quinta-feira, 29 de março de 2012

Feiras abrem oportunidades; veja 7 dicas para aproveitar eventos ao máximo

Foto: Fabiano Cerchiari (UOL)

Participar de eventos como feiras de negócios permite ao empreendedor conhecer novidades de vários segmentos dentro de sua área de atuação, desde o lançamento de produtos até novas técnicas de gestão. Também pode criar oportunidades para ampliar contatos com fornecedores e possíveis parceiros.

Mas em encontros de grande porte, como a Hair Brasil, que terminou na terça-feira (27/03), na capital paulista, tudo é visualmente muito atraente e o participante pode ficar atordoado, perder objetividade e tempo com o que não interessa. Como há um investimento de tempo e dinheiro – inscrição, alimentação, transporte, estacionamento –  cair nessa armadilha é prejuízo.

O consultor do Sebrae-SP, serviço de apoio à empresa, Gustavo Carrer listou sete passos para o empreendedor se organizar e definir seu foco antes de participar de eventos como esses. “Principalmente as feiras maiores oferecem uma quantidade muito grande de opções, que podem deixar os visitantes perdidos”, afirma.

Pesquise sobre a feira


Estude previamente o evento. Entre no site da edição atual, mas verifique também o que foi feito no ano anterior. Na internet, busque artigos sobre o que foi discutido em anos anteriores. Assim, você terá uma ideia do que vai encontrar. Dessa forma, alinha suas expectativas com o que vai ser oferecido e pode definir seus objetivos sobre bases reais. Se conhecer alguém que já participou, peça dicas, pergunte o que foi mais marcante e quais estandes são imperdíveis.

Planeje a visita


De posse das informações e tendo definido seus objetivos, selecione palestras, estandes e workshops que deseja participar. Imprima o mapa da feira e o horário da programação para programar seu itinerário. Sempre deixe folgas para atrasos ou contatos que possam surgir depois das apresentações. No fim do dia, reserve pelo menos 30 minutos para exploração livre.

Procure chegar cedo


Quem chega mais cedo encontra as pessoas descansadas, o evento mais vazio e os atendentes mais atenciosos.

Aproveite seu investimento


Procure reservar o dia inteiro para aquele evento, aproveitando ao máximo seu investimento. Alterne a visitação de estandes com workshops e palestras para tornar sua visita mais leve. Mantenha-se aberto em todos os momentos. Bons contatos com quem atua no mesmo mercado que o seu podem ser feitos até mesmo na hora do cafezinho. Troque experiências e informações.

Procure pessoas certas nos estandes


Planeje também suas visitas aos estandes. Com cada expositor, você terá um objetivo e procure as pessoas certas para atendê-lo. Chegar ao local já sabendo se você vai buscar informações comerciais ou técnicas é fundamental para não perder tempo com as pessoas que não terão a informação que você precisa.

Registre as informações colhidas


Leve uma agenda, faça anotações e procure colocar os cartões de visita das pessoas e os panfletos dos produtos e serviços junto dessas informações. Anote também no verso do cartão o assunto que foi tratado com aquela pessoa.

Mantenha contato e cumpra compromissos

 
Coloque em prática o que foi combinado, faça os contatos, envie o que foi pedido, estabeleça os vínculos com os fornecedores ou clientes no período máximo de 10 dias, para não esfriar o primeiro encontro. Agende reuniões, reforce pedido de envio de materiais. É o acompanhamento dos objetivos iniciais que vão materializar as conquistas
Elderci Garcia e Andrezza Torres, especialista no setor de beleza e estética do Sebrae recomenda ficar sempre atento às novidades e inovações, quando o assunto é beleza e estética.
    Fabiano Cerchiari/UOL
    Sania Rodrigues não desgrudou de seu mapa


A empreendedora individual Sania Rodrigues, de 33 anos, veio de Vitória da Conquista (BA) com o mapa do evento na mala. "Pesquisei na internet e marquei no mapinha tudo o que queria ver. Sigo à risca para não perder tempo com a curiosidade sem objetivo", diz.

 Outro bom exemplo vem de Limeira, interior de São Paulo. A cabeleireira Letícia Barbosa, de 20, prepara-se desde janeiro para o evento. "Estudei um pouco sobre as técnicas que iam ser ensinadas nos workshops para decidir quais queria aprender", afirma. Um pouco perdida, Jaqueline Costa, de 36, dona de um salão em São Miguel Paulista, Grande São Paulo, procurava o balcão de informações. "Quero pegar um mapa, porque eles mudam os estandes de um ano para o outro e a gente perde agilidade."

por Izabela Ferreira Alves do UOL, em São Paulo (www.uol.com.br)

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