segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Óleo de argan promete devolver brilho, maciez e saúde aos cabelos

Conheça o chamado "ouro marroquino" que anda conquistando as vaidosas

 
Não há mulher imune a uma novidade capaz de prometer maravilhas aos cabelos e se essa novidade tem o aval de Lady Gaga e das belas Cindy Crawford, Angelina Jolie e Scarlett Johansson é mais do que motivo para correr ao cabeleireiro de confiança mais próximo. A promessa da vez vem do Marrocos e chama-se óleo de argan. Extraído da semente de uma árvore marroquina, foi descoberto recentemente pelas estrelas de cinema e é o atual tratamento queridinho dos cabeleireiros.

Nos blogs de moda e beleza, só dá ele. É também conhecido como "ouro marroquino", tamanha sua capacidade de devolver vida a cabelos já meio desacreditados dos tratamentos convencionais. Diferentemente da maioria das outras hidratações, é indicado para qualquer tipo de cabelo, dos cacheados aos lisos, secos ou oleosos, tingidos ou naturais e até para os normais. Já existe no mercado uma relação de produtos que contêm o óleo em sua fórmula.

"O óleo é extraído de uma árvore que só existe no Marrocos, muito rara. Isso também ajuda a criar esse desejo na mulherada. Mas o mais importante é que ele tem propriedades hidratantes e cicatrizantes elevadíssimas que só agora estão sendo descobertas pela indústria cosmética" - explica o cabeleireiro Kléber Filetto, um dos especialistas no assunto.

O procedimento começa com a aplicação de um xampu específico que leva o óleo de argan ou um outro de limpeza profunda. Depois, o cabelo recebe uma máscara reconstrutiva e passa pelo Micro Mist, um aparelho que libera íons e jatos de vapor que quebram as moléculas de água e potencializam a ação do produto nos fios. A finalização fica por conta do óleo puro, extraído da semente da famosa árvore. Uma gotinha no comprimento basta, segundo a cabeleireira Andréia Pereira.

Por ser um óleo superfino, o procedimento não deixa os cabelos com aspecto pesado nem oleoso, mas também não ajuda no alisamento. "É só uma hidratação profunda. Por isso mesmo pode ser usado por mulheres de cabelos cacheados assumidos "- conta a cabeleireira Carolina Brügger. - Tem gente até que faz o tratamento para definir melhor os cachos.

Segundo Carolina, mulheres de cabelos muito ressecados podem sentir os efeitos da hidratação só na segunda aplicação. A manutenção deve ser feita de mês em mês ou a cada dois meses. Dependendo do tipo do cabelo, dá para aguentar até três meses sem retoque.

Foi mais ou menos isso o que aconteceu com a atriz e cineasta Virna Smith desde que ela experimentou o tratamento por indicação do cabeleireiro. Chegada em tudo o que é novidade quando o assunto é cabelo, Virna decidiu dar uma chance ao óleo marroquinho depois de fazer algumas mechinhas discretas nos fios. Como o cabelo da atriz é muito liso, fino e misto, nem tudo funciona. - A maioria das hidratações deixa o cabelo pesado, com aspecto de plástico. Ou então as pontas ficam ótimas e a raiz muito oleosa. Gostei do óleo de argan porque o cabelo não perdeu volume, não ficou pesado, mas ganhou bastante brilho e continuou com a carinha de cabelo natural - elogia.

Já existe no mercado uma relação de produtos que contêm o óleo em sua fórmula e alguns sites que oferecem serviço de venda do óleo pela internet.

Um pouco da história

O óleo de Argan é extraído e processado manualmente pelas mais de 2,5 mil mulheres da Cooperativa Targanine, na Floresta de Argan da Montanha de Atlas, no Marrocos. Os frutos são colhidos das árvores entre julho e agosto e, depois, descascados para que se obtenha uma noz, que será esmagada com o auxílio de pedras até que se obtenha as sementes, de onde será extraído o óleo. A Cooperativa Targanine, que comercializa o óleo para o mundo inteiro, não só alia a extração do óleo à preservação das florestas de Argan, como também emancipa milhares de mulheres marroquinas. Os benefícios secativos e hidratantes do produto não valem apenas para o cabelo, mas também para a pele do corpo e do rosto, na forma de loções hidratantes, sabonetes e óleos de limpeza, inclusive para peles acneicas.

Os frutos são colhidos da árvore e descascados até que se obtenha uma noz, de onde é tirada a semente para a extração do óleo. A árvore de Argan é encontrada apenas no sul do Marrocos, em uma área declarada como património florestal mundial da humanidade.

por  Clic RBS (www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário