quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prática de exercícios físicos exige cuidados com a pele

Ciclistas de plantão costumam deixar para trás a importância de proteger a cútis dos raios de sol antes de dar as primeiras pedaladas Foto: Shutterstock

Imprescindíveis para a saúde e estética do corpo, os exercícios físicos também podem ser grandes aliados das mulheres que desejam manter a pele jovem e bonita por mais tempo. Responsável por ativar a circulação sanguínea, facilitar a nutrição da cútis e ainda combater substâncias que promovem o envelhecimento, a atividade física e esportiva exige uma série de cuidados especiais com a cútis.

Isso porque o treino influencia diretamente na beleza e saúde do maior órgão do corpo humano. “Quem pratica algum tipo de exercício físico precisa manter o rosto sempre limpo para impedir a obstrução dos poros e permitir que o fluxo do suor seja natural. Além disso, é importante deixá-lo preparado para suportar a ação de agentes externos, como o sol e o frio”, explica Valcinir Bedin, dermatologista e diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE).

Por isso, confira, a seguir, quais cuidados você deve tomar antes e depois de suar a camisa para conquistar, além de um corpo perfeito, a pele dos sonhos.
 
Caminhadas
 
A caminhada exige cuidados especiais com a cútis, principalmente se for realizada ao ar livre. Portanto, antes de sair pelas ruas, a dica é caprichar no protetor solar para blindar o rosto, braços, pernas e pescoço da ação negativa dos raios ultravioleta. “Como essas regiões ficam muito expostas ao sol e o suor excessivo acaba diluindo o protetor, ele deve ser aplicado meia hora antes do exercício e repassado a cada duas horas na face e no corpo”, recomenda Valcinir.

Após o exercício, indica-se uma ducha com água morna para relaxar o corpo e, logo em seguida, a aplicação do hidratante para combater a ação do sol que tende ao ressecamento.
 
Corridas
 
Ideal para quem deseja melhorar o condicionamento físico, perder peso e ganhar massa muscular, a prática da corrida pode ser uma inimiga da cútis, devido à ação negativa de agentes externos, como o frio, vento e tempo seco. Por isso, quem corre ao ar livre precisa lavar o rosto com sabonete neutro ou específico para o tipo de derme, aplicar um bom hidratante e caprichar no protetor solar antes de acelerar os passos. Depois do exercício, basta lavar e hidratar novamente a cútis. 
 
Bicicleta
 
Ciclistas de plantão costumam deixar para trás a importância de proteger a pele dos raios de sol antes de dar as primeiras pedaladas. “A dica é aplicar sempre filtro solar no rosto e no corpo, além de beber muita água”, informa Anderson.  Além disso, depois do exercício, vale a pena tomar um bom banho e usar hidratantes para proporcionar aquela gostosa sensação de frescor à cútis.
 
Natação
 
Quando o assunto é pele, os cuidados com a natação devem ser redobrados por causa do cloro usado na água. Para se prevenir, o ideal é usar produtos à base de lipossomos e ceramidas. O primeiro impede o contato das células do tecido cutâneo com o cloro e o segundo retém a água do corpo, o que também funciona como película de proteção.

Depois de cair na piscina, a recomendação é tomar uma ducha para retirar o cloro em excesso e usar óleos corporais ou cremes hidratantes para evitar o ressecamento.
 
Esportes em geral
 
Quem pratica esportes, como o bom e velho futebol de fim de semana, costuma sofrer com assaduras provocadas pelos atritos da parte interna das coxas, da região medial dos joelhos e das dobras das axilas. Por isso, uma forma de evitar o problema é usar vaselina líquida que facilita o deslizamento da pele nessas áreas. “Também é fundamental manter a cútis sempre limpa, aplicar um hidratante potente nas áreas de dobras e usar filtro solar, caso a modalidade seja realizada ao ar livre”, lembra Valcinir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário