domingo, 20 de maio de 2012

Confira o check-list do que fazer antes da cirurgia plástica

A lista de exames que antecede o processo cirúrgico é grande e imprescindível para o sucesso da operação
Foto: Shutterstock / Terra

Ter um corpo que se enquadre nos padrões de beleza atuais é o sonho de quase todas as mulheres. Mas, antes de concretizar esse objetivo e apelar para a cirurgia plástica, é bom conhecer todas as consequências que um procedimento cirúrgico pode trazer. Para ajudá-la nesta decisão, conversamos com especialistas que nos passaram um check-list de tudo o que deve ser levado em consideração, antes de definitivamente "entrar na faca". Confira abaixo:

Escolha do especialista
 
É importante o paciente ter todas as informações sobre o histórico profissional do médico. "O primeiro passo é se informar inclusive se ele tem especialização em cirurgia plástica. A paciente pode conseguir essas informações no próprio site da SBCP ou perguntando diretamente para o especialista", diz Sergio Aluani, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e diretor da Clínica Aluani.

Referências
 
Pacientes que já passaram pelas mãos do cirurgião ou que têm referências sobre o trabalho do médico são tão importantes quanto os dados sobre a especialização clínica do profissional, garante Sergio. "Ter boas indicações sobre o trabalho do médico ajudam na hora de decidir e se relacionar com o profissional", diz.

Exames
 
Hemograma, coagulograma e glicemia. A lista de exames que antecede o procedimento é grande e imprescindível para que a cirurgia seja segura e bem sucedida.

"Primeiro abordamos o motivo que levou a paciente a optar pela cirurgia plástica. Depois, levamos em conta as condições de saúde, como o peso, estado nutricional e o diagnóstico de possíveis doenças crônicas", diz Eduardo Lintz, cirurgião plástico chefe do serviço de cirurgia plástica do HCor, em São Paulo, e professor assistente do Instituto Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.

Informe-se sobre as consequências
 
Definido o profissional que realizará a intervenção, é hora de conversar sobre o procedimento. Todas as dúvidas devem ser sanadas antes de o paciente ir à mesa de cirurgia. "Nas consultas, o paciente deve falar sobre tudo, inclusive os resultados que serão obtidos. Tempo de recuperação, cuidados pré e pós-operatórios também entram na lista", enfatiza o membro titular da SBCP.

Apoio psicológico
 
Ás vezes, as expectativas com um procedimento cirúrgico são tão grandes que o resultado pode até ficar perfeito, mas não gerará satisfação. Isto acontece porque um dos principais motivos para a cirurgia vem por meio da admiração por celebridades. "Precisamos fazer uma análise na vida que os pacientes levam e mostrar se essas mudanças seriam boas para a vida dela também", fala Angelica Capelari, psicológica e professora da área na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Converse com sua família a respeito
 
A adaptar-se à nova aparência pode não ser fácil. Por isso é importante conversar muito bem com familiares e principalmente com namorados/ cônjuges antes de passar pelo procedimento. Angelica defende que é importante realizar o procedimento de comum acordo, porque "isso fortalece o laço afetivo entre o casal", diz a psicóloga.

Já Aluani acredita que a vontade da paciente já basta na decisão da mudança no corpo, mas que é fundamental avisar o parceiro sobre a resolução. "Se a pessoa estiver decidida e segura, o procedimento será benéfico", ressalta. 

por Agência Hélice com Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário