Desvende os mistérios do make-up iluminado e realce o que há de melhor nas suas clientes!
Para conquistar uma maquiagem perfeita, a receita tradicional composta por base, sombra, delineador, máscara, blush e batom está ultrapassada. A nova métrica, mais brilhante, tem conquistado as passarelas e as celebridades. Vai dizer que você nunca se perguntou por que as famosas estão sempre tão radiantes? Assim como os palcos pedem uma luz adequada para favorecer o enredo, a luminosidade é usada no make-up para realçar ou disfarçar pontos estratégicos. “Aplicamos o iluminador em tudo o que precisa ser destacado. Quando a intenção é esconder, vale uma sombra escura”, explica Luciana Alves, maquiadora-sênior da NYX Cosmetics Brazil.
Como conquistar esse efeito brilhante? Use e abuse do iluminador. O cosmético nada mais é do que uma sombra clara com muita cintilância e várias funções (confira todas elas na página ao lado). “A ideia é iluminar pontos específicos. Não adianta espalhar o produto no rosto todo, porque o que caracteriza esse efeito é o contraste”, reforça a maquiadora Erica Monteiro.
Assim como a pele possui tons variados, os iluminadores têm diversas nuanças. Brancos, rosados, perolados, nudes e até dourados estão disponíveis no mercado. Segundo Luciana, o que vai definir a escolha de um deles é o efeito desejado. “Para obter uma maquiagem natural, opte pela cor mais próxima à da pele. Nas cútis negras, indico o marrom e o dourado-escuro. Mas isso não é uma regra. A top model Naomi Campbell, por exemplo, usa os mesmos tons de uma pessoa de pele branca”, comenta Erica.
Como tudo o que é lançado e bem aceito, o iluminador segue aumentando sua gama de atuação: o cremoso ou em bastão é perfeito para a região dos olhos, e o produto em formato de sombra, compacta ou solta, é indicado para peles envelhecidas, pois não acentua as linhas de expressão.
“O mercado também oferece alguns modelos líquidos, que em contato com a pele ficam com a textura de pó”, comenta Luciana. Para peles com tendência à oleosidade, a opção mais acertada é a em pó.
Mais uma dica para peles maduras que buscam um make-up reluzente: o corretivo facial também pode fazer às vezes de iluminador. Para isso, vale usar e abusar de um produto mais claro do que a pele. “Outra dica é preceder a maquiagem com um creme antifadiga. Tenho usado um, da Biotherm, que devolve o viço”, comenta Erica. Em dúvida de como usá-lo em diferentes períodos do dia? Basta aumentar a intensidade à medida que a noite vai caindo.
Aplicado na zona T do rosto, o produto rouba a cena e minimiza maçãs muito grandes.
Usado nas têmporas, dá volume às maçãs do rosto.
Em cima do nariz e após escurecer as laterais, o iluminador afina essa área.
Para destacar os olhos, use-o em forma de sombra no espaço entre as pálpebras e as sobrancelhas. Aplique, também, um corretivo em tom mais claro que o da pele na parte interior e no canto externo inferior.
Passado entre os lábios e o queixo, realça queixos muito pequenos.
Acima da boca, cria a sensação de lábios maiores.
Nas laterais da face, o produto aumenta as proporções de rostos finos.
por Rebeca Alcoba (Revista Cabeleireiros.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário