terça-feira, 20 de março de 2012

Especialistas falam sobre cuidados da pele para cada idade da mulher

É extremamente necessário seguir uma rotina de tratamentos para a pele
Foto: Getty Images

Com o passar dos anos as mulheres passam por diversas mudanças na vida, nos relacionamentos, nos pensamentos e no corpo. Com a pele não é diferente: ocorre a perda de elasticidade e luminosidade, além de aparecerem rugas e flacidez. Segundo Valéria Campos, vice-presidente do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não é só o envelhecimento cronológico que faz com que a aparência da pele mude ao longo dos anos. "Fatores externos como o cigarro, sol, estresse e má alimentação, influenciam e aceleram o envelhecimento da pele", conta. "Isso faz com que o aspecto dela seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas, crostinhas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce, além do câncer de pele", exemplifica.

Por isso, é extremamente necessário que as mulheres sigam uma linha de tratamento, que pode começar desde os 6 meses de idade através do uso do filtro solar. "Na adolescência o mais indicado e cuidar mais da alimentação, higiene da pele e quando indicado usar produtos específicos para acne", explica. Após os 60, por exemplo, Valéria afirma que todos os tratamentos devem ser intensificados. Caso a mulher trate a pele, todos os sintomas de envelhecimento vão acontecer mais precocemente. "As respostas aos tratamentos será mais pobre", alerta.

A partir de certa idade, as rugas podem ser tratadas com cremes antidades, com antioxidantes, vitamina A ou ácido retinóico, AHA ou alfa-hidroxi ácidos. "Mas apesar dos cosméticos modernos estarem mudando constantemente para oferecer às mulheres novos tratamentos cada vez mais avançados, ainda há a opção de outras intervenções como a Toxina Botulinica, Laser e Preenchimento para resultados mais efetivos", expliax Valéria, que aproveita para alertar sobre a contraindicação desses tratamentos em mulheres grávidas.

Juliana Piola, fisioterapeuta dermato-funcional, destaca que, com o passar dos anos, acontece uma diminuição das camadas na epiderme. "O número de células que se descamam começa a diminuir em função da alteração da renovação celular". Além disso há uma diminuição da produção hormonal, o que causa o ressecamento.

As mudanças na pele podem se tornar mais evidentes conforme a mulher se aproxima da menopausa. "A pele ficará visivelmente mais seca e começará a perder parte da tonalidade e elasticidade. Linhas mais profundas podem se formar em torno da boca e dos olhos e a pele pode estar mais sensível. Nesta idade, é mais difícil a pele reter a umidade, e a tonalidade poderá aparecer menos uniforme", detalha Juliana.

Nessa fase, os níveis de estrogênio e progesterona caem de forma significativa e deixam a pele fina e frágil. "As mulheres vão detectar mais rugas, descoloração irregular e uma tonalidade mais pálida. Ao atingir a maturidade, as linhas de expressão são evidenciadas em rugas estáticas, e os sinais de flacidez começam a ser visualizados", acrescenta e destaca os cremes escolhidos para esta fase devem oferecer múltiplas atividades a fim de atender às várias necessidades apresentadas. Entre elas está a melhora da flacidez, preenchimento das rugas evidentes, hidratação e melhora do relevo cutâneo. "Sessões de revitalização com massagem estimulante e produtos lipossomados oferecem ótimos resultados", finaliza.

O dermatologista Marcos Bonassi destaca que não há necessidade de esperar os 60 anos pra começar a se cuidar. "Logicamente os resultados serão mais limitados". Por isso, deu ao Terra algumas dicas de como cuidar da pele em cada período:
 
Adolescente

Nessa fase elas devem cuidar da pele, principalmente por conta das espinhas. Assim, ela evita chegar na fase adulta com cicatrizes de acne.
 
Dos 20 aos 30 anos

"Recomendamos usar ácidos (retinóico, glicólico e adapaleno), além de vitamina C tópica. Alguns firmadores ajudam a prevenir a flacidez", detalha. As fórmulas em loção ou gel são mais aconselháveis.
 
Dos 30 aos 40 anos

"Os ácidos são indispenáveis para quem quer ter uma aparência melhor. Ácido retinóico é a melhor opção. Firmadores e tensores ajudam bastante." Pode ser utilizado cremes ou loções com vitamina E, liftiline, DMAE e extratos de caviar. "Nesse período podemos associar os clareadores para manter a pele clara e com brilho", detalha.
 
Dos 40 aos 50

É preciso continuar o mesmo tratamento do período anterior, mas ajustar à idade. Além disso, para as mais exigentes, Bonassi indica peelings, toxina butolinica e preenchimento, desde que acompanhados dos tratamentos anteriores.
 
Dos 50 aos 60 anos

Como a mulher já entrou na menopausa, a nutrição da pele é muito importante. "Continue com os ácidos sob a forma de cremes mais encorpados e associados a vitaminas C e E", conta. "Reposição hormonal, quando for indicada, ajuda a reduzir o envelhecimento."
 
Mais de 60 anos

A mulher perde a elasticidade e a firmeza da pele, ficando ainda mais desidratada. Os tratamentos devem ser ainda mais intensificados.

O uso de cremes não tem contraindicação, mas é importante consultar um dermatologista antes de acrescentar algum tipo na listinha diária. Eles, claro, devem ser acompanhados de uma limpeza diária, boa alimentação, hidratação e proteção solar.

Renata de Castro, química responsável por desenvolvimento de produtos na Sther Cosméticos, alerta sobre a hidratação da pele. "O que se deve atentar é quanto ao tipo da pele. Na dermocosmética, atenta-se mais ao tipo de pele do que à fase da vida da mulher. Antigamente, só nos atentávamos aos tipos Normais, Oleosas e Mistas, Secas ou Acneicas. Mas em 2006, surgiu o sistema Baumann de definições de tipos de pele, que hoje é seguido pelos dermatologistas para avaliação", explica.

Não existe uma contraindicação de cremes em relação à idade, mas é preciso ter bom-senso e selecionar o produto indicado para o tipo de pele.

Segundo Renata, a pele seca é mais suscetível a problemas de vermelhidão e coceira, tendo maior apresentação de eczemas. Os hidratantes reparadores do estrato córneo que contém Ceramidas, Ácidos Graxos, Vitaminas A, E, B5 são os mais indicados. "Também recomenda-se evitar sabões, sabonetes agressivos a pele, que removam mais ainda essa camada protetora da pele", detalha.

Deve-se observar a variação hormonal ou stresse, que pode ocasionar acne nas mulheres com pele oleosa. "Para este tipo de pele, recomenda-se uso de produtos que contenham ativos cicatrizantes, calmantes (Vit B5, Aloe Vera) para o controle e também os derivados de enxofre ajudam no controle do processo inflamatório", finaliza.

por Tatiana Sisti (Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário