sábado, 12 de novembro de 2011

Túnel do tempo: Veja a evolução do ofício do cabeleireiro

 A arte de cuidar dos cabelos é uma das profissão mais antigas


Dia 03 de novembro, é comemorado o Dia do Cabeleireiro. Mas você sabe de onde surgiu essa data tão especial?

A profissão é, na verdade, uma das mais antigas existentes. Alguns achados arqueológicos mostram que a preocupação com a vaidade não é de hoje. Porém, há aproximadamente cinco mil anos, a arte de cuidar das madeixas chegou ao auge, quando surgiram as perucas sofisticadas que demonstravam a habilidade dos cabeleireiros. Mas foram os gregos que criaram os primeiros salões de beleza, em Atenas, construídos em praça pública.

Contudo, foi no século XX que a técnica dos cabelos aliou-se à tecnologia. Como as perucas eram fonte de piolhos e sujeira por falta de higiene, a pesquisa científica passou a manifestar-se na luta contra esse mal que afetava a realeza.

Usando a tecnologia e a eletricidade a seu favor, Charles Nestle, em 1906, inventou a máquina para fazer ondas que levava incríveis dez horas para concluir o processo de ondulação permanente nos fios. No ano seguinte, o estudante de química Eugene Shuller fundou a empresa L’Oréal, criando uma tintura para cobrir cabelos grisalhos com cores naturais.

O cinema também foi grande influente na moda dos cabelos. Após a Primeira Guerra Mundial, o corte ‘Joãozinho’ deixou de ser um escândalo e passou a ser o queridinho por ser prático e muito usado pelas atrizes de Hollywood.

Na década de 70, o inglês Vidal Sassoon ditou moda e retornou com os cabelos lisos e corte assimétrico. Com isso, começava a variação de estilos, desde os soltos e naturais até o estilo ‘punk’. E a partir daí, os homens e mulheres passaram a seguir as tendências, porém sempre adaptando-as ao seu estilo pessoal. Para isso, contavam com cabeleireiros treinados e sempre antenados ao que seria novidade.

Com o avanço da tecnologia e da internet, esses profissionais tornaram-se ainda mais especializados para fazer determinados trabalhos e passaram a ser especialistas em cabelos.
Hoje, eles são indispensáveis na vida dos mais vaidosos e são peça chave em tudo que a moda lança.

Então, quando pensar em alguma mudança de visual ou quiser apenas cuidar dos fios, lembre-se de abusar do poder desses magos e entregue-se às mãos de um profissional de beleza. Ele sempre saberá o que fazer.

Parabéns a todos os cabeleireiros e em especial aos que compõem o Núcleo da Beleza de Guarabira (PB)!

por Bruna Oliveira com adaptações (Ikesaki Cosméticos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário