quinta-feira, 31 de maio de 2012

Abusar de testes cosméticos põe em risco saúde de blogueiras

Para evitar reações adversas na pele, teste o produto colocando uma pequena quantidade no antebraço antes de aplicá-lo em áreas mais extensas do corpo
Foto: Shutterstock / Terra

Garotas blogueiras costumam ter sempre opinião formada quando o assunto é o lançamento de cosméticos. Afinal, elas recebem e experimentam produtos destinados à beleza da pele graças à forte influência sobre o público consumidor feminino.

No entanto, a aplicação diária de cremes, loções e itens de maquiagem com princípios ativos variados e, muitas vezes, desconhecidos, pode colocar em risco a saúde dessas mulheres, além de causar alterações para lá de indesejáveis na cútis, como acne, alergias, dermatites, manchas e queimaduras.

“Na hora de experimentar o cosmético, as blogueiras devem lembrar que nem todo produto pode ser utilizado em qualquer tipo de pele, muitas vezes, um simples creme hidratante pode causar acne e o sabonete, alergia”, alerta Mariana Tremel Barbato, dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
 
Como fazer um teste seguro?
 
Ao receber os lançamentos, as blogueiras devem averiguar os princípios ativos de cada produto para descobrir se podem utilizá-lo com segurança, pois até nas composições dos cosméticos mais inofensivos pode haver ingredientes potencialmente perigosos à saúde.

“Se ela for alérgica ao ácido salicílico, por exemplo, não poderá usar alguns sabonetes e até mesmo maquiagens que apresentam esse composto na formulação. Além disso, há produtos indicados para uma pele mais jovem e outros para a pele mais madura, então não se pode generalizar. O que é ótimo para certo tipo de pele, pode ser um desastre para outro”, explica Mariana.

Por isso, mesmo não havendo dúvida sobre uma possível alergia, a recomendação é sempre testar a novidade, colocando uma pequena quantidade no antebraço antes de aplicá-la em áreas mais extensas do corpo. “Além disso, sempre que possível, deve-se consultar o dermatologista, ele poderá indicar se o produto é adequado ou não ao seu tipo de pele”, aconselha. Outra dica é dar um tempo de 20 dias, entre um teste e outro, para que a pele possa respirar, evitando que fórmulas diferentes sejam misturadas.
 
Fórmulas vilãs
 
As fórmulas químicas são sempre suspeitas de desencadear irritações e alergia. Por isso, a recomendação é não testar produtos que possuam ácidos em sua composição. “Essa substância, quando utilizada de forma arbitrária e sem orientação médica, pode sensibilizar a pele, manchá-la e até provocar queimaduras. Por isso, deve ser usada apenas com prescrição do dermatologista”, alerta Paula Bellotti, dermatologista, membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). A dica serve principalmente para mulheres grávidas, pois a química dos ácidos ainda pode comprometer a saúde do bebê.
 
Deu alergia. E agora?
 
Se o lançamento aplicado na pele causar ardência, coceira ou vermelhidão, o ideal é lavar imediatamente a região afetada com água fria. Além disso, caso haja exposição ao sol, é fundamental caprichar no filtro solar, evitando qualquer outro produto na pele. “Se os problemas persistirem, procure um médico", recomenda Paula.

por Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário