sábado, 7 de abril de 2012

Natureza oferece solução para quem quer ter pele bonita

Pétalas de rosas são especialmente benéficas para pessoas com a pele seca
Foto: Shutterstock/Terra

Fitoterapia, no mundo contemporâneo, é mais do que um tratamento à base de plantas. É uma forma de assegurar a autoestima lá em cima. Isso porque, além de atuar em manchas e cicatrizes, certos componentes naturais das plantas aumentam o brilho, a maciez e até agem como esfoliantes na pele.

A variedade de substâncias e produtos com a Centella asiática, peeling herbal e até os famosos chás naturais é vasta. Por isso, separamos dez tratamentos famosos que realmente funcionam. Confira.

Peeling herbal ou amazônico
 
A combinação de ervas e de um componente químico da Salix Nigra, popularmente conhecida como uma espécie de salgueiro, dá origem ao peeling herbal ou amazônico. O procedimento visa remover as células da pele sem comprometer tanto o tecido, afirma Malu Viana Ahonda, esteticista do Spa da Pele, de Brasília. "O objetivo não é retirar totalmente a camada da pele, mas descompactar o tecido." É recomendado para pele seborréica, com manchas de sol, cicatrizes e acne. A média de preço para a aplicação facial é de R$ 120.

Óleo de amêndoas
 
O composto melhora as condições da cútis e é popularmente utilizado na aromaterapia. O óleo, feito a partir da prensa das sementes cruas da amêndoa, é indicado para todos os tipos de pele. O procedimento ajuda a aliviar coceiras, ressecamentos e inflamações da pele, além de ser rico em proteína.

Babosa
 
Extraída da aloe vera contém propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias naturalmente. A planta também é indicada para tratar da acne e, nas aplicações em gel, das manchas na pele. Quando a substância é aplicada sobre a pele seca, permite a regeneração dos tecidos, aumentando a circulação sanguínea.

Centella asiática
 
Apesar de ser conhecida como fonte para auxiliar na reparação dos tecidos danificados, a planta sozinha não é suficiente para ajudar na cicatrização, garante Almeida. "Ela deve ser utilizada em conjunto com outras substâncias e não tem contraindicação." A erva é usada em várias fórmulas antienvelhecimento e em cremes para a pele, já que aumenta o poder de reconstrução celular.

Hamamélis
 
As folhas de Hamamélis são algumas das matérias-primas mais utilizadas na produção de cremes faciais, máscaras e loções pós-banho. "A planta é rica em componentes naturais adstringentes, ou seja, que ajudam a diminuir a oleosidade da pele", explica Emiro Khury, cosmetólogo. As folhas também são recomendadas para tratar picadas de insetos e contusões.

Rosa
 
A flor, que é símbolo de romantismo, também costuma ser bastante utilizada em tratamentos estéticos, pois as pétalas da rosa agem como adstringente e tonificante da cútis, deixando-a com mais vida. O óleo de rosa-mosqueta, rico em ácidos graxos, é indicado especialmente para hidratar o corpo, evitando o ressecamento e garantindo maciez.

Coco
 
Além de ser rico em sais minerais, vitamina C, zinco, entre outras propriedades, o coco contém substâncias benéficas para o maior órgão do corpo humano: a pele. Com propriedades hidratantes, a água de coco acalma e revitaliza a cútis.

BioSalix
 
Extraído da Salix Nigra - popularmente conhecida como salgueiro - a substância é rica em salicinas, sais de ácido salicílico com ação antimicrobiana. É indicada principalmente para combater a acne, mas também tem ação antisséptica.

Clorofila
 
Extraída das plantas, a clorofila pode ser utilizada para tratamento medicamentoso - com ação analgésica - mas também é um importante cicatrizante e tem ação rejuvenescedora na indústria cosmética. É indicada para todos os tipos de pele.

Chá Verde
 
Conhecido por combater os radicais livres, quando ingerido, o chá verde pode agir ainda como adstringente, evitando o aparecimento de bactérias. Ele também melhora a circulação, o que ajuda a inibir o aparecimento da celulite, por exemplo.

Agência Hélice, Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário