Como montar um salão de beleza de sucesso ou resgatar o lucro do seu
salão, que vem dando prejuízo há alguns meses? Durante workshop na Hair
Brasil 2012, Rodrigo de La Lastra, proprietário do badaladíssimo De La
Lastra Cabeleireiros, deu as seguintes dicas para transformar a paixão
por cabelos em um negócio rentável:
1) Agregue valor ao seu salão de beleza com serviços terceirizados: o De La Lastra Cabeleireiros conta com uma loja de roupas (cuja dona paga aluguel para a Rodrigo) e uma loja para revenda de produtos de beleza, cujos lucros são administradas separadamente. “Assim, é possível saber, no fim do mês, o faturamento de cada um dos setores do salão”, comenta Rodrigo.
1) Agregue valor ao seu salão de beleza com serviços terceirizados: o De La Lastra Cabeleireiros conta com uma loja de roupas (cuja dona paga aluguel para a Rodrigo) e uma loja para revenda de produtos de beleza, cujos lucros são administradas separadamente. “Assim, é possível saber, no fim do mês, o faturamento de cada um dos setores do salão”, comenta Rodrigo.
2) Faça os ajudantes trabalharem em outras funções: além
de realizarem serviços pertinentes à beleza, eles podem ajudar na
varredura do chão, arrumação das prateleiras e estoque. Assim, a folha
de pagamento não incha, os iniciantes aproveitam as horas vagas e você
pode pagar um pouco mais a eles. Rodrigo lembra que se você quer obter
sucesso, não contrate parentes ou o filho das clientes como assistente
só para agradará-las.
3) Contrate os funcionários conforme o perfil do seu salão: se
não gosta de cigarro, não contrate um fumante; caso queira dar um ar
fashion ao local, contrate pessoas ligadas à moda. O segredo é olhar o
foco do negócio para o gerenciamento de pessoas e criar uma convivência
harmoniosa. Você pode indicar profissionais de perfis parecidos com
os das clientes. Se elas atrasam, veja um cabeleireiro de agenda
atrasada; se gostam de moda, opte por alguém ousado.
4) Delegue as tarefas mais simples aos assistentes:
enquanto ele lava, escova e prepara as misturas químicas, você está
sugerindo serviços ou produtos de manutenção para outro cliente. Rodrigo
de La Lastra contou que chegou a ter sete assistentes para realizar
esses trabalhos.
5) Deixe o seu salão lindo: invista em cadeiras de
massagem, flores, manobrista, chocolate quente de cortesia... Dessa
forma, seus profissionais ficarão com medo de trocar de salão por não
terem certeza que as clientes o acompanharão.
6) Desagrege os serviços de um só funcionário: se a
cliente for fazer manicure, pedicure, sobrancelha e depilação, garanta
que ela receba os serviços de quatro pessoas diferentes. Assim, se algum
funcionário sair do salão, a cliente não vai querer perder o serviço
dos demais.
7) Não perca tempo e dinheiro pensando em uniformes:
estipule a regra de que todos os profissionais devam ir de roupa toda
preta ou branca, caberá ao funcionário escolher as peças que mais o
agradam dentro da cor.
8) O aluguel do salão não deve passar de 8 a 10% do faturamento mensal bruto:
assim como a folha de pagamento de todos os funcionários (incluindo
faxineira, copeira, manobrista, etc), não pode passar de 50% do
faturamento bruto do mês.
9) Tenha capricho com suas ferramentas de trabalho:
troque os secadores a cada quatro meses, mantenha pentes e equipamentos
em ordem, sem danos ou logotipos descascados e tenha certeza de que as
presilhas usadas sejam todas da mesma cor. A cliente não precisa ficar
feia enquanto se submete aos procedimentos.
10) Muita atenção na escolha produtos: se os tubos não
têm, no mínimo, um ano e meio de validade, devolva-os. Caso contrário,
eles podem ficar encalhados e gerar prejuízo. Prefira formatos em doses
únicas de produtos de hidratação. Elas evitam o desperdício e são fáceis
de serem contabilizadas na conta dos clientes.
por Liana Pires (Cabeleireiros.com)
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