segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Veja 5 dicas para deixar sua pele perfeita

Atitudes simples podem ajudar a deixar a pele perfeita
Foto: Getty Images

Desfilar por ai com uma pele saudável e bonita, sem usar caros produtos, não é algo tão difícil. A Dr. Jessica Wu listou ao Huffpost Women algumas dicas simples para manter uma pele perfeita.
 
1. Faça um bom café da manhã
 
Isso ajuda a manter o açúcar no sangue estável o resto do dia. Assim você se torna mais capaz de combater rugas, espinhas, e erupções cutâneas. Além disso, o seu corpo estará menos propenso a armazenar gordura. Mas isso não significa que você pode comer qualquer comida no café da manhã: certifique-se de incluir a proteína como manteiga de amendoim, por exemplo. Se você tiver tempo, prepare ovos mexidos com uma fatia de tomate ao lado. Você também pode tomar um iogurte ou um mingau de aveia.
 
2. Você pode comer pizza
 
Apenas escolha um sabor sem bacon e outros alimentos muito gordurosos. Escolha massa fina, de preferência integral, com queijo, adicione proteínas como frango grelhado, e vegetais verdes e amarelos. Assim você luta contra os pés de galinha. Para uma dose extra de antioxidantes, tenha um copo de vinho tinto ao lado.
 
3. Fique longe de produtos lácteos
 
Leite, queijo, iogurte, sorvete, e outros alimentos têm sido associados a fugas da acne. Nos últimos anos, uma pesquisa mostrou que leite é inflamatório, o que significa que leva a vermelhidão, inchaço e pode piorar as espinhas. Mesmo se você escolher produtos lácteos orgânicos, todos contêm proteínas de vaca que podem causar um efeito hormonal sobre a pele e entupir os poros. Tente mudar para leite de soja ou leite de amêndoa. Se fizer isso, tenha certeza que estará recebendo cálcio de outra maneira.
 
4. Coma tomate todo dia
 
Extrato de tomate protegem da queimadura solar e danos do sol. Os tomates contêm uma alta concentração de uma substância chamada licopeno, um antioxidante. Isso significa que ele ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV.
 
5. Se prepare para as festas
 
Coma alguma coisa antes de ir a uma festa ou evento onde estarão servindo comida. Desta maneira você evita que chegue ao local com muita fome e coma tudo que vê pela frente. 

por Portal Terra (www.beleza.terra.com)

Evento elege Miss Plus Size brasileira

Barbara Monteiro recebeu o prêmio de Miss Brasil Plus Size
Foto: Vanessa Carvalho/News Free/Especial para Terra

Para provar que os quilinhos a mais estão em alta, a sul-matogrossense Barbara Monteiro recebeu o prêmio de Miss Brasil Plus Size em um evento que aconteceu na madrugada do dia 29 para o dia 30, em São Paulo.

Ela concorreu com 26 candidatas - todas com manequim acima do 44 -, mas acabou levando a faixa e a coroa. Além de ganhar passe livre para a carreira de modelo, Barbara ganhou prêmios que resultam em quase 30 mil reais. Entre eles está uma viagem de 14 dias para a Suíça, um contrato de 10 mil reais para trabalhar como modelo por um ano com a Agencia WorldModel, um book profissional e um curso de modelo internacional.

Em segundo lugar, representando São Paulo, ficou Silvia Barreto, que foi eleita como Primeira Princesa e estará apta a substituir a Miss Plus Size no Brasil e no exterior em caso de quebra de contrato. A Segunda Princesa, que ficou na terceira posição, foi Roberta Breves, representante do Rio de Janeiro.

O evento foi criado para que as mulheres gordinhas mostrassem seu talento e suprissem uma nova tendência de mercado, que está cada vez mais dando destaque para as modelos plus size.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tablets mudam rotina de salões de beleza

Marcos Costa, que costuma trabalhar em desfiles, usa o tablet para apresentar editoriais de moda

Tesoura, pente, navalha e tablet. Foi-se o tempo em que o único instrumento de trabalho que cabeleireiros tinham que ligar na tomada era o secador.

Agora, profissionais responsáveis pelos cortes mais caros de São Paulo incorporaram os aparelhos ao seu trabalho diário.

"Eu me acostumei a apresentar editoriais de moda no iPad", diz Marcos Costa, cabeleireiro responsável pelos penteados de três desfiles na São Paulo Fashion Week, que começou na quinta-feira (20/01).


"Quando a [estilista] Fernanda Yamamoto me chamou para a reunião do desfile, na primeira prova eu ainda levei desenhos no papel", diz. "Mas, dali para a frente, só com meu tablet."

Nos salões, os clientes também tiram vantagem do gadget. As pilhas de revistas de beleza -e de fofoca- continuam em seu lugar de destaque. Porém, o tablet concentra grande parte das imagens de cortes e penteados.

No salão Galeria, no Itaim Bibi, as fotos dos cabelos são divididas por comprimento (curto, médio e longo), cor e tipo (cacheado, liso, preso, noivas etc.). Também há um banco de dados de cortes masculinos.

"Com o tablet dá para ver detalhes que não daria para ver numa revista", diz Julio Crepaldi, sócio do local. "Além de ser possível ampliar sem perder qualidade."

Mesmo assim, o salão continua assinando 12 publicações. Algumas das fotos das revistas são digitalizadas para o tablet.

"Ficou mais fácil conseguir as fotos que eu quero", diz Marcos Proença, dono do salão que leva seu nome. Lá, os 11 cabeleireiros e quatro esteticistas têm iPads.

"Uma vez, queria uma foto que só tinha em uma revista australiana", diz Proença. "Achei para baixar."


APLICATIVOS

Fora as imagens de referência, os tablets também ajudam os cabeleireiros na hora de pôr a mão no couro cabeludo dos clientes.

Aplicativos como o Igora, que fornece a mistura exata de tinturas para chegar ao tom desejado, também servem ao profissional.

Por meio dele, é possível escolher a cor do cabelo que aparece em uma foto e, depois de informar a coloração atual do cabelo, saber que tinturas usar -dispensando o "olhômetro" tradicional. Também é preciso informar se é a primeira vez que a pessoa está pintando o cabelo ou se é um retoque.

Não pense, porém, que Angry Birds e outros aplicativos populares não têm espaço nos salões de beleza. "A gente também usa o tablet para entreter os clientes enquanto trabalhamos", diz Patrício Gatica, outro sócio do Galeria, no Itaim. "É uma maravilha para deixar as crianças distraídas", diz ele. "É só colocar um joguinho que elas ficam quietas e dá para a gente trabalhar numa boa." 

por Alexandre Aragão (colaboração para a Folha)

Delineadores em gel

Acerte a mão e desfile por aí com olhos de gata


Os delineadores apareceram com tudo nas maquiagens para esse verão, seja em riscos super finos ou mais grossos, eles destacam o olhar e deixam a expressão muito mais marcante. No entanto, sabemos que não é simples aplicar o produto da maneira correta e, acertar o traço muitas vezes, é bastante complicado.

Para quem não possui uma mão muito firme, uma boa opção são os delineadores em gel, que possuem uma textura mais densa, longa duração e secagem rápida. Para aplicar use sempre um pincel chanfrado que possibilita um traçado mais delicado. Outro ponto positivo do produto é que na hora do erro basta um cotonete ou um pincel e, pronto, o que seria um problema passa a ser um novo visual.

Como de costume as peles oleosas precisam ter um pouco mais de cuidado na hora de preservar a make, por isso, a dica para que o look dure por mais tempo é aplicar uma leve camada de primer de olhos ou sombra bem clarinha apenas para fixar melhor e traço na pálpebra.

Apesar de apenas uma marca produzir o delineador em gel em terra tupiniquins, com a infinidade de lojas de cosméticos online, facilmente você vai encontrar a sua. 

por Paula Perdiz (Bolsa de Mulher)

Veja 10 dicas para manter as unhas bonitas no verão

Unhas com aspecto saudável representam mulheres que se preocupam com a aparência. No calor, a hiper-hidratação, provocada pelo aumento de banhos de mar, de piscina e no chuveiro, pode enfraquecer as unhas.

Alguns cuidados ajudam a mantê-las bonitas e livres de doenças. Os dermatologistas Andreia Leverone, do Centro de Estudos de Unha no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, e Cristiano Horta, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, dizem como:

Unhas fortes e saudáveis 

1. Apesar de parecer rígida, a unha é um tecido flexível. Hoje já existem no mercado produtos específicos, como hidratantes e fortificantes. Cremes para as mãos ou para o corpo também podem ser usados. Após imersão em água morna, passar hidratante ajuda a reter a água das células que formam as unhas.

2. O banho de mar deixa o esmalte opaco. Para a unha "respirar", ele deve ser removido.   

3. O uso ininterrupto de esmalte resseca as unhas. Um intervalo mínimo de três dias entre as passadas do produto previne contra manchas brancas, unhas fracas e quebradiças.   

4. Apesar da enorme oferta de tons e texturas no mercado, os esmaltes coloridos deixam as unhas amareladas. O retorno da tonalidade natural só acontece com o crescimento.   

5. Mulheres que vão à manicure toda semana devem levar sempre seu próprio alicate, para evitar possíveis infecções. O lugar onde fazem a unha também deve ser de confiança. O uso da base antes do esmalte protege a unha e o extrabrilho e spray fixador deixam a cor mais bonita.   

6. Unhas curtas e quadradas são mais indicadas para o verão. Quanto mais comprida, maior a chance de trauma e de quebrar.   

7. Unhas postiças ou de gel abafam a unha verdadeira, que corre por baixo, propiciando infecção por fungos. No calor, o quadro piora. Elas devem ser trocadas a cada três semanas, no máximo.   

8. Fique atenta à data de validade do seu esmalte. O produto pode não ficar com o brilho esperado e a unha pode descolorir ou ficar amarelada.   

9. As unhas dos pés, apesar de mais espessas e resistentes, estão mais expostas a traumas, umidades e infecções. Usar calçados abertos e secar bem os pés evita o surgimento de fungos e bactérias.   

10. Nem sempre o problema na unha é da própria região. Ele pode indicar uma deficiência sistêmica, pois as unhas são um forte indicador de como vai a saúde. Quando um problema for identificado, é importante visitar um dermatologista.

por UOL São Paulo

Cuidados pós-progressiva

Saiba como manter o cabelo tratado depois do alisamento com a escova progressiva


A escova progressiva é a salvação para quem deseja ter o cabelo lisinho. O método tem esse nome pelo efeito gradual: a cada aplicação, os fios vão ficando mais finos e com menos cheios. Vale lembrar que esse tipo de escova não serve para alisar cabelos crespos ou muito cacheados. Nestes casos, o resultado é apenas a redução do volume e cachos domados.

Mesmo já tendo muitas adeptas, ainda existem muitas dúvidas sobre ela, principalmente sobre os cuidados em casa depois da escova feita no salão. Mas não existem segredos.

O efeito da escova progressiva geralmente dura cerca de três meses, dependendo dos cuidados que se tem com o cabelo.

Os xampus mais indicados para a manutenção da escova progressiva são os com pH neutro e os específicos para cabelos quimicamente tratados.

Não existem produtos que prolongam o efeito, nem mesmo o xampu sem sal tem essa finalidade. Na verdade, quando uma embalagem traz a informação “sem sal”, significa que não houve adição extra desse ingrediente, embora ele esteja presente na fórmula do xampu. Logo, não existe xampu totalmente sem sal. Os produtos que dizem que não há sal na composição geralmente substituem o cloreto de sódio por outro tipo de sulfato ou derivados.

O principal entre os cuidados pós-progressiva é manter os fios bem hidratados. A cada 15 dias ou pelos menos uma vez por mês, faça uma hidratação profunda com queratina. Se não puder ir ao salão, hidrate em casa mesmo. O importante é não descuidar.

Para isso, aplique semanalmente cremes que contenham ingredientes como lanolina, aloe vera, proteínas da seda e ceramidas, que ajudam a manter a umidade natural dos fios.

Para quem costuma secar o cabelo usando o secador, a dica é não se esquecer de usar um protetor térmico antes. Isso evita que as escamas dos fios se abram e o produto usado para a progressiva seja retirado.

por Deborah Busko (Dicas de Mulher)

Entenda a numeração das tinturas de cabelo

Aprenda o significado dos números que aparecem nas embalagens e como eles influenciam no resultado da coloração


Quando a intenção é mudar a cor do cabelo, as mulheres podem contar com muitas opções em marcas de tinturas, além da variedade de fórmulas e texturas: em gel, creme, shampoo, pó, pasta. E para escolher uma cor de tintura ideal, é preciso saber como combinar a cor dos fios com o tom de pele. Mas para escolher a cor certa, é preciso entender a numeração das tinturas de cabelo.

As cores das tinturas são identificadas por números, fundamentais para definir a tonalidade desejada, pois correspondem às cores e suas variações de nuances/reflexos. Independente da marca e do nome que a cor receba, a numeração é o que vai determinar o resultado final.

Isso porque cada cabelo reage de uma forma diferente à tintura e vale lembrar também que o número na embalagem indica a cor que você pode esperar da tintura, mas o resultado depende muito da cor original do seu cabelo. Quem já está acostumada a colorir os fios, precisa considerar a última cor aplicada e levar em conta que tintura não clareia tintura.

Cores/Tons


O primeiro número representa a cor base da tintura (também chamada de altura do tom), definido por uma escala internacional de tons que vai do preto ao loiro claríssimo.

  • 1 – Preto Profundo
  • 2 – Preto Natural
  • 3 – Castanho Escuro
  • 4 – Castanho Médio
  • 5 – Castanho Claro
  • 6 – Loiro Escuro
  • 7 – Loiro Natural
  • 8 – Loiro Claro
  • 9 – Loiro Muito Claro
  • 10 – Loiro Claríssimo

Nuances/Reflexos


O segundo número da tintura – aquele que fica depois do ponto – corresponde às nuances/reflexos que são combinadas com a cor base e ficam mais visíveis sob a luz do sol.
  • 0 – Sem reflexo/Natural
  • 1 – Acinzentado
  • 2 – Violeta/Irisado
  • 3 – Dourado
  • 4 – Acobreado
  • 5– Acaju
  • 6 – Vermelho
  • 7 – Marrom
Dessa forma, quando o número da tintura é seguido de zero (ex.: 6.0), significa que ela tem um tom puro, que colore os fios sem reflexos. Já um tom 6 com uma nuance 6, resulta em uma tintura 6.6, um loiro escuro avermelhado.

Algumas marcas definem essa cor como “Vermelho Intenso”, outras como “Vermelho Cereja”. No entanto, qualquer tintura com essa numeração será sempre um loiro escuro avermelhado. Quando o número da nuance se repete na tintura, (ex: 6.66), significa que o reflexo é intenso.

E quando existem dois ou mais números antes do ponto? Nestes casos, significa que a cor base não é pura e possui outros tons, que proporcionam efeitos variados. Uma tintura 42.5, por exemplo, seria um castanho médio a preto com reflexos acaju.

por Deborah Busco (Dicas de Mulher)

Acne solar: descubra como tratar e prevenir


Você se expõe ao sol em busca de um bronzeado perfeito e em vez de uma pele mais morena aparecem bolinhas avermelhadas e endurecidas, sendo algumas delas doloridas? Pode ser um indício da acne solar, uma doença típica do verão e que podem transformar os seus dias ensolarados em uma verdadeira angústia.

Além de deixar a pele esteticamente feia, a acne solar causa um enorme desconforto devido à irritação da derme. Muitas delas também são doloridas, já que a pele está inflamada.
 
Esse tipo de acne atinge geralmente a região das costas e ombros, áreas que são mais afetadas durante a exposição ao sol. "O calor e o aumento do suor favorecem o desenvolvimento de fungos e bactérias, facilitando o surgimento de infecções da pele. A acne solar está ligada a essa contaminação", explica a médica dermatologista Luciana Macedo de Oliveira.

Para prevenir a doença, a médica recomenda o uso de filtro solar, sobretudo os específicos para peles oleosas ou com predisposição ao surgimento de acnes. "Recomendamos o uso de filtros oil free, com aplicação antes e durante a exposição ao sol", orienta a especialista.

Se a acne já tiver aparecido, o caminho é tratar o quanto antes para evitar marcar definitivas na pele. Geralmente, o tratamento pode ser feito com as medicações usualmente utilizadas para tratar a acne comum, como esfoliantes e antibióticos em loção ou gel, quando houver inflamação. Mesmo sem tratamento, com o passar do tempo e evitando-se a exposição solar, a acne solar tende a ir melhorando gradativamente.

por Redação (Cabeleireiros.com)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Salões de beleza oferecem serviços diferenciados

O bar de bebidas é substituído por um bar de esmaltes
Foto: Divulgação

Foi-se o tempo em que sair de casa para fazer as unhas, escovar o cabelo ou colorir os fios era algo simples, até chato de ser feito. Se antes a mulher frequentava o salão única e exclusivamente para cuidar do visual, hoje isso não se aplica mais. Agora, dá para passar o tempo com as amigas enquanto faz as unhas, relaxar em um jardim enquanto corta os cabelos e até mesmo fazer uma refeição equilibrada enquanto cuida da beleza.

Uma das formas de trazer esse novo conceito para a rotina das mulheres foi os nail bars. Eles surgiram depois de que mulheres apaixonadas por esmaltes trouxeram de outros países a ideia de um salão dedicados às unhas.

É o caso de Agnes Cruz, sócia e idealizadora do Cosmopolish, um nail bar onde as unhas são tratadas como acessórios de moda. O ambiente, que fica em Pinheiros, São Paulo, tem um cardápio de unhas e mais de 700 frascos de esmaltes das mais variadas grifes, como como OPI, Chanel, Dior, Bourjois, Revlon e MAC. "O nosso diferencial é que as clientes podem olhar através de um tablet as diferentes formas de pintar as unhas", detalha a empresária.

Segundo Agnes, existe uma pessoa responsável por fazer a busca de novidades e tendências e colocar as fotos no computador, criando um catálogo para as clientes escolheres cores e formatos. Além disso, o nail bar oferece drink no horário do happy hour, das 17h às 21h. "As bebidas são oferecidas, e não vendidas, e as unhas podem ser feitas no balcão do próprio bar", explica a proprietária.

O mesmo acontece com o espaço de beleza Lily Nail Bar Spa, que fica na Vila Olímpia, em São Paulo. Stephanie Kim é dona do espaço e trouxe a ideia para o Brasil depois de morar um tempo nos EUA. Aqui, as clientes podem beber de cerveja a champagne enquanto fazem as unhas, além de aproveitar para relaxar fazendo uma massagem. "É um espaço ótimo, só dedicado à manicure, pedicure e spa. Tem cliente que vem para ficar só para tomar algo e bater papo", conta.

Funcionando em um espaço moderno, o bar serve para reunir as amigas ou mesmo entreter os maridos e namorados enquanto elas fazem as unhas. "Oferecemos também a opção de petiscos e, para pedidos maiores, encomendamos em uma padaria próxima", explica a proprietária. As mais assíduas podem ter um passaporte mensal, que dá direito a descontos; e fazer parte do clube do alicate, em que podem deixar um acessório exclusivo delas guardado na casa.

Já na clínica Beaux, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o nail bar pode ser reservado para um evento privado entre as amigas. "Temos um cardápio de serviços em que a cliente pode escolher desde manicure até o Hand Spa, além do cardápio de comidinhas lights e bebidas como champanhe Veuve Clicquot", explica Flávia Sampaio, diretora da clínica. Entre os serviços, é possível escolher desde um peeling na unha até uma hidratação de cutículas.

A decoração do lugar não poderia ser diferente. O bar físico foi substituído por prateleiras com mais de 1500 tipos de esmaltes. A clínica ainda oferece outros e serviços na área de beleza, estética, saúde e bem estar. "Nosso novo serviço é manicure com drenagem facial, que otimiza o tempo e é muito relaxante", conta a diretora.

Mimos nos salões

A dura concorrência com serviços tão diferenciados fez com que muitos salões de beleza investissem em luxos e mimos para lá de exclusivos. O salão do hairstylist Marcos Proença, nos Jardins, em São Paulo, é um bom exemplo disso. Além de todos os serviços tradicionais, a casa oferece ainda um cardápio especial preparado pelo restaurante Le Vin, um dos mais cobiçados da cidade.

Não acaba aí. Se a cliente quiser, ela pode ser atendida no jardim do salão, um espaço agradável e repleto de folhagens localizado nos fundos do terreno. E, para adoçar a vida, a Maria Brigadeiro também manda, todos os dias, docinhos para as clientes degustarem enquanto fazem os serviços.

A unidade do Studio W no Shopping Iguatemi tem nada menos do que 1650 m²
Foto: Divulgação
O Studio W do Shopping Iguatemi também possui suas regalias. A unidade tem nada menos do que 1650 m² e abriga até um espaço exclusivo para os homens, que podem ser atendidos sem o falatório típico da ala feminina. Recentemente, eles também abriram dentro do espaço uma unidade da Divina Café, com cardápio que inclui sanduíches e bebidas exclusivas para o salão.

Por fim, no MG Hair, um dos salões mais tradicionais da alta sociedade paulistana, o hair stylist Marco Antonio de Biaggi projetou um salão com dois andares que oferece desde uma simples manicure até tratamentos de estética, como massagens, limpeza de pele e peelings. A casa possui uma cozinha exclusiva com cardápio variado de sucos, sanduíches e pratos light - tudo para manter as clientes saudáveis e em forma enquanto cuidam da beleza.

Os preços, é claro, variam de acordo com os mimos e as casas.

por Tatiana Sisti (Portal Terra)

Make: veja dicas práticas para aumentar o volume dos cílios

Veja dicas para ter cílios volumosos
Foto: Getty Images

Ter um olhar expressivo, poderoso e feminino se transformou em uma obsessão para as mulheres modernas. Seja em ocasiões importantes (como festas e casamento) ou no dia a dia (trabalho, shopping com as amigas, encontros amorosos etc.), conseguir cílios com volume são o melhor caminho para se chegar lá.

"Os cílios volumosos deixam a mulher mais poderosa, com o semblante mais bonito", afirma Roosevelt Vanini, maquiador do salão C. Kamura, em São Paulo. Segundo ele, o mercado hoje já dispõe de vários produtos para aumentar a espessura do cílio e, assim, deixá-lo mais aparente. "As máscaras com um lado branco e outro preto, por exemplo, fazem isso", explica.

Se você prefere um truque caseiro, o maquiador ensina: "Aplique um pouco de corretivo cremoso nos cílios, para que eles fiquem mais espessos", diz. Depois, bata de leve um pouco de pó compacto para secar o produto. Finalize com várias camadas de rímel preto.

Também existe a possibilidade de colocar cílios postiços, muito indicada para festas por ser mais trabalhoso. E, se a falta de volume incomoda mesmo no dia a dia, vale pensar em fazer uma extensão. "Os cílios, de fibra natural, são colados nos cílios naturais da mulher com uma cola de queratina especial", explica Roosevelt Vanini. O resultado dura cerca de um mês.

O rímel ideal

A escolha da máscara para cílios também é importante para conseguir o volume desejado. Comece observando a escovinha. "Ela deve ser mais gordinha, cheia", diz o maquiador. As cerdas são curtas e grossas para depositar mais produto nos cílios. "A máscara para volume também tem uma consistência mais cremosa, mais encorpada, exatamente para espessar os fios", afirma.

Caso os seus cílios sejam curtos e ralos, outro truque é aplicar uma máscara alongadora (que tem a escovinha mais curtas e com as cerdas espetadas) e depois uma ou duas camadas da máscara para volume. "Espere apenas alguns segundos para que a primeira seque, do contrário, a segunda camada vai retirar o produto", ensina o profissional. 

por Danielle Sanches (Portal Terra)

Veja 13 alimentos que ajudam a ter pele bonita

Conheça alimentos para deixar a pele mais bonita
Foto: Getty Images

Uma pele saudável e com ótima aparência é o desejo de todas as mulheres. Para isso, antes de pensar em tratamentos estéticos ou produtos cosméticos, é importante cuidar da alimentação.

Especialistas acreditam que algumas mudanças simples na dieta podem melhorar a condição da pele e reter os sinais de envelhecimento em até 20 anos.

Confira 13 alimentos importantes nessa tarefa:

1. Amoras

Ajudam a produzir colágeno no corpo, indispensável para manter a pele macia e flexível. Também são ricas em antioxidantes, que combatem os sinais do envelhecimento.

2. Peixes

Sardinha, atum, cavala e alguns outros tipos são fundamentais para manter os poros da pele claros e hidratados. Isso graças aos seus ácidos graxos ômega-3.

3. Kiwi

Essa fruta reduz rugas, ajuda a eliminar os círculos escuros sob os olhos e também contém compostos fenólicos que ajudam na luta contra irritações da pele.

4. Chocolate amargo

O doce contém flavonóides. Eles podem deixar a pele suave e também oferecem proteção solar extra. Então aproveitem, mas com moderação, é claro!

5. Aspargos

Adicione o vegetal a sua dieta, principalmente no jantar, uma vez por semana. Logo você vai se ver livre de ressecamentos, rachaduras, inflamações e descamações da pele. Isso porque são riscos em vitamina B, que ajuda a bloquear a perda de umidade da pele.

6. Sementes de abóbora

Este lanche prático é muito rico em zinco, que pode ajudar a reparar a pele danificada. Basta incluir um punhado de sementes na sua dieta diária.

7. Aveia

Rica em vitamina B, pode ser ingerida ou usada sobre a pele. Faça uma máscara esfoliante para o rosto com aveia e água morna. Basta aplicar, aguardar 10 minutos e depois enxaguar.

8. Agrião

Pode não ser a sua primeira opção culinária, mas agrião é conhecido por ajudar a aliviar o eczema e erupções cutâneas, graças aos montes de vitamina C que contém.

9. Grãos

Eles são vitais para uma pele saudável. Do arroz ao grão de milho (disponíveis em lojas de produtos naturais), todos são ótimos para a pele, deixando-a com aspecto brilhante.

10. Morangos

Esta fruta saborosa contém antioxidantes que protegem a pele contra os raios UV prejudiciais à saúde.

11. Ovos

Albumina, substância presente na clara do ovo, promove um ataque em três frentes: reduz os poros, diminui inchaço dos olhos e acalma irritações.

12. Castanha do Pará

Rica em selênio, ajuda a combater infecções, como a acne. O mineral também melhora a elasticidade da pele, pois ajuda na manutenção do colágeno por mais tempo.

13. Abacate

É conhecido por manter baixos os níveis de colesterol e a pressão arterial, estável. Mas seu alto teor de gordura saudável e os altos índices de vitaminas C e E ajudam a hidratar a pele também.

por Ponto a Ponto Ideias com Portal Terra

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Xô, olheiras! Trate o problema com nanocosméticos


As famosas e indesejadas manchas escuras ao redor dos olhos são o pesadelo de qualquer mulher, mas atualmente a tecnologia conspira para acabar com esse mal. Graças aos nanocoscéticos, é possível ficar livre das temidas olheiras. Juliana Piola, fisioterapeuta, esclarece algumas dúvidas e explica como tratar o problema.
 
Existem quatro tipos de olheiras com causas diferentes:

- Olheiras constitucionais: são fundas e têm coloração acastanhada. São comuns em pessoas de etnias indianas e árabes, costumam ser resistentes aos tratamentos e demoram para apresentar resultados, que na maior parte das vezes são mínimos.

- Olheiras melânicas: são causadas pelo aumento no pigmento da pele; o excesso de sol e o estímulo hormonal são responsáveis pelo seu aparecimento ou aumento. Os tratamentos clareadores apresentam bons resultados.

- Olheiras sanguíneas: são provenientes do acúmulo de sangue na região e, por isso, têm coloração arroxeadas. Os tratamentos são ministrados para favorecer a circulação na região.

- Olheiras vasculares: são azuladas pelo excesso de retenção de fluidos. O estresse e o cansaço são suas causas principais e os tratamentos para aumentar a circulação apresentam bons resultados.

As causas mais comuns de olheiras são: hereditariedade, etnia, cansaço, fazer dietas radicais de emagrecimento, período menstrual, exposição ao sol e doenças respiratórias. Juliana indica que para cada caso de olheira há um tratamento específico, por isso, é preciso procurar um profissional que garanta um diagnóstico preciso e um cuidado personalizado.

Nano tratamento


Uma novidade é a nanociência, que trabalha com partículas muito pequenas facilitando a penetração dos ativos ajudando a ultrapassar as barreiras da pele. Assim, o aproveitamento dos cremes chega a ser de 75%  já na primeira sessão. “Os tratamentos para olheiras precisam ser sempre associados para obter bons resultados. Um dos mais indicados são os tratamentos com a carboxiterapia para aumentar a circulação da região” salienta Juliana. Entre os nanocosméticos, o ácido ferúlico nanoparticulado - que é encontrado em plantas e sementes e possui ação antioxidante - é o mais indicado. 

Dicas:


• Procure tratar de suas olheiras com produtos apontados por profissionais da área;
 
• Durma bem e no mínimo sete horas por dia;
 
• Pratique atividades físicas;
 
• Faça compressas com algodão umedecido em chá de camomila frio e/ou com pepino de uma a duas vezes por semana;
 
• Beba bastante água;
 
• Use protetor solar no mínimo de FPS 30.

por Redação (Cabeleireiros,com)

Agora é oficial: presidenta regulamenta as profissões de beleza e estética


A única etapa que faltava para oficializar o projeto de lei, aprovado em 21 de dezembro, que previa a regulamentação das profissões na área da beleza já foi cumprida! Na última quarta-feira, 18 de janeiro, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei nº 12.592.

Agora as profissões de: cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador foram oficializadas e são reconhecidas em todo o território nacional. Sendo obrigatório para quem atua nessas áreas obedecer às normas sanitárias, efetuando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento a seus clientes. Além disso, fica instituído para todo 19 de janeiro, o Dia Nacional desses profissionais.

Artigos vetados


A lei foi promulgada sob o veto de dois artigos:

Artigos 2o e 3o
 
“Art. 2o  As atividades de que trata o art. 1o desta Lei serão exercidas pelos:
 
I - portadores de diploma do ensino fundamental;
 
II - portadores de habilitação específica fornecida por entidades públicas ou privadas, legalmente reconhecidas;
 
III - profissionais que, embora não sejam portadores de diploma ou de certificado na forma dos incisos I e II do caput deste artigo, estejam exercendo a profissão há pelo menos 1 (um) ano, contado da data de publicação desta Lei.”
 
“Art. 3o  Para fins de aplicação dos preceitos desta Lei, o órgão competente no Brasil poderá revalidar diploma expedido em país estrangeiro, fornecido por cursos equivalentes aos mencionados nos incisos I e II do caput do art. 2o desta Lei.”

A presidenta justificou o veto com base no art. 5o, inciso XIII da Constituição que "assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer algum dano à sociedade.”

por Redação (Cabeleireiros.com)

sábado, 14 de janeiro de 2012

Brasil ganhou 1,1 milhão de microempreendedores formais em 2011


Em 2011, o Brasil ganhou 1,1 milhão de empreendedores formais – 300 mil só no Estado de São Paulo. Este é o número de profissionais que trabalham por conta própria e aderiram ao programa Microeempreendedor Individual (MEI) no ano passado. Desde o início do regime, em julho de 2009, cerca de 1,9 milhão de profissionais já se formalizaram.

Ao contribuir com, no máximo, R$ 36,10 mensais, o empreendedor tem acesso a diversos benefícios. Consegue regularizar sua atividade, recebe cobertura previdenciária e pode tomar crédito. Mas mesmo diante do baixo valor da contribuição, 50% dos empreendedores não pagam a taxa regularmente.

“Ainda não sabemos ao certo qual é o motivo da inadimplência. Pode ser falta de organização ou de recursos. Ou até mesmo falta de informação”, admite Julio César Durante, gerente de Políticas Públicas do Sebrae-SP. “Mas o governo e o Sebrae estão trabalhando para esclarecer melhor como funciona o programa e quais são os compromissos e benefícios que os empreendedores têm ao se formalizar.”

O processo de formalização não é cobrado e a inscrição pode ser feita online. O empreendedor fica isento do pagamento de taxas para abertura da empresa e recebe consultoria contábil gratuita.

Depois de formalizado, entretanto, o trabalhador terá de pagar uma taxa mensal equivalente a 5% do valor do salário mínimo (ou R$31,10) para a contribuição previdenciária, além de R$ 1 para contribuição do ICMS (se a atividade for industrial ou comerciária) ou R$ 5 (para o setor de serviços).

Caso queira contratar um empregado (é permitido que o MEI tenha apenas um funcionário), o empreendedor pagará 3% do valor do salário mínimo para a Previdência e 8% para o FGTS, totalizando R$ 68,42. O empregado contribui com 8% do seu salário para a Previdência.

Perfil
 
No Estado de São Paulo, entre os 300 mil novos MEIs, os maiores grupos trabalham no setor de serviços pessoais e beleza (48 mil empreendedores), comércio varejista de roupas (39 mil) e comércio ambulante de alimentos (6,5 mil).

A cabeleireira Alessandra Miquelina Arcanjo de Freitas, de 33 anos, é uma das novas empreendedoras formalizadas. Ela atende as clientes em sua casa, no bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo.

“Fui me formalizar para ter mais segurança. Porque se eu ficar doente e precisar parar de trabalhar, posso receber o benefício da Previdência”, conta Alessandra. “Além disso, quero estruturar melhor o meu negócio”, diz a cabeleireira, que fez um curso para aprender técnicas de corte e tintura e agora sonha em abrir um salão. “Os clientes eu já tenho.”

Desde 1º de janeiro de 2012, o teto para enquadramento dos empreendedores no MEI ficou maior. A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumentou de R$ 36 mil por ano (R$ 3 mil por mês) para R$ 60 mil anuais, ou R$ 5 mil mensais, o limite de faturamento para os trabalhadores do regime.

Além da ampliação do faturamento dos MEIs, ocorreram ainda outras mudanças. Agora já é possível fazer, pelo site, a alteração e baixa da empresa, entrega de guias de recolhimento do FGTS, INSS e demais obrigações fiscais, além de poder solicitar restituições de pagamentos feitos à Receita Federal, por erro ou valor indevido. Hoje, 400 atividades profissionais podem se formalizar dentro do regime.
 
Mesmo diante das novidades, o Sebrae-SP estabeleceu uma meta mais tímida para 2012: a entidade espera que 150 mil empreendedores se formalizem no Estado este ano.
 
por Agência Estado com Paraiba.com.br

Dúvidas sobre depilação definitiva? Veja as diferenças entre depilação a laser e luz pulsada


O verão é uma das melhores épocas para iniciar tratamentos de depilação de longa duração, porque possibilita os cuidados da pele e do pêlo sem que o desejo de bronzear o corpo interrompa a realização das sessões de tratamento. Mas qual o método mais indicado? Rita de Cássia Marques, diretora da Soft Skin Laser, esclarece as diferenças entre luz pulsada e laser.

Mas antes de escolher o método, é importante saber como funciona a depilação definitiva. Fotodepilação é o termo usado para a destruição de pêlos e folículos sob forte energia em forma de luz, seja laser ou luz pulsada. Baseia-se na capacidade da melanina (presente nos pêlos) de receber e absorver grandes quantidades de energia sob a forma de luz. É o método mais eficaz para eliminar os pêlos indesejados em qualquer zona do corpo de forma prolongada e permanente.

“Este método assegura a depilação prolongada de até 95% dos pêlos tratados. No entanto, a nossa pele é um órgão vivo em constante regeneração. Por isso, podem sempre surgir novos folículos pilosos e, consequentemente, novos pêlos", explica Rita.

Portanto, o termo depilação definitiva não é totalmente adequado já que não existe, atualmente, qualquer técnica ou equipamento que possa garantir que nunca mais surgirão novos pêlos depois do tratamento. Depois de terminado o tratamento de fotodepilação, uma sessão anual de manutenção será suficiente para assegurar um resultado muito próximo da tão desejada depilação definitiva, já que os pêlos que nascerem serão escassos e finos.

Para entender melhor, Rita, esclarece que o laser é um feixe de luz altamente concentrado. A luz monocromática emitida em linha reta é absorvida pelo pigmento localizado na raiz do pêlo (melanina), numa fração de segundos, tempo suficiente para atingir a raiz, impedindo seu crescimento. A luz emitida pelo laser faz com que 40% dos pêlos desapareçam em uma única sessão.   

Outro método é a luz intensa pulsada (LIP). Ela trabalha com comprimentos de onda muito amplos e não muito específicos para a depilação. Emite  uma luz mista composta por muitos tipos de fótons (policromática) a luz espalha-se em todas as direções.

por Redação (Cabeleireiros.com)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cuidados especiais deixam os pés perfeitos no verão

Saúde e beleza dos pés dependem de cuidados especiais também com a sola e as unhas
Foto: Shutterstock/Terra

Ter os pés bonitos e saudáveis é um desejo de quase todo mundo, principalmente durante o verão, estação em que eles costumam ficar bem à mostra. Mas antes de colocar os pezinhos de fora, alguns cuidados são mais do que necessários para evitar qualquer tipo de constrangimento. Por isso, fique atento e anote as dicas que daremos a seguir.

Micoses
 
A grande maioria das pessoas já foi vítima, alguma vez na vida, dos fungos causadores das micoses, não é mesmo? Por isso, é de suma importância combatê-las, secando bem os cantinhos entre os dedos, utilizando meias de algodão que não retêm umidade, colocando os sapatos para "pegar um ar" pelo menos uma vez por semana e usando chinelo para caminhar pelas areias da praia ou para tomar banho e andar pelos vestiários na academia. "Todos esses cuidados afastam para bem longe o risco de contaminação porque evitam o calor e a umidade, fatores que favorecem muito a proliferação dos fungos, principalmente nos dias de calor", explica Carla Albuquerque, dermatologista especialista em dermatologia clínica.

As micoses também atingem bastante as unhas dos pés. A ação dos micro-organismos deixa a unha amarelada e esfarelada, podendo causar dor, mal-estar, inchaço e febre. O tratamento costuma ser à base de antifúngicos de uso tópico, como cremes e loções, e medicamentos orais, dependendo da intensidade do caso.

Sola do pé
 
Os dias quentes de verão combinam com calçados leves e arejados. Mas de nada adianta ter uma sandália linda ou um chinelo super confortável se a sola do pé estiver completamente ressecada e esbranquiçada. Uma solução para acabar com o problema é a hidratação. "O uso diário de cremes hidratantes específicos ajuda a prevenir contra fissuras e ressecamento da sola do pé e dos calcanhares. 

E quem deseja uma hidratação mais profunda pode passar uma camada de creme e envolver o pé com filme de PVC por cerca de 10 minutos. Isso ajuda, acelera e intensifica a hidratação", recomenda Orlando Madella Jr., podólogo e professor, membro da Associação Brasileira de Podólogos (ABP).

Unhas
 
Certamente, um dos problemas mais comuns e terríveis de se enfrentar quando o assunto são os pés é a unha encravada. A penetração do canto da unha na pele, que pode ser seguida de inflamação e infecção local, deixa o pé com uma aparência ruim, além de causar muita dor. 

Por isso, é preciso ter cuidado. "Para ter uma unha saudável, é muito importante que haja boas condições de limpeza e isso envolve cortar as unhas corretamente, sem tirar os cantos, e somente com instrumentais limpos e esterilizados", alerta Madella Jr.

Calos
 
Quem nunca teve um calinho chato doendo no pé? Pois é. Bastante comum em muitas pessoas, os calos são uma reação natural da pele a algum trauma constante na região ou pela própria constituição óssea. Quando o atrito é causado pelo andar, os calos aparecem nos calcanhares ou na sola. Já aqueles que surgem em cima dos dedos são causados pelo uso de sapatos apertados e de salto alto. 

Para acabar com esse inconveniente, recomenda-se o uso de lixa para os pés, principalmente nas partes mais ásperas e sobre os calos, após o banho ou depois de deixar os pés de molho por algum tempo. Aí sim, é só colocar os pés para cima e curtir as férias de verão.

por Agência Hélice, Especial para o Terra

sábado, 7 de janeiro de 2012

Veja sete resoluções de beleza para seguir em 2012

Cuidar da pele e do cabelo são resoluções a serem seguidas em 2012
Foto: Getty Images

Ano novo promete vida nova e durante a virada, muita gente faz resoluções para emagrecer, ganhar dinheiro e até arranjar um namorado. O site australiano Body+Soul também trouxe resoluções, mas dessa vez, são sete ideias que devem ser seguidas na beleza.

Todos começam o ano com boas intenções, que não duram nada, mas é possível modificar a rotina de beleza e, ao mesmo tempo, controlar a saúde. Com motivação dupla, é quase impossível desistir pelo caminho.

Desintoxicar as unhas: opte por esmaltes que não possuem formaldeídos, toluenos e dibutil fitalato que são tóxicos para a saúde e ainda prejudicam a beleza das unhas. Tente também deixar as unhas "respirarem" um pouco entre cada esmaltação.

Lave bem os cabelos: problemas como caspa e psoríases podem piorar com o uso excessivo de produtos da moda. Se usar muito spray, leave-ins e outros cosméticos, lave os fios com frequência e consulte o dermatologista para saber quais os itens mais indicados para você.

Faça uma auditoria de beleza: cosméticos também têm data de validade e os efeitos colaterais do uso de produtos expirados incluem conjuntivite, dermatite e infecções que podem levar semanas para serem controladas.

Limpar os pincéis de make: os resíduos de base, sombra, batom e blush que se acumulam nas cerdas dos pincéis fazem com que eles sejam excelentes ambientes para bactérias. Assim, higienize seus instrumentos uma vez ao mês e guarde-os em local seco e fresco.

Tirar a maquiagem: toda mulher já chegou tarde em casa e ficou com preguiça de tirar o make, mas este pecado é imperdoável. Dormir com base no rosto pode entupir os poros, levando a casos de acne, secura e vermelhidão.

Cuidar das cutículas: hidratar essa pelinha é algo que não passa pela cabeça das mulheres, mas que leva apenas segundos e ajuda a prevenir infecções e a fazer as unhas crescerem fortes e saudáveis.

Usar protetor solar mesmo no inverno: se não faz, anote para começar a fazer em 2012. Agendar consultas com o dermatologista a cada três meses é uma boa maneira de recordar que precisa passar o produto para evitar câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Conheça erros de beleza que devem ser evitados

Lavar demais o rosto estimula a oleosidade
Foto: Getty Images

Há diversos erros de beleza que podem estragar um look, como não usar protetor solar e usar óculos escuros ou dormir com a maquiagem. A lista é longa, mas sempre é possível adicionar mais equívocos que podem comprometer o visual.

Como o estresse e a longa jornada de trabalho colocam muita pressão no nosso organismo, é importante protegê-lo cuidando também da saúde, assim como da beleza. O site norte-americano Our Vanity fez uma pequena lista do que evitar para manter-se sempre linda.

Escapar dos exercícios matinais: não fuja das atividades físicas pela manhã. Elas ajudam a trazer mais energia para o seu dia e melhoram o sistema imune, combatendo vírus, bactérias e doenças. Além disso, colaboram para evitar aquela preguicinha matutina.

Lavar muito o rosto: equilíbrio é a chave da saúde e da beleza. Lavar demais o rosto, por exemplo, pode causar irritações e outros problemas de pele, além de estimular a produção de óleo, deixando a pele oleosa ainda pior. Permita que sua pele use sua oleosidade natural para se proteger da desidratação.

Auto-medicação: tomar suplementos e fazer tratamentos estéticos sem auxílio profissional pode trazer diversos problemas para a saúde. Até mesmo as vitaminas devem ser ingeridas com supervisão médica, já que pode haver uma overdose do nutriente, que causa mais mal do que bem.

Ignorar alergias: conhecer suas alergias e escolher cosméticos de acordo com as necessidades da sua pele são itens essenciais para manter a beleza. Não ignore também a data de validade dos produtos.

Emprestar cosméticos e acessórios para as amigas: mesmo que seja alguém muito próximo ou parente, não divida seus cosméticos e acessórios, mesmo que ache a pessoa saudável. Use pincéis individuais, lave-os uma vez por semana e deixe-os secar bem antes de guardar.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Veja em 4 passos como ter sobrancelhas lindas e delineadas

As sobrancelhas também sofrem com a ação do tempo; veja como mantê-las lindas e com a aparência jovem
Foto: Getty Images

As tendências em sobrancelha mudam ao longo do tempo, mas, com alguns cuidados, elas podem estar sempre bem feitas, delineadas e na moda. Com o envelhecimento da pele, elas também podem assumir formas diferentes, mas, ao invés de culpar a falta de colágeno ou a idade, anote as dicas reunidas pelo site Style.com.

1. Em primeiro lugar, faça a limpeza ao redor do arco da sobrancelha pelo menos uma vez por mês - com a ajuda de um profissional. O design muito fino pode deixar você com um aspecto de mais velha. Então, use um pó no centro da testa para acentuar a forma e fazer seus olhos parecerem maiores e brilhantes.

2. Considere concertar as sobrancelhas caídas com injeções de botox. Quando injetado acima da testa, ele pode trazer às sobrancelhas um aspecto mais jovem, imobilizando os músculos.

3. Preenchimento antiidade também funciona e pode melhorar o aspecto da sobrancelha contra a ação do tempo.

4. A cirurgia de lifting na parte da testa é uma forma de resolver permanentemente o problema. O procedimento é minimamente invasivo e tem como resultado o reposicionamento dos músculos, devolvendo o aspecto natural das sobrancelhas mais jovens. Além disso, qualquer excesso de pele também poderá ser removido. 

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Atitudes essenciais para ter os pés bem-cuidados


Quem nunca sofreu com problemas como unhas encravadas, calos, joanetes e micoses nos pés? Pois é, eles são comuns, principalmente em pessoas que usam constantemente sapatos fechados ou adeptas de saltos altos. Mas, tomando iniciativas simples é possível minimizar ou prevenir esses males. Márcia Souza, podóloga do Espaço Be, lista alguns cuidados essenciais nessa missão:
 
1) Lave e seque  bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras;
 
2) Nunca fique descalço em banheiros públicos;
 
3) Evite o uso de sapatos apertados;
 
4) Use meias de algodão;
 
5) Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas;
 
6) Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade;
 
7) Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir;
 
8) Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos;
 
9) Se você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais, faça uma massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada;
 
10) Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo.

por Redação (Cabeleireiros.com)