sábado, 17 de março de 2012

Alergia a cosméticos: o que fazer?


O aumento da busca pela beleza faz o mercado lançar tratamentos e produtos cosméticos a todo instante. Com isso, não é incomum encontrarmos produtos específicos para peles claras, escuras e infantis. Com a maior disponibilidade de cosméticos nas prateleiras, maior também o contato de substâncias diferentes com a nossa pele.

Um belo dia, você resolve comprar o creme dos seus sonhos e o aplica no rosto sem a prescrição de um dermatologista. Resultado? Acorda no dia seguinte com vermelhidão,descamação, inchaço ou formação de bolhas. 

A pele ficou irritada, possivelmente, por alergia a alguma substância de um cosmético utilizado. Essa situação é mais comum do que imaginamos. Muitas vezes, os componentes dos cosméticos podem ser alergênicos, mas as fragrâncias são a principal causa de alergia.

"A dermatite de contato  é a reação adversa mais comum aos cosméticos. Ardor, queimação e coceira, com ou sem alterações na face, devem ser observados e deve-se suspender o uso do produto imediatamente. Procurar um médico também é o mais indicado", explica o dermatologista Fernando Passos de Freitas, ressaltando que os problemas atingem cerca de 10% da população adulta.

Para tratar a alergia, o dermatologista vai avaliar o quadro, descobrir os motivos da dermatose e indicar um tratamento capaz de reverter a situação. Buscar produtos neutros sem a presença de substâncias químicas continua sendo a dica básica para quem não quer correr riscos. "Produtos químicos ou medicamentos tópicos devem ser indicados apenas por um profissional. A automedicação é um presságio de que algo poderá dar errado", finaliza o médico.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário