quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Coloridos e saudáveis

Um grande desafio para quem tinge os cabelos, seja em casa ou no salão, é saber qual a tintura que se adapta melhor a seus fios promovendo a coloração correta, ou esperada, e permitindo a manutenção da saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

É fato que tinturas podem causar danos aos fios e à pele do couro cabeludo quando não utilizadas de maneira adequada e, principalmente, se forem de qualidade duvidosa. Os maiores riscos que envolvem estes produtos são os danos aos fios, que podem ficar quebradiços, ressecados, porosos, sem maciez, elasticidade e brilho; as dermatites de couro cabeludo que se manifestam com muita coceira, irritação, feridas e até mesmo dor; e, por último, a queda de cabelos, situação menos frequente mas também associada ao uso dos agentes de coloração capilar.

Em virtude das manifestações citadas acima, deve ficar claro que pessoas que tingem seus cabelos ou retocam suas raízes com certa frequência devem tomar cuidados especiais. Diferentemente da pele, o cabelo não se renova como um todo de forma rápida. A pele, por exemplo, em sua camada mais superficial (epiderme), é completamente trocada entre 20 e 30 dias. Um fio de cabelo, por outro lado, cresce em média 1cm por mês. Levando em consideração os comprimentos variados de cada pessoa, uma vez lesado, este só poderá ser completamente renovado meses ou anos depois da agressão a que foi exposto.

Há procedimentos que visam melhorar a qualidade dos cabelos danificados e até mesmo reduzir o estrago. Hidratações, cauterizações e alguns outros métodos podem ser aconselhados e costumam promover um aspecto mais saudável aos cabelos danificados pelas químicas em geral. Ainda assim, eles não são capazes de corrigir os danos definitivamente, mas temporariamente.

Por estes motivos, é sempre importante tomar cuidados especiais quando utilizamos tinturas. Dê preferência aos de boa qualidade e, se possível, siga todas as orientações do fabricante.

Algumas formas de prevenir danos com o uso de tinturas é respeitando os cabelos da seguinte forma:

• Há fios que não suportam químicas a intervalos de tempo muito curtos. A dica neste caso é que se façam testes em pequenas mechas de cabelo antes de expor todos os fios ao procedimento.

• Descolorações sempre danificam mais os cabelos do que as colorações que promovem escurecimento.

• Muitos problemas são causados por não serem seguidas as orientações do fabricante.

• Evite misturar químicas. Isto ajuda a manter os cabelos mais fortes e saudáveis.

• Quando for retocar a cor dos cabelos, faça apenas nas raízes para não haver sobreposição de tinturas. 

por Ademir Júnior (www.fiquelinda.com.br)
  
Ademir Júnior, dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists (
www.ademirjr.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário