domingo, 25 de março de 2012

Fuja da alergia com alternativas às makes tradicionais

Alergia à maquiagem acontece devido à falta de adaptação do organismo a alguns pigmentos e materiais da formulação
Foto: Shutterstock/Terra

Para algumas mulheres de pele sensível, produtos indispensáveis ao nécessaire, ao mesmo tempo em que dão aquele up no visual, podem também por tudo a perder. Coceira, vermelhidão na pele, ardência nos olhos e inchaço na boca são algumas das reações alérgicas mais comuns apresentadas ainda durante a criação do visual por quem tem sensibilidade aos componentes.

Na maior parte dos casos, a reação está relacionada a não adaptação do organismo a alguns pigmentos e materiais presentes da fórmula de tais componentes, como o óxido de ferro (também conhecido como pó de alumínio), responsável por dar cor aos itens do make up.

Fátima Rodrigues Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia da regional São Paulo (ASBAI-SP) explica, no entanto, que é necessário primeiro identificar o causador do problema para depois, suspender o uso: "A tendência genética à alergia apresentada pelo paciente e o uso de substâncias com alto poder alergizante são alguns dos fatores que determinam o desenvolvimento da reação alérgica."

Alternativas
 
Se você é do tipo que adora batons, bases, blushes e sombras, mas não se maquia diariamente por causa da hipersensibilidade, não se preocupe. Já existem no mercado produtos especiais para esse público, os hipoalergênicos.

Em sua composição, são utilizados elementos mais ¿leves¿, conforme explica Daniela Hueb, dermatologista pós-graduada em Medicina Estética pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE) e membro da Academia Brasileira de Dermatologia. "O diferencial está na composição dos produtos, pois eles são desenvolvidos com substâncias naturais e neutras a fim de reduzir os riscos de alergia", diz.

Maquiagem mineral
 
Uma opção de make hipoalergênica para quem não pode se render aos produtos comuns é a maquiagem mineral, que conquistou muitas adeptas por ser composta por minerais como o dióxido de titânio, o óxido de zinco, a mica, o óxido de ferro e o cloreto de bismuto.

"A maquiagem mineral é livre de ativos alergênicos porque é elaborada por meio da extração de pós com origem mineral, livres de conservantes, óleos, corantes, fragrâncias e outras substâncias que causam irritações", explica Daniela. O uso desses produtos é indicado para pessoas com pele sensível, acne ou rosácea e sob o efeito de tratamentos dermatológicos, como laser e peelings.

Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário