sexta-feira, 17 de junho de 2011

pH: por que todo mundo só fala nele?


Nos últimos anos, por exemplo, muito se falou em fórmulas sem sal para cabelos com algum tipo de tratamento químico. Recentemente, um novo termo passou a cercar o tema “cabelos”: pH.

O pH, potencial hidrogeniônico, determina o grau de acidez e alcalinidade de todo produto que possua água em sua formulação, assim como o corpo humano e os cabelos. Sua escala vai de 0 a 14 (o índice 7 é o neutro. Ao se deslocar na escala, os valores inferiores a 7 estão caminhando para o índice ácido e os valores superiores ao índice alcalino). Tanto o pH da pele (entre 5,5 e 6,5) quanto o do cabelo (entre 4,5 e 5,5) são ligeiramente ácidos. Estudos mostraram que um produto com pH baixo penetra mais na fibra capilar, entregando nutrição e hidratação aos fios.

E quando o assunto é alisamento químico, o cuidado com os fios precisa ser redobrado. O pH balanceado de um xampu deve ser similar ao da fibra capilar (em torno de 4,5 a 5,5), mas também deve ser capaz de abrir as escamas do fio e promover a limpeza, sem agredir a cutícula capilar.

Os condicionadores e cremes em geral, principalmente os de tratamento e de tratamento de choque, devem ter pH mais baixo para que os ingredientes ativos possam penetrar na fibra capilar, proporcionando uma ultra hidratação, facilitando a selagem das escamas e o realinhamento da fibra capilar.

 

Seda cria linha especial para fios alisados

Seda lança nova linha de tratamento pós alisamentoA Seda cocriou, juntamente com o hairstylist Mauro Freire, a nova linha Seda Pós Alisamento Químico, que conta com a tecnologia Escova Protect, com pH baixo, desenvolvida especialmente para garantir que a fibra capilar recupere a nutrição e a hidratação. Sua fórmula exclusiva com pH baixo devolve vitalidade, reduz o frizz e mantém a sensação de cabelo recém-alisado todos os dias, até a próxima ida ao salão. 

Formada por xampu, condicionador, creme de tratamento e tratamento de choque, a linha só deve ser usada a partir da realização do tratamento químico.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário