segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novos cosméticos prometem sensação de frescor nos dias de calor

 

Marcas brasileiras e gringas oferecem opções de produtos refrescantes


Os cosméticos refrescantes chegam às prateleiras para dar uma mãozinha na sensação de frescor este verão. Produtos à base de cânfora, hortelã, mentol e alecrim são as vedetes da estação.

A dermatologista Kátia Lutfi diz que loções, fluidos, géis e séruns são os veículos mais indicados para a pele em dias de calor e adverte que produtos com substâncias refrescantes são focados somente no apelo: — A pele vai se beneficiar mais quando outra substância é colocada na fórmula, como um filtro solar ou um hidratante, por exemplo.

Na maquiagem, a Avon acaba de lançar os batons Cool Bliss, com 15% de água e extrato de hortelã na fórmula e a promessa de sensação de lábios gelados. Para o banho, O Boticário tem os sabonetes Acqua Frescor das Folhas, que combinam folhas verdes, eucalipto, alecrim e maçã. Já a Natura aposta em um hidratante de uva verde e água de coco. Para depois do exercício físico ou exposição solar, a L´occitane lançou o Ice Gel Verbena, uma fórmula com extrato orgânico de verbena e óleos essenciais cítricos.

Para limpeza facial, a Anna Pegova tem uma espuma com chá verde e verbena. A máscara de limpeza com lactato de mentila, da Dermatus, promete frescor imediato e controle de oleosidade. As águas termais em forma de spray continuam em alta porque hidratam e refrescam ao mesmo tempo. La Roche Posay e Vichy são opções conhecidas. Uma dica para esses dias quentes é colocá-las na geladeira.

A dermatologista alerta que é preciso tomar cuidado com o uso desses produtos ao sol. — Dependendo da substância e do tempo de exposição solar a pele pode ficar manchada — diz Kátia. 

por Agêmcia  O Globo com Clic RBS

Maquiagem de verão: saiba o que usar para não derreter nesta estação

 

Sombra em pó pode ser substituída por uma de textura mais suave, que deixa o visual leve


Nada pior do que caprichar no make e depois ver todo a produção derretendo suor abaixo. Para suportar o calor da estação mais quente do ano, alguns itens do seu nécessaire precisam ser trocados.

Uma boa dica é trocar o lápis de olho cremoso pelo delineador líquido. Invista nas cores do verão como azul, verde, rosa e lilás, além do básico preto. O produto líquido é mais resistente ao calor.

A sombra em pó pode ser substituída por uma de textura mais suave, que deixa o visual leve. A sombra roll-on podem ser usadas como iluminador para um look noturno.

Para colorir os lábios, deixe os batons cremosos de lado e aposte nos lápis com pigmentos mais intensos. Os batons ultrafixação de cor intensa e fixação prolongada também são indicados para os dias quentes. Se preferir cor de boca, aposte no hidratante labial que reduz o ressecamento causado pelo calor. 

Da cor do verão

Para dar um up no bronzeado abuse de produtos com tonalidades mais escuras como terra, bronze e ouro. O blush e iluminador em um só produto garante o efeito luminoso para a pele.

Nos olhos, experimente um mix de sombra escura para marcar o côncavo e um tom claro para trazer brilho ao olhar. Para arrematar, use um delineador líquido dourado.

por Clic RBS (www.clicrbs.com.br)

Óleo de argan promete devolver brilho, maciez e saúde aos cabelos

Conheça o chamado "ouro marroquino" que anda conquistando as vaidosas

 
Não há mulher imune a uma novidade capaz de prometer maravilhas aos cabelos e se essa novidade tem o aval de Lady Gaga e das belas Cindy Crawford, Angelina Jolie e Scarlett Johansson é mais do que motivo para correr ao cabeleireiro de confiança mais próximo. A promessa da vez vem do Marrocos e chama-se óleo de argan. Extraído da semente de uma árvore marroquina, foi descoberto recentemente pelas estrelas de cinema e é o atual tratamento queridinho dos cabeleireiros.

Nos blogs de moda e beleza, só dá ele. É também conhecido como "ouro marroquino", tamanha sua capacidade de devolver vida a cabelos já meio desacreditados dos tratamentos convencionais. Diferentemente da maioria das outras hidratações, é indicado para qualquer tipo de cabelo, dos cacheados aos lisos, secos ou oleosos, tingidos ou naturais e até para os normais. Já existe no mercado uma relação de produtos que contêm o óleo em sua fórmula.

"O óleo é extraído de uma árvore que só existe no Marrocos, muito rara. Isso também ajuda a criar esse desejo na mulherada. Mas o mais importante é que ele tem propriedades hidratantes e cicatrizantes elevadíssimas que só agora estão sendo descobertas pela indústria cosmética" - explica o cabeleireiro Kléber Filetto, um dos especialistas no assunto.

O procedimento começa com a aplicação de um xampu específico que leva o óleo de argan ou um outro de limpeza profunda. Depois, o cabelo recebe uma máscara reconstrutiva e passa pelo Micro Mist, um aparelho que libera íons e jatos de vapor que quebram as moléculas de água e potencializam a ação do produto nos fios. A finalização fica por conta do óleo puro, extraído da semente da famosa árvore. Uma gotinha no comprimento basta, segundo a cabeleireira Andréia Pereira.

Por ser um óleo superfino, o procedimento não deixa os cabelos com aspecto pesado nem oleoso, mas também não ajuda no alisamento. "É só uma hidratação profunda. Por isso mesmo pode ser usado por mulheres de cabelos cacheados assumidos "- conta a cabeleireira Carolina Brügger. - Tem gente até que faz o tratamento para definir melhor os cachos.

Segundo Carolina, mulheres de cabelos muito ressecados podem sentir os efeitos da hidratação só na segunda aplicação. A manutenção deve ser feita de mês em mês ou a cada dois meses. Dependendo do tipo do cabelo, dá para aguentar até três meses sem retoque.

Foi mais ou menos isso o que aconteceu com a atriz e cineasta Virna Smith desde que ela experimentou o tratamento por indicação do cabeleireiro. Chegada em tudo o que é novidade quando o assunto é cabelo, Virna decidiu dar uma chance ao óleo marroquinho depois de fazer algumas mechinhas discretas nos fios. Como o cabelo da atriz é muito liso, fino e misto, nem tudo funciona. - A maioria das hidratações deixa o cabelo pesado, com aspecto de plástico. Ou então as pontas ficam ótimas e a raiz muito oleosa. Gostei do óleo de argan porque o cabelo não perdeu volume, não ficou pesado, mas ganhou bastante brilho e continuou com a carinha de cabelo natural - elogia.

Já existe no mercado uma relação de produtos que contêm o óleo em sua fórmula e alguns sites que oferecem serviço de venda do óleo pela internet.

Um pouco da história

O óleo de Argan é extraído e processado manualmente pelas mais de 2,5 mil mulheres da Cooperativa Targanine, na Floresta de Argan da Montanha de Atlas, no Marrocos. Os frutos são colhidos das árvores entre julho e agosto e, depois, descascados para que se obtenha uma noz, que será esmagada com o auxílio de pedras até que se obtenha as sementes, de onde será extraído o óleo. A Cooperativa Targanine, que comercializa o óleo para o mundo inteiro, não só alia a extração do óleo à preservação das florestas de Argan, como também emancipa milhares de mulheres marroquinas. Os benefícios secativos e hidratantes do produto não valem apenas para o cabelo, mas também para a pele do corpo e do rosto, na forma de loções hidratantes, sabonetes e óleos de limpeza, inclusive para peles acneicas.

Os frutos são colhidos da árvore e descascados até que se obtenha uma noz, de onde é tirada a semente para a extração do óleo. A árvore de Argan é encontrada apenas no sul do Marrocos, em uma área declarada como património florestal mundial da humanidade.

por  Clic RBS (www.clicrbs.com.br)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quem não quer ficar mais bonito? Indústria da beleza cria novos nichos

 A indústria cria novos produtos que você nem sabia que existia. Depois que se sabe que existe, vem a pergunta: como vivi sem isso?


O que antes era supérfluo vira artigo de primeira necessidade, e parece que os salões de beleza perceberam isso. Na verdade, a indústria de higiene e beleza no Brasil é muito inteligente. Se analisarmos os dados, ela vem crescendo há 15 anos e até em anos recessivos.

Ela descobre novos nichos de mercado. Por exemplo, os homens são um nicho de mercado recentemente incluído. Antes eles achavam que não precisavam se cuidar. Agora existem produtos exclusivamente masculinos. Tem produtos para cabelos crespos, ondulados e cacheados, com salões especializados só nisso.

O que antes era só condicionador agora é indústria pós-xampu, porque tem vários segmentos: com ou sem enxágue ou finalizador. A indústria cria novos produtos que você nem sabia que existia. Depois que se sabe que existe, vem a pergunta: como vivi sem isso?

O brasileiro também descobriu que o cuidado com a imagem e com a aparência é importante para encontrar um bom emprego e a viver melhor. Essa indústria vai criando e descobrindo novos nichos, e isso faz crescer o consumo. Quem não quer ficar mais bonito?
por Bom Dia Brasil (www.g1.globo.com)

Cuidado extra com a química dos produtos de beleza

Componentes de fórmulas podem ser vilões para pele e cabelos

 

Qual o preço que se paga para manter o visual impecável? Manter os cabelos lisos e sedosos pode representar um custo à saúde e o filtro solar nem sempre é o mocinho que pintam por aí. Conheça as dores e as delícias dos tratamentos de beleza e cosméticos

Os procedimentos químicos são considerados os grandes vilões da saúde dos cabelos. Isso não quer dizer que tinturas e alisamentos devam ser banidos da lista das delícias femininas — basta observar os cuidados necessários. O formol, por exemplo, só é permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária quando usado como conservante, e não como alisante. Por isso, a concentração máxima liberada pelo órgão é de 0,2%. O glutaral, outro potente conservante, ainda mais forte que o formol, pode ser usado desde que a concentração seja de até 0,1%. Tanto um quanto o outro, se usados em concentrações inadequadas, podem causar reações adversas variadas, como coceira e ardor nos olhos e no couro cabeludo, queimação, tosse, rouquidão e até problemas graves, como a pneumonia química, que pode levar à morte.
Por isso é importante ler os rótulos dos produtos usados no salão e pedir para o profissional fazer o teste da mecha, que é a aplicação do produto num pedacinho do cabelo para observar se há reação — orienta o médico. — Não indicamos tratamentos com química forte, até porque já existem procedimentos que não agridem os fios e são eficientes — completa Marcos Proença.

A recomendação vale também para as tinturas que, no geral, contêm alta concentração de aminas primárias. Uma vez absorvidas pelo organismo, elas têm alto poder cancerígeno, daí a proibição de mulheres grávidas tingirem os fios. Como a velocidade de reprodução das células fetais é enorme, a mãe que se expõe às aminas na gravidez está arriscando que o bebê desenvolva um câncer antes mesmo de nascer — alerta o cosmetologista Maurício Pupo. 

Além de questões de saúde, as tinturas danificam os fios. Por isso, Luciano Barsanti recomenda que, entre um procedimento químico e outro, haja um intervalo de um mês, além de sessões de hidratação à base de ativos naturais (como óleo de coco, extrato de rosas brancas e de sálvia) a cada 10 dias. A química deixa o cabelo poroso, sem vida e sem brilho. Se feito da maneira correta, não há contraindicação para o alisamento e a tintura. Mas tem que cuidar — pondera. 

De olho no filtro

No fim do ano passado, uma avaliação feita pela Pro Teste Associação de Consumidores testou os 10 filtros solares com fator de proteção 30 mais usados no país. Só dois foram aprovados: o L’Oréal Expertise e o Cenoura & Bronze. Sete foram reprovados por conter benzofenona-3 na formulação, substância considerada cancerígena. Alguns deles, inclusive o Sundown, perderam até 50% do fator de proteção quando expostos ao sol, outros, embora dissessem na embalagem que eram resistentes à água, perdiam proteção quando submersos por alguns minutos. Foram testados pela associação Avon Sun, L’Oréal Expertise, Cenoura & Bronze, Heliobock da La Roche Posay, Episol Loção Oil Free, Coppertone Loção, Sundown Complex, Natura Fotoequilíbrio, Nivea Sun e Banana Boat Bloqueador Solar Ultra.

Mocinho ou vilão?

O filtro solar faz parte da rotina de cuidados diários de muita gente. Mas a verdade é que o uso continuado do produto ainda causa polêmica entre médicos, cientistas e cosmetologistas. Enquanto alguns defendem que se munir do produto é a melhor arma contra doenças de pele desencadeadas pela exposição ao sol, outros alegam que, a longo prazo, a composição química dos filtros poderia causar, inclusive, aquilo que ele deveria ajudar a manter afastado: o câncer.

A principal culpada pelo imbróglio é a benzofenona-3, também conhecida como oxibenzona, bloqueador solar sintético presente em alguns filtros que protegem a pele contra os raios UVA. Segundo o cosmetologista Maurício Pupo, essa substância entra na corrente sanguínea e, mesmo cinco dias após uma única aplicação, ainda é eliminada na urina. 

Além da alta capacidade de penetração na pele, a benzofenona-3 é uma molécula estrogênica, ou seja, uma vez no organismo, ela atuaria da mesma forma que o hormônio feminino estrogênio, causando um desequilíbrio hormonal que, por sua vez, poderia aumentar nas mulheres o risco de câncer de mama e de útero e levar a problemas na tireoide. Em testes, ratas fêmeas que receberam doses de oxibenzona tiveram aumento do tamanho do útero e os machos apresentaram diminuição no tamanho das genitais. Além disso, essa substância é uma das maiores responsáveis por alergias aos filtros, que não são graves, mas incômodas — alerta o cosmetologista. Não é que se deva abandonar o filtro, mas já existem opções no mercado sem a benzofenona-3. Basta ler atentamente o rótulo — aconselha Pupo.

O dermatologista especialista em proteção solar Sérgio Schalka alerta que essas pesquisas com ratos de laboratório foram feitas há muitos anos. Recentemente, a entidade que norteia o uso de cosméticos na Europa concluiu que a ação estrogênica desse bloqueador é um milhão de vezes menor que a ação do próprio estrogênio. Além disso, faz pelo menos 30 anos que o protetor é usado em grande escala e nenhum desses efeitos foram comprovados clinicamente.

Outro aspecto preocupante é o fato de que os bloqueadores solares como a benzofenona seriam potentes geradores de radicais livres, que poderiam levar ao aparecimento do câncer de pele. 

por CORREIO BRAZILIENSE

sábado, 22 de janeiro de 2011

O que é o corte quimico nos cabelos?



Apesar de o nome parecer bonito e imponente, é bom vocês saberem, corte químico é uma das piores coisas que podem acontecer com nossos cabelos. Embora nós entendamos esse termo como literalmente um corte, isso não acontece, o nome deveria chamar-se então, quebra química.

O que acontece durante o corte químico é a queda de tufões de cabelos, realmente como se estivéssemos cortando uma mecha de fios, isso ocorre por causa da fraqueza dos fios após tanto uso de produtos químicos.

Tinturas de cores diferentes, descolorações, alisamentos e hidratações químicas são os causadores para a existência do corte químico, todas essas coisas separadamente causa danos aos fios, juntos então eles causam um grande desgaste!

Claro que tudo isso sendo usado moderadamente e com o acompanhamento de um bom profissional não desencadeará problemas desse tipo. As mulheres não precisam abrir mão das técnicas de beleza para evitar o corte químico.

Se você utiliza esses tratamentos citados assim, ainda não é hora de se desesperar, como tudo na vida, isso também tem solução, não para concertar, pois uma vez no cabelo, o corte químico deixa seqüelas para sempre, mas dá para evitar.
As dicas são simples como não lavar o cabelo constantemente, se seu cabelo é colorido hidrate com maior freqüência, não descolorir o cabelo mais de uma vez, não usar descolorante com água oxigenada, enfim, coisas simples de se fazer e que podem salvar a vida do seu lindo e querido cabelinho. Um bom conselho também é de sempre que possível manter seu cabelo natural ou usar produtos sem amônia e com baixo pH, assim o volume químico do cabelo fica reduzido.


por Dicas de cabelo (www.dicasdecabelo.com.br)

Tratamentos químicos podem esconder cabelos sem saúde

 

Saiba o que é preciso fazer para cuidar dos fios e mantê-los sempre em dia e saudáveis

 
Ter um cabelo bem arranjado nem sempre significa que está saudável. Hoje é comum, por exemplo, fazer vários tratamentos em simultâneo, assim como recorrer frequentemente ao calor dos secadores e chapinhas, entre outros maus tratos, que tendem a enfraquecer e a desvitalizar o cabelo.

Estas são também soluções que ajudam a disfarçar os verdadeiros problemas que atingem um cabelo desidratado e “doente”. Acima de tudo, o mau estado do cabelo é o primeiro sintoma de que algo não está bem, tanto no aspecto físico como psicológico.

O principal cuidado durante as lavagens é não abusar, pois a água arrasta consigo a sujeira, mas também a gordura, que é necessária para uma boa nutrição dos cabelos. A segregação sebácea tem como função alimentar o fio de cabelo; quando a retiramos estamos contribuindo para a desidratação e a descamação.

Além disso, as lavagens frequentes estimulam ainda mais a produção das glândulas sebáceas, o que, no caso da tendência para a oleosidade, pode originar situações mais graves, em que só as lavagens diárias dão ao cabelo um aspecto limpo. È preciso ter cuidado na escolha de produtos, que devem ter pH neutro.

Para além das lavagens, é preciso alimentar e hidratar os fios de cabelo. O melhor jeito de fazer isso é recorrer a máscaras: é nelas que reside o grande segredo de um cabelo saudável.

A máscara compensa as agressões a que muitas vezes o cabelo tem que ser submetido. Por isso, este é um cuidado que deve fazer parte da rotina de todas as mulheres, bem como do cabeleireiro, ao cortar ou arranjar o cabelo. 

por Redação Abril.com com Agência Estado

Graças à tecnologia, pranchas agridem menos os cabelos

 

Os melhores modelos são aqueles feitos de cerâmica, capazes de manter a temperatura do aparelho mais estável


As pranchas, também conhecidas como "chapinhas", não precisam mais castigar o cabelo para que ele fique liso. Graças à tecnologia, hoje os modelos agridem menos as mechas, domam os fios arrepiados e ainda ajudam a manter a hidratação natural, preservando o penteado por mais tempo.

Quem vai comprar uma chapinha deve prestar atenção, antes de mais nada, no material de que ela é feita: metal ou cerâmica. O segundo é o melhor. Ao contrário do metal, a cerâmica mantém a temperatura estável. Por isso, não queima nem marca o cabelo porque evita que a prancha seja passada várias vezes na mesma mecha.

"Os modelos que proporcionam os melhores resultados são os que esquentam rápido e mantêm a temperatura, que deve ficar entre 180 graus e 200 graus", resume o cabeleireiro Fernando Fernandes, especializado em cabelos crespos.

Uma novidade do mercado são as chapinhas com placas de turmalina ionizadas. A turmalina é um mineral que, quando aquecido, emite íons negativos - isso neutraliza a eletricidade do cabelo e ajuda a domar aqueles fios arrepiados. Outro aparelho que ganhou a aprovação dos cabeleireiros é o com ondas infravermelhas. Por agirem nos fios de dentro para fora, as ondas mantém mais a umidade do cabelo e dão um brilho extra aos fios.

Por fim, preste atenção no tamanho: cabelos curtos, chapinhas pequenas; cabelos longos, modelos mais largos.

Mas, por mais sofisticada que ela seja, ninguém deve abusar da prancha. O ideal é utilizá-la, no máximo, três vezes por semana. Também é recomendável secar o cabelo antes. Entretanto, há chapinhas que foram feitas para serem usadas nos fios úmidos, pois têm furos para saída do vapor.

por Redação Abril.com com Agência Estado

Salão de Gestão

A gestão de salão de beleza requer mais conhecimento do que saber como ser um cabeleireiro. Um salão de beleza é um palácio de estilo, a terapia de beleza e centro de relaxamento em um só negócio. Falando de negócios .... o salão também é um negócio que exige competências de gestão e de organização.

Aprender a gerir um salão de beleza requer a tomada de uma série de cursos que ensinam sobre ambos os lados do negócio. Os dois lados são os cabeleireiros e / ou secundários da terapia da beleza e da gestão empresarial.  O gestor do salão hábil é tão experiente no exercício das suas competências para os clientes como ele ou ela está a solicitação de suprimentos e gestão de finanças.

Um pouco de tudo

Salões de hoje têm sido redesenhados para atender às necessidades do cliente. Clientes do salão de beleza deixam claro que eles querem ser capazes de ir ao salão de sua escolha e encontrar uma variedade de serviços oferecidos. Isto significa que a gestão do salão de beleza requer dirigir uma variedade de pessoas com diferentes habilidades de uma forma que promove o ambiente e o tema do salão, proporcionando excelente serviço ao cliente. 

Nos salões você pode encontrar cabeleireiros, manicures e pedicuros e esteticistas qualificados em técnicas de mensagem e do uso da aromaterapia redução do stress. Além de também promover e vender produtos e realização de seminários de beleza para atrair novos clientes. A gama de atividades faz com que seja necessário que um gerente do salão tenha uma excelente capacidade de organização para coordenar a operação de um conjunto de mini-empresas no prazo detalhado.

Styling e Promoção

O salão de beleza é um negócio que lhe permite usar as habilidades que você desenvolveu na gestão de beleza e ao mesmo tempo que oferece muitas oportunidades para usar sua criatividade. Por exemplo, como o proprietário / gerente você é capaz de desenvolver "cliente apreciação" programas, criar eventos especiais para as mulheres e os seus amigos, e oferecer programas auxiliares, como aplicação da composição. 

Em outras palavras, salão de habilidades de gestão empresarial requer a capacidade de implementar um programa promocional que traz novos negócios em uma base regular. Ser capaz de diferenciar o salão de beleza com base em suas características únicas e ofertas é fundamental para o sucesso do salão. Quando você treinar para uma carreira de cabeleireiro e tratamento de beleza, você vai fazer cursos de gestão que se preparar para o sucesso na indústria. 

Esta preparação vai fazer a diferença entre ser capaz de gerenciar um salão de prosperidade e profissional e lutando em uma indústria competitiva. Mesmo se você optar por trabalhar para si mesmo em um salão existente, as competências de gestão do salão serão utilizadas todos os dias para você construir e manter sua clientela. 

Na atmosfera 

Salão de gestão requer o ofício correto e competências de gestão. Mas ele também precisa de um sentido de atmosfera. Quando os clientes entrar num salão, eles estão "fugindo" para um ou mais horas de vida agitada. No salão, um cliente quer se sentir como se fosse o centro do seu mundo por um breve período de relaxamento. A gerente do salão deve ser adepta de criar a atmosfera certa procurada por clientes com base no entendimento de suas necessidades. 

Se você acredita agora que a gestão do salão de beleza requer amplo conhecimento e formação, você estaria correto. Um programa de treinamento prepara um excelente gestor para o mundo do cabeleireiro e tratamento de beleza que também significa ter o direito empresarial e de gestão. No mundo da gestão de salão você vai encontrar uma clientela diversificada esperando pela sua atenção. 

por  Salão de Beleza e Cia (www.advice-business.com/pt/conselho-1577660.htm)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Setor da beleza pode crescer até 10% em 2011


No ano de 2010 o setor de perfumaria e cosméticos foi um dos que mais cresceram no Brasil. E segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2011 tem tudo para seguir o mesmo caminho, pois prevê-se um crescimento médio de 10% na área.

De acordo com Filipe Sabará, diretor de negócios da Beraca, uma das empresas líderes globais no fornecimento de insumos amazônicos para a indústria de cosméticos, os dados refletem o ótimo momento do mercado nacional. “Este ano nossa expectativa é expandir em até 30% nossa expansão”, afirma.

A atual produção da Beraca é de 400 toneladas de diferentes tipos de insumos, resultado de investimentos que chegam à marca de US$ 15 milhões nos últimos cinco anos em tecnologia, instalações de fábricas e práticas de extração.

Participação do Banco Central


O cenário do setor mostra-se favorecido, entre outros, pelo pacote de medidas de restrição ao crédito anunciadas pelo Banco Central (BC), que estimulou os consumidores a comprar mais produtos de higiene pessoal e beleza.

por Revista Cabeleireiros.com (www.cabeleireiros.com)

sábado, 15 de janeiro de 2011

Os inimigos do cabelo no verão

Conheça quais são os agentes externos que mais prejudicam os fios na estação mais quente do ano e veja como proteger as madeixas

Com a chegada do verão, nada melhor do que ir à praia ou passar a tarde na piscina. Entretanto, apesar de prazerosas, essas duas atividades exigem alguns cuidados com as madeixas para que elas não sofram com as ações do sol, areia, sal, cloro e vento. Veja então como aproveitar a estação sem prejudicar os fios.

 

1. Sol


Os raios UVB - os mesmos que causam queimadura na pele - destroem as estruturas que dão força ao fio. "Já a radiação UVA oxida os pigmentos tanto do cabelo virgem quanto do tingido, deixando-os opacos e desbotados", completa o químico Everton de Freitas.

 
Solução: Não se esqueça do filtro solar para os cabelos e procure usar cosméticos que forneçam proteção UV.

2. Sal


Ele não só rouba água mas também os lipídeos (a gordura hidratante) do cabelo, deixando-o endurecido, áspero e sem brilho. Outro problema é deixar o cabelo secar após o mergulho sem tomar uma ducha, pois os microcristais do sal grudam nos fios e o atrito entre eles desestrutura as escamas, causando frizz e volume excessivo.

Solução: Depois de cada mergulho, lave o cabelo com água doce e invista em um creme para pentear com filtro UV e silicone.

3. Areia


Ela se fixa nos fios e, com o vento, eles entram em atrito, criando eletricidade e fazendo com que eles se afastem uns dos outros. Resultado: frizz e excesso de volume de novo!

Solução: Assim como o sal, a areia acaba se fixando nos fios, principalmente, com os mergulhos no mar. Por isso, lembre-se mais uma vez de lavar as madeixas com água doce e use creme para pentear com proteção.

4. Cloro


"Junto com o sulfato de cobre, que também é usado para tratar a água da piscina, reage com a queratina do cabelo deixando os fios esverdeados. Além disso, essas substâncias removem a oleosidade natural trazendo ressecamento", conta Carla Albuquerque.

Solução: Alterne o uso do xampu comum com um antirresíduos e invista em um condicionador hidratante.

5. Vento


Associado à umidade, enrosca os fios e cria nós que não só dificultam o desembarace como favorecem a quebra.

Solução: Procure usar pentes com dentes largos depois que o cabelo tiver sido hidratado. 

Por MdeMulher com reportagem da revista BOA FORMA

 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sobrancelhas para cada tipo de rosto

Dizem que os cabelos são a moldura do rosto, certo? Se for assim, as sobrancelhas são a moldura dos olhos
 
São elas as responsáveis pela harmonia dos traços do rosto, dão expressão a face. Há quem afirme que revelam, até mesmo, traços da personalidade.

Para que as sobrancelhas trabalhem a seu favor é preciso tomar alguns cuidados como, por exemplo, consultar um design de sobrancelha, para ajudar a definir o desenho ideal para o seu rosto. Antes disto, nunca tire os pelos sozinha. Qualquer fiozinho arrancado erroneamente pode causar uma tragédia, já que as sobrancelhas levam meses para crescer.

Não só o formato do rosto deve ser levado em consideração na hora de desenhar as sobrancelhas. O tamanho e o formato dos olhos também são peças fundamentais. Olhos grandes exigem sobrancelhas mais "fortes", com formas retas, que também devem ser aplicadas às pessoas que tenham os olhos um pouco separados. Mas quem tem os olhos mais próximos, a boa dica é retirar todos os pelinhos que ficam entre as sobrancelhas, acima do nariz.
Veja quais são os tipos de sobrancelhas ideais para o formato do seu rosto
Rostos ovais: o melhor é manter as sobrancelhas ligeiramente angulosas, com os fios mais arqueados

Rostos redondos: evite sobrancelhas muito finas, pois esse tipo deixa a face mais redonda. Opte pelo tipo chamado oriental, que tem um ângulo mais levantado, dando uma alongada no rosto.

Rostos quadrados: use sobrancelhas mais angulosas, que são retas com uma curva mais para a ponta. Evite sobrancelhas muito grossas ou muito finas, pois esse tipo de rosto precisa ser suavizado

Rostos com formato de um coração: sobrancelha angulosa ou curvada

Rostos triangulares: nestes tipos de rosto é melhor ter as sobrancelhas mais juntas. Também é aconselhado mantê-las finas e curtas, para equilibrar e realçar os olhos.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Pelos? Por que tê-los?


Pusemos as técnicas de depilação em xeque. Descubra quais são os prós e os contras de cada uma delas e prepare-se para desfilar na estação mais quente do ano
 
Se existe um tratamento de beleza que as mulheres consideram um mal necessário, esse tratamento é a depilação. Afinal, quem nunca respirou fundo antes de ligar para o salão de beleza e agendar uma sessão. Mas já que depilar é preciso,  preparamos um dossiê das técnicas, apontando os prós e os contras de cada uma delas, o quanto dói, as restrições e tudo o que você precisa saber antes, durante e depois do processo.
 
Aos 15 anos se aconselha a primeira depilação. Nessa fase, a mãe é a principal referência da menina e deve explicar todos os procedimentos. Optar pelo método com cera traz muitos benefícios, como pele macia, pelos mais finos, maior intervalo entre as sessões, diminuição da dor nas próximas depilações e menor risco de machucados.

De acordo com Regina Jordão, proprietária do Instituto de Depilação Pello Menos, na hora de escolher o método, é necessário levar em conta a eficácia e o grau de agressão à pele. “A pele reage de diferentes formas no momento da depilação”, diz. Vanda Regina, coordenadora técnica da rede Jacques Janine, afirma que peles escuras têm pelos mais grossos, um fator que deve ser observado.
 
Evite pelos encravados
 
Os pelos encravados – também conhecidos como foliculite – são um problema diretamente ligado a mulheres cujos fios nascem enrolados ou com índices elevados de hormônios masculinos. O segredo para evitá-los é manter a pele esfoliada e hidratada. “Recomendo deixar calças apertadas e meias-calças na gaveta até três dias após a depilação”, diz Renée Gribov, proprietária da marca Depilisa.
 
Antes da depilação, Renée recomenda a assepsia da pele com uma loção pré-depilatória, que retira impurezas e elimina o excesso de gordura. Isso auxilia na retirada dos pelos superficialmente encravados.

A foliculite também é responsável por pequenas manchas na pele. Utilizar cera quente sobre lesões preexistentes é o estopim para o surgimento de áreas mais escuras. Samantha Kellman, dermatologista do Hospital 9 de Julho, alerta: “Por estar sensibilizada depois da depilação, a pele não deve tomar sol. Caso seja inevitável, indico o uso de filtro solar.”

Muitas mulheres afirmam sentir mais dor quando se depilam no inverno. Isso acontece porque, em baixas temperaturas, a pele pode ficar mais sensível devido à vasoconstrição, que faz com que seja necessário o emprego de mais força para a retirada dos pelos. No verão, os vasos se dilatam e os pelos saem facilmente.

A sensibilidade e, por consequência, a dor aumentam no período menstrual e nos dias estressantes, quando há mais adrenalina circulando nos tecidos. Gestantes não devem ser submetidas à depilação com cera ou aos métodos que friccionem a pele ou possam causar dor. “O útero é um músculo que pode sofrer contração involuntária no momento da dor”, explica Vanda. Por conta disso, é preferível que as grávidas utilizem métodos superficiais, como cremes depilatórios e lâminas.

por Éder Garrido (Revista Cabeleireiros.com)

Abaixo o visual de princesa!

Debutantes deixam de lado o excesso de pompa e apostam em looks modernos
 
Vestido de gala, família reunida, valsa e muita pompa e circunstância. Por muitas décadas esse foi o sonho das meninas para a festa de debutante. Somavam-se ao sonho uma maquiagem angelical e cabelos compridos modelados em formas encorpadas. Hoje, essa aspiração passa longe do ideário da maioria. Make-up marcante, penteados despojados e vestidos de alta-costura compõem o top 3 das moderninhas.

De acordo com Marcos Coraza, hairstylist do salão Gilberto Cabeleireiros, o maior medo das meninas é estarem penteadas demais. “A ideia é deixar o look bem natural”, conta. “Antigamente, eram usados dois penteados: um semipreso, para a recepção dos convidados, e um preso, para a hora da valsa. Mas o estilo arrumadinho cedeu lugar às produções desestruturadas”, diz Alex Cardoso, cabeleireiro do Espaço Be. Ele afirma não serem poucas as entusiasmadas pelo visual de atrizes de Hollywood e pelos desfiles de moda de Paris, Milão e Nova York.

Penteados com ondas marcadas e raiz baixa lideram a preferência das adolescentes ao lado de semipresos que permitam certa liberdade de movimentos. “Os produtos usados na composição de um visual tem duração prolongada. Quanto mais demorar a festa, mais bonito fica o desmontado”, diz Paulo Persil.

Ainda assim, sempre haverá quem prefira os modelos arrumadinhos. Mas atenção: nada de topetes altíssimos. A cabeleireira Kátia Freitas, do Salão da Praia, lembra que os cachinhos fechados no estilo da Luluzinha ficaram para trás. Na lista dos “micos” figuram ainda o coque trabalhado com anéis, a mecha solta na frente e o modelo preso com pesada finalização de spray.

O visagismo é um grande aliado. Com ele, é possível fazer uma sugestão de penteado e maquiagem de acordo com o formato do rosto e dos olhos, da cor dos fios e do modelo do vestido. Segundo Kátia, o penteado tem de se ajustar ao biótipo da cliente: “O semipreso se adequa às gordinhas e às baixinhas. As altas podem optar pelo rabo de cavalo ou pelo cabelo solto, que também é ótimo para as magras. Para estas, o preso de um lado só é uma alternativa”.

Tudo certo com o penteado? Hora de pensar no acessório. As adeptas da tendência minimalista – que está na moda – podem investir em tranças pequenas, feitas com o próprio cabelo ou com apliques. “Garras e coroas seguem firmes nos modelos tradicionais, mas flores e elementos personalizados, como tiaras e broches, também estão em alta”, diz Alex. Persil defende a discrição: “Nada em exagero combina com a debutante atual”. Para a recepção, ele aconselha um acessório pequeno. Caso a aniversariante queira usar brilhos, eles devem ser aplicados no segundo penteado, para o vestido da meia-noite.

por Éder Garrido (Revista Cabeleireiros.com)
foto: Moisés Moraes

Mudança de hábitos


Como evitar os problemas de saúde causados por esforços repetitivos durante o trabalho
 
Os profissionais da área de beleza são mestres em desenvolver tarefas contínuas. E, à medida que aumenta a prática, maior é a possibilidade de obter  bons resultados. Mas escovar o cabelo dos clientes, curvar-se para fazer maquiagens, pintar unhas ou desenhar sobrancelhas também pode ser um entrave para a saúde.

Se você já sentiu dores, foi ao médico e se deparou com nomes estranhos, como bursite, epicondilite, sinovite articular, tendinopatia, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, lombalgia e discopatia, sabe muito bem quais riscos sua atividade pode trazer à saúde.

Excluindo a hipótese de abandonar a profissão, é preciso encontrar maneiras de organizar a rotina para evitar o surgimento ou o agravamento de doenças ocupacionais. Conhecidas como LER (lesão por esforço repetitivo) e Dort (doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho), elas podem ocasionar dores no corpo, dormência, formigamento, alteração da sensibilidade, limitação dos movimentos ou sensação de inchaço. Para que não ocorram, é preciso estar atento aos próprios hábitos.

Melhorando a qualidade de vida

Prevenir o surgimento dessas adversidades é a melhor alternativa. Assim, invista desde já em terapias, que além de favorecerem a saúde melhoram a produtividade. Inserir ginástica laboral ou alongamento na rotina do salão de beleza é uma ação simples e eficaz. “O tratamento preventivo é feito por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento periódicos e massagem relaxante, que pode ser aplicada de acordo com a necessidade”, diz Ricardo Luchetti, fisioterapeuta e quiroprático. Ele afirma que os resultados são positivos em mais de 90% dos casos, e acrescenta a acupuntura e os aparelhos de analgesia e eletroestimulação como auxiliares.

Outros fatores agravantes dos quadros de LER e Dort são o estresse e a postura incorreta. “O estresse cria um bloqueio de circulação físico e energético pela má postura”, explica Renata Sanches, terapeuta e professora de ioga do estúdio YogaFlow. Ela diz estar acostumada a ver cabeleireiros trabalhando curvados e indica a ioga como uma alternativa para corrigir a postura. “Já recebi muitos pacientes encaminhados por terapeutas e psicólogos. A ioga, além de tonificar o corpo, faz o alinhamento da consciência corporal e melhora a capacidade de concentração”, conta.

Renata recomenda três sessões por semana, com duração de uma hora a uma hora e meia. Ela afirma que a terapia não precisa ser combativa e que muitos relacionam erroneamente a ioga ao contorcionismo e à flexibilidade, mas na verdade é uma prática para qualquer pessoa. “O professor sabe o limite de cada um e ensina os movimentos de acordo com ele. Tenho alunas gestantes e cadeirantes que acompanham bem as aulas. Tudo é adaptável.”

ler_e_dort (5) 
Mãos à obra!

O fisioterapeuta Ricardo Luchetti ensina movimentos simples que, feitos de forma moderada antes da jornada de trabalho, podem auxiliar no desempenho das atividades.

Alongamento superior dos antebraços

1. Estique um dos braços à frente do corpo e flexione a mão para baixo.

2. Com a outra mão, empurre a que está esticada em direção ao corpo. Faça o mesmo no outro braço.

Alongamento inferior dos antebraços

1. Ainda com um dos braços esticados, flexione a mão para cima.

2. Com a outra mão, empurre a mão que está para cima em direção ao corpo. Repita o movimento no outro braço.

por Rebeca Alcoba (Revista Cabeleireiros.com)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Sucesso lá fora, técnica que cria efeito sombreado nos cabelos começa a ganhar adeptas no Brasil

Entra o verão e muitas mulheres procuram logo um salão de beleza para investir em mechas douradas, como se tivessem sido clareadas naturalmente sob os raios do sol. Pois chegou aqui uma técnica que produz esse efeito e está fazendo a cabeça de muitas famosas lá fora, como Julia Roberts, Vanessa Paradis e Jessica Biel (foto).  A novidade, que já atrai também as brasileiras, tem sotaque estrangeiro. Prepare o biquinho e repita: ombré hair.

Sim, as novas mechas nasceram na França, e o significado da palavra ombré (sombreado) dá pistas do resultado da técnica aplicada. Ela consiste em deixar as pontas dos cabelos gradativamente mais claras do que a raiz, com uns sombreados mesmo.

- As pontas podem terminar com uma cor totalmente diferente do tom da raiz, mas a mudança é feita de forma delicada - explica o cabeleireiro Cláudio Espíndola, do salão Éclat, em Ipanema. - Gosto quando a raiz mantém a cor natural.

Qualquer semelhança com as mechas californianas, sucesso do verão passado, não é mera coincidência, apesar de os coloristas garantirem que não é a mesma coisa. Muitos classificam o ombré como uma evolução. As californianas foram inspiradas, como o nome diz, nas praias da Califórnia, em referência aos surfistas que costumam passar parafina nos cabelos, ficando com as pontas mais claras.

- A mudança de tons é mais marcada nas californianas. Parece que o cabelo foi mergulhado numa lata de tinta e saiu com uma parte de outra cor - define Cláudio. - No ombré, a palavra-chave é sutileza. É um degradê que fica natural.

Para chegar ao efeito que você vê na foto maior, o colorista e cabeleireiro Glecciano Luz, do salão Backstage, em Ipanema, escolheu tons puxados para o mel, justamente para obter num cabelo castanho um resultado natural. O procedimento, que custa em torno de R$ 300, pode durar entre 40 minutos e uma hora e meia, dependendo do comprimento e do estado dos fios.

- As mechas mais claras se misturam ao restante do cabelo - diz ele. - Uma vantagem é que a pessoa não fica escrava da raiz quando ele cresce. Não precisa ficar retocando. Este foi um ponto fundamental para a acupunturista Maria do Carmo Abreu, que apostou numa mudança de cor puxada para o acobreado depois que viu resultado parecido na cabeça da modelo Camila Alves. Foi aconselhada a só voltar ao salão daqui a quatro meses.

- Acho que o charme do ombré é algo como "olha lá, ela deixou o cabelo crescer sem retocar a raiz e ficou ótimo" - diz Maria do Carmo. - Achei mais elegante do que a forma californiana, que acaba remetendo muito a um estilo surfista. Para mim, o ombré, sim, parece mais o resultado de um verão na praia. 

Para a cabeleireira Sonia Nesi, do Studio de Beleza, na Barra, a novidade em degradê "é mais democrática". Para ela, não imprime um estilo único, e pode ser usada em todos os tons de cabelo e pele. - Camila Alves é morena de pele e cabelo. O cabelo escuro foi levemente "queimado", para ganhar só uma luminosidade. Não necessariamente o ombré "puxa" para o louro - lembra. - Esta é outra diferença em relação ao estilo californiano.

O tipo de cabelo também não é problema para quem quer aderir, ou seja, tanto os cacheados quanto os lisos podem ganhar o sombreado. No caso dos lisos, o colorista Chris Villas Boas, do Visage Coiffeur, na Lagoa, aconselha um corte repicado, para que o degradê fique mais sutil. No caso dos ondulados, é preciso desfiar primeiro o cabelo com um pente, para depois tingir as mechas. O ponto ideal para começar o degradê é do lóbulo da orelha para baixo, mas isso pode variar de acordo com o comprimento dos fios. - Se o cabelo for mais curto, subo um pouco o início das mechas - explica Chris.

É bom lembrar que, como qualquer outro penteado com uso de química, não dá para descuidar das hidratações, que podem ser feitas de 15 em 15 dias. No caso do ombré, a descoloração é mais suave e não atinge o cabelo inteiro. Mesmo assim, creminho nele, ou pode acabar ficando com um ar ressecado. 

por Isabela Caban (O Globo)

O estilo de cada idade

Os fios são o molde do rosto e contribuem em grande parte no resultado da beleza. Sem contar que quando eles não estão bem, interferem na nossa auto-estima e humor, drasticamente! Então, para acabar de vez com o Bad Hair Day por todos os anos de sua vida, aposte em tesouradas certeiras para cada faixa etária.

Na leveza dos 20  
As madeixas possuem, naturalmente, toda a vivacidade de que precisam e estão cheias de brilho e densidade. Esse período é o mais recomendável para ousar com franjas de todos os tipos, milhares de cortes ou comprimentos e, se você nasceu sortuda e possui os fios saudáveis, pode simplesmente deixá-los longos, como toda brasileira (e brasileiro) ama.

Na exuberância dos 30
 
Decidida, a mulher quer parecer modelo de capa de revista e esse ar voluptuoso pede cabelos repicados, desfiados, ainda longos (mas nem tanto). As franjas podem ser usadas do meio do rosto para baixo, para fugir do aspecto infantil das retas.

Na sofisticação dos 40
 
É claro que a sensualidade ainda impera, mas o corte precisa ser mais curto até um tamanho médio. A elegância ressurge em escolhas arrojadas, ou seja, não é preciso um corte reto para ser discreta, já que nessa fase a mulher é dona de si.

Na segurança dos 50
 
O profissional aconselha fios com mais volume, porém curtos, para dar um up no rosto que precisa de elementos rejuvenescedores. 

por Marcos Coraza com www.fiquelinda.com.br

O fim das pontas duplas

As pontas duplas aparecem quando a estrutura dos fios está fragilizada. Isso ocorre por diversos fatores, como processos químicos, cloro, água do mar, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento e o uso de secador e chapinha, que também ajudam a fragilizar os fios, fazendo com que as temidas pontas duplas dêem o ar de sua graça. Para eliminar de vez o problema, não tem jeito, é preciso cortar, de preferência a cada dois meses, aproximadamente, dois centímetros dos cabelos.

Por enquanto, a única solução é a tesoura mesmo. Depois, o melhor ainda é apostar na prevenção.

* Reparadores de ponta à base de silicone camuflam as pontas duplas e fazem com que fiquem temporariamente unidas, formando um filme protetor sobre os fios, e tiram o arrepiado. Mas seja econômica para não deixar o cabelo com aspecto sujo e pesado.

* Pentes de madeira com dentes largos e escovas com cerdas naturais são bons aliados.

* Máscaras hidratantes e nutritivas devem ser incluídas na sua rotina de beleza pelo menos quinzenalmente.

* Utilize filtro solar capilar antes de se expor ao sol.

* Prefira condicionadores que contenham em sua composição proteínas hidrolisadas ou queratina capilar.

* Não lave os cabelos com água quente. Dê preferência à água fria ou no máximo morna.

* Se você faz chapinha, descolore, é fã de escova progressiva ou utiliza qualquer tipo de tratamento que agrida os fios, utilize produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

* Uma boa alimentação pode ser uma forte aliada para a saúde dos cabelos.

* Evite dormir com o cabelo molhado.

por www.fiquelinda.com.br

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cápsulas de perfume já estão no mercado brasileiro


Após ingeridas, cápsulas exalam o aroma de lavanda pelo suor da pessoa


Tomar comprimidos para determinado problema ou doença já é um hábito comum. Mesmo para fins estéticos é algo habitual. Mas tomar uma cápsula para ficar mais perfumada é novidade. Pois o "perfume do futuro" já existe e tem nome: Fybersense.

O perfume em pílulas é fabricado pela marca Polymar após estudos realizados pela Universidade Federal do Ceará. A cápsula está disponível, por enquanto, somente no aroma lavanda. O perfume, após ingerido, começa a ser exalado pelo suor.

O frasco com 90 cápsulas de perfume via oral (194mg) custa R$ 30 no site da marca. Deve ser evitado o consumo por parte de pessoas alérgicas a peixes e crustáceos.

por www.salaodebelezaecia.com.br

A relação dos pés com a postura corporal

Observar, literalmente, como andam os pés, pode revelar reflexos de problemas posturais no corpo todo, diretamente ligados a eles ou não. Quem afirma é o Dr. Wilson Przysiezny, fisioterapeuta que ministrou uma palestra sobre a importância dos pés para a postura corporal no Congresso Multiprofissional para a Saúde dos Pés do BSG World Festival 2010.

Segundo o especialista, muitos profissionais da área de saúde desconhecem a relação que diversas regiões do corpo têm com a postura além dos músculos e ossos. Controlada pelo cérebro, ela depende das informações enviadas de várias partes do organismo. A visão, por exemplo, é essencial para a manutenção da boa postura. “Até o alinhamento da armação dos óculos pode influenciar”, diz Przysiezny. Outro grande fator de influência é o correto encaixe das arcadas dentárias, que garante o relaxamento adequado da mandíbula e evita reflexos em forma de má postura corporal.

"Não tem como separar o pé do resto do corpo"


Pode parecer que tais questões não têm a ver com os pés, mas não há como estudá-las separadamente – nas palavras do fisioterapeuta, “não tem como separar o pé do resto do corpo”. Por isso é tão importante que os profissionais do cuidado com essa área do corpo tenham conhecimento dessas e de outras causas de problemas posturais mais diretas – como a ocorrência de pés planos ou cavos. Com isso, se o paciente se queixa de dor nos pés e tem má postura, pode-se fazer uma investigação completa sobre sua verdadeira causa e indicar um tratamento mais eficaz.

por Thaís Schneider (Revista Cabeleireiros.com)