sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Núcleo da Beleza consolida a sua força em 2010


O Núcleo de Profissionais da Beleza fechou o ano de 2010 com grandes resultados alcançados. No último encontro do ano, dia 14 de dezembro, aconteceram duas palestras. A primeira tratou do Empreendedor Individual e suas peculiaridades para a formalização, ministrada por Kessi Lima. Já a segunda, se referiu à abertura de um empreendimento, apresentada por João de Deus Leôncio. Também foi premiada a participante do núcleo que teve a maior assiduidade: Valquíria Pereira. A mesma não faltou nenhuma das 20 reuniões ocorridas durante o ano.

Este núcleo faz parte do projeto Empreender, realizado pela parceria Sebrae e Associação Comercial, que visa o crescimento e o fortalecimento do setor. Através de reuniões semanais, as participantes expõem suas dificuldades e debatem quais as ações serão implementadas para a resolução do problemas evidenciados. "No nosso segmento a maioria das pessoas acredita que não pode haver parceria entre colegas de profissão, mas elas estão enganadas, o Núcleo da Beleza está mostrando a força de se trabalhar em parceria" - afirmou a cabeleireira Valquíria Pereira.


Várias ações foram implementadas ao decorrer do ano. Palestras, consultorias, cursos  técnicos, cursos gerenciais e missões técnicas foram realizadas. Ao todo foram organizadas três caravanas para participação em feiras: HairNor (Olinda), Beauty & Spa (João Pessoa) e Encontro Regional da Beleza (Fortaleza). Na parte técnica elas tiveram: Curso de Colorimetria, Oficina de Tranças e Penteados e Curso de Cortes. Três integrantes do núcleo participaram do Seminário Empretec, um em cada uma das três turmas do ano de 2010.


A força do Núcleo da Beleza pôde ser evidenciada quando o gerente da agência do Banco do Brasil do munícipio de Guarabira, Jandiciel Alencar, ofertou uma linha de crédito especial para as cabeleireiras nucleadas. E o mais importante é que todas que fizeram o empréstimo tem uma mentalidade empreendedora e sembre buscando investir da forma mais correta possível.


Para 2011 o núcleo vem ainda mais forte. "O início foi difícil e ainda hoje há barreiras a serem superadas, mas ver o sucesso que elas estão tendo e os seus progressos nos respectivos emprendimentos me deixa com a sensação de tudo vale a pena" - ressaltou o consultor Danilo Firmino.



por Danilo Firmino

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Coloridos e saudáveis

Um grande desafio para quem tinge os cabelos, seja em casa ou no salão, é saber qual a tintura que se adapta melhor a seus fios promovendo a coloração correta, ou esperada, e permitindo a manutenção da saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

É fato que tinturas podem causar danos aos fios e à pele do couro cabeludo quando não utilizadas de maneira adequada e, principalmente, se forem de qualidade duvidosa. Os maiores riscos que envolvem estes produtos são os danos aos fios, que podem ficar quebradiços, ressecados, porosos, sem maciez, elasticidade e brilho; as dermatites de couro cabeludo que se manifestam com muita coceira, irritação, feridas e até mesmo dor; e, por último, a queda de cabelos, situação menos frequente mas também associada ao uso dos agentes de coloração capilar.

Em virtude das manifestações citadas acima, deve ficar claro que pessoas que tingem seus cabelos ou retocam suas raízes com certa frequência devem tomar cuidados especiais. Diferentemente da pele, o cabelo não se renova como um todo de forma rápida. A pele, por exemplo, em sua camada mais superficial (epiderme), é completamente trocada entre 20 e 30 dias. Um fio de cabelo, por outro lado, cresce em média 1cm por mês. Levando em consideração os comprimentos variados de cada pessoa, uma vez lesado, este só poderá ser completamente renovado meses ou anos depois da agressão a que foi exposto.

Há procedimentos que visam melhorar a qualidade dos cabelos danificados e até mesmo reduzir o estrago. Hidratações, cauterizações e alguns outros métodos podem ser aconselhados e costumam promover um aspecto mais saudável aos cabelos danificados pelas químicas em geral. Ainda assim, eles não são capazes de corrigir os danos definitivamente, mas temporariamente.

Por estes motivos, é sempre importante tomar cuidados especiais quando utilizamos tinturas. Dê preferência aos de boa qualidade e, se possível, siga todas as orientações do fabricante.

Algumas formas de prevenir danos com o uso de tinturas é respeitando os cabelos da seguinte forma:

• Há fios que não suportam químicas a intervalos de tempo muito curtos. A dica neste caso é que se façam testes em pequenas mechas de cabelo antes de expor todos os fios ao procedimento.

• Descolorações sempre danificam mais os cabelos do que as colorações que promovem escurecimento.

• Muitos problemas são causados por não serem seguidas as orientações do fabricante.

• Evite misturar químicas. Isto ajuda a manter os cabelos mais fortes e saudáveis.

• Quando for retocar a cor dos cabelos, faça apenas nas raízes para não haver sobreposição de tinturas. 

por Ademir Júnior (www.fiquelinda.com.br)
  
Ademir Júnior, dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists (
www.ademirjr.com.br).

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Aprenda a eliminar o esverdeado do cabelo loiro

Em contato com a água das piscinas, os cabelos podem ficar com o tom esquisito; saiba o que fazer


O cabelo ficou "verde"? Calma, pois o problema tem solução. Segundo o hairstylist Pedro Paulo Marques, do Pedro Paulo Cabeleireiros, os fios podem ficar esverdeados por dois motivos. O primeiro é o uso de tintura não adequada – nesse caso, o “verde” deve ser eliminado com a aplicação de outra coloração em tom quente. “O melhor tom para a correção do resultado vai depender da cor da haste capilar e o estado dos cabelos”, explica.

A outra vilã desta história é a piscina. “O culpado não é o cloro, e sim o cobre, que também é usado para tratar a água”, conta. “Esse elemento químico liga-se à queratina do fio, podendo deixar o fio verde, seja nos cabelos loiros naturais ou tingidos”. Para combater esse resultado indesejado causado pela piscina, Pedro Paulo dá algumas dicas para quem precisa resolver a situação em casa rapidamente ou vai até o salão.

No salão, o tratamento é à base de coloração. “Neste caso, uso tons quentes como os alaranjados e dourados. Após o tempo de pausa, lavo o cabelo com xampu neutro e em seguida aplico um cosmético próprio para ser usado após a coloração para reestabelecer o pH e ajudar a bloquear a oxidação, além de evitar o desbotamento do fio”, diz Pedro.

Uma opção caseira é aplicar leite no cabelo, deixando os fios bem encharcados. Dê uma pausa de 10 minutos, retire o excesso com pente e repita a operação até eliminar o verde. “Se persistir o tom esverdeado, deve-se realizar o processo por mais alguns dias. Isso vai depender de cada tipo de cabelo”, afirma o cabeleireiro.

Para evitar o transtorno, a solução também é simples: “aconselho aplicar um leave-in próprio para banhos de piscina e mar, porque eles ajudam a proteger os fios”, finaliza Pedro Paulo.

por Redação (www.abril.com.br )

Entenda as diferenças entre os finalizadores de cabelo

Os finalizadores podem ajudar a valorizar penteados. Entenda as diferenças entre os vários tipos:

- Gel: ele voltou com tudo. É um modelador leve que deixa o aspecto molhado nos fios. Ele fixa e define os fios. Ao pentear, você tira todo o seu efeito.

- Modelador de cachos: além de modelar os cachos, diminui o volume. Geralmente, contém ativos hidratantes, que mantêm os fios nutridos.

- Mousse: ideal para estruturar penteados e dar volume ao cabelo. Também pode ser usado para dar o efeito ‘amassado’ aos fios.

- Pomada: também usada para modelar e estruturar o cabelo, porém de forma seca. Também ajuda a arrepiar topetes e destacar pontas. Sai facilmente com a lavagem. 

- Cera: tem as mesmas funções que a pomada, porém sua textura é mais consistente.

- Leave-in: aplicado nos cabelos após a lavagem, para que os fios sequem naturalmente. Algumas versões podem ser usadas antes do brushing, pois possuem ação termoativada. Também constumam reduzir o volume, modelar cachos e proteger os fios das ações solares.

- Spray: garante maior durabilidade de penteados.

por Karla Precioso (www.mdemulher.abril.com.br)
Foto: Getty Images

Lábios: eles também precisam de atenção!

As mulheres se preocupam, durante todo o ano, em cuidar dos cabelos, da pele, em manter a depilação em dia e as unhas impecáveis. Não que tudo isso não seja importante, mas muitas vezes alguns detalhes passam despercebidos. Os lábios entram nessa categoria.

“Os lábios são formados por mucosas que sofrem regeneração constante e devem ser mantidas com água”, ensina a dermatologista Isabel Martinez. Portanto maquiador, arme-se de batons, gloss e outros produtos com ativos hidratantes, como manteiga de cacau, cera de abelhas e óleos naturais (framboesa e maracujá são ótimas). Ah, e caso o batom preferido da cliente não contenha essas substâncias, o recomendado é primeiro aplicar o modelo hidratante e por cima deste o comum.

Saliva não é hidratante natural


Uma prática muito errada cultivada pelas mulheres é a de, na falta de um batom, passar a língua nos lábios para “amenizar” o ressecamento. Esta emenda pode sair pior do que o soneto, pois a saliva pode irritar a pele ao redor das mucosas, além de substâncias que propiciam o aparecimento de rachaduras.

Para o verão, Isabel separa os cuidados labiais em dois grupos: proteção e hidratação. Durante a estação, graças à alta incidência de raios solares, faz-se necessário o uso do protetor solar com o mínimo fator de proteção 15. Na praia, deve ser acrescentado à lista de precauções o chapéu de abas largas.

por Maria Fernanda Gomes (Revista Cabeleireiros.com)

sábado, 18 de dezembro de 2010

Ano Novo Planejamento Novo

Mais um ano novo bem a sua frente e certamente ele inicia um ciclo de muita esperança e certa dose de confiança.
É assim mesmo, desde o inicio da contagem moderna dos anos, quando alguém teve a grande idéia de dividir o tempo em fatias, comemoramos a virada do ano como a passagem de mais uma etapa em nossas vidas. Surgem então a esperança, o anseio e o planejamento por uma próxima etapa mais feliz do que a que acabamos de passar.
Planejar é de certa forma, inevitável. Pensamos no que fizemos de errado, no que queremos mudar, fazemos um balanço dos frutos que colhemos e planejamos uma próxima plantação.
Pois bem, planejamento é essencial nesse ou em qualquer momento de nossas vidas, estejamos tratando interesses pessoais ou profissionais, porém planejar é muito mais do que simples promessas que fazemos a nós mesmos em momentos de euforia, e algumas vezes esquecemos antes mesmo de a festa acabar.
Vislumbrar o futuro é importante, pois alimenta a alma, liberta a imaginação e energiza nossa mente para uma nova e continuada jornada. Mas para que ao final dessa jornada o balanço seja positivo, é preciso estar certo do que se quer e o que é preciso fazer para conseguir.
Todo e qualquer caminho é farto de desafios e surpresas, portanto nem tudo é possível planejar, isso apenas reforça a importância da convicção pelo destino, pois o caminho é muitas vezes incerto.
Para mais esta jornada de surpresas reúna toda a bagagem adquirida em etapas anteriores, faça uma separação do que há  de bom e ruim   e vamos planejar o futuro:
Tenha convicção do seu objetivo, saiba onde quer chegar. Identifique suas metas reais e caso elas estejam muito distantes de sua realidade, e não seja possível alcançá-la nesse próximo ano, divida-a em partes menores. Algumas vezes buscamos metas tão distantes que parecem inatingíveis. Quando trabalhamos nossas metas em etapas, conseguimos perceber nossos progressos, e isso nos mantém motivados e alinhados a nossos objetivos.
Verifique se você possui todas as ferramentas e habilidades para alcançá-los. Quando fazemos essa análise percebemos o que é bom e ruim para o caminho que pretendemos traçar, identificamos ainda quais são nossas deficiências, o que nos dá tempo para agir de forma proativa, antecipando-se as necessidades.
Renove seu estoque de otimismo e persistência. Sabemos que muitas vezes o caminho é tortuoso, e nessas horas é essencial centrar-se em seu objetivo e analisar os resultados, para não agir por impulso. 
Arregace as mangas. É muito importante que seu objetivo faça parte do seu cotidiano, trabalhe em prol de sua conquista todos os dias, dedicando todo o tempo disponível para cumprir essa etapa o quanto antes.
 Analise os resultados constantemente. Muitos são os fatores externos que nos desviam do  foco,  por muitas vezes não percebemos isso, e quando nos damos conta, desviamos o caminho e estamos tão longe de nossos objetivos que acreditamos que não dá mais tempo, e desistimos. Analisar constantemente seus resultados lhe dá orientação. Quanto melhores os resultados mais próximo de seus objetivos você está, mas não esqueça que o inverso também é verdadeiro.
Comemore cada conquista.. Nossa auto motivação é um sistema extremamente frágil e deve ter manutenção constante. Quando comemoramos alguma conquista, por menor que seja, estamos nos presenteando e dedicando a nós um precioso instante de  atenção. 
Comemorar pode ser desde uma simples tarde de folga até um belo passeio de final de semana com a família. Essa atitude que, muitas vezes parece simples tem a capacidade de abastecer nosso tanque de combustível para mais um trecho dessa jornada.
Quando concentramos nossas energias em um objetivo, não estamos apenas trabalhando em busca de sucesso, dinheiro, paz e felicidade, estamos sendo úteis a nossa própria evolução, a assumindo nosso papel de seres em eterno desenvolvimento.
Pare de querer muitas coisas e tomar poucas atitudes, faça seu futuro no terreno do hoje, pois o amanhã é incerto demais para suportar seus sonhos.
por Leandro Tonelli, Consultor de Empresas (www.tonelliassessoria.com)

Como eliminar olheiras

As mulheres tem aversão a qualquer tipo de marca indesejada, principalmente se elas estiverem localizadas no rosto. Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos, as olheiras quebram a estética do rosto e denunciam uma noite mal dormida, porém nem sempre sua origem tem a ver com o sono.

Essa hiperpigmentação abaixo dos olhos é causada por diversos motivos, dentre eles a genética, a etnia e até mesmo o avanço da idade, fatores que contribuem para que a pele nessa região fique mais fina.Esses fatores podem ainda ser agravados junto com outros, como por exemplo: noites mal dormidas, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas e também com o período menstrual. Como a pele nessa área se torna mais fina, um acúmulo de melanina ou de vasinhos  acaba ficando mais evidente.

O caso das olheiras do tipo roxas (bolsas ao redor dos olhos), pode ser resolvido com uma micro cirurgia, caso os resultados com o tratamento à laser não tenham sido satisfatórios.

Nos casos mais sérios, nada melhor do que o diagnóstico de um especialista para apontar o tipo de problema e o tratamento adequado para cada pessoa.

 

Como disfarçar olheiras


Se você não tem coragem de encarar métodos de tratamento mais drásticos, a maneira mais eficaz é disfarçar, e aqui vai alguma dicas para que as olheiras fiquem menos visíveis ou que não apareçam:
  •  Durma bem. Dormir é fundamental à saúde! 
  •  Faça atividades físicas para descarregar toda tensão do dia-a-dia.
  •  Use cremes hidratantes específicos  para a região dos olhos para atenuar as manchas.
  •  Faça massagens para irrigar melhor o local. 
por Dicas de Mulher (www.dicasdemulher.com.br)
 

Prepare o seu salão para atender noivas

Se você pretende montar, ou já possui em seu salão, uma área especial para atender noivas, mas ainda tem dúvidas a respeito, Monica e Monique Casado, gestoras da rede Fios de Cabelo, localizada em Alagoas, apontam as soluções para uma série de problemas.

Serviço


- Tenha uma sala específica para o dia da noiva;

- Tente agregar o máximo de serviços ao pacote, afinal o espaço já está reservado para ela;

- Como os casamentos geralmente ocorrem aos finais de semana, procure criar atividades envolvendo esta sala durante a semana, para que ela não fique fechada;

- Ao treinar o atendente ou recepcionista, mostre quanto tempo demora a realização dos serviços. Dessa forma, ele poderá organizar os horários e até coordenar a agenda para atender mais de uma noiva no dia, desde que não haja prejuízos a cada cliente;

- Inclua os testes de cabelo e maquiagem nos pacotes. Eles são a garantia de sucesso do look no dia cerimônia;

- Em salões grandes, treine uma equipe para dar apoio às noivas. Por mais que os profissionais atendam a demanda, é fundamental dispor de outras pessoas com experiência específica nesse segmento.

Preço e pagamento


- O pacote precisa ter um preço fixo;

- Para precificar o penteado inserido no pacote, basta fazer uma média entre o mais caro e o mais barato;

- Quando enviar o orçamento, mande também a opção para o noivo, pais e padrinhos;

- O ideal é que os pacotes sejam pagos com antecedência, mas caso haja cancelamento da cerimônia, reverta o valor investido pela cliente em serviços do salão. Esta é uma boa estratégia para que ninguém saia perdendo no caso de um imprevisto.

Por Rebeca Alcoba (Revista Cabeleireiros.Com)

Dê boas vindas ao verão, aos cabelos marrons e ao corte Chanel


Chega o verão, e com ele, os hairstylists de diversos locais do Brasil antecipam as tendências que, na opinião de cada um, farão sucesso. Kátia Freitas, cabeleireira do carioca Salão da Praia, além dos sempre comentados cortes e colorações, fala sobre os novos tratamentos químicos que atracarão nos salões em breve.




Despojamento no corte


Segundo Kátia, no primeiro trimestre do ano que vem, época onde o sol forte é constante, os cabelos curtos e as variações de corte Chanel, dos longos aos mais curtos serão um sucesso. Aos cacheados, um repicado leve é a aposta, valendo também para os afros.

Luminosidade na cor


As cores voltarão aos marrons, dos mais terrosos e escuros, como os castanhos escuros, aos mais brilhantes, como castanhos claros com mechas mel. Luzes em vários tons semelhantes, para criar um efeito luminoso nos fios, também serão bem-vindas.

Tratamentos


As colorações sem amônia estão na crista da onda. A Inov, da L’Oréal, foi o carro-chefe dessa tendência que tem tudo para cair nas graças das mulheres e dos profissionais. Além de fixarem a cor e oferecerem mais praticidade, elas são livres de químicas fortes, como as presentes nas colorações tradicionais.

por Redação (Revista Cabeleireiros.Com)

Seis truques para manter a beleza dos cachos nas férias

Na hora de viajar, o cuidado com as madeixas é uma preocupação constante das mulheres de cabelos afro e cacheados. Longe dos profissionais de confiança, surge a dúvida de como manter os fios saudáveis durante o período de férias.

Por isso, Alinne Saraiva, coordenadora técnica do salão LunaBlu, dá algumas dicas de como se preparar para enfrentar a situação e deixar os fios naturais tão bonitos quanto o das atrizes globais.

Afinal, lidar com os cachos é trabalhoso, mas basta olhar para o cabelo de mulheres como Tais Araújo, Sharon Menezes, Raquel Villar e Nanda Lisboa para ver o quanto pode ser favorável entrar na moda encaracolada.

1) Não se esqueça de levar na bagagem cremes de hidratação e reestruturação profundas;

2) Caprichar na hidratação, pois o sol favorece o ressecamento e por consequência o frizz;

3) Quem utiliza leave-in diariamente deve sempre retirar os resíduos do produto com água antes de reaplicar para não causar acúmulo;

4) Evite utilizar os produtos próximo ao couro cabeludo, pois o contato pode ocasionar alergia e descamação;

5) Deixe as madeixas secarem ao vento. Amarrar os cabelos molhados pode ocasionar a quebra dos fios, além de deixá-los marcados;

6) Antes de viajar faça um tratamento de reposição da massa capilar e prepare os cabelos para a exposição ao sol, mar e piscina.

Por Rebeca Alcoba (Revista Cabeleireiros.Com)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Visagismo: transforme o seu visual

Saiba tudo sobre o conceito de visagismo, que transforma a imagem por meio de corte, coloração e maquiagem

Em tempos de extrema valorização da imagem, cabelos e maquiagens ganharam ainda mais espaço, ao lado de roupas e acessórios, na lista de fatores que auxiliam as mulheres a realçarem sua personalidade. Tal notoriedade se deve à aplicação do conceito de visagismo por hair stylists brasileiros.

Originário da palavra visage, que significa rosto, o visagismo é "uma ferramenta que auxilia os profissionais de beleza a encontrar a melhor solução em caracterização para que cada pessoa possa se comunicar do jeito que deseja", resume André Mateus, sócio da Cabelaria.

"Declare o que você quer e o visagista traduz"


Ir ao salão com uma foto de sua atriz preferida deixou de ser a forma mais eficiente de sair com um corte radiante. Ela pode ser usada como inspiração - e nada mais. A novidade é valorizar ideias e comportamentos pessoais, retratados na geometria de cada tipo de rosto, por meio de técnicas de beleza.

"O mais importante é a cliente estar ciente de como ela quer se sentir e se comunicar usando da imagem, características como força, doçura, dinamismo ou sofisticação", conta André. E, em poucas horas, se faz surgir uma "nova" mulher, que passa a se comunicar ainda melhor com sua imagem.

Técnicas de beleza mais recorrentes


Corte, coloração e maquiagem são as grandes estrelas desse tipo de transformação, que servirá para compor um novo look. Mas, quando a intenção é radicalizar na mudança, até mesmo cirurgiões plásticos e cirurgiões dentistas voltados à estética são empregados nesse estudo.

 Quer se tornar um visagista?


Para André, é fundamental que o profissional abra mão da vontade de manipular a cliente e de impor sua vontade ao sugerir um visual. "É ela quem decide se sua imagem deve estar mais voltada para o trabalho, para a família ou para valores religiosos."

Já os conhecimentos técnicos podem ser adquiridos pelo livro "Visagismo Integrado", de Philip Hallawell (Ed. SENAC) e em cursos especializados em terapia capilar promovidos pela Universidade Anhembi Morumbi, Unicsul e SENAC.

por Daniela Carrasco (www.mdemulher.abril.com.br)

Aprenda a cuidar dos cabelos encaracolados

O cabelereiro Gil de Britto ensina que os cabelos só devem ser penteados quando molhados. O borrifador é o segredo.

Todo mundo já ouviu aquela máxima: quem tem cabelo liso quer enrolar, quem tem cabelo enrolado quer alisar. Mas o que muitas mulheres ainda não perceberam é que com um bom tratamento e o corte certo, qualquer tipo de cabelo fica bonito.

Valeria, mãe de dois filhos, há 18 anos tem o mesmo visual. A auxiliar administrativa Patricia não muda o cabelo há seis anos. Já Verônica já foi loira, mas nunca abriu mão dos cachos.

Com belezas bem diferentes as três mulheres aceitaram o desafio. O cabeleireiro Gil de Britto começa a transformação. Para dar leveza às ondas, o cabeleireiro usa um tonalizante e depois faz o clareamento dos fios. A partir daí: tesoura entra em ação. “Um cabelo enrolado, quanto mais reto mais volume a pessoa vai ter, então o certo é repicar o cabelo, porque as ondas vão acabar se encontrando, se encaixando, isso de certa forma uniformiza o cacho e o volume do cabelo”, explica Gil de Britto, cabeleireiro.

Evite deixar muito comprido. Os cabelos enrolados são expostos aos desgastes externos. “Quando o cabelo faz a onda, o óleo que sai do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas do cabelo, então ele vai ficar mais ressecado, tem sempre que hidratar, cuidar, para ele ter viço, brilho e o cacho bem definido”, diz.

“O cabelo crespo nunca deve ter franja, Os cachos sobem e ficam muito rentes à testa, então elas devem sempre estar cortadas da altura da boca pra baixo”, alerta. Além disso, os fios afros são mais finos. Se deixar muito comprido quebram e ficam com aspecto mais seco. No dia a dia, outro detalhe fundamental é só pentear os cabelos quando estão molhados.

Para seguir esta orientação não precisa viver debaixo do chuveiro. Se você acordar atrasada, por exemplo, esqueça do elástico. O segredo está no que as mulheres com cabelos lisos não gostam nem de ouvir falar: o borrifador.
De preferência use água mineral, vá aplicando aos poucos até chegar ao efeito ondulado. Se for a uma festa, pode secar com mousse e difusor que valorizam os cachos.
por G1

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Profissão: Manicure

 

Manicure

"Profissional que trata das mãos e pés dos seus clientes, aparando, polindo e esmaltando-lhes as unhas" (Fonte: Dicionário Michaelis).

O que é ser manicure e pedicure?

A manicure e pedicure são profissionais que cuidam da saúde e embelezamento das unhas  das mãos e dos pés por meio de técnicas de uso de instrumentos específicos de seu trabalho, como alicates, cortadores e lixas. Para tanto, realiza sua tarefa respeitando os critérios de higiene e estética da profissão, esterilizando os objetos de trabalho para evitar a transmissão de doenças e conservá-los em condições de uso.

Quais as características para ser manicure e pedicure?

Para atuar nesta profissão é necessário se interessar por estética e ser bastante habilidoso com trabalhos manuais, para conseguir o melhor resultado e sem ferir o cliente.

Características desejáveis:
  • Preocupação constante com a higiene;
  • Bom senso estético;
  • Habilidade para lidar com objetos pontiagudos e pequenos;
  • Boa visão;
  • Capacidade de concentração;
  • Estar atento a novidades na área estética;
  • Ser detalhista;
  • Boa capacidade de comunicação, para interagir com o cliente e saber o que ele realmente deseja.
Qual a formação necessária para ser manicure e pedicure?

Não existe uma lei que regulamenta a profissão de manicure e pedicure. É um caso típico onde o exercício e a prática, acabam formando o profissional. Apesar disso, é importante que manicures e pedicures procurem fazer cursos que a tornem mais competitiva no mercado de trabalho e capacite para as mais variadas exigências dos clientes. Sempre atualizar-se em relação a novos cremes, esmaltes e técnicas de polimento, possibilita que o profissional seja mais requisitado por aqueles que procuram seus serviços, tornando-os clientes fiéis e satisfeitos.

Principais atividades de manicures e pedicures

Entre suas atividades diárias estão:
  • Corte das unhas das mãos e dos pés;
  • Polimento;
  • Retirada da cutícula;
  • Esmaltagem;
  • Aplicação de "base" nas unhas;
  • Aplicação de cremes e esfoliantes que facilitem a retirada da cutícula e dêem maciez às mãos e pés;
  • Aplicação das chamadas "unhas postiças" para clientes que as desejem;
  • Esterilização dos instrumentos de trabalho.
Áreas de atuação e especialidades

Manicures e pedicures muitas vezes atuam como autônomos, podem trabalhar em suas próprias casas, fazendo adaptações em algum dos cômodos para receber os clientes, ou à domicílio indo até a casa dos clientes para realizar sua atividade. Porém, na maioria das vezes, manicures e pedicures atuam em salões de beleza ou clinicas de estética, atuando junto a cabeleireiros, maquiadores e outros profissionais ligados à área. Há também profissionais que com uma maior capacitação, adquirida com a prática e por meio de cursos de atualização, alcançam um grande número de clientes e acabam abrindo seu próprio salão ou clínica estética. Para um maior aperfeiçoamento profissional, é bastante recomendável que as manicures e pedicures estejam sempre atentas às feiras de beleza (beauty fairs) promovidas principalmente em grandes centros como São Paulo. Elas trazem inovações na área estética e de tratamento dos pés e das mãos, aumentando o conhecimento técnico destes profissionais.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de manicures e pedicures é exclusivamente do setor privado e apresenta-se competitivo, pois depende do grau de competência e técnica que cada profissional tem para atrair mais clientes. Uma área que cresce bastante é a das clínicas de beleza e estética, que emprega muitos profissionais deste setor e é uma forma mais garantida de remuneração que o autônomo, que depende exclusivamente da alta clientela para conseguir lucro. Além disso, clientes que vão a estas clínicas costumam fazer vários tratamentos de beleza, incluindo manicure e pedicure, tornando-as conhecidas no meio em que trabalham e desenvolvendo uma clientela cativa.

Curiosidades

A partir de meados do século passado, a aplicação de unhas postiças em mulheres tornou-se bastante popular e conhecida pelas manicures. Trata-se da colocação de unhas sintéticas sobre as naturais, deixando-as mais longas, sempre pintadas e brilhantes. As próteses são feitas de material plástico moldadas em acrílico e pintadas de forma que não se perceba que são artificiais. Elas são aplicadas e em 30 a 40 segundos já começam a firmar-se sobre as naturais e em torno de uma hora, a cliente já pode movimentar as mãos, pois as novas unhas já estão fixadas inteiramente. Para removê-las, costumeiramente as manicures utilizam-se solventes, como a acetona, que após vinte minutos em contato com o material, o descola facilmente. Esta técnica é preferida por mulheres que têm o hábito de roer as unhas, mantendo-as sempre curtas e sem esmalte.

por: www.brasilprofissoes.com.br

Casos de sucesso: Beleza Delivery - Salão de beleza em domicílio

"Como sou vaidosa, freqüentava sempre salões de beleza. Porém, pequenas coisas, como atrasos e fofocas, me incomodavam. Em semanas muito corridas, chamava a manicure em casa. Era cômodo, mas sem nenhum glamour.

Na minha cabeça, o ideal seria unir as duas coisas: o profissionalismo e o charme do salão com a comodidade do atendimento em domicílio. Imaginei que estava diante de um bom negócio. Comecei a pesquisar e vi que poderia criar um serviço diferenciado sem cobrar preços mais altos que os de mercado.

Abandonei o trabalho como pedagoga e criei então o Beleza Delivery, que oferece os tratamentos de estética com agrados que eu gostaria de receber. Se faz o pé, por exemplo, a cliente ganha massagem relaxante com óleos aromaterapêuticos e fones para ouvir música. Todo o material é esterilizado e embalado individualmente.

A empresa dispõe de cabeleireiro, manicure, esteticista, fisioterapeuta e até de uma dentista, que faz limpeza e clareamento. Abri o negócio no ano passado. A maior dificuldade foi encontrar equipamentos portáteis, mas achei até um lavatório apropriado.

Espero recuperar o investimento nos próximos meses. Estou batalhando bastante para isso: hoje atendo vários bairros de São Paulo e já tenho uma segunda equipe para dar conta de todos os chamados." 
Raio x 
Investimento inicial: 150 mil reais, gastos na contratação de funcionários, compra de um furgão, equipamentos portáteis e produtos.

Faturamento mensal: em torno de 15 mil reais.

Número de funcionários: 11 profissionais.

Como funciona: os chamados são realizados por telefone. Cobra 20 reais o serviço de manicure, 91 reais a limpeza de pele e 38,50 reais a escova.
 
por Lilian Saback e Luciana Marinelli (mdemulher.abril.com.br)

Taiff destaca-se como primeira empresa no mundo a lançar um secador com tratamento bactericida

O empreendedorismo está em alta, com iniciativas de criação de novos negócios que vão de tecnologias inovadoras como nanotecnologia e o desenvolvimento de um queijo com a ajuda de pesquisadores da universidade. Em São Carlos, interior de São Paulo, os jovens químicos André Araújo, Gustavo Simões e Daniel Minozzi criaram, em 2005, a primeira empresa de nanotecnologia do país. Ao manipular materiais um bilionésimo de vezes menores que o metro, eles desenvolveram uma solução antimicrobiana única, invisível a olho nu, capaz de ser aplicada sobre metais, vidro, cerâmica, madeira, fibras e plástico.

A novidade chamou a atenção do meio acadêmico e dos órgãos de fomento à inovação como a Fapesp e o CNPq, que liberaram R$ 2,1 milhões para o aperfeiçoamento da tecnologia premiada pela Finep em 2007. Mas não despertava o interesse do mercado. “As pessoas sentiam dificuldade em entender uma solução invisível que é aplicada sobre o produto acabado”, diz Araújo. “Ainda há quem diga que parece ficção científica.” Dispostos a transformar conhecimento em soluções que agreguem valor econômico às empresas, sem prejudicar o meio ambiente, eles trabalharam muito tempo até fechar o primeiro contrato. 

Com a parceria, a paulista Taiff transformou-se na primeira empresa no mundo a lançar um secador com tratamento bactericida. Cinco anos depois, a Nanox não tem mais um único produto em carteira. Agora atua de forma pioneira em três frentes: NanoxClean, solução antimicrobiana; N-Oil, especializada em revestimentos de superfícies metálicas no setor de petróleo e gás, e Saccharis, voltada ao monitoramento e controle de processo de produção de etanol. Com um faturamento estimado de R$ 2 milhões para este ano, a empresa é considerada a principal vitrine de nanotecnologia do país. É uma das únicas empresas brasileiras a receber o selo de “empresa inovadora” da Anpei, mas nem por isso encontra facilidade para inovar. 

por: www.taiff.com.br/noticias/

As férias vêm aí! Confira onze dicas para cuidar dos cabelos nelas

As mulheres visitam os salões de beleza o ano inteiro para deixar os cabelos sempre perfeitos. Mas é só chegar o período de férias para que algum tipo de amnésia as acometa e todos os cuidados desaparecem entre um e outro banho de mar ou mergulho na piscina. E você, profissional, com anos de experiência, sabe exatamente como essa novela termina: cliente desesperada na sua cadeira, pedindo pelo amor de todas as divindades, para que você recupere o costumeiro volume, brilho e viço das madeixas dela.

Para tentar prevenir uma tragédia completa, você pode dar a ela algumas dicas bem práticas de cuidados durante a temporada de férias. Todas as recomendações são do dermatologista Ademir Junior.

Chapéus e produtos com FPS, sim!


- Bonés e chapéus são parceiros de qualquer cabelo quando na praia ou piscina para, evitar os danos causados por raios UV.

- Caso bonés ou chapéus não sejam do gosto da mulher, recomende produtos sem enxágue para proteção solar, lembrando-a da importância de reaplicá-lo a cada 2 ou 3 horas.

- Produtos com silicones normalmente formam um filme que impermeabiliza os fios contra as químicas da água da piscina e o sal da água do mar.

- Produtos neutros, para cabelos tingidos, quimicamente tratados ou específicos para a estação são sempre boas opções.

 

Água quente e creme hidratante no sol, não!

 

- Encher o cabelo de creme e ir para o sol (hábito muito comum nas praias e clubes) nunca! A química associada ao sol, mesmo de produtos hidratantes, deixam os fios mais frágeis e os danificam com facilidade.

- Em relação ao item anterior, deve ficar claro que se o produto hidratante for aplicado em cabelo úmido antes de tomar sol, o risco de dano é ainda maior.

- Lavar os cabelos após sol, mar e piscina deve sempre ser feito com água mais morna ou fresca. A água quente desidratada os fios e prejudica as proteínas capilares.

- Na ausência de uma ducha, uma garrafinha de água mineral próxima para enxaguar os cabelos após sair do mar ou da piscina é vital. A água mineral não só tira o excesso de sal e da química do cabelo assim como ajuda a deixá-lo mais bonito.

- Assim que chegar da praia, os cabelos devem ser lavados e, aí sim, hidratados com máscaras. Deve-se dar preferência às que contêm óleos vegetais e aloe vera em sua composição.

 

Cuidado com tratamentos químicos


- Se o cabelo estiver danificado pelo sol, mar e piscina, deve-se evitar químicas pesadas em salões. Caso realmente haja necessidade de fazê-la, o teste da mecha, para saber se o cabelo suporta o tratamento, torna-se indispensável. Ainda assim, cabelos danificados pelo sol e água do mar e piscina ficam mais sensíveis a qualquer tipo de química.

- No caso da cliente notar que os cabelos estão muito fragilizados antes de viajar, recomende uma visita a um médico especializado orientações de como evitar maiores danos e quais os melhores produtos para usar nestas situações.

por Revista Cabeleireiros.com

 


domingo, 5 de dezembro de 2010

Suor sob controle

Um simples abraço ou aperto de mão podem gerar constrangimento para quem sofre com a hiperidrose, um excesso de suor em uma ou várias partes de corpo. Surgem então problemas nos relacionamentos pessoais e sociais, que por fim acabam afetando em cheio a auto-estima.

O problema é comum em pessoas que sofrem da tireóide, doenças psiquiátricas, menopausa ou obesidade. Mas não são só eles os responsáveis pelo distúrbio: pode ocorrer em pessoas “saudáveis” também.

As áreas mais atingidas são as axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e virilha. Quando incomoda, é sinal de que chegou a hora de buscar uma solução, já que não há cura. O tratamento interrompe provisoriamente a sudorese. Uma das formas de controle é a aplicação de toxina botulínica. Isso mesmo: a mesma substância injetável utilizada pelas mulheres em rugas dinâmicas para rejuvenescimento.

Para isso, a região a ser tratada recebe anestesia tópica em creme e/ ou anestesia local. O efeito máximo é atingido em 2 semanas, podendo durar até 8 meses. A necessidade de repetição das injeções varia de acordo com cada paciente.

Fonte: http://www.galderma.com.br/ (www.fiquelinda.com.br)

Cosméticos contra rugas, manchas e flacidez

Dermatologistas dão dicas de como escolher um bom produto para cada problema


Os primeiros sinais do envelhecimento começam a aparecer já aos 25 anos de idade. Em farmácias, drogarias, lojas de departamentos e até mesmo em supermercados a oferta de cosméticos que prometem parar os sinais do tempo é imensa – e no meio de tantas opções, como escolher um bom produto? O Delas foi conversar com dermatologistas para ajudar nessa tarefa. Tudo indica que, para acertar na compra, o jeito é ficar ligada nos rótulos dos potinhos em busca dos princípios ativos indicados. Saiba quais são as composições mais indicadas para rugas, manchas e flacidez.

RUGAS
Segundo a dermatologia Mariane Shono, da Clínica Nuno Osório, o primeiro passo para escolher um bom creme antirrugas é levar em consideração algumas particularidades da pele: “Precisamos considerar se a pele é oleosa, seca ou mista; o grau de envelhecimento; se a pele é sensível a determinados componentes e a área a ser tratada”, diz. Mas como não se perder no meio de tantas embalagens e rótulos, que, às vezes, não estão nem mesmo escritos em português? De acordo com Adriana Leite, dermatologista e colunista do Delas, rugas são causadas pela perda de líquido, então a dica é procurar produtos que levem ácido hialurônico na fórmula, ingrediente de poderosa ação hidratante.

MANCHAS

Além da idade, outras causas de manchas na pele são espinhas, traumatismos, varizes e o sol. O uso diário do filtro solar é a melhor maneira de evitar o problema, mas, se as manchas já estão instaladas, o tratamento deve ser feito à base de despigmentantes. “Os cremes para manchas são indicados em casos de hiperpigmentação da pele, como melasma. Eles agem como clareadores, mas apenas na superfície, pois as manchas mais profundas só clareiam com laser”, explica Adriana Vilarinho.

No mercado existem várias opções de cremes contra manchas. Adriane Leite recomenda para suas pacientes fórmulas com agentes despigmentantes suaves, como ácido kójico, glicólico e/ou emblica. Importante: durante o tratamento de manchas deve-se evitar o sol e fazer uso constante do bloqueador solar.

FLACIDEZ
“A flacidez é causada pela degradação das fibras elásticas por meio do envelhecimento natural da derme. Outros fatores agravantes são a exposição aos raios ultravioleta e perda de gordura natural, acarretando a diminuição de volume”, explica a médica Mariane Shono, sobre flacidez e suas implicações no contorno do rosto. Para combater o problema, Adriana Leite recomenda cremes com ácido retinóico (para estimular a produção de colágeno) e também formulações de efeito tensor ou com ingredientes como polipeptídeos protéicos; antioxidantes e outros nutritivos e firmadores, como o cálcio.

por Alexandre Adoni, iG São Paulo 
foto Getty Images

Mantenha os cabelos impecáveis após a escova progressiva

Os experts em escova progressiva, os cabeleireiros Manoel Aragão, do Spalla Hair, e Giza de Camargo, do salão Haji, ambos de São Paulo, dão dicas infalíveis para garantir a beleza dos cabelos depois de submeter os fios a técnica de alisamento.

Antes da escova progressiva
 
- Se você costuma tingir os cabelos e vai se submeter a escova progressiva, atente para pintá-los antes ou pelo menos 15 dias após ter feito o procedimento.

"A tintura também interfere na escova e abre as cutículas dos fios. Por isso, sempre recomendo que os cabelos sejam tingidos antes", orienta Giza.

- Saiba também que a escova progressiva não alisa cabelos muito cacheados, ela apenas doma os cachos e reduz o volume.

- A escova também pode ser aplicada em cabelos lisos. Nesse caso, a técnica dá o efeito "chapinha".

- A escova progressiva dura de 30 a 40 lavagens ou cerca de 3 meses.

Para lavar os cabelos
 
- Em casa, use xampu com PH neutro, sem sal e sem corante. Outra opção são os xampus para crianças, quando o produto utilizado na escova tiver pequena quantidade de formol.
 
"O xampu comum abre a cutícula do cabelo. Se não usar o de PH neutro, o produto vai abrir as escamas dos fios e 50% do procedimento da escova será perdido", explica o cabeleireiro Manoel Aragão.

- Quando o produto utilizado na escova for livre de formol, use xampus para cabelos com química ou relaxamento. Procure seguir a mesma linha de tratamento quando for escolher o condicionador.

- Confira na galeria de fotos os produtos sugeridos pelos especialistas para cuidar dos cabelos depois da escova-progressiva.

Na hora de secar os cabelos
 
- Se for secar os cabelos com secador, não se esqueça de proteger os fios com um creme leave-in (sem enxagüe) com proteção térmica. Isso evita que as escamas dos fios se abram e o produto da escova progressiva seja retirado.

Não use
 
- Fique longe de xampus anti-resíduo ou de limpeza profunda. Isso fará com que a química da escova seja retirada dos fios, ou seja, todo o trabalho e o dinheiro investido no tratamento vão, literalmente, embora pelo ralo.

- Esqueça os xampus para cabelos secos, danificados ou anti-frizz. A fórmula desses produtos também interfere na escova.

"Não use qualquer tipo de xampu ou condicionar, pois o produto pode ocasionar excesso de oleosidade", alerta Aragão.

- Cremes leave-in não são recomendados. "Na primeira semana, fique longe desse tipo de creme e do gel, porque eles podem deixar os cabelos com aspecto muito pesado", recomenda Giza.

por Redação (www.beleza.terra.com.br)

Cabelos Brancos:Como funciona a genética, o que fazer para previni-los e como tratá-los

Cabelos saudáveis e bonitos depende de muitos cuidados. Corte, hidratação, luzes, escova e caprichos sem fim. Mas quando os primeiros fios brancos aparecem, a impressão é de que nada é capaz de resolver o problema. Multiplicando-se na velocidade da luz, eles surgem quando menos se espera, e nos lugares que menos gostaria.

Certamente já escutamos por aí que o estresse pode antecipar a chegada dos fios brancos. Mas, por mais malefícios que este mal da vida moderna possa provocar, esteja ciente de que, desta acusação, ele está livre. "Ao contrário do que se pensa o estresse não desencadeia o processo, mas faz com que os cabelos caiam mais depressa. O cabelo branco aparece porque ocorre um fenômeno anatômico chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina - pigmento que dá a cor aos pêlos e a pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada. Portanto, a hora em que esta apoptose começa é determinada geneticamente", esclarece Joana Darc Diniz, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo - RJ.

Se sua mãe tem cabelos brancos desde pequena, prepare-se para a sina. A genética, nesses casos, é praticamente uma imposição, não deixando escapatória. "Há famílias em que jovens, antes dos 18 anos, já têm cabelos brancos. Mas do ponto de vista racial, nos brancos, se manifestam entre os 35 e 45, nos amarelos, entre os 45 e 55, e nos negros, a partir dos 55 anos", informa Dra. Joana, acrescentando que, além da questão genética, em algumas ocasiões, o culpado pode ser uma falha nutricional. "É raro, mas a baixa ingestão de cobre pode acelerar o processo, levando a um embranquecimento precoce dos cabelos", explica. Para evitar o problema, basta garantir a ingestão do mineral - tarefa nada difícil. "O chocolate meio amargo e os frutos do mar são ricos no nutriente", indica a médica, esclarecendo que apesar de não ter ligação com o embranquecimento, o estresse pode acabar, indiretamente, desencadeando o processo. "Alguns traumas, que geram uma queda capilar, como o eflúvio telógeno, o vitiligo capilar, ou a alopecia areata, podem fazer com que os próximos fios nasçam sem pigmentação", cita Joana Darc.


Histórias de cabelos

 

Cabelos pretos não costumam ficar, de uma hora para outra, brancos. Como os fios crescem por anos com pigmentos dentro deles, a menos que morram, não há processo natural que possa destruir a melanina rapidamente. Apesar desta certeza, uma história ficou famosa entre dermatologistas e especialistas de cabelo. Diz a lenda que Maria Antonieta, rainha francesa condenada à guilhotina, quando soube de sua sentença, ficou com os cabelos brancos em questão de horas. O que se acreditava ter sido um embranquecimento total dos fios, nada mais foi do que uma queda abrupta dos fios pretos - antigos e fracos -, e a permanência dos brancos - recentes e, por isso, mais resistentes.


Por dentro do fio


Antes de sair arrancando, achando que basta puxar para acabar com o inconveniente, pense duas vezes. O fio branco não é um fio doente, ruim, nem menos liso ou macio que os outros. "Apenas os grânulos e pigmentos - que antes davam cor aos cabelos - são substituídos por bolhas de ar. Isso faz com que fiquem mais grossos. Mas não se preocupe, depois de um tempo, eles voltam a ficar com a espessura normal. O que não adianta é arrancar, pois ele nasce de novo da mesma cor. Agora, dizer que, para cada um que se arranca, nascem sete no lugar é besteira!", desmitifica Dra. Joana.

O que define a cor dos cabelos é a quantidade e o tipo de melanina contida nos fios. "A melanina é encontrada sob diversas formas. Cabelos pretos e castanhos contêm eumelanina, um pigmento escuro. Ruivos e louros têm um pigmento brilhante chamado feomelanina. Mas é possível, e comum até, ter a mistura desses dois pigmentos. Já os cabelos grisalhos contêm uma pequena porção de melanina, enquanto que cabelos brancos, nenhuma", diferencia a especialista.


Pintar ou não pintar, eis a questão


Para quem odeia a aparência dos fios brancos, pintar continua sendo a única saída. Pelo menos por enquanto, mas a indústria científica promete surpresas em breve. "A Anti-cancer Inc é uma empresa americana que vem trabalhando no desenvolvimento de um gel que promete devolver a cor aos cabelos. O produto, ainda não comercializado, recebeu o nome de gene juice (suco de gens), mas é apenas uma promessa", antecipa Joana Darc Diniz. Até lá, a tintura é o único remédio. No entanto, nem todas são adeptas da tintura, preferindo mostrar o que muita gente vive escondendo. Para as que vêem um pouco de charme nos cabelos brancos, o segredo é não descuidar da saúde dos fios. "Para evitar o amarelamento, comum na cor branca, existem xampus específicos. Diversas marcas, como a Keune, oferecem produtos especiais, capazes de manter o fio mais branco e brilhante", exemplifica a médica.

A Keune oferece o Silver Reflex Shampoo, que promete realçar a cor prata dos fios brancos, remover o amarelo dos grisalhos, e neutralizar o amarelo do descolorido. Pau pra toda obra, é à base de pantenol e proteína de trigo. Outra marca disponível no mercado é a Lush, com seu xampu Daddyo. À base de infusão de limão, óleo de coco e algas marinhas, o produto promete restaurar a cor, além de fortalecer e amaciar os fios.

Mas nada de ficar só nos xampus. Se cabelo já dá trabalho, os brancos exigem um pouco mais. Joana Darc Diniz sugere: "Quem assume os fios brancos tem grande preocupação em mantê-los bonitos. Além dos xampus específicos para o tipo de cabelo, oriento meus pacientes a praticarem a ginástica capilar para irrigação contínua, aumentando a nutrição celular. Outra técnica com bons resultados é a laserterapia, que garante a oxigenação das células". Com tantas opções, só aparenta mais idade quem quiser.

Fonte: http://www.belezaestetica.com com Dra. Joana Darc Diniz
Dra. Joana Darc Diniz - Cirurgiã Especialista em Medicina Estética, é presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo - RJ e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética - RJ