domingo, 29 de maio de 2011

Cabeleireira cria sapato feito de cabelo humano


Vender cabelo para produção de perucas rende uma boa grana para quem tem cabelo comprido, bem tratado e sem químicas. Agora, os cabeludos também podem oferecer sua matéria prima para uma senhora de Taiwan. 

A dona de um salão de cabeleireiro da cidade de Taichung, Tsai Shiou-ying, de 54 anos, atraiu a atenção da mídia por ter criado peças artísticas curiosas, incluindo um sapato de salto feito de cabelo humano.

Ela já havia ganhado vários prêmios por sua habilidade em fazer diferentes estilos de corte de cabelo. Então, ela decidiu usar sua criatividade e os restos de cabelo que varria todo dia para fazer arte. Agora, Tsai está expondo seus produtos: broches, um abacaxi feito de cabelo, uma escultura em forma de rato, e o tão falado sapato. 

“Eu amo sapatos de salto, mas meus pés são chatos. Eu posso até olhá-los e experimentá-los, mas se eu compro um par, eles ficam parados juntando mofo. Eu não consigo usar, então, resolvi fazer um para mim. Desta maneira, mesmo não podendo usar, pelo menos sei que criei uma obra de arte”, disse a cabeleireira.

Ela levou um mês para terminar um par e disse ter precisado do cabelo de pelo menos três pessoas (as “doações” foram feitas por amigos e vizinhos). De acordo com Tsai, seu trabalho artístico só pode ser feito com cabelo humano, pois os sintéticos não aguentam o calor e a cola empregados no processo. Seu próximo passo é fazer roupas com cabelo. Alguém quer ajudar?

Veja o vídeo da cabeleireira confeccionando os produtos com cabelos clicando neste link: http://www.youtube.com/watch?v=I2DtTrO8EA0&feature=player_embedded
por Letícia Resende (Hype Science)

Fernanda Lima: looks da apresentadora que são boas opções para o outono-inverno 2011


Irresistível. Nenhum outro elogio faz, com tanta precisão, jus à atriz e apresentadora Fernanda Lima como este. Seu sotaque gaúcho, seu ar desencanado e sua beleza natural são apenas alguns dos elementos que fazem dela um dos rostos – e corpos – mais bonitos da televisão. Desprovida de afetações, a loira comandou este ano na Rede Globo a segunda temporada do programa Amor e Sexo e, como sempre, roubou com a costumeira discrição, os holofotes.

Chama atenção também em Fernanda sua capacidade de lançar moda com estilos de cabelos. No Brasil ela foi precursora das mechas californianas e do ombre hair, técnicas de coloração que até hoje arrastam legiões de mulheres aos salões de beleza.

A seguir, destacamos cinco de seus visuais, devidamente comentados pelo cabeleireiro Anderson Show, do salão Personale.

Fundo loiro escuro platinado e comprimento com reflexos bem claros. A harmonia com o batom vermelho é de encher os olhos! Fios claríssimos e batom vermelho

O cabelo apresenta um fundo loiro escuro e platinado e os famosos reflexos loiros no comprimento. Linda, essa produção exige cuidados, como hidratações quinzenais e manutenção de cor com tonalizantes de tons bege e prata.

Há ainda uma total harmonia com a maquiagem, feita com três tons de sombra – preto, marrom e prata -, blush bronze discreto e batom vermelho.
Este tom de castanho claro marrom ainda não caiu no gosto das brasileiras, mas é uma excelente opção para esta temporada
 
O tom de castanho a ser descoberto

Uma das cores de cabelo mais bonitas atualmente, o castanho claro marrom, foi a aposta para este look da Fernanda. Infelizmente, as brasileiras ainda se esquecem de pedi-lo a seus cabeleireiros na hora de colorir os fios.

Para realçá-la, daria preferência a um corte com camadas e levemente repicado, que conferiria mais movimento e destacaria o rosto.

Ombré hair combinado com coloração castanha e luzes tom sobre tom
Ombré hair + castanho

O ombre hair é uma das grandes propostas para o outono-inverno 2011. Neste visual ele é combinado com uma tonalidade castanha com luzes tom sobre tom.

Para acompanhar a cor, foi feito um corte em camadas que lhe conferiu volume e movimento. Digno de tapete vermelho e muitos flashes.

O loiro médio da raiz combinado com o claro do comprimento compõem uma cor condizente com a moda inverno
Loiro com cara de inverno

Corte reto colorido com um loiro médio na raiz e loiro claro nas pontas. Este cabelo se adequa a esta época do ano, onde as temperaturas são mais baixas e o clima, mais frio.

Profusão de cores: fundo marrom aliado com reflexos em três tons de loiro
Marrom, reflexos e atitude

Um look incrível feito com várias cores. Na raiz, é aplicado um marrom e no comprimento reflexos de loiro bege, loiro blonde e loiro mel. Juntando essas tonalidades com um corte repicado, o resultado é uma mulher de aparência segura e forte.

Para dar “corpo” aos fios, cabe uma aplicação de pomada modeladora, musse ou silicone líquido.


por Eder Garrido (Cabeleireiros.com)

Maquiagem corretiva disfarça imperfeições e realça pontos positivos

Tonificar a pele antes da maquiagem melhora a eficácia de produtos como corretivos
Foto:  Eduardo Carneiro  /  Agencia RBS

 Veja dicas para incorporar técnicas na automaquiagem do dia a dia


Olheiras, nariz um pouquinho grande, lábios finos, olhos caídos e outras "imperfeições" que costumam incomodar qualquer mulher não precisam necessariamente de plásticas ou tratamentos de última geração. Segundo o maquiador e designer de sobrancelhas Marcelo Marques, a maquiagem corretiva trabalha esses e outros problemas, desde que, claro, seja aplicada de acordo com a necessidade de cada rosto.

O profissional, que ministra na segunda-feira em Porto Alegre um workshop sobre o assunto na feira The Beauty, nos adiantou algumas dicas.

— A maquiagem corretiva consiste em disfarçar as imperfeições e realçar os pontos de beleza do rosto — explica.

Marcelo diz ainda que ela pode ser incorporada à automaquiagem — no caso da maioria das mulheres inconscientemente já é — e trará bons resultados se for dada a atenção necessária às regiões com as quais se está insatisfeita.

— É muito comum ouvir das pessoas que elas estão insatisfeitas com alguma coisa, para melhorá-la, é importante entender os resultados que as cores e texturas de produtos são capazes de produzir em nosso rosto quando aliados à técnica correta de aplicação — diz.

Confira as dicas do maquiador para melhorar a sua maquiagem corretiva:

:: Antes de iniciar o processo de maquiagem, faça a limpeza e a tonificação da pele. Isso ajudará no desempenho dos produtos de maquiagem para a obtenção de resultados melhores.

:: Escolha a textura e cores de produtos adequadas ao look que você quer criar.

:: Para uma melhor fixação das sombras em pó, aplique nas pálpebras uma fina camada de corretivo antes do uso da sombra.

:: Para mudar a forma dos olhos, o delineador é a melhor arma: para alongar, estique o traçado ; para aumentar olhos pequenos, passe o delineador na parte de cima e embaixo (quase sobre os cílios).

:: O uso do lápis de contorno labial, além de proporcionar um desenho perfeito nos lábios, evita que o batom escorra.

:: A mistura de cores de batom entre claro (no centro dos lábios) e escuro (nas extremidades) podem resultar em lábios com impressão de mais volumosos.
 
por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)

sábado, 28 de maio de 2011

Implante para cílios pode ser a solução para quem almeja o olhar fatal


Poucas coisas são mais femininas do que um olhar bem marcado, com cílios grandes e volumosos. Justamente por isso, a indústria cosmética se empenha cada vez mais em trazer novidades para destacá-los, aumentá-los, encorpá-los, colori-los etc. Recentemente, uma técnica em especial entrou na lista de “milagres” das mulheres, esta destinada a destacar, especificamente, a área dos olhos. Trata-se do implante de cílios.

Com o objetivo de aumentar o volume e o tamanho dos cílios, o implante é realizado por meio da colagem dos fios, um a um, com uma cola especial e resistente à água. No salão paulistano Studio Lorena, a novidade já é um sucesso entre as clientes.

De acordo com a maquiadora Kelly Alves, qualquer mulher pode se submeter ao procedimento, que demora uma hora para ser feito e chega a durar até 30 dias. “Nesse meio tempo, pode-se fazer uma manutenção a cada 10 ou 15 dias, mas isso fica a critério da pessoa. Ao final do prazo máximo, como ocorre com os cílios naturais, os fios começam a cair gradativamente”, explica.

Sem dor e sem curvex


Feito com fios naturais ou sintéticos, o implante é feito de forma simples. Coloca-se uma fita nos olhos para separar os cílios de cima dos de baixo, para, em seguida, os fios serem colados.  Outra vantagem: não há dor qualquer dor envolvida. No máximo, uma sensibilidade na área devido à cola utilizada.

Entre as recomendações dadas para garantir a longevidade do look estão evitar o uso de demaquilantes oleosos e a exposição ao sol. Também não se deve coçar e esfregar a região, e não molhar a área nas 6 horas seguintes ao implante, para que a cola fixe completamente.

Quanto ao uso de cosméticos nos fios implantados, Kelly aconselha não utilizar a máscara para cílios com frequência e ficar longe do curvex. “A técnica por si só dá o volume desejado, e esses produtos podem causar danos”, finaliza.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Lifting: saiba tudo sobre a técnica que traciona a musculatura, deixando a pele mais firme

O lifting é indicado para quem sofre com o envelhecimento precoce da pele
Foto:  Jefferson Botega  /  Agencia RBS

 Procedimento é indicado para quem sofre com o envelhecimento precoce da pele


Como se costuma dizer, a idade não perdoa e o tempo deixa suas marcas. Rugas, flacidez e depressões na pele do rosto são alguns dos sinais do envelhecimento que costumam incomodar principalmente as mulheres. Para retardar este processo, muitas lançam mão do lifting facial.

— O lifting é indicado para quem sofre com o envelhecimento precoce da pele, que é visível com o surgimento do "bigode chinês", rugas, depressões, além de uma região gordinha que se localiza na região inferior da mandíbula, próxima a lateral do ângulo da boca - aponta o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

A técnica consiste, segundo ele, em elevar os tecidos, principalmente o complexo muscular localizado abaixo da pele do rosto e do pescoço, denominado sistema aponeurótico muscular superficial (SMAS).

— O SMAS tem a função de manter os tecidos no lugar certo e por isso ele é tracionado durante a plástica facial, pois esticar a pele provoca o alargamento da cicatriz e não tem resultado duradouro. Por este motivo, o mais indicado é procurar um cirurgião plástico que possui conhecimento especializado da região, da localização e posição dos nervos, evitando uma lesão que pode até deformar a face — alerta.

Depois de encontrar o profissional adequado e ser avaliado de acordo com suas queixas, o paciente deve realizar exames físicos para verificar o tipo de pele, flacidez, possibilidade de cicatriz queloide ou sem estética e outros fatores.

— Também são solicitados exames pré-operatórios com avaliação cardiológica. Após a liberação para a cirurgia, o médico irá determinar o melhor local para a realização do procedimento, levando em consideração a infraestrutura necessária para o cirurgião e sua equipe e para o paciente — ressalta.

Segundo Pacheco, a escolha do anestesista e do tipo de anestesia também é fundamental. O profissional deve ser de confiança do cirurgião e a anestesia pode ser local com sedação.

— Muitas pacientes ficam mais tranquilas ao saberem que não sofrerão anestesia geral. Outro fator que não preocupa mais as mulheres é a cicatriz. A incisão é feita no couro cabeludo e escondida entre a orelha e a pele da face — afirma.

De acordo com o médico, depois do corte a pele é elevada e o SMAS é tracionado, porém em alguns procedimentos são necessários retirar um pedaço da musculatura, elevando a maçã do rosto e melhorar o contorno da mandíbula.

Após a cirurgia é natural o surgimento de edemas, inchaços, manchas roxas, hipersensibilidade em algumas áreas e insensibilidade em outras áreas.

— Estes elementos variam de paciente para paciente e fazem parte da evolução normal de um quadro de pós-operatório. O importante é ter paciência e lembrar que nenhum resultado de cirurgia estética de face deverá ser avaliado antes de decorridos três meses da intervenção. Além disso, alguns pacientes costumam apresentar um curto período de "depressão emocional", o que ocorre devido à ansiedade de ver o resultado final — observa.

A retirada dos pontos acontece alguns dias após o procedimento. Os pontos das pálpebras são removidos de três a cinco e os remanescentes, que inclui os da face, pescoço e couro cabeludo, podem ser retirados entre oito e 15 dias.

— Atualmente, são bastante utilizados o fio absorvível e a cola cirúrgica, que evitam a necessidade da retirada dos pontos. Durante o pós-operatório o paciente deve seguir todas as recomendações médicas, como evitar lavar o cabelo por pelo menos dois dias, não usar maquiagem por 10 dias e evitar sol, vento e friagem por 30 dias — recomenda.

Os resultados da cirurgia duram conforme a idade do paciente: entre 35 e 45 anos, o procedimento tem a duração de 10 anos; dos 46 aos 55, a duração é de cinco anos e assim sucessivamente.

— O lifting facial não tem como objetivo deixar a pessoa mais bonita e, sim, rejuvenescê-la. Como o envelhecimento é um processo contínuo, a cirurgia apenas retarda seus efeitos, mas não é capaz de interrompê-lo. Por isso, o paciente deve estar ciente dos resultados da cirurgia e ter em mente que nada é para sempre — finaliza.

por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)

domingo, 22 de maio de 2011

Que tipo de mulher é você?

A vaidosa é a que consome mais produtos de beleza
Foto:  Divulgação


Pesquisa traça seis perfis diferentes, de acordo com os hábitos femininos de beleza


Para comemorar os 30 anos de fundação da empresa, a Onodera — rede de clínicas de estética facial e corporal — realizou uma pesquisa com mulheres de várias regiões do país para saber o que pensam e como reagem aos assuntos ligados à beleza em seu dia-a-dia.

Os resultados da pesquisa conseguiram definir seis perfis de mulheres, de acordo com suas principais características: comedida, atleta, sonhadora, vaidosa, desencanada e profissional.

- A comedida corresponde a 32% das mulheres brasileiras. 

É a chamada "multitarefa": trabalha, estuda, é dona de casa, muitas vezes mãe, se cuida, mas sem ter a busca da beleza como prioridade em sua vida. Procura cuidar da alimentação e fazer pequenas mudanças de hábito, como idas à ginástica ou parques para se exercitar, com a finalidade de manter e garantir o cuidado com o corpo. Só procura cirurgias plásticas quando é realmente é necessário.

- A atleta corresponde a 25% das mulheres brasileiras.

É apaixonada por malhação e cuidados com o corpo. Acredita que para atingir a beleza é preciso esforço próprio, um processo que dá trabalho e é geralmente uma conquista quando atinge esse objetivo. Por isso o esforço é valorizado e você está sempre mantendo a forma. Geralmente não acredita muito em tratamentos estéticos. 

- A sonhadora corresponde a 14% das mulheres brasileiras.

Faz dietas por conta própria, compra revistas de moda, de TV, de fofoca, sabe tudo sobre os artistas e o que eles fazem para manter a boa forma. Está sempre se comparando com alguma artista, cria modelos ideais de beleza e é altamente influenciada por padrões de beleza estabelecidos na sociedade. Sabe o nome de muitas clínicas, nomes dos tratamentos mais comentados e sonha em poder um dia realizá-los. Quer parecer mais nova do que realmente é e valoriza roupas que rejuvenesçam e deixem o corpo em evidência. 

- A vaidosa corresponde a 14% das mulheres brasileiras.

Faz tudo que for preciso para se cuidar, se dá o direito de gastar boa quantidade de dinheiro consigo mesma, prioriza a si própria, seu bem estar, curte a feminilidade e acredita que tratar do corpo é o mesmo que tratar da alma. Para você, cuidar do corpo é uma forma de fugir do estresse do trabalho, da casa, do caos urbano e de qualquer problema. Ou seja, há sempre uma continuidade de tratamentos estéticos, serviços de beleza em geral e dos consumos por produtos de beleza e estética. 

- A desencanada corresponde a 13% das mulheres brasileiras.

Não considera importante viver sob padrões estéticos. Busca a valorização interior. Prioriza sempre sua família e filhos. Dificilmente terá gastos com beleza e estética e possivelmente se o fizesse, poderia se culpar. Felicidade para você tem a ver com altruísmo, conquistas coletivas, pessoais, ou profissionais. Só procuram lidar com beleza externa quando há eventos que não podem escapar (como casamentos, aniversários, solenidades...).

- A profissional corresponde a 2% das mulheres brasileiras.

A beleza é fundamental para você, que faz de tudo para estar bem. É mais que prazer, é uma necessidade em função de trabalho. Acredita que aparência tem influência direta em como os outros (colegas, clientes, chefe) irão tratá-la. Você provavelmente exerce uma função que a faz ter contato direto com muita gente durante o dia de trabalho. 

por Donna DC (www.clicrbs.com.br)

sábado, 21 de maio de 2011

Novidade no mercado de depilação, mola começa a conquistar brasileiras


Aparelho usado é muito simples: uma mola com cerca de 20 centímetros de comprimento, cuja rotação retira os pelos do rosto
Foto:  Club Capelli  /  Agência O Globo

Método não dói tanto, é rápido e pode ser usado por quem faz tratamento na pele

Se você é daquelas que, após a depilação do buço, fica na frente do espelho procurando algum pelinho que tenha sobrado, insistindo em lhe deixar com vestígios do indesejado bigode, vai adorar a depilação com mola. A novidade é importada dos Estados Unidos e vem conquistando adeptas de outros métodos, como a cera e a linha, já que não dói tanto, é rápida e pode ser usada por quem faz tratamento na pele e não deve receber produtos com  alta temperatura no rosto. 

— A mola não é agressiva e não irrita a pele — explica a depiladora Gina Canuta. O aparelho usado é muito simples: uma mola com cerca de 20 centímetros de comprimento, cuja rotação retira os pelos do rosto. A vantagem da mola é que ela não deixa sobrar pelo nenhum. Pode ser usada para limpar o rosto todo, com exceção da sobrancelha, pois o formato do utensílio não permite que a depiladora acompanhe o desenho da mesma com segurança. 

O tempo que o pelo demora para nascer de novo é o mesmo das outras depilações, mas a sensação é de que a nova sessão pode esperar alguns dias mais. Isso porque, como a mola não deixa sobrar pelos, é preciso uma quantidade maior para que o buço volte a ficar marcado a ponto de incomodar. 

As que costumam temer a dor provocada por qualquer tipo de depilação podem se animar. No início da sessão, a sensação é um pouco mais incômoda que a cera, mas depois a pele se acostuma e, conforme os pelo vão sendo arrancados, a dor diminui consideravelmente. No fim, a depiladora dá uma última checada no rosto e, se algum sobrevivente ainda tiver resistido, ela o vence com o auxílio de uma pinça. 

Gina Canuto começou a usar o aparelho depois que o ganhou de presente de uma amiga que viajara para Nova York. Pesquisou na internet até descobrir como utilizá-lo e testou várias vezes em si mesma antes de aplicar na primeira cliente. Quando começou a trabalhar no Club Capelli, no Rio de Janeiro, foi surpreendida pela dona do estabelecimento que a viu depilando seu próprio rosto e, a partir daí, o serviço se tornou disponível para o público.

A limpeza da mola é simples. Como os pelos não ficam presos no aparelho, Gina usa apenas uma escovinha. O único empecilho pode ser o preço: a depilação do buço custa cerca de R$ 50, e a do rosto todo, por volta de R$ 80.

por AGÊNCIA O GLOBO

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Olhos tudo e boca nada" sai de cena no make outono-inverno deste ano


Se no verão a maquiagem minimalista, com cores neutras e suaves ocupam a preferência das mulheres e dos maquiadores, durante a temporada outono-inverno os tons fortes, os olhos marcados e a boca em evidência são explorados ao máximo. Claro, uma possibilidade não elimina a outra, mas é inegável o poder de sedução de um make-up poderoso.

De acordo com Jociely Schimidt, maquiadora da marca Koloss, a grande novidade para 2011 vem na área labial, acabando com a história “olhos tudo e boca nada”. A sugestão da profissional é utilizar, em ocasiões noturnas, sombras em tons de marrom com preto combinadas com uma boca bem vermelha – vide a foto de Angelina Jolie acima. E para quem gosta de cor nos olhos, este é o momento de investir em azuis e roxos. Tudo isso, sem descambar para o exagero, lógico.

A volta dos olhos de gatinha e o cuidado com o look metalizado


Sucesso no ano passado, o make-up metalizado volta esse ano em um estilo mais retrô. Para valorizar a produção, o segredo é esfumar a sombra com o preto. É bonito, mas requer cuidado, como aponta a maquiadora Erica Monteiro: “visuais compostos por tons metalizados são mais difíceis de fazer e não beneficiam todas as mulheres”.  Ainda resgatando modas passadas, lembra-se dos olhos de gatinha, precisamente desenhados com delineador? Eles voltaram, consagrando o produto como uma das peças-chave para o visual da temporada.

A proposta da maquiagem deste outono-inverno é mostrar uma mulher forte, mas delicada e doce. Para isso, a pele deve permanecer com aspecto natural, e o uso da base deve apenas corrigir pequenas imperfeições, sem deixar um efeito pesado. Durante o dia, por exemplo, uma maquiagem despojada, com olhos suavizados e boca acentuada é ideal. Ah, e quanto às sobrancelhas, a moda é usá-las grossas e definidas, portanto nada de afiná-las.

Aberta a temporada da sombra prata


A mistura de cores também requer atenção. Combinações inusitadas mostram-se populares – exemplos: olhos verdes com boca rosada ou pálpebras vermelhas acompanhadas da parte de baixo azul -, mas como as brasileiras não estão acostumadas a se maquiar muito, as chances de errar aumentam. De olho nas tendências apresentadas nas semanas de moda do mundo, Erica aponta a sombra prata como uma das principais promessas para os meses de baixas temperaturas. Para ela, no time dos indispensáveis estão a máscara para cílios e o batom cor de boca, que reforça a influência do estilo nude.

E as unhas? Elas têm alguma ligação com a maquiagem? Têm sim, e justamente por isso, o tom de uma não pode “brigar” com o da outra.  “Só uma ou outra deve chamar atenção”, finaliza Jociely.

por Eder Garrido (Cabeleireiros.com)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Conheça os poderes de um hidratante para a pele

Dermatologista explica como ter uma pele melhor nesse clima frio


O frio chegou e é importante cuidar da sua pele e tentar evitar ressecamento, fissuras labiais, dermatites, caspas e alguns outros problemas que possam resultar das mudanças climáticas.

Primeiramente é necessário entender como funcionada um hidratante. Segundo a dermatologista Kátia Lutfi, o creme hidratante tem a função de impedir a evaporação transcutânea de água. Um hidratante é um agente córneo mais suave e mais elástico por aumento da hidratação.




Existe um grande número de preparações, muitas das quais comercializadas como hidratantes cosméticos e terapêuticos.


Cada pessoa tem um tipo de pele diferente e, por isso, o ideal é procurar um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para cada pele.


— As pessoas com pele oleosa devem escolher hidratantes não comedogênicos ao invés do óleo corporal, mas evitando o uso do creme em regiões como o rosto e o dorso, e usando produtos específicos nesses lugares para o seu tipo de pele — explica.


Existem alguns outros segredos para ajudar na hidratação, tais como evitar tomar banhos muitos quentes, pois eles retiram a oleosidade natural, e o uso excessivo de bucha retira a hidratação da pele.


Para quem gosta de tomar dois banhos por dia, Kátia faz algumas recomendações.

— Ensaboar o corpo todo em apenas um dos banhos e, no outro, apenas ensaboar as áreas de dobra da pele, como axilas e regiões intimas”.

Além destes cuidados, é extremamente necessário beber bastante água e comer frutas, legumes e verduras. A ingestão de água é a melhor forma de hidratar a pele.

por SIS/SAÚDE com Clic RBS (www.clicrbs.com.br)

Mais que manicure. Conheça a nailist!


Não é à toa que o termo nailist, aglutinação de nail stylist, vem do inglês. Afinal este trabalho foi desenvolvido e aperfeiçoado nos EUA, Japão e também existe em alguns pontos da Europa. 

Segundo a expert Gisele Seleguim, o trabalho das nailists vai além da cutilagem e esmaltação realizado pelas manicures. Elas fazem decorações, minuciosas e detalhadas, de tamanhos, cores e formas variadas. Também aumentam o comprimento das unhas com alongamentos de acrílico, gel em tamanho natural ou em gel coloridos. Se a ideia é deixar as mãos mais preciosas, as nailists também podem aplicar jóias de ouro ou prata nas unhas.“Estas profissionais desenvolvem uma arte minuciosa que envolve pincéis e tintas vindas do Japão. As criações também são feitas com aerógrafo e chegam a formar desenhos em 3D, utilizando gel ou acrílico”, conta.
 
A profissional responde por experiência própria. Formada no Japão, Mais que manicure, conheça a nailist!Gisele possui cinco certificados e já passou por 640 horas de curso. Sobre o alongamento de unhas feito no Japão ela comenta: "Eles não usam unhas postiças. Lá o procedimento é todo artesanal e a durabilidade, além de ser maior, não prejudica as unhas como na utilização das unhas postiças”, explica. Por meio destas técnicas é possível acrescentar cores no momento de alongar e, inclusive, fazer o estilo francesinha.

Quer aprender?


No Japão, a programação dos cursos é de, no mínimo, 400 horas ou um ano. Até existem programas de 60 horas, porém para estes não é fornecido o certificado da JNA (Japanese Nail Association– uma espécie de Conselho do governo japonês). Geralmente, a prática é feita em duplas ou em mãos de madeira, que Gisele afirma serem ótimas auxiliares. “É necessário aprender com os melhores materiais do mercado. Apesar de serem difíceis de manusear, são excelentes em termos de durabilidade e tecnologia de produto”, completa.

Como este conhecimento ainda não se expandiu por aqui, a nailist Gisele Seleguim aconselha o investimento nele, pois trata-se de um mercado promissor e se antecipar em novas especialidades é a melhor maneira de driblar a concorrência.

por Redação Cabeleireiros.com (www.cabeleireiros.com)

domingo, 15 de maio de 2011

Conheça cinco dicas de tratamentos para prevenir e tratar a flacidez da pele

Para impedir que a pele fique flácida, alimente-se bem, pratique exercícios e utilize alguns cremes
Foto:  Jefferson Botega  /  Agencia RBS

Dermatologista Fernando Passos de Freitas explica tratamentos e esclarece qual deve ser utilizado em cada caso



Acabar com a flacidez não é uma tarefa fácil, mas alguns tratamentos podem ser grandes aliados da mulher. Para prevenir e tratá-la, o dermatologista Fernando Passos de Freitas fala abaixo sobre cinco tratamentos com dicas que podem ajudar a combater esse mal.

Saiba qual é o mais adequado para cada caso:

1- Alimentação e cremes

Para impedir que a pele fique flácida, alimente-se bem, pratique exercícios e utilize alguns cremes com princípios ativos que ajudam a prevenir a flacidez. Em geral, eles têm uma eficácia maior quando utilizados na face. Além disso, existem complexos vitamínicos que ajudam nesse sentido e atuam no corpo todo.

2- Laser de CO2
 

Quando a prevenção já não adianta mais, o laser de CO2 penetra profundamente na pele, desidratando-a e provocando uma inflamação controlada que, durante a cicatrização, se completará com a formação intensa de colágeno. A aplicação é rápida, em média de 30 a 45 minutos, e envolve poucos riscos, o que permite um retorno rápido ao trabalho. São necessárias em média seis sessões.

3- Botox

O famoso botox é indicado somente em casos de "pescoço de tartaruga", mas com pouca sobra de pele. Ele acaba com as linhas horizontais e também elimina os chamados "colares". Deve ser feito de sete em sete meses.

4- Intradermoterapia

A intradermoterapia é utilizada para tratar flacidez facial e corporal, gordura localizada, estrias, celulite, envelhecimento cutâneo e para ativar a circulação sanguínea. O procedimento é doloroso porém suportável, dura em média de 30 a 40 min. São necessárias em média de oito a 12 sessões dependendo do objetivo sendo que o intervalo entre as sessões pode variar de sete a 15 dias.

5- Accent

Esse aparelho produz grande quantidade de calor na área tratada e o aumento de temperatura acelera a produção de colágeno, substância que dá firmeza e sustentação à pele. Reduz também a gordura localizada e diminui o aspecto da celulite no bumbum, pernas e na barriga.

por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)

Confira que alimentos ricos em antioxidantes são aliados de uma pele bonita

Antioxidantes evitam o envelhecimento precoce
Foto:  Divulgação


Os antioxidantes são nutrientes naturais que auxiliam no combate aos radicais livres


Adotar uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos é fundamental para conquistar uma pele mais jovem e bonita. Maus hábitos no dia-a-dia aumentam a produção de radicais livres que, consequentemente, danificam células sadias e aceleram o envelhecimento.


Para evitar o envelhecimento precoce, uma das armas é apostar em uma alimentação rica em antioxidantes. Os antioxidantes são nutrientes naturais que auxiliam no combate aos radicais livres.

Conheça os principais antioxidantes:

:: Carotenoide: fígado, leite, gema de ovo, frutas vermelhas e amarelas, vegetais verdes, mandioquinha, abóbora, cenoura

:: Vitamina E: óleo de girassol, óleo de soja, azeite de oliva, alimentos verdes escuros

:: Vitamina C: frutas ácidas e verduras frescas

:: Vitamina A: fígado, margarina, ovo, leite e seus derivados, azeite de oliva

:: Vitamina B12: carne vermelha, fígado, rim, carne de peru, leite e derivados, peixe, frutos do mar, ovo.

:: Selênio: castanha-do-pará, frutos do mar, miúdos, carne vermelha, frango

:: Zinco: carne vermelha, peixe, aves, leite e seus derivados

:: Magnésio: cereais integrais, castanhas, vegetais e frutas, sementes, leguminosas

Hábitos para evitar o envelhecimento precoce:

:: Beba dois litros de água ao longo do dia

:: Pratique alguma atividade física regularmente

:: Consuma alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais. Embora não sejam considerados antioxidantes participam do processo de erradicação dos radicais livres

Aspectos do cotidiano que aceleram o envelhecimento:

:: Poluição

:: Estresse

:: Cigarro

:: Bebidas alcoólicas

:: Alimentação rica em gorduras saturadas

:: Alimentação rica em alimentos de origem animal e conservantes

:: Tomar sol em excesso

:: Distúrbios do sono

:: Uso de medicamentos em excesso

Com informações da nutricionista Alessandra Coelho, especialista associado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica


pot Nádia De Toni (Blog Vida Saudável) 

Maquiagem com luz própria


Desvende os mistérios do make-up iluminado e realce o que há de melhor nas suas clientes!
 
Para conquistar uma maquiagem perfeita, a receita tradicional composta por base, sombra, delineador, máscara, blush e batom está ultrapassada. A nova métrica, mais brilhante, tem conquistado as passarelas e as celebridades. Vai dizer que você nunca se perguntou por que as famosas estão sempre tão radiantes? Assim como os palcos pedem uma luz adequada para favorecer o enredo, a luminosidade é usada no make-up para realçar ou disfarçar pontos estratégicos. “Aplicamos o iluminador em tudo o que precisa ser destacado. Quando a intenção é esconder, vale uma sombra escura”, explica Luciana Alves, maquiadora-sênior da NYX Cosmetics Brazil.
iluminador (2)Como conquistar esse efeito brilhante? Use e abuse do iluminador. O cosmético nada mais é do que uma sombra clara com muita cintilância e várias funções (confira todas elas na página ao lado). “A ideia é iluminar pontos específicos. Não adianta espalhar o produto no rosto todo, porque o que caracteriza esse efeito é o contraste”, reforça a maquiadora Erica Monteiro.

Assim como a pele possui tons variados, os iluminadores têm diversas nuanças. Brancos, rosados, perolados, nudes e até dourados estão disponíveis no mercado. Segundo Luciana, o que vai definir a escolha de um deles é o efeito desejado. “Para obter uma maquiagem natural, opte pela cor mais próxima à da pele. Nas cútis negras, indico o marrom e o dourado-escuro. Mas isso não é uma regra. A top model Naomi Campbell, por exemplo, usa os mesmos tons de uma pessoa de pele branca”, comenta Erica.

iluminador (3)Como tudo o que é lançado e bem aceito, o iluminador segue aumentando sua gama de atuação: o cremoso ou em bastão é perfeito para a região dos olhos, e o produto em formato de sombra, compacta ou solta, é indicado para peles envelhecidas, pois não acentua as linhas de expressão.

“O mercado também oferece alguns modelos líquidos, que em contato com a pele ficam com a textura de pó”, comenta Luciana. Para peles com tendência à oleosidade, a opção mais acertada é a em pó.

Mais uma dica para peles maduras que buscam um make-up reluzente: o corretivo facial também pode fazer às vezes de iluminador. Para isso, vale usar e abusar de um produto mais claro do que a pele. “Outra dica é preceder a maquiagem com um creme antifadiga. Tenho usado um, da Biotherm, que devolve o viço”, comenta Erica. Em dúvida de como usá-lo em diferentes períodos do dia? Basta aumentar a intensidade à medida que a noite vai caindo.

iluminador (1)Use e abuse do iluminador!

Aplicado na zona T do rosto, o produto rouba a cena e minimiza maçãs muito grandes.

Usado nas têmporas, dá volume às maçãs do rosto.

Em cima do nariz e após escurecer as laterais, o iluminador afina essa área.

Para destacar os olhos, use-o em forma de sombra no espaço entre as pálpebras e as sobrancelhas. Aplique, também, um corretivo em tom mais claro que o da pele na parte interior e no canto externo inferior.

Passado entre os lábios e o queixo,  realça queixos muito pequenos.

Acima da boca, cria a sensação de lábios maiores.

Nas laterais da face, o produto aumenta as proporções de rostos finos.

por Rebeca Alcoba (Revista Cabeleireiros.com)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

SOS da beleza

 
Os casos de “emergência” que surgem nos salões de beleza são verdadeiros desafios para os profissionais. Saiba como lidar com eles

Sobrancelhas desalinhadas, cutículas machucadas, cabelos em estado de emergência. Essas são algumas situações que chegam aos salões de beleza e exigem soluções rápidas. Para quem trabalha no segmento, a maior satisfação é transformar o desespero dos clientes em elogios e agradecimento absoluto. O profissional que se destaca vai além da tarefa comum, resolve o problema  e ainda age como um consultor, dando dicas para que os casos críticos não se repitam. Saiba como resolver algumas situações difíceis e oferecer a orientação correta.

Cai, cai, cabelo!

É só começar a lavar o cabelo e fica perceptível o aumento de fios que se desprendem e vão, literalmente, ralo abaixo? Essa cena é assustadora para qualquer mulher, mas tranquilize suas clientes! Antes de fazer um terrorismo psicológico com elas, Mari Nicácio, hairstylist e coordenadora de juniores na Intercoiffure Brasil, lembra que o cabelo tem uma vida média de cinco anos e a queda elevada de tempos em tempos é comum.

Alisamentos, reflexos, descolorações, permanentes e até mesmo os rabos de cavalo que tracionam demais o couro cabeludo também são responsáveis pela perda de fios. “O cabelo precisa ser analisado. As quedas decorrentes da aplicação de escovas progressivas com formol acima do limite permitido são definitivas e as clientes devem ser alertadas quanto a esse perigo para parar com o procedimento e evitar danos maiores”, observa Mari.

pronto_socorro (2)Reflexos e mechas que exigem descoloração podem quebrar os fios e fazê-los perder sua vitalidade. Por isso, quem já tem uma propensão maior à queda de cabelo deve optar por luzes feitas com tintura tom sobre tom.
Outra causa pode estar na oleosidade excessiva do couro cabeludo. 

Nesses casos, a dica é orientar os clientes a não aplicar os produtos perto da raiz e sugerir o uso de xampu antirresíduos uma vez por semana, assim como de xampus anticaspa e antioleosidade.

Couro cabeludo irritado vermelhidão e sensibilidade. Essas são as características da irritação no couro cabeludo, um processo inflamatório que tem origem em alergias, processos químicos e até mesmo no estresse. Independentemente da causa, a primeira atitude é lavar o cabelo com água fria, o que não agride a pele, além da visita urgente a um dermatologista.

Segundo Mari Nicácio, o cabeleireiro também pode sugerir produtos que reequilibram e fortalecem as defesas naturais da região. “Há tratamentos específicos que promovem a nutrição do couro cabeludo”, explica. A irritação pode ser também consequência da exposição aos raios UV. Se esse for o caso, é importante indicar loções em aerossol e outros produtos de prevenção.

Olha a onda!

Unhas com pequenas ondulações na superfície são sinal de falta de cálcio no organismo. Esse caso exige cuidados médicos para regularizar a deficiência. Segundo a manicure Eliane Sousa, do Studio W Iguatemi, nessa situação, a unha não pode ser lixada. Para ajudar, aplique uma base de cálcio antes de passar o esmalte. Também se recomenda deixar as unhas de molho uma vez por semana em um recipiente com óleo de amêndoa, que possui ação fortalecedora.

Peles indesejadas

Sabe aqueles “fiapos” de pele que ficam sobrando logo acima das unhas? Muitas vezes, mesmo depois da cuticulagem e da estilização, eles continuam ali, insistentes. E uma caprichada a mais com o alicate pode machucar a pele.

A causa dessas “pelinhas” inconvenientes é a falta de hidratação. O grande segredo para pôr fim a esse problema é abusar dos cremes não só no momento em que se está na manicure, mas sempre. Pode parecer simples, mas esse tipo de inconveniente merece cuidados, pois pode provocar inflamações. “A manicure deve cortar delicadamente e de maneira superficial a pele sobressalente e orientar a cliente a nunca puxá-la com a mão ou com os dentes”, alerta a manicure Eliane Souza, do Studio W Iguatemi. Outra dica é trocar a acetona por removedores de esmaltes, de preferência com ativos hidratantes.
 
Tesouradas em desalinho
 
Para muitas pessoas, os primeiros momentos depois de cortar o cabelo são bem estranhos. Principalmente quando a mudança é radical. Mas o incômodo dá lugar ao desespero quando a conclusão é que o resultado foi um desastre. Ao deparar-se com casos em que os cabelos ou a franja foram cortados muito curtos ou de maneira desalinhada, Tom Toffanello, hairstylist e proprietário do Salão Ton Sur Ton, sugere o alongamento com cabelo natural, utilizando cola de queratina e fios de boa qualidade. “É um procedimento que não atrapalha o crescimento das madeixas e possibilita que o corte seja refeito até que o cabelo natural chegue ao comprimento desejado”, explica.

Tintura malsucedida

Mudar a cor do cabelo é algo que sempre traz satisfação. Exceto quando o resultado não é o tão sonhado e uma nova química pode estragar as madeixas. De acordo com Tom Toffanello, retirar as cores preta e vermelha, em especial, não é tarefa fácil. Tom conta que, certa vez, uma cliente apareceu com parte do cabelo preta e a outra parte castanha, sua cor natural, e queria uma tonalidade mais clara. Como é impossível trabalhar cor sem pensar na qualidade do fio, ela procurou muitos salões, que não aceitaram fazer o procedimento, pelo risco de estragá-los. 

“Foram necessárias quatro sessões de cauterização com queratina, seguidas de decapagem para remover os pigmentos da coloração”, detalha. Depois do tratamento, finalmente foi aplicada a tintura desejada, e o cabelo continuou comprido e com cor uniforme.

Mas de nada adianta tanto trabalho para recuperar os fios e alcançar uma cor bonita se o cliente não for orientado a manter o resultado. “Colorações exigem o uso de produtos de reconstrução e nutrição com queratina para dar elasticidade e maciez aos fios”, finaliza Tom.

por Renata Vieira com adaptações (Revista Cabeleireiros.com)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Especialista dá dicas sobre técnicas de rejuvenescimento facial

Excesso de atividades no trabalho e no lar acaba anulando cuidados da mãe com a própria beleza


Toda mulher merece ter um tempo livre para se cuidar. Mãe, esposa e profissional, a mulher moderna vive rodeada de obrigações e afazeres. O excesso de atividades no trabalho e no lar acaba anulando compromissos, passeios, caminhadas e até mesmo cuidados com a própria aparência.

No entanto, é possível conciliar todas essas atividades e ainda destinar tempo para a beleza. Existem tratamentos estéticos rápidos e eficazes que podem acompanhar a correria diária da mulher e que proporcionam uma melhora na autoestima feminina.

De acordo com a dermatologista Denise Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a toxina botulínica tipo A é o procedimento mais procurado pelas mulheres devido à eficácia e segurança que a substância proporciona.

— Além de proporcionar resultados naturais e uma aparência mais jovem, não existem outros procedimentos que consigam os mesmos efeitos para rugas de expressão e pés de galinha — explica a especialista.

A médica ressalta ainda que o procedimento, além de muitas vezes substituir a necessidade de cirurgia, traz ganhos positivos para a autoestima.

— A mulher se sente mais bonita, jovem e confiante. Um dos benefícios desse tratamento é o curto tempo de recuperação, pois o paciente não precisa sofrer com o pós-operatório ou se afastar das atividades profissionais, por exemplo — comenta a médica.

Os primeiros resultados da toxina levam em torno de 24 a 48 horas para aparecer e podem ser potencializados em até 10 dias. Já os preenchimentos faciais à base de ácido hialurônico proporcionam uma aparência mais leve e rejuvenescida, com duração, em média, de um ano.

— É uma substância segura e eficaz, sendo indicada para preencher rugas, corrigir sulcos e repor o volume nos lábios. Os efeitos costumam ser observados logo no primeiro dia da aplicação — diz Steiner.

Além dos tratamentos convencionais, a mulher moderna tem procurado outras alternativas de beleza que vão além do rejuvenescimento da face. Novas técnicas que valorizam o olhar, ou seja, seu principal poder de sedução, também estão se tornando tendência.

— O olhar é fundamental, pois faz parte de todo o processo de comunicação entre duas pessoas. Alguém que tenha poucos cílios ou falhas nas sobrancelhas geralmente procura se esquivar de conversas, tirar fotos, entre outras situações — afirma a médica.

Hoje é possível ter cílios mais longos e naturais, sem recorrer ao uso de rímel ou cílios postiços. O objetivo é proporcionar cílios mais longos, mais espessos e mais escuros. Os resultados iniciais são notados em aproximadamente oito semanas, alcançando os melhores resultados em 16 semanas. O produto atua no ciclo natural de crescimento dos cílios, cuja duração é originalmente de cinco a 12 meses.

De acordo com a dermatologista, é importante buscar especialistas capacitados e preparados para realizar qualquer tipo de tratamento estético.

por BEM-ESTAR (www.clicrbs.com.br)

Saiba quais alimentos podem combater a celulite

 Antes de investir em um tratamento mais caro, observe sua alimentação



Não há nada mais desagradável do que colocar uma roupa curta e se deparar com aqueles mil furinhos na perna, não é mesmo? A celulite pode ser iniciada por um ou dois fatores, mas depois ela se desenvolve como uma bola de neve, levando a resultados bastante desagradáveis.

No dia a dia, algumas dicas podem ser úteis no combate ao mal da celulite, como não usar roupas apertadas, especialmente na altura da cintura, além de evitar botas justas ou saltos muito altos. Outros cuidados são procurar manter uma atividade física, pelo menos três vezes por semana, mesmo que sejam exercícios mais leves, como caminhada, natação ou bicicleta. E, quando a distância o permitir, esquecer os transportes e ir a pé, assim como evitar o elevador, ajudam a manter o corpo sempre em movimento.

Além disso, ingerir alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem-vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia. Manter uma alimentação saudável ajuda a diminuir a absorção de gordura do que é ingerido, assim como a controlar a regeneração de tecidos, deixando a pele mais saudável, tonificada e longe da celulite, como explica a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.

— Combater a celulite é difícil, mas não é impossível; uma alimentação saudável aliada à atividade física pode ajudar a resolver o problema — diz a especialista.

Liliane dá dicas de alimentos que podem ajudar a combater a celulite. Confira!

:: Invista no Ferro 

Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes na mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento da celulite. 

:: Consuma pouco sal  

Procure reduzir o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, mas também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor, em menor quantidade. 

:: Arroz integral 

O arroz integral contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

:: Aveia

A aveia é rica em silício reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

:: Azeite extravirgem 

O óleo de oliva tem ação anti-inflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Associado ao azeite de linhaça, torna-se mais potente.

:: Chás 

A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.

:: Castanha do Pará 

A castanha carrega selênio, um importante antioxidante, que age contra o envelhecimento das células. 

:: Folhas verde-escuras 

As folhas verde-escuras são fonte de clorofila, que melhora a circulação e desintoxica o organismo.

por DONNA ZH ONLINE (www.clicrbs.com.br)