Para ficar linda não é preciso usar muitos cosméticos Foto: Getty Images |
Vivemos em uma época de alto consumo e diversas propagandas estimulam as mulheres - jovens e mais velhas -, a adquirirem cada vez mais produtos, serviços e, claro, cosméticos. Como consumidoras vulneráveis, estamos sempre nos comparando com celebridades e tops e acabamos acreditando que algo não está legal na nossa aparência. E com isso, compramos cosméticos.
O site Totalbeauty divulgou nesta quinta-feira (23) que há cerca de 10 mil empresas de cosméticos tentando convencer mulheres em todo o mundo de que elas precisam de cremes distintos para cada parte do corpo. Não significa que estes produtos não sejam eficientes ou que seu uso deva ser proibido, mas em tempos de contenção de gastos, menos é mais e é possível deixar a nécessaire mais leve e o bolso mais cheio ao dispensar produtos supérfluos.
O dermatologista norte-americano Harold Lancer ajudou a determinar quais produtos são desnecessários. Segundo o médico, todas as mulheres precisam mesmo de um sabonete para rosto e corpo e um protetor solar com hidratante. "O modo como usa os cosméticos é mais importante do que o produto em si", disse.
Cremes diferentes para face, pescoço e colo
Segundo o médico, o produto usado no rosto pode ser aplicado no colo e pescoço, sem medo!
Cosméticos supercaros
Preço não significa necessariamente qualidade. Segundo o dermatologista, muitos destes cosméticos com preços lá em cima usam ingredientes que costumam causar irritações e alergias por ter ingredientes além dos que sua pele precisa. Um bom exemplo são as vitaminas: se você é uma pessoa saudável, não vai precisar de uma dose extra de vitaminas nos seus cremes. Assim, hidratantes, loções e filtros solares simples são os mais indicados para todas as pessoas.
Tônicos
Os tônicos são indicados para pessoas com poros dilatados e excesso de oleosidade na pele. Mulheres com tendência a rosácea também podem usar um tônico mais suave. Para as demais mulheres, é só gasto de dinheiro, segundo Lancer.
Serum hidratante
"Para uso diário é besteira", disse o dermatologista, "porque basicamente é algo que não é muito necessário". O médico explicou que o serum "fecha" a pele depois de um processo invasivo, então deve ser usado em um pós-tratamento, por exemplo. Todavia, quem tem pele sensível vai se beneficiar do uso do cosmético para preservar a pele das agressões do ambiente.
Cremes para diferentes partes do corpo
Apenas um bom hidratante é suficiente para hidratar todo o corpo, segundo o dermatologista. Assim, não é preciso comprar um para as pernas, outro para os cotovelos, outro para as mãos e assim por diante.
Produtos age-reversing
Eles são diferentes dos anti-aging, que previnem os sinais do tempo, porque eles prometem reverter as rugas que aparecem com a idade. Quem já tem linhas finas e rugas terão menos de 2% de chances de ver algum resultado com o uso de anti-aging, segundo Lancer. Para essas pessoas, o dermatologista recomenda cirurgia ou tratamentos prescritos com ácido retinoico.
Produtos para firmar a pele
A flacidez no bumbum e coxas é comum em 99,9% das mulheres, segundo o médico, e não há produtos no mercado capaz de torná-los mais firmes ou com menos celulite. Apenas dieta e exercícios darão jeito na flacidez.
Filtro solar com fator de proteção superior a 30
O FPS 15 protege contra 95% das incidências de raios solares, enquanto o fator 30 chega perto da proteção completa. Segundo o dermatologista, os protetores acima deste número funcionam como um velocímetro de carro: você nunca vai ser capaz de ir tão longe sem riscos, então é supérfluo adquirir um fator de proteção tão alta. "Mas todo protetor deve ser reaplicado a cada duas horas, após suor intenso e após nadar", recomendou Lancer.
Máscaras faciais
Elas são divertidas, mas segundo o médico, assim como os serums, elas não são necessárias e não é preciso fazê-las com regularidade.
por Redação (Portal Terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário