domingo, 10 de abril de 2011

Médica desvenda mitos e verdades sobre emagrecimento

Miriam Sabino esclarece sobre tipos e quantidades de alimentação


Você já tentou emagrecer de várias maneiras e não conseguiu? Para alcançar o resultado na próxima vez e saber como não errar, a médica Miriam Sabino esclarece o que é mito e verdade sobre emagrecimento. Confira:

:: Moderadores de apetite funcionam

Verdade: Eles ajudam a emagrecer. Mas esse tipo de medicamento precisa ser receitado por um médico e jamais deve ser tomado por iniciativa própria. Muitos remédios usados para diminuir o apetite não são anfetaminas e, sim, substâncias que compartilham com a anfetamina apenas o radical fenetilamina, responsável pelo efeito anorético. Nem todo mundo pode usar moderador de apetite: pacientes com ansiedade, depressão, hipertensão e doenças cardíacas, por exemplo, não devem usar.

:: Alguns alimentos têm gordura zero

Mito: Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado tem gordura. Portanto, para perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

:: Café emagrece

Mito: A cafeína tem efeito termogênico (aumenta o metabolismo), mas esse efeito é muito discreto e pode ser obtido se a ingestão for de até quatro xícaras pequenas de café por dia, somente se a bebida for consumida sem açúcar. Em contrapartida, o excesso de cafeína pode causar ansiedade, que pode levar a comer mais.

:: Comer à noite engorda

Mito: À noite o metabolismo é mais lento, por isso a possibilidade de engordar é maior, mas não importa em qual horário do dia você come, mas, sim, o quanto você come durante todo o dia. É isso que faz ganhar ou perder peso.

:: Água quente em jejum queima gordura

Mito: Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína. Beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nada que você ingerir ou o que você tem em seu corpo. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

:: Sopas realmente ajudam a emagrecer

Mito: O uso de sopas em dietas tem um lado positivo e um negativo. Geralmente as sopas são feitas com verduras e legumes pouco calóricos, que substituem refeições calóricas. Por outro lado, quando não mastigamos, nossa sensação de saciedade é menor e há o risco de não resistir à fome e comer alimentos que engordam. Além disso, há uma tendência ao uso de sopas industrializadas, que podem ser menos nutritivas e ter muitas calorias. Sopas devem ser consumidas ocasionalmente.

:: Para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia

Verdade: Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

:: Dietas radicais são ótimas para perder peso

Mito: Dietas da moda não são a melhor forma de perder peso. Essas dietas geralmente limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos. Desconfie de qualquer dieta que restrinja os principais grupos de alimentos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.

por Bem Estar (www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário