A segunda loja da Sephora, que foi inaugurada nesta sexta-feira (23),
no Morumbi Shopping, traz uma novidade aos seus clientes, o Sensorium,
uma nova experiência olfativa e interativa que permite conhecer
diferentes fragrâncias.
O sistema está disponível para ser usado para qualquer pessoa. Segundo o
gerente de treinamento Ricardo Penna, este é um teste seco de perfume
que não se guia pela embalagem.
A experiência é simples. O cliente escolhe um entre os quatro "estados
de espíritos" do dia e faz os testes. "A mulher que sabe que vai sair a
noite para um jantar pode querer algo mais sexy, outra pode preferir
algo mais chique, por exemplo", explicou.
Para elas, chique, casual e viciante e casual são as opções, enquanto
para eles, existe refinado, casual, esportivo e atraente. Após essa
decisão, a pessoa sente seis diferentes tipos de odores que se encaixam
naquela qualidade. O teste acontece através de funis, onde as pessoas
aproximam o nariz após terem apertado o borrifador. Depois de escolher o
preferido, ela clica na tela touchscreen o número do preferido e
descobre qual é o perfume, com todas as suas informações de nota,
embalagem, marca e preço.
"As pessoas têm uma experiência sensorial e descobrem algo que está no
interior dela", disse Penna. Nesse teste, as pessoas sentem a fragrância
sem saber nenhuma informação dos mostruários. "Muitos se fecham a
apenas um tipo de perfume, mais cítrico, mais doce, mais forte, e nunca
se descobrem e veem que podem se interessar por outro tipo de cheiro",
disse.
Para Penna, essa é uma maneira da pessoa se apegar a um novo cheiro,
que seja mais parecido com ela, sem ser influenciada pela marca,
história, ou até alguma celebridade.
A Sensorium foi desenvolvida nos Estados Unidos em 2011 e chegou às
lojas no começo de 2012. No Brasil, está é a primeira e, por enquanto,
não existem planos de colocar uma igual na Sephora no Shopping JK
Iguatemi, nem nas lojas do Rio de Janeiro. O estudo do estilo e a
relação com o perfume é desenvolvida com uma equipe de Nova York e são
alteradas constantementes.
A Senso, uma vitrine interativa onde os clientes podem procurar
produtos por nome, estilo e até mesmo recomendações, fica à disposição
dos clientes em todas as Sephoras. Mas, para a mais nova do Brasil, ela
ganhou um upgrade. "Agora também relacionamos com o estilo da pessoa e
com o que ela quer passar naquele dia, como no Sensorium", explicou o
gerente.
"Essa é uma grande ajuda para quem quer realmente passar através do
cheiro o que e como ela está se sentindo naquele dia", finalizou.
por Tatiana Sisti (Portal Terra)
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