Saúde e beleza dos pés dependem de cuidados especiais também com a sola e as unhas Foto: Shutterstock/Terra |
Ter os pés bonitos e saudáveis é um desejo de quase todo mundo, principalmente durante o verão, estação em que eles costumam ficar bem à mostra. Mas antes de colocar os pezinhos de fora, alguns cuidados são mais do que necessários para evitar qualquer tipo de constrangimento. Por isso, fique atento e anote as dicas que daremos a seguir.
Micoses
Micoses
A grande maioria das pessoas já foi vítima, alguma vez na vida, dos fungos causadores das micoses, não é mesmo? Por isso, é de suma importância combatê-las, secando bem os cantinhos entre os dedos, utilizando meias de algodão que não retêm umidade, colocando os sapatos para "pegar um ar" pelo menos uma vez por semana e usando chinelo para caminhar pelas areias da praia ou para tomar banho e andar pelos vestiários na academia. "Todos esses cuidados afastam para bem longe o risco de contaminação porque evitam o calor e a umidade, fatores que favorecem muito a proliferação dos fungos, principalmente nos dias de calor", explica Carla Albuquerque, dermatologista especialista em dermatologia clínica.
As micoses também atingem bastante as unhas dos pés. A ação dos micro-organismos deixa a unha amarelada e esfarelada, podendo causar dor, mal-estar, inchaço e febre. O tratamento costuma ser à base de antifúngicos de uso tópico, como cremes e loções, e medicamentos orais, dependendo da intensidade do caso.
Sola do pé
As micoses também atingem bastante as unhas dos pés. A ação dos micro-organismos deixa a unha amarelada e esfarelada, podendo causar dor, mal-estar, inchaço e febre. O tratamento costuma ser à base de antifúngicos de uso tópico, como cremes e loções, e medicamentos orais, dependendo da intensidade do caso.
Sola do pé
Os dias quentes de verão combinam com calçados leves e arejados. Mas de nada adianta ter uma sandália linda ou um chinelo super confortável se a sola do pé estiver completamente ressecada e esbranquiçada. Uma solução para acabar com o problema é a hidratação. "O uso diário de cremes hidratantes específicos ajuda a prevenir contra fissuras e ressecamento da sola do pé e dos calcanhares.
E quem deseja uma hidratação mais profunda pode passar uma camada de creme e envolver o pé com filme de PVC por cerca de 10 minutos. Isso ajuda, acelera e intensifica a hidratação", recomenda Orlando Madella Jr., podólogo e professor, membro da Associação Brasileira de Podólogos (ABP).
Unhas
Unhas
Certamente, um dos problemas mais comuns e terríveis de se enfrentar quando o assunto são os pés é a unha encravada. A penetração do canto da unha na pele, que pode ser seguida de inflamação e infecção local, deixa o pé com uma aparência ruim, além de causar muita dor.
Por isso, é preciso ter cuidado. "Para ter uma unha saudável, é muito importante que haja boas condições de limpeza e isso envolve cortar as unhas corretamente, sem tirar os cantos, e somente com instrumentais limpos e esterilizados", alerta Madella Jr.
Calos
Calos
Quem nunca teve um calinho chato doendo no pé? Pois é. Bastante comum em muitas pessoas, os calos são uma reação natural da pele a algum trauma constante na região ou pela própria constituição óssea. Quando o atrito é causado pelo andar, os calos aparecem nos calcanhares ou na sola. Já aqueles que surgem em cima dos dedos são causados pelo uso de sapatos apertados e de salto alto.
Para acabar com esse inconveniente, recomenda-se o uso de lixa para os pés, principalmente nas partes mais ásperas e sobre os calos, após o banho ou depois de deixar os pés de molho por algum tempo. Aí sim, é só colocar os pés para cima e curtir as férias de verão.
por Agência Hélice, Especial para o Terra
por Agência Hélice, Especial para o Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário