas sérios pesquisando o assunto", afirma.

A esteticista Deborah Mitchell defende que usar veneno de abelha no rosto é como aplicar um botox natural. "Aumenta o fluxo sanguíneo e a produção de colágeno", explica. A substância é extraída de maneira a não ferir as abelhas. Elas picam um painel com uma pequena corrente elétrica.

O uso de propólis já é mais conhecido dos dermatologistas e esteticistas. "É eficiente contra a acne porque mata bactérias. Também é repleto de antioxidantes, que ajudam a combater danos causados pelo sol", diz. E o mel é um poderoso hidratante, também bem conhecido dos especialistas. 

por Ponto a Ponto Ideias com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Dicas de cabelo, maquiagem e unhas para curtir o Carnaval


Carnaval é época de ousar nos gestos, na dança e no visual. Mas para quem quer curtir a folia em grande estilo, podem surgir algumas dúvidas: que roupa usar? Devo combinar a maquiagem com as unhas? O que fazer para o penteado durar a festa toda? Convidamos experts da beleza para falar sobre cores, tendências e estilos para você cair na folia com looks de arrasar.

Cabelo



O hairstylist Luiz Cintra, do salão Emília Borges (SP), dá as dicas para passar o Carnaval:
 
Na praia: invista no rabo-de-cavalo, que é supersimples, ou faça um coque com os fios ainda molhados. Espere um pouco, solte os fios e seque-os. Os cabelos vão ficar levemente ondulados e cuidadosamente bagunçados, parecidos com o estilo wavy bob, que está na moda.


No campo: opte por penteados soltos, semipresos ou tranças, todos eles com aspectos desconstruídos. Penas, flores e plumas podem ser usados como acessórios.
 
No bloco de rua: prefira penteados semipresos ou lateralizados, no qual se prende a metade do cabelo para o lado, deixando a outra parte solta. Topetes e tranças também são indicados, pois deixam os fios com movimento. Fuja dos penteados totalmente presos. Os sprays de coloração estão liberados, pois saem na lavagem.


Unhas



Que tal adicionar um toque a mais de glamour para a sua fantasia com esmaltes que usam as tecnologias de glitter, brilho e flocado? No Carnaval, não seja econômica nas cores fantasia e se jogue nos tons azuis, pinks, alaranjados, amarelos e verdes. A DNA Italy sugere que as mais ousadas podem combinar as cores, realizando as técnicas francesinha, inglesinha (releitura da francesinha, deixando a ponta colorida), espanhola (variação da francesinha com traço na diagonal) e petit-poa (decorada com bolinhas feitas com esmalte).


Maquiagem



A maquiadora da Markwins, Rosângela Bazalia, lembra que no make-up de Carnaval não pode faltar muito brilho e cor. Invista em lápis para os olhos verdes, azuis e prateados e experimente os looks degradês, combinando os tons lilás, rosa e azul-escuro.


O glitter também não pode faltar nas pálpebras, principalmente se a festa for à noite. Combine-o com sombras cobre, ouro, violeta e violeta-escuro. Para quem vai curtir o Carnaval durante o dia, a dica é apostar em cores alegres, como pink, rosa cintilante e verde, acompanhadas de iluminadores nos olhos e nas maçãs do rosto.

por Redação (Cabeleireiros.com)