sábado, 17 de março de 2012

Descubra quantas calorias você pode queimar na rotina de beleza

Secar o cabelo por 30 minutos equivale a 50 calorias
Foto: Getty Images

Muitas mulheres não têm tempo ou têm preguiça de ir a uma academia fazer exercícios. Mas a rotina do dia a dia também pode ajudar a queimar algumas calorias. Secar o cabelo, fazer uma maquiagem, as próprias unhas ou dedicar-se à depilação ajudam a manter a boa forma.

De acordo com o endocrinologista Ricardo Barroso, essas atividades podem sim ajudar na manutenção do corpo. "Qualquer atividade, por menor que seja, é importante. Claro que isso depende muito da faixa etária da mulher. O metabolismo é um até os 25 ou 30 anos, outro até a menopausa e outro depois dela, quando acontece um decréscimo bruto dessa função", explica.

Conforme as pessoas ficam mais velhas, consequentemente acaba diminuindo o ritmo dessas atividades, portanto elas só funcionam na perda de calorias se forem acompanhadas de uma boa alimentação. "A secadinha básica no cabelo é muito pouco. Se você comer uma maçã vai ganhar muito mais calorias do que 20 minutos no secador. De qualquer forma, para aquelas mulheres que não têm tempo, essa atividade cotidiana é fundamental", detalha o médico.

"As mulheres devem tomar um pouco de cuidado com essa comodidade. A tecnologia supre algumas dessas atividades físicas diárias. Agora tudo é controle remoto e as pessoas não fazem nem mais força para apertar o botão. É tudo touch screen", alerta Barroso.

Alessandra Bueno, diretora técnica da Rede Personal Trainer, afirma que a maioria das atividades realizadas diariamente, quando comparadas ao nosso metabolismo, consome menos do que 3 vezes este valor basal, que é muito pouco quando comparado ao exercício físico. Mas, sim, qualquer atividade que executamos diariamente, queima calorias. "Algumas atividades queimam mais calorias do que outras. Andar de salto alto e fazer compras, por exemplo, consome mais calorias do que secar o cabelo ou fazer maquiagem", diz Alessandra. "A intensidade da atividade e o tempo gasto com esta determinada atividade é que serão determinantes para calcularmos o gasto calórico de cada uma", fala.
 
Otimize sua rotina fora da academia
 
Se você reserva alguns minutos do seu tempo para arrumar o cabelo ou caprichar na maquiagem, faça tudo em pé ao invés de sentada. Além disso, sempre que tiver a opção, deixe o carro em casa e caminhe para ir às compras e opte pelas escadas tradicionais, por mais que você esteja carregando algumas sacolas. "Ao acordar, faça 10 minutos de alongamento e três séries de 20 abdominais. São atividades simples e rápidas", diz Alessandra.

Descubra quantas calorias você pode gastar no dia a dia, calculada com 30 minutos ininterruptos de atividades:
 
Secar o cabelo: 50 calorias
 
Fazer maquiagem: 40 calorias
 
Arrumar o closet: 70 calorias
 
Andar de salto alto: 150 calorias
 
Fazer as próprias unhas: 40 calorias
 
Fazer compras no shopping: 70 calorias
 
Tomar banho: 60 calorias
 
Trocar de roupas algumas vezes: 50 calorias
 
Tirar a maquiagem: 40 calorias
 
Passar cremes antes de dormir: 50 calorias
 
Fazer depilação (em casa, com cera): 50 calorias

Existem algumas outras atividades que, na verdade, a mulher nem imagina que está queimando calorias. Veja quais são elas:
 
Levar o cachorro para passear: 150 calorias
 
Subir escadas: 350 calorias
 
Sexo: 280 calorias
 
Empurrar um carrinho de bebê: 80 calorias
 
Tirar o pó da casa: 100 calorias
 
Passar aspirador de pó: 150 calorias
 
Andar no mar com areia fofa: 190 calorias
 
Fazer compras no supermercado: 70 calorias
 
Andar no mar com água abaixo dos joelhos: 140 calorias
 
Cozinhar: 80 calorias
 
Cuidar de plantas: 100 calorias
 
Amamentar: 54 calorias

por Tatiana Sisti (Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário