sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Regulamentação das profissões de beleza está mais perto!


Resultado da união entre parlamentares, empresários e profissionais do mercado beauty, a Frente Parlamentar do Bem-Estar da Pessoa, dos Produtos e Serviços de Higiene Pessoal foi lançada no Congresso Nacional em Brasília, na última terça-feira (27/11). Liderada pelo Deputado Federal Ricardo Izar (PSD-SP), a Frente Parlamentar iniciou os seus trabalhos baseando-se em dois pontos:

1) Regulamentação da profissão de cabeleireiros, manicures, depiladoras e esteticistas a partir de uma legislação própria;

2) Revisão da base de cálculo do imposto sobre serviços (ISS). Atualmente, o ISS incide sobre o valor total do serviço, quando deveria incidir sobre uma base excluindo os custos dos insumos utilizados para a prestação dos serviços.

Izar acredita que esta luta trará soluções definitivas para o segmento. “Pretendemos estimular e resguardar os interesses sociais e econômicos de todas as atividades relacionadas a esse segmento”, disse. Assim como ele, outros 225 deputados que sinalizaram apoio à iniciativa. Nomes da beleza nacional e grandes marcas também se unem em torno da causa, entre eles: as redes Jacques Janine, Werner Coiffeur, Fios de Cabelo, Hugo Beauty, Lady & Lord, Studio W, Roberto Capelli, Antony Beauty e Helio Diff, e  as marcas profissionais L’Oréal Professionnel, Wella Professionals, Alfaparf e Itallian Hairtech.

Para Richard Klevenhusen, diretor de L’Oreal Professionnel, a Frente Parlamentar será a voz do setor para que junto com o governo sejam encontradas soluções que façam do Brasil um modelo no assunto. “Temos que regulamentar e atualizar essa instabilidade jurídica do ponto de vista trabalhista e tributária neste setor que mais cresce no Brasil”.

Duas instituições também se destacam no apoio aos trabalhos da Frente Parlamentar: a Anabel – Associação Nacional de Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza –, representada no evento por William Woo, presidente da entidade, e pelo diretor executivo César Tsukuda, e a Unidade de Serviços do SEBRAE Nacional, representada por Andrezza Torres e Ana Clévia Guerreiro.

Homenagem especial

A iniciativa está sendo tão comemorada pelo mercado que a Anabel resolveu homenagear o deputado Ricardo Izar pela coordenação da Frente. “Queremos acabar com a injustiça tributária que o setor de beleza sofre atualmente e atrair a atenção dos governantes para este problema que tem feito muitos empresários segurarem seus investimentos”, reforçou Tsukuda.

por Mariano Rocha (Viva Beleza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário