sábado, 26 de maio de 2012

Descubra a máscara ideal para o seu tipo de pele

Cada tipo de pele pede uma máscara facial diferente, que respeite as características da cútis, seja ela seca, oleosa ou mista
Foto: Shutterstock / Terra


Seja por causa da poluição, pelo uso de maquiagem ou apenas pela tendência orgânica, os diferentes tipos de pele pedem tratamentos específicos, mesmo quando o assunto são máscaras faciais. De acordo com Emiro Khury, farmacêutico e conselheiro da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), cada máscara provoca um efeito diferente na cútis. “Quem vai dizer qual o tipo mais apropriado é a própria pele.” Por isso, ele lembra que é importante conhecer a cútis antes de render-se a qualquer terapia, mesmo que caseira.
Confira, a seguir, quais as máscaras ideais para cada tipo de pele:
 
Pele seca
 
Se a pele apresentar sinais ou tendência ao ressecamento, as máscaras mais pesadas e cremosas são as mais indicadas. O conselheiro da ABC afirma que nesse caso, elas devem ser ricas em óleos vegetais emolientes e umectantes hidrofílicos, que irão complementar a ação do organismo de hidratar e cuidar da pele. “Isso porque, quando aplicamos a terapia, a fração oleosa satura as camadas superficiais da cútis e retém água, deixando a epiderme hidratada”, ressalta Khury. Além disso, quando removida, a máscara deixará sobre a cútis extratos vegetais hidrossolúveis e proteínas. Ingredientes muito utilizados em máscaras caseiras para a pele seca são: abacate, banana e mel.
 
Máscara hidratante
 
Ingredientes
 
1 banana
 
1/2 abacate
 
1 colher (de chá) de aveia
 
1 colher (de sopa) de leite integral ou iogurte natural
 
Modo de preparo
 
Amasse a banana e o abacate junto com a aveia até ficar com textura de pasta, aplique na pele limpa com água ou creme de limpeza, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna. Aplique o leite integral em temperatura ambiente com os dedos e faça movimentos leves e circulares, enxágue e hidrate com o produto de sua preferência. Repita o processo a cada 15 dias.
 
Pele oleosa
 
Além da tendência natural, o farmacêutico ressalta que a oleosidade da cútis varia de acordo com fatores externos, como o estresse, a poluição e a radiação solar. Mas isso não significa que essa pele não precisa de hidratação. A saída é optar por produtos menos oleosos.  “Uma boa pedida são as máscaras que regulam a oleosidade da cútis, como as de argila verde”, recomenda o especialista.

No cuidado diário, Jefferson Alfredo de Barros, dermatologista e professor de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, sugere as fórmulas em gel. Uma dica é recorrer aos dermocosméticos com produtos naturais na composição, como a babosa. “O objetivo é manter a epiderme seca e com menos brilho.”

Os tipos mais sensíveis de cútis pedem ainda minerais com ação hipoalergênica - com menos chances de provocar efeitos alérgicos - e que têm ação anti-inflamatória. Marília Gonçalves, esteticista do Zahra Spa e Estética, aposta  nas máscaras com composição de vinho, já que a substância possui ação desintoxicante. A Vinomax, realizada pelo SPA, contém ainda chá verde. “O chá verde ajuda a melhorar o viço, porque hidrata a epiderme.”
 
Máscara de chá verde
 
Ingredientes
 
1 sachê de chá verde
 
1 colher (de chá) de mel
 
Modo de preparo
 
Misture o sumo de chá verde com o mel (se quiser pode bater no liquidificador). Aplique no rosto limpo e seco com massagem suave. Deixe agir por 20 minutos e retire com água fria.
 
Pele mista
 
Para a pele mista, as máscaras de argila são as principais aliadas no tratamento diário. Elas têm uma propriedade química capaz de absorver em sua superfície outros tipos de substâncias. O objetivo, de acordo com Khury, é regularizar a cútis. “Além da máscara facial correta, o mais importante neste tipo de pele é cuidar para não lavá-la em excesso ou com produtos muito detergentes.” Neste caso, ele também indica a máscara de algas marinhas, já que o produto é bom para repor as vitaminas e sais minerais da epiderme, restabelecendo a maciez e o viço. 
 
Máscara de Argila
 
Ingredientes
 
1 colher (de sopa) de argila medicinal
 
3 colheres (de sopa) de chá de camomila
 
2 gotas de tintura mãe de calêndula
 
Modo de preparo
 
Misture tudo, se necessário, complete com o chá para amolecer ou argila para endurecer. Aplique a máscara no rosto limpo e deixe agir por 10 minutos ou até secar, lave com água morna, seque e hidrate como de costume.

por Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário