domingo, 27 de março de 2011

Conheça os estranhos segredos de beleza das estrelas de Hollywood

Rita Hayworth: limão nos cabelos

 

Inspire-se em hábitos de famosas divas e copie o resultado para rosto, corpo e cabelos


Creme de hormônio no rosto, suco de limão nos cabelos, um esguicho de água gelada no rosto 25 vezes. Toda mulher se perde em esquisitices quando o assunto é beleza — até as estrelas de Hollywood.

Conheça os segredos de algumas divas:

Marilyn Monroe

Famosa por seu brilho, ela alternava camadas de Active pHelityl, um creme de hormônio natural, com outras de pó compacto para criar uma base radiante que brilhava frente às câmeras. Por causa disso, ela ficou com uma camada fina de pelos louros no rosto.

Audrey Hepburn 

Seu olhar marcante tinha um toque de delineador e uma fina camada de rímel. As más línguas diziam que seus cílios eram tão naturais porque ela separava um a um depois da aplicação de cada camada de rímel.

Marlene Dietrich 

Sua sobrancelha era raspada e redesenhada a lápis. Ela nunca usava rímel nos cílios inferiores porque acreditava que a sombra causada pela maquiagem a fazia parecer cansada.

Joan Crawford 

A atriz americana mascava chiclete porque acreditava que assim enrijecia sua mandíbula e ajudava a drenar as toxinas do queixo. Ela também espirrava água gelada no rosto 25 vezes depois de cada lavada.

Bette Davis 

Pepinos nas pálpebras todas as noites antes de dormir e uma camada de vaselina embaixo dos olhos à noite protegiam os olhos legendários da diva de inchaço e olheiras.

Rita Hayworth 

Suas lindas madeixas eram lavadas com água quente, enxaguadas, saturadas de óleo e embrulhadas em uma toalha por 15 minutos. Depois, ela lavava com água quente e passava suco de limão para se livrar dos resíduos.

Grace Kelly 

Um truque de beleza era o responsável por sua beleza clássica. Ela criou a ilusão de maçãs do rosto proeminentes usando dois tons de blush — um mais claro em cima do osso e um mais escuro nas cavidades.

Sophia Loren 

Ela acreditava no azeite para ficar bonita e usava pelo menos duas colheres de sopa na comida todos os dias, esfregava no rosto e também colocava na banheira.

por AGÊNCIA O GLOBO

Chegada do outono não é motivo para descuidar do protetor solar

Cuidado com a pele deve ser observado em todas as estações


Você sabia que atualmente 68,5% da população não utiliza protetor solar diariamente? De 2 a 3 milhões de novos casos de câncer não-melanoma aparecerem anualmente no mundo, sendo que no Brasil esse número chega a 110 mil novos casos não-melonoma e 5 mil melanomas por ano, de acordo com a OMS a morte por câncer é a de maior incidência no mundo.

A luz solar faz bem ao nosso corpo proporcionando bem-estar e contribuindo para a formação da vitamina D, fundamental para os ossos. No entanto, a população necessita se proteger adequadamente dos seus efeitos nocivos antes de se expor à essa radiação, principalmente para prevenir o câncer de pele. Os efeitos da radiação UV são cumulativos e a indústria cosmética tem apresentado soluções cada vez mais inovadoras trazendo uma nova geração de protetores solares específicos para cada tipo de pele e necessidades.

No campo ou na praia, a pele fica diariamente exposta à luz solar. As radiações ultravioletas, especialmente as UVB, são as mais danosas à pele podendo desorganizar o ADN celular, atacar as fibras da pele e causar diversos efeitos ao sistema imunológico. Em conseqüência disso, temos o envelhecimento precoce da pele, manchas irreversíveis, queimaduras e cada vez mais o aumento de casos de câncer de pele.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.

Para que as pessoas pudessem aproveitar os dias de sol para realizar atividades esportivas ao ar livre ou curtir uma praia sem riscos à saúde, foi desenvolvido o protetor solar em formulação cosmética que trata-se de um forte aliado para amenizar os efeitos nocivos à pele. 

Porém, a população ainda utiliza de maneira inadequada esse produto, seja aplicando somente após iniciar a exposição ao sol e às vezes em quantidade insuficiente.

As pessoas aplicam o produto nos braços, ombros, costas e rosto, mas se esquecem de passar nas pernas, orelhas e pés. Os carecas também têm que aplicar nas regiões desprovidas de pelos para aumentar a eficácia da aplicação. Mas a fotoproteção não se restringe aos finais de semana na praia: os profissionais que trabalham ao ar livre também precisam estar atentos à utilização frequente do protetor solar.

Para se proteger adequadamente, é necessário escolher protetores solares que bloqueiem os raios UVB e UVA observando o Fator de Proteção Solar: quanto maior o FPS maior será a proteção oferecida pelo produto contra os raios ultravioletas. Outros procedimentos devem ser adotados para uma exposição ainda mais segura ao sol: utilizar o protetor solar 30 minutos antes da exposição direta ao sol ou à luz artificial, reaplicá-lo a cada duas horas, não descuidar da alimentação equilibrada pois, alimentos ricos em vitaminas A e D melhoram o aspecto da pele e intensificam naturalmente o bronzeado. 

Se você quer curtir o sol e mostrar um bronzeado saudável, deve considerar no seu cardápio frutas e vegetais como cenoura, mamão, manga, melão, abóbora, laranja e as folhas verdes, como salsa, repolho, couve, espinafre e agrião, ricos em betacaroteno, nutriente que se transforma em vitamina A no organismo e protege as células dos danos solares e por fim abusar de outro hábito saudável, a ingestão de líquidos em forma de água ou sucos que ajudaram no bom funcionamento do metabolismo celular de todo corpo.

Atualmente os protetores solares representam 2% do mercado mundial de produtos cosméticos e por volta de 7% do mercado brasileiro, representando em números absolutos 6 Bilhões e 400 milhões de dólares, respectivamente. Apesar dos pequenos índices, o segmento promete crescer 23% no mundo e 63% no Brasil, nos próximos cinco anos. (fonte: Euromonitor)

por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)

sábado, 26 de março de 2011

"Barriguinha" é a parte mais lembrada por brasileiras quando o assunto é modelar o corpo

Pesquisa de lingerie revela o que as mulheres querem das peças underwear


Em pesquisa realizada no Brasil e em outros cinco países pela Invista, detentora da marca Lycra, entre as principais partes do corpo que a mulher brasileira tem interesse em modelar, a barriga é a mais lembrada, com 43%.

O abdômen é seguido pelos seios, com 19%, e coxas, 8%. Bumbum e cintura aparecem empatados, com 7% cada. As partes que menos incomodam as mulheres entrevistadas são as costas (5%), panturrilha (3%) e os braços (2%). 

Em linhas gerais, vestir bem (95%) e ser confortável (94%) são os dois principais atributos levados em consideração em peças de shapewear, seguidos por “suavizar a forma” e “mover-se junto ao corpo” (ambos com 88%); “trazer autoconfiança” (86%) e, por último, “sensualidade” (72%).

por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)

Em vez de um penteado, aposte no cabelo escovado e solto para festas

Angelina Jolie: a atriz optou por uma escova solta e natural, com alguma onda no cabelo, no Globo de Ouro

Tendência de moda e beleza exige corte impecável e bons produtos finalizadores


As tendências são normalmente definidas pelo que é desfilado nas semanas de moda. Mas o tapete vermelho, palco das premiações de Hollywood, sempre chama tanta atenção quanto as passarelas. Afinal, as convidadas são produzidas pelos melhores stylists, designers, cabeleireiros e maquiadores do mundo. A diferença é que as atrizes aparecem com looks charmosos, porém mais usáveis. 

Baseado no que vimos nas últimas premiações, a dica é a seguinte: se quiser ser elegante em eventos finos, opte pelos cabelos soltos e escovados.

O penteado é novidade entre as convidadas. No Oscar de 2009, por exemplo, a atriz Jennifer Aniston apresentou uma categoria com os cabelos soltos e foi supercriticada. — O cabelo escovado não é elegante — diziam uns críticos. 

Mas parece que Aniston criou escola. Angelina Jolie, Anne Hathaway, Sandra Bullock, January Jones, Olivia Wilde e Nicole Kidman foram algumas das celebridades que adotaram o estilo neste ano de 2011. 

— O segredo é dar um acabamento perfeito. Tirar o frizz e finalizar com um baby liss nas pontas — explicou a cabeleireira Dulce Silva, da equipe Hélio Diff des Coiffeurs.

O estilo, entretanto, exige mais cuidados que os penteados presos. — Você tem que estar com um corte impecável e a coloração em dia. Também não pode ter fios muito oleosos — alerta Dulce. 

Além disso, o penteado é mais complicado de manter durante a festa. Dependendo do tipo de fio, a escova pode sair com mais facilidade. 

— O ideal é colocar um condicionador leave-in para dar uma finalizada bacana no cabelo. Ele evita que os fios fiquem arrepiados e dá uma resistência maior ao cabelo — conclui Dulce.
 
por CORREIO BRAZILIENSE

Chocolate é um delicioso aliado da beleza quando aplicado na pele

Iguaria tem ação hidratante e nutritiva, atuando no combate ao envelhecimento precoce


Com a proximidade da Páscoa, um delicioso alimento rouba a cena com uma aplicação diferenciada: além de ser uma iguaria deliciosa, o chocolate é muito indicado e utilizado em diversos tratamentos estéticos, especialmente por sua capacidade de nutrir e evitar o envelhecimento cutâneo. A aplicação do alimento na pele, principalmente do rosto, resgata o frescor, combate as marcas da idade e permite uma excelente renovação das células.

Desde a época de Cleópatra, os astecas utilizam o chocolate com fins estéticos, usando sua essência em banhos relaxantes. A rainha do Egito exaltou o alimento utilizando-o em banhos de infusão que, segundo ela, garantiam sua beleza e a faziam se sentir mais sensual. E não é para menos. 

Segundo a médica esteticista Juliana Moraes, diretora da clínica Vitalle Antiaging, no Rio de Janeiro, a iguaria, quando utilizada em tratamentos para a pele, tem o poder de hidratar profundamente, tonificar, rejuvenescer e dar brilho. 

— Além de seu perfume inconfundível, o chocolate tem ação nutritiva de alto alcance, que deixa a pele mais macia, viçosa e com aspecto aveludado — analisa.

A especialista explica ainda que o aroma do alimento estimula a produção do neurotransmissor serotonina, das endorfinas e das encefalinas, responsáveis pelas sensações de prazer e bem estar junto ao cérebro.

A resposta é resultado de diversas pesquisas realizadas com o alimento ao longo dos anos, que comprovam a capacidade nutritiva e saudável do chocolate devido a uma composição que conta com cálcio, magnésio, sais minerais, ferro, fósforo, proteínas, gorduras e diversas vitaminas.

Seu uso na pele é estimulado por sua ação antioxidante, que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento e evitando a formação de rugas. Além disso, como ele é rico em gordura saturada, quando em contato com a cútis, o popular doce forma uma espécie de “barreira protetora”, que evita que a umidade natural da epiderme escape, deixando a superfície celular hidratada por mais tempo, mesmo em situações extremas de ressecamento, como sol forte e vento.

Utilização na forma de máscara

Entre os tratamentos mais conhecidos utilizando o alimento, o que mais se destaca é a máscara de chocolate, conhecida aliada das mulheres brasileiras na hidratação facial e apelidada de ‘chocoterapia facial’. Juliana Moraes explica que o procedimento é feito inicialmente com uma higienização da pele, esfoliação ou mesmo um peeling de cristal, com o objetivo de remover as células mortas do rosto, pescoço e colo. 

Em seguida, uma máscara hidratante industrializada com base de chocolate e enriquecida com ativos complementares é aplicada e é realizada uma massagem suave e deslizante, que ativa a circulação e oxigenação das células, renovando, tonificando e hidratando a pele. Para um maior  estímulo de renovação celular  o tratamento é finalizado com um peeling químico de alpha e beta hidróxido ácidos, seguido da aplicação de sérum revitalizante com DMAE, produto que promove um efeito lifting imediato.

— A mudança é instantânea, mas intensificada após o terceiro dia que segue o tratamento — comenta a médica esteticista.

De acordo com a especialista, a terapia com chocolate é bastante indicada para pessoas que estejam com a pele desvitalizada, danificada ou ressecada pela exposição ao sol, vento e mar. Juliana aconselha o tratamento especialmente para esta época do ano, logo após o verão, por sua excelente ação recuperadora.

— A única contraindicação é para pessoas com pele muito oleosa, já que, nesses casos, ele pode desencadear o surgimento de acne — conclui.

 por redação Clic RBS (www.clicrbs.com.br)

domingo, 20 de março de 2011

Guia para a sobrancelha perfeita

Como tirar os pelos em excesso, manter o desenho, acertar erros e tratar a região


As mulheres querem se livrar dos pelos em diversas partes do corpo, mas no caso da sobrancelha o cuidado é diferente: o objetivo é manter um desenho bem feito e em harmonia com o rosto. Selecionamos algumas dicas valiosas para tirar os pelos sem erros, consertar ou disfarçar falhas e imperfeições.

O passo a passo básico

O maquiador Kaká Moraes, do salão MG Hair, em São Paulo, explica como tirar os pelos em excesso e definir o desenho da sobrancelha:

Manutenção

“Nunca tire a primeira vez sozinha”, alerta Kaká Moraes. As pequenas manutenções até podem ser feitas em casa – como a retirada dos pelos muito fora do desenho -, mas uma visita mensal a um profissional é recomendada para limpar a área sem alterar o formato. “Quem acerta sempre em casa pode afinar demais”, diz o maquiador do MG Hair. “É preciso cuidado, a sobrancelha é importante e define o olhar”, completa.

Ficou torta: o que fazer?

Uma sobrancelha mais fina que a outra ou comprimentos diferentes estão entre os problemas mais comuns. Nesses casos, “o pior é querer arrumar”, diz Kaká. Segundo ele, se a sobrancelha está com alguma imperfeição, o melhor a fazer é esquecê-la por algum tempo e “deixá-la de molho” até os pelos crescerem novamente. Mas o maquiador também lembra que as duas sobrancelhas nunca ficam idênticas.

Para disfarçar falhas

A ausência de pelos pode ser contornada com maquiagem. Usando um pincel chanfrado e úmido passe sombra cinza ou marrom – de acordo com a cor do pelo – por cima da sobrancelha. E para deixar os fios mais arrepiados no lugar é indicado o uso de máscara para cílios transparente.

Como recuperar os pelos
 
Por erros na depilação, fatores hereditários ou hormonais algumas pessoas perdem parte dos pelos da sobrancelha. Mas já existem tratamentos que revertem o problema.

Se os fios estão mais finos e escassos é possível tratar a área com laser de baixa intensidade, que estimula o crescimento. Alguns produtos para uso tópico também funcionam, mas devem ser prescritos por um dermatologista. Mas se a região não apresentar mais pelos, a solução é o implante de fios.

Tonalização
 
Nada de tentar combinar a cor da sobrancelha com os cabelos! Com a tintura, os fios podem ficar avermelhados e pouco naturais. O processo só é recomendado caso os pelos sejam muito claros ou falhados. O produto utilizado é específico para a região próxima ao olho e aplicado por profissionais.

Melhores técnicas para depilar

A melhor opção, segundo a dermatologista Valéria Campos, é a pinça. Ela diz que as depilações mais traumáticas e de impacto podem afetar o crescimento dos fios.

No caso da cera, além de ser difícil selecionar quais pelos saem e quais ficam, a pele do rosto sofre mais agressão. A técnica pode causar flacidez na área depilada ao longo do tempo, segundo Kaká.
 
Já o laser só é indicado para tirar pelos da área entre as sobrancelhas, acima do nariz. É difícil fazer o desenho com precisão com estas máquinas. A proximidade dos olhos também é um fator de risco a ser observado.

por Júlia Reis (iG, São Paulo)

Cabeleireiros de luzes e cores


"Mulher quando pinta o rosto, está pronta para a guerra", diz o ditado. E é mesmo! Para a mudança ser ainda mais radical ela investe até numa cor nova para as madeixas. Antes de radicalizar para comemorar o novo emprego ou superar a dor de cotovelo, escolha a dedo o profissional que vai proporcionar a mudança.

Existem alguns segredos que são transmitidos de mestre a aprendiz que vão fazer toda a diferença no resultado final. Um deles é levar em conta o ambiente em que a pessoa permanece mais tempo, porque as mechas mudam sob luz natural ou luz branca.

"Nós temos que levar em conta o tom da pele, dos olhos, o formato do rosto e elementos subjetivos como o ambiente de trabalho, o estilo de viver e o de vestir de cada pessoa", afirma o cabeleireiro visagista do salão Lady & Lord, Luciano Czerwinski.


Especialista

"Para transformar um cabelo considero o biotipo, a personalidade, o estilo de vestir e o de viver da cliente" - Luciano Czerwinski - Cabelereiro visagista.

A comunicação entre o profissional e o cliente é uma condição fundamental para que a pessoa deixe a cadeira do salão satisfeita. "No caso das mulheres, de qualquer idade, você precisa interpretar o mundo feminino, as sutilezas que existem entre o que ela diz e o que realmente deseja".

Luciano acredita que a combinação perfeita entre a personalidade do cliente e a moldura do rosto está no equilíbrio. Em termos de cores e mechas, por exemplo, a moda sugere tendências e, ao invés de segui-las ao pé da letra, o profissional vai se valer delas para criar o look perfeito para seus clientes.

por Juliana Fontanella (Odiario.com)

Look moderno: saiba como ousar na maquiagem com delineadores coloridos


Dica é ir testando com traços fininhos e esfumaçar


Nesta estação, a grande tendência de maquiagem é usar os coloridos, que dão um ar de modernidade para qualquer look. Laranjas, verdes, roxos, rosas — depende do gosto e do estilo de cada mulher. O traço perfeito requer prática.

A reportagem conversou com a maquiadora oficial da MAC., Fabiana Gomes, que falou sobre o melhor produto para quem ainda não tem tanta habilidade e sobre o traço ideal para cada formato de olho.

Além disso, ela deu dicas para quem quer usar delineadores coloridos, mas não sabe como. Segundo Fabiana, qualquer pessoa pode aprender a aplicar um delineador. Ela garante que a prática leva à perfeição.

— O segredo é treinar. Na adolescência, eu usava lápis de olho como delineador e indico até hoje para quem não tem intimidade com o pincel —, orienta a especialista. Para as mais avançadas, a maquiadora indica o produto em forma de mousse.
 
Ele seca rápido e, por não ser tão líquido, garante um traço menos tremido. Outra dica legal para quem está começando é usar cores menos intensas, como o marrom ou o grafite. Assim, as imperfeições ficam menos aparentes.

Como fazer

Para potencializar o efeito e garantir maior durabilidade, Fabiana ensina a passar a sombra antes. Já para quem quer fazer um estilo clássico com efeito olhos de gatinho, o ideal é começar pelo canto externo.

— Primeiro, faça a pontinha, depois é só ir preenchendo. Você também pode fazer pequenos pontinhos para não errar o traço — ensina. Há quem tenha dúvidas sobre o uso do delineador colorido. É adequado para o dia? Pode ser usado independentemente da idade? Para Fabiana, sim.

— Se combina com o seu estilo, se você se sente à vontade, vá em frente. A maquiagem geralmente está de acordo com a roupa e com a personalidade da pessoa, então, se você decidir usar um delineador supercolorido, tem que ter atitude e se sentir bem.

Para aquelas que têm vontade de inovar, mas ainda não se acostumaram com cores tão fortes, a dica é ir testando com traços fininhos e esfumaçar. O resultado é um delineado colorido, só que discreto.

Por dentro dos traços

— Para olhos pequenos: o ideal é fazer um traço fino para ressaltá-los, senão o preto cobre toda a pálpebra.

— Para olhos caídos: aplique no canto externo apenas até a metade dos olhos.

— Para olhos grandes: quem tem a pálpebra proeminente pode fazer o traço mais grosso, porque o fino não aparece.

— Para olhos amendoados: é o formato de olho que toda a maquiagem tenta imitar. Então, permite total liberdade.
 
por AN com Clic RBS (www.clicrbs.com.br)

sábado, 19 de março de 2011

Cuidados para tratar a pele seca em dias quentes


Confira o passo a passo dos dermatologistas para manter a pele hidratada


O excesso de sol, o ar-condicionado ou até mesmo as mudanças na umidade do ar podem acabar ressecando a pele no verão. Coceira, vermelhidão, descamação ou um aspecto acinzentado são sinais de ressecamento. Para reverter ou prevenir os sintomas, é importante investir na hidratação.

Mas não adianta escolher um creme qualquer. Alguns ativos funcionam muito mais do que outros. Segundo uma pesquisa feita por dermatologistas da Universidade de Harvard, ceramidas, glicerina, sorbitol, ácido hialurônico e lecitina são ótimos umectantes. Já o silicone, a lanolina e o óleo mineral ajudam a reter a hidratação.

Emolientes como os ácidos linoléico ou láurico preenchem as ondulações da pele, deixando-a mais macia e uniforme.

Em geral, a pele seca é um incômodo, mas não chega a ser um problema. Porém, às vezes ela evolui para complicações maiores, como o eczema, o sangramento causado por fissuras, e infecções bacterianas causadas por arranhões. Nestes casos, é fundamental procurar um dermatologista, já que apenas ele poderá indicar o tratamento adequado. Alguns distúrbios, como o hipotireoidismo, diabetes, psoríase e doenças do fígado, podem ressecar a pele e só um médico poderá diagnosticá-los corretamente.

Confira o passo a passo dos dermatologistas para manter a pele hidratada:

- Hidrate a pele logo após o banho;

- Evite banhos longos e quentes para não retirar toda a umidade da pele;

- Use sabonete apenas nas axilas e nas partes íntimas;

- Prefira os sabonetes líquidos à base de óleo;

- Não use buchas, esponjas ou esfoliantes se a pele estiver sensível;

- Ao se secar, não esfregue a toalha no corpo;

- Evite tecidos que possam irritar a pele, como os sintéticos;

- Se você passa o dia ou a noite no ar-condicionado, invista em um umidificador de ambientes. 

por AGÊNCIA O GLOBO

Esfoliação capilar é nova opção de tratamento para caspa e oleosidade excessiva


Nada como depois de um período estressante, ir a um bom salão de beleza e render-se a um tratamento de Shiatsu ou Carbox... nos cabelos! Isso mesmo. Agora, os tradicionais tratamentos corporais para o corpo estão também à disposição das madeixas.

Um exemplo é a novíssima esfoliação capilar. Indicado para quem sofre com problemas no couro cabeludo, como caspa, escamação ou queda excessiva nos fios, a técnica pode ser feita por homens e mulheres e não tem uma idade preliminar determinada. De acordo com o cabeleireiro Marcelo Carneiro, adolescentes também podem realizá-la, pois muitas vezes é justamente nesta faixa etária quando os cabelos passam a sofrer de oleosidade excessiva.

Indicações

“A esfoliação capilar também é indicada para quem sofre com os resíduos de cosméticos e sujeira, pois favorece a renovação celular, além de estimular a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Como resposta, o cabelo fica muito mais forte, solto e saudável”, explica o profissional. Tudo isso é possível graças à fórmula composta por menta e ácido salicílico, que atuam purificando e higienizando profundamente o couro cabeludo. Nos já citados casos de caspa, excesso de oleosiodade e pelada – aquela falta do bulbo em determinadas áreas -, uma super higiene ajuda a estimular este folículo a crescer forte e mais bonito.

Textura gel e contra-indicações

O produto usado para a esfoliação tem a textura de um xampu, puxando um pouco para um gel. Desta forma, mulheres que têm cabelos com química e coloração podem fazer o tratamento sem problemas. Contra-indicado, no entanto, é que se faça qualquer outro tratamento químico no mesmo dia, uma vez que o couro cabeludo estará muito mais limpo e, devido a isso, mais suscetível a alergias. O recomendado é dar um intervalo de três dias.

por Eder Garrido (Cabeleireiros.com)

domingo, 13 de março de 2011

Tipos de unha


Dedos curtos, finos, longos, grossos? Veja qual o formato ideal de unha para a sua mão

Harmonia e simetria são duas palavras que devem ser levadas em conta quando o assunto é beleza. Um tipo de rosto fica melhor com um determinado corte de cabelo, um certo olhar combina mais com um tal traço de sobrancelha, um determinado quadril veste melhor em um estilo de biquíni e por aí vai. O mesmo acontece com suas mãos e unhas. Isso porque cada formato de mão fica melhor com diferentes tipos de unhas

Olha só: 

- Se você tem dedos curtos e grossos, mantenha as unhas curtas ou médias e prefira os formatos arredondados e ovais.

- Dedos curtos e finos ficam bem com unhas médias e ovaladas - para alongar.

- Quem tem dedos longos e grossos pode usar unhas médias ou compridas e lixá-las quadradas ou com as pontinhas arredondadas.

- Dedos longos e finos pedem unhas médias ou compridas e pontiagudas - o que alonga o comprimento da mão deixando-a mais delicada e feminina.

Mas, lembre-se: não existe regra. Aqui vale um pouquinho da ilusão de ótica (para disfarçar o que não se gosta e exaltar o que se quer) e o bom senso, sempre. No fim das contas, o importante mesmo é ter unhas limpas e saudáveis e se sentir confortável com a sua mão e no manuseio diário, certo? 
  
por Clara Reis (www.bolsademulher.com.br)

Cuide da sua beleza enquanto dorme


Você teve uma noite de sono incrivelmente perfeita, não acordou uma vez sequer para beber água ou ir ao banheiro. Só que quando levanta de manhã e se olha no espelho, o pesadelo começa: você vê um rosto inchado e um cabelo tão bagunçado que não lembra em nada o visual estonteante com o qual você foi dormir.

Para não correr o risco de passar novamente por esse susto, trate de começar a aproveitar a noite para cuidar do seu visual. Mas não será preciso passar horas em claro aplicando cremes e afins.

Graças aos avanços da indústria cosmética (e dos truques caseiros), é possível tratar do corpo, rosto e cabelo, enquanto você desfruta de suas horas de sono. Confira a seguir o que você pode fazer em prol da sua beleza, durante o sono, e comece seu dia muito mais bonita.

Lute contra a idade
 
Ninguém gosta de ter rugas e linhas de expressão. Por isso, lance mão dos cremes faciais noturnos para reverter (ou prevenir) o problema. "Esses produtos contêm ácidos que possuem capacidade de remover as células mortas e de promover uma melhora geral na pele, visando o seu rejuvenescimento e amenização de manchas e outros sinais do envelhecimento", explica a dermatologista Kátia Castello Branco, da Clínica Dermatológica da Barra.

A aplicação desses cosméticos é bem simples: basta lavar bem o rosto e depois espalhar um pouco do creme com a ponta dos dedos, ao mesmo tempo em que realiza uma suave massagem circular, de baixo para cima. Já no primeiro dia de uso, você vai sentir o rosto com um toque mais suave. Depois do primeiro mês, é nítida a melhora geral do visual.

Mas vale lembrar que esses produtos jamais devem ser usados durante o dia. "Eles são mais concentrados e contêm ácidos que deixam a pele mais sensível a luz do sol", alerta a dermatologista Juliana Lucas, da clínica AV Dermatologia. Portanto, se não quiser ganhar novas manchas, reserve o uso desse cosmético para o horário certo.

Abaixo a celulite
 
A guerra contra a nossa inimiga número um deve durar 24 horas por dia. Afinal de contas, quanto mais frentes de ataque criarmos, maiores as nossas chances de detonar os furinhos. Por isso, antes de colocar o pijama, lambuze seu corpo com cremes específicos para combater o problema.

Mas, atenção, para que os princípios ativos penetrem profundamente na derme, lembre-se de realizar uma massagem com movimentos vigorosos - o que também ajudará a relaxar e eliminar o inchaço.

Hidrate o corpo
 
Vamos combinar que é bastante difícil viver longe do ressecamento da pele, já que hoje em dia praticamente todos os ambientes contam com ar-condicionado (do carro ao escritório, passando por restaurantes e baladas). Por isso, aplique um bom hidratante no corpo inteiro antes de ir para cama.

Melhor ainda se o creme em questão unir princípios da aromaterapia - assim você consegue acalmar a mente ao mesmo tempo em que providencia a hidratação da cútis.

Garanta pés lisinhos
 
Sabe aquela aspereza que insiste em se instalar nos calcanhares? Ela pode estar com os dias contados se você colocar em prática a dica da terapeuta estética Maria Regina Souza: faça uma boa exfoliação e depois espalhe um creme específico rico em uréia, ativo com alto poder de hidratação.

Vista uma meia para abafar o local e ajudar na penetração mais rápida do produto. Ao levantar pela manhã, basta tirar a meia e notar a área mais macia. Você pode repetir esse processo todos os dias até sentir que o problema foi sanado. Depois, como manutenção, repita o feito apenas uma vez por semana.

Longe das olheiras
 
O visual ursinho panda não é nada bacana. Por isso, aposte nos cremes antiolheiras antes de dormir. Agora, se você fizer a linha mais natureba, também pode recorrer a receitas naturais bastante eficientes, como compressas com chá de camomila.

"Faça a bebida superconcetrada - 200 ml de água para três sachês de chá. Coloque na geladeira até esfriar bem. Depois, basta embeber dois chumaços de algodão e repousá-los sobre os olhos durante dez minutos", ensina a dermatologista Maria Bussade.

Inchaço zero
 
Esse truque talvez seja um dos mais antigos. Mas, acredite, ele é extremamente eficiente. Quando for dormir, coloque as pernas apoiadas sobre três travesseiros, deixando os pés acima da altura da cabeça. Nessa posição, a circulação sanguínea dos membros inferiores para o coração é facilitada, o que ajuda a manter o inchaço bem longe, assim como varizes e vasinhos.

Fim da brancura
 
Esqueça o sol, se você pretende ficar bronzeada. Com a ajuda dos auto-bronzeadores você garante uma "morenice" digna de quem passou uma temporada passeando pela Costa Amalfitana, na Itália.

Mas, para que o resultado fique perfeito, e o produto não meleque seu lençol, é essencial que você lance mão de um ritual: Espalhe o autobronzeador de maneira uniforme, espere 20 minutos e, somente depois, vista seu pijama. Em seguida, vá tranqüila para cama, certa de que acordará com uma cor incrível.

Recupere os fios
 
Nem só de máscaras de hidratação vive o universo dos tratamentos capilares. Acaba de chegar ao mercado o primeiro leave-in noturno para resgatar o brilho e saúde dos fios. O Noctogenist, da Kérastase, contém fórmula com complexo crono-ativo que recupera e protege as fibras capilares das agressões sofridas durante o dia.

O melhor de tudo é que o produto pode ser aplicado sobre os fios secos (e o visual não fica nada seboso) ou úmidos. E pode ficar despreocupada que o creme não mancha a fronha do travesseiro. 

por Cibele Carbone (Revista Plástica & Beleza)

sábado, 12 de março de 2011

Consultor dá dicas de como administrar um salão de beleza


Montar um negócio parece simples, mas mantê-lo aberto, fidelizar clientes, evitar o turnover e obter lucro é uma das tarefas mais difíceis dentro de uma organização, ainda mais quando falamos de um salão de beleza, que depende quase que única e exclusivamente do trabalho dos profissionais para que tudo isso aconteça.

“É comum ver os profissionais do salão atenderem os clientes e conceder descontos, mas é importante que isso seja feito em conjunto com o proprietário do salão, de modo que o profissional seja uma peça importante, mas não o único responsável pelos lucros do estabelecimento”, afirma Alexandre Cantinho, consultor de gestão de negócios, que já prestou serviços para os salões Studio W, MG Hair, Mauro Freire e Jacques Janine.

Se manter sempre próximo do cliente, entender os seus desejos e necessidades, torná-lo uma pessoa especial  e proporcionar atendimento de qualidade no tempo e no prazo estipulado, são extremamente importantes para o sucesso do salão. “Conhecer e proporcionar aos seus clientes as coisas que ele gosta, farão com que o seu espaço seja bem quisto. Além disso, apresentar outros serviços, proporcionar descontos estratégicos e estar sempre aberto a críticas e sugestões gera confiança, fator determinante para fidelização do seu público”, garante. 

O consultor ainda destaca outros pontos fundamentais para a boa administração do estabelecimento. Para ele, é preciso entender a importância de ter um profissional qualificado e preparado para atender a sua clientela, colocá-lo a par de todas as decisões, saber cuidar do cliente (antes, durante e depois) e manter um programa especializado para armazenamento da frequência dos clientes, serviços utilizados e consumo médio. “Tudo isso fará com que você consiga mensurar a quantas anda o seu salão, quais estratégias deverão ser adotadas, quais serviços deverão ser aprimorados, entre outras”, resume.

por Beauty Fair (www.beautyfair.com.br)

Sem botox e plásticas: com exercícios faciais você consegue um rosto mais jovem e firme

 

Britânica ensina série de ginástica para suavizar as rugas e outras expressões


Será o início do fim das cirurgias estéticas? Em reportagem publicada no Daily Mail, a guru dos exercícios faciais Carole Maggio diz que você pode suavizar as rugas, renovar a aparência da região dos olhos, esculpir o queixo e o pescoço, além de aumentar os lábios naturalmente. 

Tudo o que você precisa fazer é seguir uma série de exercícios para o rosto, duas vezes por dia. Cada sessão dura apenas oito minutos. Se você seguir o programa, ela garante que você verá uma notável melhora em apenas seis dias. 

Abaixo, Carole conta sua própria história:

"Comecei a testar os exercícios faciais há 27 anos, depois que uma cirurgia plástica fracassada no nariz alterou completamente minha fisionomia e me deixou parecendo muito mais velha que os meus 36 anos na época. Eu trabalhava como consultora de beleza na época - comandando minha própria clínica de cuidados com a pele - e perdi toda a minha credibilidade por causa do resultado da operação. É claro que eu podia ter feito outra cirurgia para reparar o nariz, mas a experiência me deixou tão receosa com plásticas que decidi tentar encontrar um jeito mais natural de melhorar a aparência.

"Depois de experimentar massagens e exercícios faciais, cheguei a um programa que fez uma grande diferença no formato, tônus e textura do meu rosto - e não demorou muito para meus amigos e colegas de trabalho perceberem os ótimos resultados. Com exercícios regulares, meu rosto realmente pareceu mais jovem e mais radiante - até a cavidade nada atraente no meu nariz ficou menos evidente. E foi assim que nasceu o programa de ginástica para o rosto. Meu primeiro livro sobre o assunto foi um best seller internacional - e ao longo dos anos fui melhorando o programa para incluir os últimos avanços científicos e criar um treino ainda mais rápido e eficiente. Trabalhar os músculos faciais contra algum tipo de resistência — pode ser a pressão exercida pelos dedos — funciona como levantar pesos para mudar a forma do seu corpo e tonificar a pele."

"Alongando e reforçando os músculos do seu rosto de acordo com a série de exercícios detalhados aqui — exclusamente retirados do meu novo livro, 'Ultimate Facercise', — eu mostro a você como é possível, literalmente, abrir a área dos seus olhos, amenizar círculos escuros e rugas, definir e levantar suas bochechas e até virar os cantos da boca para cima, e firmar seu pescoço e seu queixo. Tudo em tempo recorde."

Gostou? Se você for seguir o programa, lembre-se de que, no caso de exercícios faciais, menos é realmente mais. Se trabalhar demais o rosto, com muitas repetições, você pode acabar ficando com uma fisionomia tensa e cansada, em vez de um brilho jovial. 

Confira alguns exercícios:

por AGÊNCIA O GLOBO (www.clicrbs.com.br)

Alimentação saudável deixa o cabelo como você sempre sonhou

 Veja as dicas de nutricionista para ativar a beleza dos fios de dentro para fora

 

O cabelo sempre foi uma das maiores preocupações femininas desde os tempos de Cleópatra, que utilizava diferentes penteados e tonalidades. Qualquer novidade no segmento capilar vira uma "febre" visto que mundo afora todas as mulheres querem algo milagroso. Quem tem fios lisos querem enrolados, outras querem as madeixas iguais das orientais, poderia ser loira, ruiva e para a alegria dos profissionais do ramo, os salões vivem cheios. Mas, o que todas as mulheres querem são fios vitalizados.


— No entanto, não adianta somente fazer regularmente hidratações com máscaras capilares porque uma das causas da desnutrição do cabelo é a má alimentação. Sendo assim, o importante é aliar o uso de bons produtos com alimentos ricos em zinco, selênio, ferro, vitaminas C e complexo B — afirma a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar.

Rita de Cássia comenta que a anemia e o hipotireoidismo fazem com que os fios fiquem sem força, se tornam secos, quebradiços e caem.

— Uma alimentação inadequada em nutrientes contribui para o enfraquecimento do bulbo capilar. A dieta deve ser rica em proteínas de alto valor biológico (carne, peixe, ovos, iogurte desnatado, verduras, frutas, sementes oleaginosas, grãos e cereais integrais).

Vitamina C => presente em frutas cítricas e tomate, é um antioxidante importante para o organismo, melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o crescimento dos fios;

Vitamina A => controla a produção de sebo no couro cabeludo e está presente em alimentos como óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego, cenoura, mamão, abóbora e acelga.

Vitaminas do complexo B => auxiliam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios estando presentes nas carnes magras, peixes, frutos do mar, leite, vegetais folhosos, legumes, grãos e nozes, cereais (arroz integral, aveia, trigo), ovos, semente de girassol, ervilhas, repolho e agrião.

Zinco, Cobre, Ferro, Iodo , Selênio=> ajudam no fortalecimento e crescimento dos cabelos e encontrados principalmente em: carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes de água salgada, dentre outros.

Vitamina F => a carência de vitamina F (ácidos graxos essenciais) Omega 6 e Omega 9 causa uma desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, estimulando o aparecimento da caspa. Estão presentes no abacate, azeite, sementes de linhaça, sementes oleaginosas e peixes gordos, como salmão, atum, sardinha etc.

Cálcio => faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.  Estão presentes nos óleos vegetais (amendoim, linhaça, girassol), amêndoas e abacate, algas, leite e derivados, agrião, salsa, beterraba, brócolis, couve vegetais verde-escuros.

Biotina => altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a duração da fase da queda natural dos fios. Suas fontes são carnes, gema de ovos, leite, peixes e nozes.

por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)

quarta-feira, 9 de março de 2011

100 anos do Dia Internacional da Muher


O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1911. A data foi escolhida pela UNESCO-Organização Mundial para a Educação, Ciência e Cultura - para lembrar uma manifestação organizada de centenas de operárias que reivindicavam o direito à licença-maternidade, a redução da jornada de trabalho e salários iguais aos dos homens, em 08 de março de 1857, quando morreram queimadas 129 mulheres em uma fábrica têxtil de Nova Iorque. 

54 anos depois, em 1911, numa conferência realizada na Dinamarca, ficou decidido que no dia 8 de março, seria comemorado o Dia Internacional da Mulher em homenagem àquelas que morreram na fábrica em 1857.

O Dia Internacional da Mulher é o símbolo da emancipação feminina. E nessa ocasião, as mulheres, namoradas, mães, avós e amigas são presenteadas com um ramo de flor de mimosa pelos seus amigos, filhos, maridos, namorados e netos. Essa data é a ocasião ideal para as manifestações "femininas", conferências e encontros para trazer à atenção do público os próprios direitos.
 
Nos últimos tempos a figura feminina vem galgando novas posições transpondo obstáculos e rompendo velhos preconceitos. A mulher deixou de ser aquela figura mitológica, heroína de fábulas e contos onde as emoções efervesciam ao seu redor. Atualmente, todo esse encantamento feminino está desvanecido na lembrança de épocas anteriores; hoje ele vem aliado a uma posição real diante das suas expectativas de vida. 

Não sendo meramente feministas, mas sim femininas ou seja galgar uma posição não em virtude de competir, porém declarando o seu senso de capacidade sem necessariamente destruir seus dotes naturais. Elas têm obtido grandes êxitos nas mais diferentes áreas e ocupações; as amarras as quais impediam a ação da mulher de forma livre e direta parecem estar caindo por terra. Aquela contemplação passiva das gerações anteriores não valorizava integralmente a figura feminina, talvez o seu espiríto, seus dotes mas não seu valor na sociedade. 

O valor da mulher é deveras abrangente, não se resume apenas no fato de ser ela a precursora da família. Envolve todos os ânseios do ser humano, alcançar um ideal, aspirações, sem desfazer daquele elo de magia que envolve a personalidade feminina. Nessa sede de emancipação crescente a mulher parece estar perdendo parte daquela feminilidade, através da qual ela fez-se tão cantada pelos poetas. A emancipação é algo consciente, humano, faz parte da evolução interior – mas não a modificação dos dotes da natureza. Não alterar a essência feminina, seu modo de ser e de agir, sem comparações e nem discriminações. A igualdade não pela imposição mas pela conquista, sem ferir a criação feminina, caminhar lado a lado para um futuro promissor. 

Portanto, o Dia Internacional da Mulher é um marco na história contemporânea, que reafirma todas as metas alcançadas pelas mulheres até os dias atuais . Aderiram a emancipação, embora guardaram um pouco daquele resquício de encantamento e fragilidade que compõem a figura feminina em âmbito total. Para romper com as antigas estruturas impostas não há necessidade de se deturpar a imagem feminina apenas salientar seus pontos fortes. Alcançar a liberdade, a igualdade, significa respeitar os direitos de cada indivíduo, não se impondo, não se valendo - mas deixando-se valer! O perfil feminino não deve ser substituído pela constante emancipação e sim acrescentado a ela.

Mas hoje as mulheres já conquistaram uma certa igualdade entre os homens, (claro, a luta continua!) sobretudo no mundo do trabalho assumindo posições de destaque e de direção de empresas. O "sexo frágil" demonstra poder superar qualquer obstáculo e preconceito, basta olhar ao redor para vê-las no Exército ou ainda como presidentes de alguns países no caso de Tarja Halonen, na Finlândia, e Hillary Clinton, jà influente no governo norte-americano, além da nossa presidenta Dilma Houssef. Enquanto as mulheres escalam o poder, os homens estão assumindo posições mais "caseiras", digamos assim, se responsabilizando muitas vezes pelos filhos e pela casa, coisas que já não são mais típicas de uma mulher.

Todos que fazem o Núcleo de Profissionais da Beleza parabenizam as mulheres pela sua preponderância e conquistas obtidas. O que seria do mundo sem as Mulheres?


por Márcia Regina do Prado (com adaptações)

domingo, 6 de março de 2011

Como fazer o cabelo crescer?


Especialistas esclarecem os mitos e alertam que manter a saúde dos fios é a melhor receita


É comum encontrar mulheres arrependidas por conta do novo corte de cabelo. O visual mais curto, ainda que moderno e fashion, tende a causar insatisfação naquelas que estão acostumadas com as longas madeixas. “Não se preocupe, cabelo cresce”, dizem os mais otimistas. Crescer, até cresce. O problema é que o processo é muito demorado.

Receitas caseiras ou crenças populares entram em prática nesta hora, mas especialistas alertam: “Não existe uma fórmula. É a saúde da pessoa que influencia no crescimento do cabelo”, explica Fransisco Le Voci, coordenador do departamento de cabelo e unha da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O fio do cabelo cresce, no máximo, um centímetro por mês – e isso pode variar para menos. Sobre os mitos e receitas da vovó, não existe comprovação científica de que as fases da lua ou misturas caseiras influenciem o crescimento. “Os mitos em relação ao corte, como cortar as pontas, raspar a cabeça e ou utilizar plantas colhidas no jardim não possuem qualquer tipo de efeito”, esclarece o médico e tricologista Luciano Barsanti. 

Diferenças individuais e limitações da fisiologia também explicam o porquê daquela amiga estar sempre com um cabelão enquanto o seu parece não sair do lugar. “Existem pessoas com ciclos capilares mais lentos que outras. São questões relacionadas ao metabolismo, absorção de nutrientes, de enzimas, aminoácidos e proteínas”, conta o dermatologista. 

Além do déficit nutricional, dietas mal conduzidas, pós-parto, stress emocional, tratamentos químicos, cosméticos usados em exagero ou reações de sensibilidade local são fatores que auxiliam na queda do cabelo ou prejudicam o desenvolvimento do mesmo. Assim, evitar fatores prejudiciais parece ser mais efetivo que apostar na sorte.

Mulheres buscam no salão de beleza a fórmula milagrosa para chegar ao look ideal. “De cada dez clientes que chegam, três reclamam achando que o cabelo está curto e não cresce”, conta Nilsa de Jesus, do salão PPM Cabeleireiros. Mas de acordo com o dermatologista, ampolas, xampus e outros produtos que prometem auxiliar no crescimento, agem apenas como efeito cosmético, já que não possuem comprovações significativas de atuação.

“Pode haver estímulo com loções, vitaminas e laser de baixa potência para tentar acelerar o crescimento. Só que são soluções nem sempre garantidas”, explica Fransisco Le Voci. “Todos os tratamentos de estímulos devem ser recomendados pelo médico e em clínicas especializadas”, completa o tricologista. 

Manter o cabelo (e o corpo) saudável é a melhor receita para favorecer o crescimento dos fios; anote as dicas dos especialistas:

- A alimentação deve ser variada, com frutas, verduras, carnes, peixes, ovos e laticínios;
 
- Beba água frequentemente, de seis a oito copos por dia;
 
- Fuja do sol ou proteja os seus cabelos dos raios nocivos;
 
- Evite dietas sem acompanhamento médico, elas podem enfraquecer o metabolismo;
 
- Evite agressões químicas frequentes, como tingir e alisar ao mesmo tempo;
 
- Evite prender o cabelo com elásticos;
 
- Dica de hidratação caseira: coloque a polpa e a água de um côco verde no liquidificador. Bata tudo por 2 minutos. Aplique na extensão dos fios e deixe agir por 30 minutos. Enxágue em seguida. A receita proporciona mais brilho e hidratação aos fios, melhorando a textura e facilitando na hora de pentear.

por Andrea Giusti (iG São Paulo)