sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Taiff destaca-se como primeira empresa no mundo a lançar um secador com tratamento bactericida

O empreendedorismo está em alta, com iniciativas de criação de novos negócios que vão de tecnologias inovadoras como nanotecnologia e o desenvolvimento de um queijo com a ajuda de pesquisadores da universidade. Em São Carlos, interior de São Paulo, os jovens químicos André Araújo, Gustavo Simões e Daniel Minozzi criaram, em 2005, a primeira empresa de nanotecnologia do país. Ao manipular materiais um bilionésimo de vezes menores que o metro, eles desenvolveram uma solução antimicrobiana única, invisível a olho nu, capaz de ser aplicada sobre metais, vidro, cerâmica, madeira, fibras e plástico.

A novidade chamou a atenção do meio acadêmico e dos órgãos de fomento à inovação como a Fapesp e o CNPq, que liberaram R$ 2,1 milhões para o aperfeiçoamento da tecnologia premiada pela Finep em 2007. Mas não despertava o interesse do mercado. “As pessoas sentiam dificuldade em entender uma solução invisível que é aplicada sobre o produto acabado”, diz Araújo. “Ainda há quem diga que parece ficção científica.” Dispostos a transformar conhecimento em soluções que agreguem valor econômico às empresas, sem prejudicar o meio ambiente, eles trabalharam muito tempo até fechar o primeiro contrato. 

Com a parceria, a paulista Taiff transformou-se na primeira empresa no mundo a lançar um secador com tratamento bactericida. Cinco anos depois, a Nanox não tem mais um único produto em carteira. Agora atua de forma pioneira em três frentes: NanoxClean, solução antimicrobiana; N-Oil, especializada em revestimentos de superfícies metálicas no setor de petróleo e gás, e Saccharis, voltada ao monitoramento e controle de processo de produção de etanol. Com um faturamento estimado de R$ 2 milhões para este ano, a empresa é considerada a principal vitrine de nanotecnologia do país. É uma das únicas empresas brasileiras a receber o selo de “empresa inovadora” da Anpei, mas nem por isso encontra facilidade para inovar. 

por: www.taiff.com.br/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário