sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

As férias vêm aí! Confira onze dicas para cuidar dos cabelos nelas

As mulheres visitam os salões de beleza o ano inteiro para deixar os cabelos sempre perfeitos. Mas é só chegar o período de férias para que algum tipo de amnésia as acometa e todos os cuidados desaparecem entre um e outro banho de mar ou mergulho na piscina. E você, profissional, com anos de experiência, sabe exatamente como essa novela termina: cliente desesperada na sua cadeira, pedindo pelo amor de todas as divindades, para que você recupere o costumeiro volume, brilho e viço das madeixas dela.

Para tentar prevenir uma tragédia completa, você pode dar a ela algumas dicas bem práticas de cuidados durante a temporada de férias. Todas as recomendações são do dermatologista Ademir Junior.

Chapéus e produtos com FPS, sim!


- Bonés e chapéus são parceiros de qualquer cabelo quando na praia ou piscina para, evitar os danos causados por raios UV.

- Caso bonés ou chapéus não sejam do gosto da mulher, recomende produtos sem enxágue para proteção solar, lembrando-a da importância de reaplicá-lo a cada 2 ou 3 horas.

- Produtos com silicones normalmente formam um filme que impermeabiliza os fios contra as químicas da água da piscina e o sal da água do mar.

- Produtos neutros, para cabelos tingidos, quimicamente tratados ou específicos para a estação são sempre boas opções.

 

Água quente e creme hidratante no sol, não!

 

- Encher o cabelo de creme e ir para o sol (hábito muito comum nas praias e clubes) nunca! A química associada ao sol, mesmo de produtos hidratantes, deixam os fios mais frágeis e os danificam com facilidade.

- Em relação ao item anterior, deve ficar claro que se o produto hidratante for aplicado em cabelo úmido antes de tomar sol, o risco de dano é ainda maior.

- Lavar os cabelos após sol, mar e piscina deve sempre ser feito com água mais morna ou fresca. A água quente desidratada os fios e prejudica as proteínas capilares.

- Na ausência de uma ducha, uma garrafinha de água mineral próxima para enxaguar os cabelos após sair do mar ou da piscina é vital. A água mineral não só tira o excesso de sal e da química do cabelo assim como ajuda a deixá-lo mais bonito.

- Assim que chegar da praia, os cabelos devem ser lavados e, aí sim, hidratados com máscaras. Deve-se dar preferência às que contêm óleos vegetais e aloe vera em sua composição.

 

Cuidado com tratamentos químicos


- Se o cabelo estiver danificado pelo sol, mar e piscina, deve-se evitar químicas pesadas em salões. Caso realmente haja necessidade de fazê-la, o teste da mecha, para saber se o cabelo suporta o tratamento, torna-se indispensável. Ainda assim, cabelos danificados pelo sol e água do mar e piscina ficam mais sensíveis a qualquer tipo de química.

- No caso da cliente notar que os cabelos estão muito fragilizados antes de viajar, recomende uma visita a um médico especializado orientações de como evitar maiores danos e quais os melhores produtos para usar nestas situações.

por Revista Cabeleireiros.com

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário