sexta-feira, 14 de junho de 2013

Como proteger os cabelos das agressões dos produtos químicos

 
Há poucos fatores que prejudicam mais os cabelos do que o excesso de química. Mas, como para tudo existe uma solução, nesse caso também não é diferente.  

Existem diversos produtos e técnicas que protegem os fios, deixando-os sempre bonitos, brilhantes e com um aspecto saudável.

Kátia Pacheco Barbosa, hairstylist e diretora do salão Menta Pimenta, em São Paulo, explica que os cuidados devem começar antes de qualquer aplicação. “O produto pré-química é tão importante para a saúde dos fios quanto o pós-química. Ele fortalece o cabelo, de forma que no momento da aplicação da tintura, os fios não sejam muito danificados”.

Cabelos tingidos, alisados e saudáveis podem ser uma realidade, mas para isso é importante adotar alguns procedimentos. Fazer uma hidratação com máscaras de tratamento intensivo uma vez por semana e manter um intervalo de no mínimo 15 dias entre uma aplicação química e outra são dois quesitos fundamentais.

A especialista dá mais detalhes: “O ideal é fazer primeiro o alisamento e, depois de duas semanas, a coloração, já que o produto que alisa remove parte dos pigmentos. Só a escova progressiva à base de tioglocolato suporta a tintura no mesmo procedimento”.
Uma boa linha de produtos também faz toda a diferença. “Shampoo, condicionador e leave-in com proteção solar são essenciais para a saúde de seus fios. Deixe o corte para depois, mesmo se as pontas estiverem danificadas. O alisamento muda a estrutura e o caimento do cabelo. Seja fiel ao ativo alisante”, explica Kátia.

Shampoo antirresíduo


Com o passar do tempo, o excesso de produtos químicos, condicionadores, leave-in, reparador de pontas vai se acumulando nos cabelos, podendo deixá-los sem brilho, fracos e quebradiços. Por isso, é importante utilizar, pelo menos uma vez por semana, um shampoo antirresíduo.  “Ele é muito importante, pois limpa profundamente os fios e maximiza o efeito de algum procedimento ou química. Porém, pessoas que fazem escova progressiva devem evitar o uso, pois ele retira a química do cabelo, visto que a progressiva não penetra no fio e sim encapa”, destaca a hairstylist.

Cabelos tingidos também dispensam o uso desse tipo de shampoo, uma vez que o produto retira parte dos pigmentos que compõem a tinta nos cabelos, deixando-os desbotados ou até mesmo manchados. Mas, pode ser usado dias antes do tingimento para aumentar os resultados.
 
A periodicidade entre um processo químico e outro também é determinante para a saúde dos fios. “O ideal é que haja uma pausa de 3 meses entre os procedimentos. Mas tudo depende do quê é como será feito”, explica.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário