sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Abaixo o visual de princesa!

Debutantes deixam de lado o excesso de pompa e apostam em looks modernos
 
Vestido de gala, família reunida, valsa e muita pompa e circunstância. Por muitas décadas esse foi o sonho das meninas para a festa de debutante. Somavam-se ao sonho uma maquiagem angelical e cabelos compridos modelados em formas encorpadas. Hoje, essa aspiração passa longe do ideário da maioria. Make-up marcante, penteados despojados e vestidos de alta-costura compõem o top 3 das moderninhas.

De acordo com Marcos Coraza, hairstylist do salão Gilberto Cabeleireiros, o maior medo das meninas é estarem penteadas demais. “A ideia é deixar o look bem natural”, conta. “Antigamente, eram usados dois penteados: um semipreso, para a recepção dos convidados, e um preso, para a hora da valsa. Mas o estilo arrumadinho cedeu lugar às produções desestruturadas”, diz Alex Cardoso, cabeleireiro do Espaço Be. Ele afirma não serem poucas as entusiasmadas pelo visual de atrizes de Hollywood e pelos desfiles de moda de Paris, Milão e Nova York.

Penteados com ondas marcadas e raiz baixa lideram a preferência das adolescentes ao lado de semipresos que permitam certa liberdade de movimentos. “Os produtos usados na composição de um visual tem duração prolongada. Quanto mais demorar a festa, mais bonito fica o desmontado”, diz Paulo Persil.

Ainda assim, sempre haverá quem prefira os modelos arrumadinhos. Mas atenção: nada de topetes altíssimos. A cabeleireira Kátia Freitas, do Salão da Praia, lembra que os cachinhos fechados no estilo da Luluzinha ficaram para trás. Na lista dos “micos” figuram ainda o coque trabalhado com anéis, a mecha solta na frente e o modelo preso com pesada finalização de spray.

O visagismo é um grande aliado. Com ele, é possível fazer uma sugestão de penteado e maquiagem de acordo com o formato do rosto e dos olhos, da cor dos fios e do modelo do vestido. Segundo Kátia, o penteado tem de se ajustar ao biótipo da cliente: “O semipreso se adequa às gordinhas e às baixinhas. As altas podem optar pelo rabo de cavalo ou pelo cabelo solto, que também é ótimo para as magras. Para estas, o preso de um lado só é uma alternativa”.

Tudo certo com o penteado? Hora de pensar no acessório. As adeptas da tendência minimalista – que está na moda – podem investir em tranças pequenas, feitas com o próprio cabelo ou com apliques. “Garras e coroas seguem firmes nos modelos tradicionais, mas flores e elementos personalizados, como tiaras e broches, também estão em alta”, diz Alex. Persil defende a discrição: “Nada em exagero combina com a debutante atual”. Para a recepção, ele aconselha um acessório pequeno. Caso a aniversariante queira usar brilhos, eles devem ser aplicados no segundo penteado, para o vestido da meia-noite.

por Éder Garrido (Revista Cabeleireiros.com)
foto: Moisés Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário