terça-feira, 19 de abril de 2011

Chocolate: inimigo ou aliado?

Antes de ceder à tentação, verifique o número de calorias do chocolate que vai ingerir
Foto:  Sxc, Divulgação

É quase impossível não abusar do chocolate na Páscoa, mas cuidado, ceder ao prazer pode prejudicar a saúde


Na semana que antecede a Páscoa, a tentação do chocolate volta a bater à porta de toda mulher. São inúmeras opções, desde ovos recheados com brigadeiro, marshmallow, e até com sorvete. Todos deliciosamente acompanhados de brindes mimosos, em embalagens bonitas e cativantes, tornando a compra mais gostosa — e tentadora.

Mas será que ceder à tentação representa, realmente, prejudicar a saúde? Segundo as nutricionistas do Hospital viValle, Catarina Harmbacher e Jacqueline O. Marcondes de Sousa, não é impossível aliar o prazer do doce à preocupação com a boa forma. Isso pois o chocolate geralmente tem muito açúcar e calorias, mas não podemos esquecer que também tem propriedades nutricionais importantes. 

— O cacau é uma fruta rica em antioxidante, que protege o organismo da ação dos radicais livres que favorecem o envelhecimento —, explicam.

Sem contar que o chocolate possui teobromina, que é diurético e vasodilatador, além de estimulante cardíaco; e também é rico em cobre, indispensável para a maturação das células sanguíneas, ou seja, ajuda na renovação das células do sangue. Outra vantagem do doce pecado é auxiliar na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Apesar dos muitos benefícios, é preciso estar atento ao tipo de chocolate que se vai ingerir, pois há uma grande variação de quantidade de cacau, gordura e açúcar. O chocolate meio amargo possui mais cacau e menos açúcar, se comparado ao chocolate ao leite; já o branco, é fabricado com manteiga de cacau e contém mais açúcar e gordura.

— O consumidor deve atentar ao valor calórico, pois, dependendo tipo do chocolate, 30 gramas podem fornecer 200 calorias. Atenção para os chocolates diet, já que costumam ser mais calóricos que os chocolates ao leite devido à quantidade de gordura —, alertam as nutricionistas. 

por MAXPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário