sábado, 18 de dezembro de 2010

Ano Novo Planejamento Novo

Mais um ano novo bem a sua frente e certamente ele inicia um ciclo de muita esperança e certa dose de confiança.
É assim mesmo, desde o inicio da contagem moderna dos anos, quando alguém teve a grande idéia de dividir o tempo em fatias, comemoramos a virada do ano como a passagem de mais uma etapa em nossas vidas. Surgem então a esperança, o anseio e o planejamento por uma próxima etapa mais feliz do que a que acabamos de passar.
Planejar é de certa forma, inevitável. Pensamos no que fizemos de errado, no que queremos mudar, fazemos um balanço dos frutos que colhemos e planejamos uma próxima plantação.
Pois bem, planejamento é essencial nesse ou em qualquer momento de nossas vidas, estejamos tratando interesses pessoais ou profissionais, porém planejar é muito mais do que simples promessas que fazemos a nós mesmos em momentos de euforia, e algumas vezes esquecemos antes mesmo de a festa acabar.
Vislumbrar o futuro é importante, pois alimenta a alma, liberta a imaginação e energiza nossa mente para uma nova e continuada jornada. Mas para que ao final dessa jornada o balanço seja positivo, é preciso estar certo do que se quer e o que é preciso fazer para conseguir.
Todo e qualquer caminho é farto de desafios e surpresas, portanto nem tudo é possível planejar, isso apenas reforça a importância da convicção pelo destino, pois o caminho é muitas vezes incerto.
Para mais esta jornada de surpresas reúna toda a bagagem adquirida em etapas anteriores, faça uma separação do que há  de bom e ruim   e vamos planejar o futuro:
Tenha convicção do seu objetivo, saiba onde quer chegar. Identifique suas metas reais e caso elas estejam muito distantes de sua realidade, e não seja possível alcançá-la nesse próximo ano, divida-a em partes menores. Algumas vezes buscamos metas tão distantes que parecem inatingíveis. Quando trabalhamos nossas metas em etapas, conseguimos perceber nossos progressos, e isso nos mantém motivados e alinhados a nossos objetivos.
Verifique se você possui todas as ferramentas e habilidades para alcançá-los. Quando fazemos essa análise percebemos o que é bom e ruim para o caminho que pretendemos traçar, identificamos ainda quais são nossas deficiências, o que nos dá tempo para agir de forma proativa, antecipando-se as necessidades.
Renove seu estoque de otimismo e persistência. Sabemos que muitas vezes o caminho é tortuoso, e nessas horas é essencial centrar-se em seu objetivo e analisar os resultados, para não agir por impulso. 
Arregace as mangas. É muito importante que seu objetivo faça parte do seu cotidiano, trabalhe em prol de sua conquista todos os dias, dedicando todo o tempo disponível para cumprir essa etapa o quanto antes.
 Analise os resultados constantemente. Muitos são os fatores externos que nos desviam do  foco,  por muitas vezes não percebemos isso, e quando nos damos conta, desviamos o caminho e estamos tão longe de nossos objetivos que acreditamos que não dá mais tempo, e desistimos. Analisar constantemente seus resultados lhe dá orientação. Quanto melhores os resultados mais próximo de seus objetivos você está, mas não esqueça que o inverso também é verdadeiro.
Comemore cada conquista.. Nossa auto motivação é um sistema extremamente frágil e deve ter manutenção constante. Quando comemoramos alguma conquista, por menor que seja, estamos nos presenteando e dedicando a nós um precioso instante de  atenção. 
Comemorar pode ser desde uma simples tarde de folga até um belo passeio de final de semana com a família. Essa atitude que, muitas vezes parece simples tem a capacidade de abastecer nosso tanque de combustível para mais um trecho dessa jornada.
Quando concentramos nossas energias em um objetivo, não estamos apenas trabalhando em busca de sucesso, dinheiro, paz e felicidade, estamos sendo úteis a nossa própria evolução, a assumindo nosso papel de seres em eterno desenvolvimento.
Pare de querer muitas coisas e tomar poucas atitudes, faça seu futuro no terreno do hoje, pois o amanhã é incerto demais para suportar seus sonhos.
por Leandro Tonelli, Consultor de Empresas (www.tonelliassessoria.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário