quarta-feira, 18 de abril de 2012

Descubra o que os diferentes óleos fazem pela sua beleza

Em meio a tantas opções de óleos, fica difícil saber as diferenças e funcionalidades de cada um
Foto: Getty Images

Óleo de coco ajuda a emagrecer? E para evitar estrias, qual deles é o mais indicado? Que alguns óleos são aliados da pele, cabelos e silhueta, quase todo mundo sabe. Mas em meio a tantas opções, fica difícil saber as diferenças e funcionalidades de cada um.

Por isso, o Terra conversou com a nutricionista Paula Gandin e com a fisioterapeuta dermatofuncional e especialista em tratamentos de estrias, Marcela Rodrigues, para tirar todas as dúvidas sobre os cinco tipos de óleos mais usados pelas mulheres. Descubra o que mais combina com você.
 
1- Óleo de coco
 
Benefícios: segundo a nutricionista, o óleo de coco extravirgem contém triglicerídeos de cadeia média (TCM), que, diferentemente dos óleos comuns, auxilia na queima da gordura, fazendo com que o organismo gaste energia e diminua o ganho de peso. Além disso, o produto proporciona saciedade e contém propriedades antibacterianas e antifúngicas.
 
Uso: o ideal é ingerir duas ou três colheres de sopas de óleo puro diariamente. Para quem prefere o uso em cápsulas, Gandin explica que dificilmente conseguirá o efeito desejado. "Funciona, mas é necessário uma quantidade muito grande para alcançar a quantidade recomendada, o que acaba inviabilizando seu uso".
 
Contraindicações: em excesso, o óleo de coco pode causar enjoo e diarreia. Além disso, vale lembrar que cada colher de sopa do produto tem, em média, 120 kcal. "Temos que lembrar que o excesso pode levar ao aumento de ingestão calórica diária e, com isso, o ganho de peso", alerta a nutricionista.
 
2- Óleo de cártamo
 
Benefícios: de acordo com Paula Gandin, os benefícios do óleo de cártamo, que é fonte de ômega 6, ainda não são claros. "Em um estudo científico, ele não alterou o índice de massa corpórea (IMC), nem gordura corporal total, mas diminuiu a gordura abdominal e aumentou a massa magra. Já em outro estudo, o óleo diminuiu a glicemia e inflamação e aumentou o HDL, que é o 'colesterol bom'".
 
Uso: especialistas sugerem 8g por dia. Normalmente, as cápsulas comercializadas contém 1g.
 
Contraindicações: como o óleo de cártamo contém ômega 6, também presente em alguns alimentos, pode ser prejudicial se consumido em excesso. "Favorece a inflamação subclínica no organismo, aquela que não apresenta sinais e sintomas, mas pode causar resistência insulínica, doenças cardiovasculares, câncer e obesidade", declara a nutricionista.
 
3- Óleo de argan
 
Benefícios: extraído de uma árvore típica do Marrocos, o óleo de argan é ideal para deixar os cabelos hidratados e com brilho. Rico em ácidos graxos e vitaminas A, D e E, ele repara os fios e trata os danos gerados pelo sol, secador, chapinha e poluição.
 
Uso: há xampus e condicionadores com argan que podem ser usados sempre que o cabelo for lavado. O óleo também pode ser aplicado em ampolas e máscaras. Para os fios não ficarem pesados, algumas gotinhas são suficientes e proporcionam os efeitos desejados.
 
Contraindicações: não. No entanto, o óleo de argan deve ser evitado para quem tem cabelo oleoso.
 
4- Óleo de semente de uva
 
Benefícios: o óleo de semente de uva tem poder antioxidante e penetra facilmente na pele. "É indicado para tonificar e revitalizar a pele. Ajuda a prevenir o aparecimento de estrias, especialmente por sua alta concentração de alfa tocoferol, ácido linolêico e ácido palmítico, que são responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo", afirma a fisioterapeuta dermatofuncional.
 
Uso: pode ser usado diariamente logo após o banho.
 
Contraindicações: como qualquer outro cosmético, não é indicado para pessoas alérgicas.
 
5- Óleo de flores
 
Benefícios: o óleo de flores é ideal para hidratação e ajuda em casos de elasticidade da pele, como oscilação de peso ou gravidez. Segundo Marcela Rodrigues, esté "é um excelente hidratante, além de ter ação calmante, específico para peles desvitalizadas e com indícios de envelhecimento".
 
Uso: Deve ser aplicado após o uso do hidratante, pelo menos duas vezes por semana.
 
Contraindicações: assim como o óleo de semente de uva, não é indicado para pessoas alérgicas.

por Fernanda Frozza (Portal Terra Beleza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário